Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Caldas da Rainha e as conexões com a cerâmicaPublication . Ascenso, Luís Manuel Lourenço da Silva; Serra, João José de Sousa BonifácioA autarquia Caldense reconhecendo o movimento internacional das cidades ou regiões que investem na criatividade, pretende que a sua cidade, participe na rede das Cidades Criativas da UNESCO. Tendo como referência as cidades que tomaram o rumo da criatividade, constata-se os inúmeros benefícios, agregados ao desenvolvimento em todas as áreas, culturais, económicas e sociais, que poderão advir da atribuição desse titulo. A dissertação, Caldas da Rainha e as Conexões com a Cerâmica: da Cidade Criativa à Rede Criativa da UNESCO, é uma investigação focalizada na procura da afirmação do nexo da cidade/região Caldas da Rainha, com a cerâmica, trazendo à ciência um novo conhecimento empírico, quantitativo e qualitativo, com mais de cinquenta porcento de autores ceramistas, artistas plásticos e designers, concentrados na urbe da cidade e região ou que têm como Caldas da Rainha a cidade que os acolheu na sua formação artística e inspiradora. A dissertação reforça o contributo no rumo da candidatura.
- Projeto almofala(s) - acompanhamento(s) de cultura itinerantePublication . Fernandes, Susana Morais; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaAlmofala é a palavra chave para o projeto cultural que apresentamos. Trata-se de um topónimo de origem árabe, com o significado de acampamento ou arraial militar. Em Portugal Continental, existem onze lugares que herdam este topónimo, nos concelhos de Caldas da Rainha, Chamusca, Vila de Rei, Figueiró dos Vinhos, Tondela, Felgueiras, Castro Daire e Figueira de Castelo Rodrigo. A herança cultural árabe em Portugal é testemunhada em diversas áreas de saber, como a matemática, a astrologia, a química, a botânica, na toponímia, na gramática e, igualmente, a nível cultural como a música e a arquitetura. Vivemos numa época em que a intolerância, o racismo, as migrações forçadas e a ignorância cultural são predominantes, consideramos que as manifestações culturais que abraçarem a diversidade e a partilha cultural darão um contributo para o aceitamento e harmonização entre as diversas culturas. Tendo como base as linhas gerais de uma candidatura a apoio cultural da Direção Geral Artes (Ministério da Cultura) exibimos um projeto cultural itinerante, cujo objetivo é construir acampamentos culturais em oito das localidades denominadas Almofala. O Projeto Cultural Almofala(s) – Acampamento(s) de Cultura Itinerante terá como linhas programáticas o contexto geográfico das localidades, as manifestações culturais contemporâneas que herdam e que se identificam com as tradições e a aproximação cultural entre países de maioria muçulmana. Consideramos que é um projeto ambicioso, mas pelo seu pioneirismo e pelo seu carácter abrangente e envolvente será uma mais valia para a descentralização e democratização da cultura em Portugal.
- Experiência através da práticaPublication . Brum, Beatriz Machado; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre a experiência profissional vivida no ARQUIPÉLAGO-Centro de Artes Contemporâneas. O relatório desta experiência profissional enquadra-se entre o dia 1 de Fevereiro a 31 de Agosto de 2017, trata-se de um relato da minha experiência como colaboradora e responsável do serviço educativo deste Centro de Artes. Nesta experiência foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos no Mestrado de Gestão Cultural, conhecer a instituição e a sua importância no panorama cultural Açoriano. Permitiu-me ganhar capacidades organizacionais e implementação de atividades. Desenvolvendo estratégias para cativar novos públicos, ou seja, repensar na real missão e posicionamento do serviço educativo. Este relatório apresenta o percurso realizado durante esta passagem profissional, aplicando sempre que necessário os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado.