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ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural

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  • As políticas de exceção cultural na era do capitalismo financeiro - Perspetiva sobre o audiovisual europeu
    Publication . Louzado, Joana Fernandes; Matoso, Rui Manuel Pinto Ibañez
    Esta investigação procura analisar os desafios enfrentados pelo setor audiovisual no contexto de alterações estruturais na economia global – nomeadamente em resultado da inovação tecnológica e financeirização. Com o foco no setor audiovisual europeu, em especial na sua indústria cinematográfica, o estudo visa compreender as linhas de resposta existentes e viáveis a nível de política cultural. Numa fase inicial, pretende-se esclarecer o papel das políticas de “exceção cultural” (historicamente defendidas pelo bloco europeu, em oposição ao liberalismo americano) para a construção do projeto europeu. Neste âmbito, será relevante examinar diferentes noções de diversidade cultural, assim como algumas particularidades da criação audiovisual na Europa. De seguida, será necessário compreender como as novas dinâmicas de criação e consumo cultural alteram o paradigma do setor cultural na UE. Esta investigação implica pensar conceitos como o capitalismo digital ou capitalismo financeiro, e olhar para os fenómenos do streaming e da crescente importância da propriedade intelectual. A dissertação adota as metodologias da análise bibliográfica, análise documental, e análise comparativa.
  • Inovar pela diversidade na indústria musical: o caso da Queer Music Agency
    Publication . Rodrigues e Sousa, João Pedro; Cardoso, Carla Cristina Miraldo Graça; Sarrouy, Alix Didier
    Este relatório de estágio aborda a emergência, na Dinamarca, da primeira agência de música do mundo exclusivamente dedicada à promoção de artistas queer, a Queer Music Agency, procurando compreender as circunstâncias da sua fundação. Partindo de um enquadramento teórico transdisciplinar, focado na interseção entre áreas como a sociologia, a musicologia, a psicologia social, os estudos queer-feministas e a gestão cultural, explora-se a relação entre a música e as identidades (não-normativas), assim como a afirmação e a gestão de carreiras na indústria musical. Um capítulo deste estudo é dedicado à contextualização das cenas culturais e musicais queer de Copenhaga e Lisboa, numa comparação inédita entre os dois contextos que assinala semelhanças e diferenças entre ambos, enquanto provoca a reflexão sobre a necessidade de uma agência queer, em sentido lato. Após a observação empírica e a recolha de múltiplos testemunhos de váries intervenientes durante o estágio realizado, conclui-se que, à semelhança de outras iniciativas queer, o trabalho da agência em foco assenta sobretudo em lógicas DIY e DIO, sendo que o impacto nos percursos artísticos a seu cargo é, no geral, positivo. Finalmente, demonstra-se o papel central des artistas neste processo, bem como o potencial de replicação desta empresa ao nível internacional, incluindo a sua possível entrada no contexto português.
  • Boas Práticas de Gestão Cultural na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Pesquisa, Identificação e reflexão
    Publication . Peixoto, André Neves Gomes da Silva; Albuquerque, Luísa Arroz Correia
    Nesta dissertação pretendemos pesquisar, identificar e reflectir sobre o que são boas práticas de gestão cultural nas instituições da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. No seu desenvolvimento recorremos a fontes primárias e secundárias através das quais efetuámos uma recolha de dados e uma análise documental. O foco desta dissertação e fenómeno em estudo foi o primeiro programa de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Procedemos à análise das variáveis, os recursos detidos pelas instituições, e de indicadores, referentes a práticas desenvolvidas, que nos possibilitaram caracterizar as entidades e identificar as práticas em comum tidas pelas estruturas. Posteriormente discutimos os resultados e reflectimos sobre a adequação das mesmas para com os objectivos da RTCP. Na caracterização das instituições podemos observar que todas detêm um grande auditório e mais de metade um pequeno auditório. Em relação a espaços complementares, 77% das entidades possuem uma sala de ensaios e espaço para residências artísticas. Em termos de recursos humanos a média perfaz 20 elementos e desenvolvem as seguintes funções ou valências: direcção artística ou programação, coordenação técnica, equipa técnica, produção, comunicação e mediação de públicos. Em relação às práticas em comum identificámos o desenvolvimento de coproduções e de residências artísticas, a dinamização de um serviço educativo e de mediação bem como a aposta e apoio aos artistas e companhias emergentes e o apoio à profissionalização. Estas práticas são quase unânimes nas instituições em análise e estão em consonância com os objectivos da RTCP.
  • Entre_tanto(s) na periferia: ISCO, espaço-rede de criação e fruição artística
    Publication . Santos, Vasco Braga; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço Fradique
    Entre_tanto(s) na periferia: ISCO, espaço-rede de criação e fruição artística ISCO: Massa mãe, emprenhador, massa velha, chamariz, engodo, o que serve para atrair. Num espaço geográfico onde o pão e o mar se confundem com as histórias do território e das pessoas, recupere-se a ação, levede-se a massa, atraiam-se os fregueses. Partindo da condição de artista plástico, professor e residente no concelho de Mafra, o trabalho aqui apresentado reflete as inquietações procedentes dessa minha condição. Tendo em conta o estudo do território, de autores, de conceitos e de projetos de referência, a meta desta investigação será a elaboração de uma proposta de intervenção na área da cultura contemporânea, privilegiando os processos para além dos resultados finais, criando um espaço de diálogo e de conexões entre as pessoas. O projeto ISCO pretende, assim, funcionar em forma de espaço-rede para a criação e a fruição artística na região de Mafra. Através da reunião de vontades de artistas e criadores de diferentes áreas, propõe-se ser uma rede pluridisciplinar aberta à comunidade. São centrais ao projeto a criação de condições para a existência de um diálogo constante entre diferentes formas de criatividade, possibilitando condições ajustadas para projetos artísticos contemporâneos, com o intuito de se afirmar como um centro criativo nevrálgico. O formato de espaço-rede aberto à comunidade propõe ligações, conexões e diálogos onde os acontecimentos despontam de forma dinâmica por contágio/ligação de diferentes áreas de intervenção artística, que não se encerra nas suas fronteiras físicas, assumindo a função de ponte, passagem, ligação. Pretende-se uma rede de produção e fruição que, acima de tudo, mostre visível, comunicada e acessível a produção cultural local, proporcionando à comunidade e aos visitantes uma dimensão do território até aqui invisível, construindo um novo hábito no sentido de uma experiência cosmopolita no território de Mafra.
  • Duas Páginas do mesmo Livro - O Fenómeno da Autopublicação e Plataformas Digitais
    Publication . Ferreira, Márcia Alexandra Moreira; Romana, Ana João das Neves Pereira Fernandes; Gomes, António Manuel Sucena Silveira
    Embora a autopublicação não seja um processo novo na longa história da literatura e do mundo da publicação literária, a indústria editorial tem vindo a sofrer sistematicamente cada vez mais alterações e transformações com o rápido avanço das tecnologias e o surgimento de plataformas digitais que proporcionam a oportunidade da autopublicação. Este fenómeno faz com que surjam diversas questões de legitimidade e interrogação sobre estes novos (tipos de) autores, na maior parte “amadores”, que recorrem à autoedição no mundo digital para promoverem o seu trabalho que de outra forma não seria publicado devido ao crivo editorial. Neste sentido interroga-se o papel dos editores enquanto profissionais e das editoras enquanto entidades de publicação que tradicionalmente legitimam a figura do autor e da obra. Em contrapartida, e contrariamente ao meio do mercado editorial, podemos argumentar que surge um incentivo à criação literária na web (em muitos casos deriva para uma publicação física custeada pelos próprios autores), eliminando assim os vários processos burocráticos e críticos da avaliação da obra enquanto objeto cultural, artístico, literário e a viabilidade da comercialização e do lucro. Esta dissertação centra-se na revisão da literatura e projetos de investigação sobre a temática da autopublicação (digital e física) e também na pesquisa e análise de diversas plataformas digitais que permitem aos autores publicarem as suas próprias obras. É apresentado um estudo de caso, que sustenta a análise e reflexão sobre histórias de sucesso em que a autopublicação foi apenas a rampa de lançamento para a publicação através de editoras tradicionais e consequente o sucesso tanto lucrativo quanto de reconhecimento.
  • Dinotopia: uma investigação da némesis imagética na paisagem da Lourinhã
    Publication . Marcelino, João Patrício Pinto; Franco, Orlando Miguel Gaspar; Silva, Luís Miguel Rodrigues Liberal Alegre
    A vila portuguesa da Lourinhã é comumente designada como a “capital dos dinossauros”. Com uma fauna fóssil e um passado paleontológico notáveis, esta região preserva uma ligação visceral com a Era Mesozóica. Hoje, os indícios dessa passagem ancestral estão presentes na paisagem de forma distinta: painéis publicitários, logotipos e dinossauros em tamanho real espalham-se ao longo do tecido urbano, denunciando a presença do indivíduo na disseminação desta marca territorial. Dinotopia é uma investigação com imagens que estuda esses vestígios contemporâneos que pautam o território e dão corpo a uma identidade visual singular. Neste projeto, pesquiso sobre a némesis imagética presente na paisagem da Lourinhã, assumindo que a imagem tem força constituinte na experiência total de vida. Partindo da ideia de que a própria cultura é também uma experiência vivida e rememorada, também ela depende das imagens. Assim, com recurso a diferentes técnicas imagéticas, como a fotografia, o web mapping e o próprio livro, é apresentada uma proposta editorial que questiona a forma como a gestão cultural pode funcionar como motor de fabricação de imaginários. Oferecendo uma visão de conjunto sobre a dinamização cultural em torno do símbolo do dinossauro, este projeto de expressão artística documenta criticamente diferentes atos de gestão, através de três conceitos-chave - viralização, atração e tensão - utilizando a imagem como fonte de análise discursiva.
  • A(s) acessibilidade(s) nas atividades culturais em Portugal – Os desafios da parceria entre o Festival Iminente e a Access Lab
    Publication . Branco, Catarina Alexandra Brilha Jacob; Afonso, Lígia Filipa Dias
    O presente relatório é o resultado da reflexão acerca do planeamento e implementação de um plano de acessibilidade no Festival Iminente, em parceria com a Access Lab, planeamento que foi objeto do estágio que ali desenvolvi em 2022, e que surgiu da necessidade em enfrentar e resolver uma série de adversidades de acessibilidade(s) no território físico que o festival ocupa: um espaço abandonado. O propósito do relatório é fazer o enquadramento da questão no âmbito disciplinar da gestão cultural, primeiro identificando momentos chave do século XX e XXI que permitam compreender a evolução do entendimento dos conceitos de deficiência e incapacidade; depois contextualizando a palavra acessibilidade em Portugal, através de uma retrospetiva temporal, considerando ainda a complexidade da linguagem que utilizamos; e, finalmente, apresentando como estudo de caso o Festival Iminente. O relatório implica a análise dos objetivos e metas atuais do Festival Iminente, bem como da sua relação com a questão da acessibilidade, tendo em conta as suas características temporais e físicas específicas: efemeridade, ocupação de ruínas e natureza improvisada. Estes foram os pontos de partida para o desenvolvimento do presente relatório e, ao mesmo tempo, os grandes desafios na implementação efetiva do plano no terreno. De que forma é possível tornar o terreno inóspito da Matinha acessível? Em torno desta questão surgiram várias reflexões e procura de soluções e, no final, várias conclusões.
  • A importância do Conselho Municipal de Política Cultural nas tomadas de decisões e na construção das políticas públicas culturais do município de Belém do Pará
    Publication . Gonçalves, Gláfira Fonseca Lôbo; Matoso, Rui Manuel Pinto Ibañez
    Nas últimas décadas, o Brasil vem trilhando um caminho de reconhecimento e de valorização do papel dos vários atores políticos nos espaços decisórios do poder. Acreditando-se que em uma sociedade democrática deve-se partilhar os espaços de deliberação, a partir de 2003, assiste-se a um contínuo processo de ampliação da participação da sociedade civil na gestão pública, nos mais diversos níveis e áreas de governo. Dentro de um modelo de gestão democrática, identifica-se a existência de alguns instrumentos que podem ser empregados pelo poder público, para oportunizar a participação efetiva da sociedade no processo decisório, alguns deles são a realização de fóruns, de conferências, de plebiscitos, e a criação de câmaras setoriais de cultura e dos conselhos de política cultural. A presente dissertação resulta de um estudo aprofundado das políticas públicas de cultura no Brasil, procurando defender a importância do Conselho Municipal de Política Cultural nas tomadas de decisões e na construção das políticas culturais do município de Belém do Pará. O propósito fundamental desta investigação é a de analisar criticamente o processo de desenvolvimento e consolidação deste instrumento de gestão compartilhada na área cultural, trilhando uma perspectiva histórica da construção dessa nova cultura política, que foi conquistada através da mobilização e engajamento popular no Brasil, com destaque na região Amazônica, onde Belém está inserida. Examinaremos os diversos conceitos de cultura, o desenho institucional da área cultural, as relações de poder e os arcabouços legais de atuação, através da análise de diversas fontes bibliográficas, leis ordinárias e complementares, medidas provisórias, emendas à Constituição, decretos e resoluções brasileiras, indo até a Lei nº 9.880/2023 Valmir Bispo Santos - que institui o Sistema Municipal de Cultura de Belém – SMCB, e dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC. A presente dissertação tem o intuito de promover e fortalecer a atuação e a participação da sociedade civil, com poderes de deliberação e fiscalização sobre o Estado. Mas com o grande desafio de qualificar politicamente a discussão encaminhando-a na direção da garantia dos direitos culturais, da diversidade de atores e do desenvolvimento social, refletindo sobre o papel dos conselhos e suas possibilidades efetivas de atuação, buscando contribuir para a elaboração de novas proposições de como deve se dar a verdadeira participação social e o compartilhamento das decisões em uma sociedade democrática.
  • RIMEL - Rede Internacional de Música Entre Lugares
    Publication . Oliveira, Marcelo Domingues de; Matoso, Rui Manuel Pinto Ibañez
    A conexão entre a música brasileira e a música portuguesa é secular, mas ainda há espaço para fortalecer este vínculo. Se, por um lado, Portugal sempre se revelou um consumidor entusiasmado pela cultura contemporânea brasileira, já a percepção do Brasil sobre a moderna cultura portuguesa parece mediada por um senso comum legendário, profundamente influenciado pelo discurso da tradição. Tais desequilíbrios se espelham no grande sucesso de artistas e bandas brasileiras em Portugal, cujo contraponto é o completo desconhecimento da produção musical portuguesa contemporânea, sobretudo no cenário independente. Com o propósito de criar uma sinergia entre músicos independentes brasileiros e portugueses e, ao mesmo tempo, gerar um espaço de prática transversal destinado a conectar as cenas musicais entre os dois países, a Rede Internacional de Música Entre Lugares (RIMEL) é um projeto que propõe pesquisar e mapear diferentes ambientes musicais localizados na zona centro de Portugal e na região sul do Brasil, com potencialidade de ser alargada posteriormente. O projeto tem como objetivos documentar, conservar e aplicar as informações reunidas em uma plataforma virtual para auxiliar as cenas musicais destes dois territórios a criarem conexão entre si e fortalecerem iniciativas que estimulem a internacionalização e o intercâmbio musical.
  • CASA DA MÃE JOANA – Em busca de um lugar para criação, difusão, diálogo e experiências culturais que construam pontes onde existem muros
    Publication . Corrêa, Deisi Janaina; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de Melo; Ribeiro, Teresa Domingas Lourenço Fradique
    A Casa da Mãe Joana é uma proposta de organização com foco em programação cultural e com o objetivo estratégico de se converter em espaço cultural de referência para a comunidade na região de Caldas da Rainha. É através da iniciativa de um olhar migrante e feminino, considerando que o termo é relativo não apenas ao sexo da autora da tese, mas também equivale a um registo de intervir culturalmente, num singelo, mas convicto, contributo para a re-significação dos estereótipos clássicos, se propõe ofertar localmente oportunidades de contato informal e profissionalmente mediado entre agentes artístico-culturais e seus públicos, bem como uma programação cujo desígnio é a busca por uma realidade mais orgânica de relação social a partir do campo da criação, conscientização e fruição culturais. O apelo do projeto ao envolvimento cidadão visa tornar progressivamente mais coesa a relação entre micro-comunidades (ESAD.CR e comunidades de imigrantes) e a comunidade mais genérica na região (moradores locais, em particular sem envolvimento com a escola e por isso consistir em público alvo particular). A criteriosa gestão do contato intercultural, atenta a diversos fenómenos e tendências culturais que vão pautando o momento atual, funciona neste quadro como potenciação da resiliência cidadã e contributo para a sustentabilidade social. O processo de elaboração deste projeto foi atravessado pela investigação dos meandros existentes nesse território, nomeadamente correspondentes a relação entre o público e artistas (criadores), sendo estes, tanto nacionais quanto estrangeiros e assim, defender a importância e a necessidade de um espaço destinado a conectar portugueses e imigrantes, alunos e não alunos, público e artistas através de uma linha de programação voltada à fruição, mediação, criação e debate em Arte e Cultura. Por meio de entrevistas semiestruturadas, foram coletadas informações e relatos de pessoas pertencentes a variados núcleos, coletivos culturais e artistas independentes vi residentes da cidade de Caldas da Rainha e de seu entorno. Toda a programação e inerente perspetiva curatorial da Casa da Mãe Joana se propõe a ser elaborada, considerando a diversidade local e partindo dela, e colocando em prática princípios inerentes a conceitos particularmente críticos para o sucesso da iniciativa: comunidade, debate e interseccionalidade. O projeto começa a se tornar realidade na fase embrionária, com micro eventos produzidos desde 2022, realizados eventualmente, em espaços públicos ou de parceiros. Num segundo momento procura estabelecer-se em uma sede fixa e assegurar um quadro de parcerias.