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- Estratégias de Compreensão Leitora na Educação Pré-EscolarPublication . Cardoso, Nádia Soraia Macedo; Gamboa, Maria José Nascimento Silvapresente relatório de Prática de Ensino Supervisionada está dividido em três partes sendo, cada uma delas, relativas a um contexto educativo (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), onde apresento o meu percurso formativo ao longo dos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. A parte I diz, assim, respeito ao contexto educativo de Creche onde apresento, nomeadamente, a caraterização do meio, do grupo de crianças, dos espaços, tempos e recursos disponíveis, bem como uma breve descrição de duas das propostas educativas exploradas consideradas mais relevantes. A parte II, à semelhança da anterior, relativa ao contexto educativo de Jardim de Infância I, inclui a caraterização do grupo de crianças e descreve a Metodologia de Trabalho de Projeto I – Os Foguetões e os Planetas. A parte III, respeitante ao contexto educativo de Jardim de Infância II, integra a caraterização do meio e do grupo de crianças, a Metodologia de Trabalho de Projeto II – À volta dos Insetos, a avaliação e, por fim, o ensaio investigativo baseado na pergunta de partida: “Podem as estratégias de compreensão leitora ajudar a criança a compreender melhor as histórias?”. Os objetivos do estudo são: i) Fazer revisão da literatura sobre a importância das histórias e da compreensão leitora na Educação Pré-Escolar; ii) Conhecer as potencialidades da exploração de estratégias de compreensão leitora para a compreensão de histórias por parte das crianças; iii) Verificar a evolução das crianças relativamente à capacidade de identificar e/ou comparar personagens, sequenciar e/ou ordenar acontecimentos, identificar relações de causa efeito e identificar problemas e possíveis soluções; iv) Refletir sobre as implicações pedagógicas dos dados. Por conseguinte, a partir da recolha e análise dos dados, foi possível concluir essencialmente que, com as crianças de faixa etária superior (quatro e cinco anos), as estratégias de compreensão leitora e, nomeadamente, o Story Face, auxiliam na (re)organização dos elementos da estrutura narrativa e, inclusive, numa maior e melhor articulação do reconto, contribuindo para a compreensão das narrativas por parte das crianças.
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: Práticas para a construção da igualdade de géneroPublication . Carreira, Diana Gregório; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaSer educador/a hoje é um desafio constante. Vivemos numa sociedade complexa, pelo que cabe ao/à educador/a criar condições educativas capazes de proporcionar à criança um saber multifacetado que lhe permita um desenvolvimento harmonioso potenciador das suas capacidades. Sendo o/a educador/a um modelo para a vida futura da criança, de entre os múltiplos desafios que enfrenta, destaca-se o de ser um criador de contextos reflexivos, capazes de precocemente desenvolver na criança uma consciência crítica sobre o que a rodeia. O presente relatório, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar, procura relatar o meu percurso ao longo do mesmo, evidenciando os desafios educativos experienciados no percurso formativo das crianças. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche; a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância I e, por fim, a terceira parte em contexto de Jardim-de-Infância II. Tendo por referência estes três contextos, procura-se evidenciar uma dimensão reflexiva, apresentando as experiências vivenciadas, as caracterizações do grupo de crianças, espaços, recursos mobilizados e atividades dinamizadas com as crianças. Nas partes II e III os pontos de ação baseiam-se na Metodologia de Trabalho de Projeto assente nos interesses e curiosidades das crianças. Nestes lugares do relatório, procura-se dar conta das experiências educativas construídas e vividas. Desta forma foram desenvolvidas propostas educativas com o objetivo de desenvolver competências nas mais variadas Áreas de Conteúdo: Área de Formação Pessoal e Social, Área de Conhecimento do Mundo e Área de Expressão e Comunicação e seus Domínios. Na parte III, apresentam-se igualmente informação relativa à avaliação, de uma das crianças do grupo, por portefólio, e uma dimensão investigativa baseada na pergunta de partida: “Será que, para as crianças, existem brincadeiras, atividades e profissões para meninos e meninas,homens e mulheres?”. A procura de respostas investigativas para esta pergunta de partida permitiu a construção de um breve estudo descritivo, realizado com quatro participantes. Os resultados mostram que o profissional de educação pode ajudar as crianças a refletirem e a desconstruírem certos estereótipos. Efetivamente, se inicialmente os participantes achavam que havia áreas e brinquedos exclusivos ora de meninos ora de meninas, ao longo do tempo foram refletindo sobre esses aspetos e transformando a sua opinião.