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Biblioteca Digital Infantil “Ícones da cidade”

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A biblioteca, o livro infantil, o digital e as novas tecnologias são os termos que resumem a temática do projeto tese que apresento de seguida, e que me encaminham ao longo de um projeto para a criação de uma Biblioteca digital infantil, uma coleção de cinco livros digitais em que a memória é enaltecida. Uma coleção de livros Digitais não digitalizados, feitos originalmente para o digital, cinco livros sobre cinco ícones da Cidade das Caldas, de cinco autores e ilustradores das Caldas ou com ligações à cidade. É na infância que as crianças começam a criar uma relação com o mundo e com os objetos que a rodeiam. Os livros são um desses objetos, considerados ferramentas fundamentais para o seu desenvolvimento. A presença do livro no universo onde a criança se movimenta, principalmente no meio familiar e escolar, sempre com a orientação de um adulto, desempenha um papel de enorme relevância no percurso a percorrer no seu futuro (Bastos, 1999). Também Alice Vieira defende que as histórias e personagens que levam ao sonho e ao imaginário ajudam “as crianças a tornarem-se adultos” (Santos, 2007). Em plena era digital, em que todos estamos em rede e em que as novas tecnologias fazem parte do nosso quotidiano, torna-se um desafio para os pais e educadores incentivarem os mais jovens para a leitura. Perante crianças e jovens que nasceram e crescem com o apelo tecnológico fará todo o sentido utilizálo para os incentivar à leitura. Com o acompanhamento dos pais em casa e dos educadores na sala de aula, a utilização de livros digitais pode revelar-se uma forma interessante de envolver os mais jovens com os livros. Na obra intitulada “Learning to Live” de 2009, Jane Finnis ressalta a importância de o mundo digital ser utilizado como um meio de atração para a cultura, a tecnologia está cada vez mais a evoluir devendo ser utilizada pelas instituições culturais (como os museus e as bibliotecas), para chegar a mais público. A autora diz que não quer viver num mundo online sem cultura, considerando que deve estar disponível para consumo em todos os meios possíveis, e nos meios que as crianças e os jovens mais frequentam, o digital (Bellamy & Oppenheim, 2009). O projeto tese divide-se em duas fases, uma teórica e de investigação, relacionada com o estudo do tema e estudos de caso. A segunda fase de componente mais prática, consiste na conclusão do estudo elaborado, onde será criado o projeto a partir de todas as fases de programação do mesmo. A programação de uma biblioteca digital infantil com o objetivo de incentivar à leitura, proporcionando às crianças uma experiência diferente de ler um livro, considerando que são duas experiências diferentes e que não se anulam, acabando por coexistir, o livro digital e o livro impresso.

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Livro infantil Livro digital Biblioteca digital Coleção de livros digitais

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