ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural
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Browsing ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- A(s) acessibilidade(s) nas atividades culturais em Portugal – Os desafios da parceria entre o Festival Iminente e a Access LabPublication . Branco, Catarina Alexandra Brilha Jacob; Afonso, Lígia Filipa DiasO presente relatório é o resultado da reflexão acerca do planeamento e implementação de um plano de acessibilidade no Festival Iminente, em parceria com a Access Lab, planeamento que foi objeto do estágio que ali desenvolvi em 2022, e que surgiu da necessidade em enfrentar e resolver uma série de adversidades de acessibilidade(s) no território físico que o festival ocupa: um espaço abandonado. O propósito do relatório é fazer o enquadramento da questão no âmbito disciplinar da gestão cultural, primeiro identificando momentos chave do século XX e XXI que permitam compreender a evolução do entendimento dos conceitos de deficiência e incapacidade; depois contextualizando a palavra acessibilidade em Portugal, através de uma retrospetiva temporal, considerando ainda a complexidade da linguagem que utilizamos; e, finalmente, apresentando como estudo de caso o Festival Iminente. O relatório implica a análise dos objetivos e metas atuais do Festival Iminente, bem como da sua relação com a questão da acessibilidade, tendo em conta as suas características temporais e físicas específicas: efemeridade, ocupação de ruínas e natureza improvisada. Estes foram os pontos de partida para o desenvolvimento do presente relatório e, ao mesmo tempo, os grandes desafios na implementação efetiva do plano no terreno. De que forma é possível tornar o terreno inóspito da Matinha acessível? Em torno desta questão surgiram várias reflexões e procura de soluções e, no final, várias conclusões.
- Aprendemos Juntos: Arte e mediação com crianças na Casa da CercaPublication . Pereira, Mariana Vieitas Sebastião; Romana, Ana João das Neves Pereira Fernandes; Santos, Susana Isabel Anágua dosO contacto que as crianças têm com as diversas áreas das artes, exerce uma influência sobre diversos aspetos do seu desenvolvimento. O trabalho realizado por mediadores é fundamental nesse contacto, na medida em que são eles os rostos das instituições culturais. São eles que estabelecem relações diretas, privilegiadas e duradoras não só com as crianças, mas com o público no geral. O presente texto enquadra o trabalho de mediação no serviço educativo da Casa da Cerca. Este manifesta e convida a diversas experiências com o objetivo de fortalecer consciências para um melhor autoconhecimento, bem como, para um crescimento intelectual. Além de transmitir conhecimentos, o serviço educativo da Casa da Cerca tem também o foco de conquistar a felicidade de quem o visita, de forma a recordar aquele local como uma boa experiência, seja através da atividade que realizou, do som, do cheiro, da harmonia ou das pessoas. Através de um estágio curricular na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, foi possível projetar experiências com crianças e ganhar competências no âmbito da gestão e da mediação cultural através da organização e planeamento em equipa de atividades para realizar, tendo como principal objetivo desenvolver estratégias para cativar públicos participativos visando a reflexão sobre a verdadeira missão de um serviço educativo – “Aprendemos Juntos”.
- Arte Participativa Uma Ferramenta para a Saúde Mental na Terceira IdadePublication . Silva, Marta Daniela Ferreira; Romana, Ana João das Neves Pereira Fernandes; Santos, Rui Miguel Duarte“A arte é uma invenção humana poderosa, porque nos permite interpretar a realidade, comunicar ideias e tem a capacidade de estimular emoções fortes, consegue instigar coração e razão, alterando os moldes em que vemos o mundo e, portanto, como agimos nele.” (François Matarasso)1. Em Portugal, de acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2018, dentro de mais ou menos 40 anos, a população idosa representará cerca de três milhões da população do país. Estas alterações demográficas reuniram a consciência para a necessidade de promover o envelhecimento saudável, ou seja, com saúde, autonomia e independência durante o maior período de tempo. Observando esta realidade, surge a necessidade de perceber, de que forma é possível promover um envelhecimento mais ativo da população e que estratégias devem ser adotadas. Uma das metodologias que é implementada no trabalho com a população mais idosa, em contexto de Estrutura Residenciais para Idosos, Centros de Dia, Centros de Convívio, Universidades Sénior e até Workshops junto da comunidade, e que tem como objetivo, manter o idoso ativo física e psicologicamente, tem sido a implementação de experiências artísticas no seu dia a dia, o que levou à criação de uma série de respostas na área das artes visuais, onde a arte é trabalhada de forma conjunta e individual e onde são explorados os conhecimentos e experiências da população mais idosa. Este Trabalho de Projeto busca então perceber, de que forma, os trabalhos artísticos, desenvolvidos com a população mais idosa auxiliam numa melhoria da qualidade de vida dos mesmos e em que sentido, a sua aproximação às técnicas artísticas, promove uma melhoria da sua saúde mental. Pretende-se ainda proporcionar experiências, com técnicas para trabalhar a fotografia e aprender a interpretar imagens, indo ao encontro de formas e estímulos positivos para os mesmos, empoderando a pessoa idosa através de uma relação entre o artista e aquele que se propõe a aprender com ele. Não no sentido de dar poder ao indivíduo, mas sim de adquirir poder através do desenvolvimento das suas competências, da sua confiança e do seu conhecimento. Com uma abordagem empírica e com um olhar mais atento aos comportamentos dos indivíduos que participaram nas atividades artísticas que foram sendo desenvolvidas, principalmente em torno da fotografia, foi possível observar da parte dos participantes uma vontade de integrar diversas atividades e questionar o que viam e as várias formas como poderiam interpretar um determinado assunto, percebendo que existem vários pontos de vista sobre o mesmo tema e que todas as respostas são válidas e auxiliam no nosso desenvolvimento e aprendizagens.
- Artifícios e Ofícios – Coleção João Maria Ferreira : Um projeto curatorialPublication . Sáez, Rita Maria Elias; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deA dissertação de mestrado incide sobre uma proposta de gestão cultural para a coleção de João Maria Ferreira. Trata-se de um ensaio sobre curadoria, na conceção e organização da exposição temporária Artifícios e Ofícios – Coleção João Maria Ferreira, que apresenta cerâmica de Caldas da Rainha dos séculos XIX e XX, e pretende dar a conhecer ao público a coleção e a figura do colecionador através de um filme, concebida com uma narrativa própria e idealizada para dois espaços culturais: Museu da Cerâmica e Museu Leopoldo de Almeida.
- Os Benefícios das Redes Sociais para os Festivais de Música de Pequena DimensãoPublication . Laranjeira, Maria Inês de Abreu Califórnia; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaEste estudo tem como principal objetivo conhecer e perceber os benefícios que a comunicação através das redes sociais pode trazer aos festivais de música portugueses de pequena dimensão. Pretende-se analisar a comunicação de festivais de pequena dimensão, com maior incidência na comunicação feita através das redes sociais, e compará-la com a comunicação de festivais de média dimensão. Procurase investigar a estratégia de comunicação aplicada pelas organizações, as vantagens e desvantagens das redes sociais dessa estratégia para os festivais de pequena dimensão e se estes projetos culturais seriam sustentáveis financeiramente se a sua comunicação não fosse feita com base nas redes sociais. A estratégia metodológica consistiu na realização de um questionário online a um universo de 115 pessoas utilizadoras de redes sociais e frequentadoras ou não de festivais de música, bem como entrevistas aos organizadores dos festivais de música escolhidos para casos de estudo, sobre a sua visão da comunicação nas redes sociais e, por fim, a análise das redes sociais dos festivais escolhidos, fazendo um levantamento de publicações e interação do público, referentes às edições de 2019.
- Biblioteca Digital Infantil “Ícones da cidade”Publication . Ferreira, Verónica Alexandra Norte Agostinho; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaA biblioteca, o livro infantil, o digital e as novas tecnologias são os termos que resumem a temática do projeto tese que apresento de seguida, e que me encaminham ao longo de um projeto para a criação de uma Biblioteca digital infantil, uma coleção de cinco livros digitais em que a memória é enaltecida. Uma coleção de livros Digitais não digitalizados, feitos originalmente para o digital, cinco livros sobre cinco ícones da Cidade das Caldas, de cinco autores e ilustradores das Caldas ou com ligações à cidade. É na infância que as crianças começam a criar uma relação com o mundo e com os objetos que a rodeiam. Os livros são um desses objetos, considerados ferramentas fundamentais para o seu desenvolvimento. A presença do livro no universo onde a criança se movimenta, principalmente no meio familiar e escolar, sempre com a orientação de um adulto, desempenha um papel de enorme relevância no percurso a percorrer no seu futuro (Bastos, 1999). Também Alice Vieira defende que as histórias e personagens que levam ao sonho e ao imaginário ajudam “as crianças a tornarem-se adultos” (Santos, 2007). Em plena era digital, em que todos estamos em rede e em que as novas tecnologias fazem parte do nosso quotidiano, torna-se um desafio para os pais e educadores incentivarem os mais jovens para a leitura. Perante crianças e jovens que nasceram e crescem com o apelo tecnológico fará todo o sentido utilizálo para os incentivar à leitura. Com o acompanhamento dos pais em casa e dos educadores na sala de aula, a utilização de livros digitais pode revelar-se uma forma interessante de envolver os mais jovens com os livros. Na obra intitulada “Learning to Live” de 2009, Jane Finnis ressalta a importância de o mundo digital ser utilizado como um meio de atração para a cultura, a tecnologia está cada vez mais a evoluir devendo ser utilizada pelas instituições culturais (como os museus e as bibliotecas), para chegar a mais público. A autora diz que não quer viver num mundo online sem cultura, considerando que deve estar disponível para consumo em todos os meios possíveis, e nos meios que as crianças e os jovens mais frequentam, o digital (Bellamy & Oppenheim, 2009). O projeto tese divide-se em duas fases, uma teórica e de investigação, relacionada com o estudo do tema e estudos de caso. A segunda fase de componente mais prática, consiste na conclusão do estudo elaborado, onde será criado o projeto a partir de todas as fases de programação do mesmo. A programação de uma biblioteca digital infantil com o objetivo de incentivar à leitura, proporcionando às crianças uma experiência diferente de ler um livro, considerando que são duas experiências diferentes e que não se anulam, acabando por coexistir, o livro digital e o livro impresso.
- Boas Práticas de Gestão Cultural na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Pesquisa, Identificação e reflexãoPublication . Peixoto, André Neves Gomes da Silva; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaNesta dissertação pretendemos pesquisar, identificar e reflectir sobre o que são boas práticas de gestão cultural nas instituições da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. No seu desenvolvimento recorremos a fontes primárias e secundárias através das quais efetuámos uma recolha de dados e uma análise documental. O foco desta dissertação e fenómeno em estudo foi o primeiro programa de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Procedemos à análise das variáveis, os recursos detidos pelas instituições, e de indicadores, referentes a práticas desenvolvidas, que nos possibilitaram caracterizar as entidades e identificar as práticas em comum tidas pelas estruturas. Posteriormente discutimos os resultados e reflectimos sobre a adequação das mesmas para com os objectivos da RTCP. Na caracterização das instituições podemos observar que todas detêm um grande auditório e mais de metade um pequeno auditório. Em relação a espaços complementares, 77% das entidades possuem uma sala de ensaios e espaço para residências artísticas. Em termos de recursos humanos a média perfaz 20 elementos e desenvolvem as seguintes funções ou valências: direcção artística ou programação, coordenação técnica, equipa técnica, produção, comunicação e mediação de públicos. Em relação às práticas em comum identificámos o desenvolvimento de coproduções e de residências artísticas, a dinamização de um serviço educativo e de mediação bem como a aposta e apoio aos artistas e companhias emergentes e o apoio à profissionalização. Estas práticas são quase unânimes nas instituições em análise e estão em consonância com os objectivos da RTCP.
- Buzzle : (play with the) architectures of the worldPublication . Libório, Clara Isabel Barroso Ramos Campos; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloBuzzle – (Play with the) Architectures of the world (at home), é um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão Cultural, realizado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Este conduziu à criação de um objecto: um puzzle tridimensional dedicado ao património arquitectónico, nomeadamente o considerado icónico e excepcional. A investigação aborda a estreita relação entre o significado cultural da arquitectura e a sua importância tanto para o campo do turismo como para o do conhecimento. O projecto procura aliar o saber e a experiência específicos da arquitectura à concepção de um jogo de construção. Ao ambicionar-se a valorização do património construído através do entretenimento educativo, o resultado final é um Conceito lúdico. Para chegar a um produto cultural original, realizou-se um estudo de múltiplos factores determinantes para o sucesso do Projecto, nomeadamente estratégias para a sua produção/manufacturação/produção em massa e consequentemente eventual implantação no mercado enquanto Marca. Identificam-se alternativas em termos de produção, estudo de materiais e técnicas de produção, bem como a tecnologia e equipamentos específicos necessários à sua produção, processo que implicou contactos com investigadores, profissionais e empresas do domínio da impressão 3D. Todo o estudo encaminhou-se em dada altura para a produção de um protótipo, realizado com o apoio da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha; uma vez concretizada a peça – uma micro-arquitectura em forma de jogo de encaixes – passa a poder ser possível aperfeiçoar, no futuro, não apenas pormenores construtivos em função de diferentes contextos, como também aspectos do desempenho da obra enquanto objecto convidando à participação e ao conhecimento. Considera-se que o presente trabalho atinge um patamar de concreção conceptual e problemática que abre vias para um conceito cultural de excelência, que, no entanto, passa a estar disponível, desde já, de acordo com diversos modos de abordar as indústrias culturais. Em síntese, a abrangência etária e cultural do Buzzle é assaz vasta e a sua aplicação lúdico-pedagógica não menos. É compromisso da sua autora lutar pela sua disseminação, em tempo próprio e recorrendo aos parceiros adequados. Em todo o caso, uma das possibilidades de concretização deste jogo – talvez a mais aliciante – é aliás a sua propagação através da Internet em rede aberta, funcionando como um serviço de Open Design e não necessariamente, pelo menos a curto prazo, como um produto final. Esta opção posiciona o Buzzle como produto decisivo para o estabelecimento de parcerias com diversas entidades, instituições e empresas, nomeadamente espaços museológicos, estabelecimentos de ensino. O Buzzle abre amplo espaço de manobra à Gestão Cultural para fazer a diferença, no que diz respeito a uma sempre necessária mediação entre a produção cultural lato senso e a sua disseminação como acontecimento participado. Buzzle, nestes termos, permite que joquemos à arquitectura, mas em casa.
- Caldas da Rainha e as conexões com a cerâmicaPublication . Ascenso, Luís Manuel Lourenço da Silva; Serra, João José de Sousa BonifácioA autarquia Caldense reconhecendo o movimento internacional das cidades ou regiões que investem na criatividade, pretende que a sua cidade, participe na rede das Cidades Criativas da UNESCO. Tendo como referência as cidades que tomaram o rumo da criatividade, constata-se os inúmeros benefícios, agregados ao desenvolvimento em todas as áreas, culturais, económicas e sociais, que poderão advir da atribuição desse titulo. A dissertação, Caldas da Rainha e as Conexões com a Cerâmica: da Cidade Criativa à Rede Criativa da UNESCO, é uma investigação focalizada na procura da afirmação do nexo da cidade/região Caldas da Rainha, com a cerâmica, trazendo à ciência um novo conhecimento empírico, quantitativo e qualitativo, com mais de cinquenta porcento de autores ceramistas, artistas plásticos e designers, concentrados na urbe da cidade e região ou que têm como Caldas da Rainha a cidade que os acolheu na sua formação artística e inspiradora. A dissertação reforça o contributo no rumo da candidatura.
- Cartografia da ArtePublication . Neves, Belize de Melo; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloO presente trabalho apresenta as bases teórico-conceituais que fundamentam o processo de construção de um objeto gráfico de comunicação sobre o mercado de arte na contemporaneidade e apresenta o desenvolvimento de sua concretização, assim como seu produto final. Trata-se da elaboração de uma ferramenta de gestão cultural com características cartográficas: A Cartografia do Sistema de Arte na Contemporaneidade – CA, é um objeto de comunicação teórico-imagético sobre o mercado de arte que tem como objetivo comunicar - de forma sintética e sinérgica, rápida, intuitiva e totalizadora - a complexidade desse sistema de arte. O método utilizado para seu desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica sobre bases teóricas nas áreas de gestão, filosofia, design e comunicação (dentre outras). Envolveu também a elaboração de uma análise sobre os elementos recolhidos, os modos de operação e o estabelecimento de nexos dentro do mercado contemporâneo das artes; além da elaboração de estudos prévios e diretrizes para a construção do objeto comunicacional: Por fim, incluiu o acompanhamento e concretização do projeto em parceria com uma profissional do design. Como produto, foi desenvolvida a CA, um objeto impresso que representa graficamente a estrutura e o funcionamento do sistema. Durante a execução do projeto, identificou-se a possibilidade de construir uma complementação para detalhamento do conteúdo da CA e disponibilizá-lo ao público interessado no sistema do mercado de arte na contemporaneidade, em formato eletrônico, na world wide web, para o qual o mapa direciona seus leitores. Concluiu-se que este é um campo aberto a novos estudos, inovações e empreendimentos e continua-se a acreditar, principalmente agora que adquiriu materialidade, que a CA possa ser útil a estudantes, ao público, aos profissionais das artes e da gestão cultural que desejam conhecer o funcionamento do mercado de arte contemporâneo.