Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho apresenta as bases teórico-conceituais que fundamentam o
processo de construção de um objeto gráfico de comunicação sobre o mercado de arte
na contemporaneidade e apresenta o desenvolvimento de sua concretização, assim
como seu produto final. Trata-se da elaboração de uma ferramenta de gestão cultural
com características cartográficas: A Cartografia do Sistema de Arte na
Contemporaneidade – CA, é um objeto de comunicação teórico-imagético sobre o
mercado de arte que tem como objetivo comunicar - de forma sintética e sinérgica,
rápida, intuitiva e totalizadora - a complexidade desse sistema de arte.
O método utilizado para seu desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica
sobre bases teóricas nas áreas de gestão, filosofia, design e comunicação (dentre
outras). Envolveu também a elaboração de uma análise sobre os elementos recolhidos,
os modos de operação e o estabelecimento de nexos dentro do mercado
contemporâneo das artes; além da elaboração de estudos prévios e diretrizes para a
construção do objeto comunicacional: Por fim, incluiu o acompanhamento e
concretização do projeto em parceria com uma profissional do design.
Como produto, foi desenvolvida a CA, um objeto impresso que representa
graficamente a estrutura e o funcionamento do sistema. Durante a execução do projeto,
identificou-se a possibilidade de construir uma complementação para detalhamento do
conteúdo da CA e disponibilizá-lo ao público interessado no sistema do mercado de arte
na contemporaneidade, em formato eletrônico, na world wide web, para o qual o mapa
direciona seus leitores. Concluiu-se que este é um campo aberto a novos estudos,
inovações e empreendimentos e continua-se a acreditar, principalmente agora que
adquiriu materialidade, que a CA possa ser útil a estudantes, ao público, aos
profissionais das artes e da gestão cultural que desejam conhecer o funcionamento do
mercado de arte contemporâneo.
Description
Keywords
Gestão cultural Mercado de arte Design de informação Cartografia