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Advisor(s)
Abstract(s)
A biblioteca, o livro infantil, o digital e as novas tecnologias são os termos que resumem a temática do
projeto tese que apresento de seguida, e que me encaminham ao longo de um projeto para a criação de
uma Biblioteca digital infantil, uma coleção de cinco livros digitais em que a memória é enaltecida. Uma
coleção de livros Digitais não digitalizados, feitos originalmente para o digital, cinco livros sobre cinco
ícones da Cidade das Caldas, de cinco autores e ilustradores das Caldas ou com ligações à cidade.
É na infância que as crianças começam a criar uma relação com o mundo e com os objetos que a rodeiam.
Os livros são um desses objetos, considerados ferramentas fundamentais para o seu desenvolvimento.
A presença do livro no universo onde a criança se movimenta, principalmente no meio familiar e escolar,
sempre com a orientação de um adulto, desempenha um papel de enorme relevância no percurso a
percorrer no seu futuro (Bastos, 1999). Também Alice Vieira defende que as histórias e personagens
que levam ao sonho e ao imaginário ajudam “as crianças a tornarem-se adultos” (Santos, 2007).
Em plena era digital, em que todos estamos em rede e em que as novas tecnologias fazem parte do nosso
quotidiano, torna-se um desafio para os pais e educadores incentivarem os mais jovens para a leitura.
Perante crianças e jovens que nasceram e crescem com o apelo tecnológico fará todo o sentido utilizálo
para os incentivar à leitura. Com o acompanhamento dos pais em casa e dos educadores na sala de
aula, a utilização de livros digitais pode revelar-se uma forma interessante de envolver os mais jovens
com os livros. Na obra intitulada “Learning to Live” de 2009, Jane Finnis ressalta a importância de o
mundo digital ser utilizado como um meio de atração para a cultura, a tecnologia está cada vez mais a
evoluir devendo ser utilizada pelas instituições culturais (como os museus e as bibliotecas), para chegar
a mais público. A autora diz que não quer viver num mundo online sem cultura, considerando que deve
estar disponível para consumo em todos os meios possíveis, e nos meios que as crianças e os jovens
mais frequentam, o digital (Bellamy & Oppenheim, 2009).
O projeto tese divide-se em duas fases, uma teórica e de investigação, relacionada com o estudo do tema
e estudos de caso. A segunda fase de componente mais prática, consiste na conclusão do estudo elaborado,
onde será criado o projeto a partir de todas as fases de programação do mesmo. A programação de uma
biblioteca digital infantil com o objetivo de incentivar à leitura, proporcionando às crianças uma
experiência diferente de ler um livro, considerando que são duas experiências diferentes e que não se
anulam, acabando por coexistir, o livro digital e o livro impresso.
Description
Keywords
Livro infantil Livro digital Biblioteca digital Coleção de livros digitais