Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-14"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O modelo da cooperativa na gestão museológica: Projeto para a constituição do Museu do Burgo Alcobacense (MBA)Publication . Raimundo, Frederico Do Amaral; Afonso, Lígia Filipa DiasA preservação do património enquanto herança cultural das populações é de suma importância. Os museus comunitários desempenham um importante papel na função de elementos agregadores e difusores de legados históricos locais. Atualmente os museus debatem-se com dificuldades de financiamento, o que leva à existência de fragilidades na sua manutenção e na conservação das suas coleções; aumentando a importância da criação de parcerias que apoiem as atividades culturais e educativas, permitindo efetuar a divulgação e promoção dos seus programas. Acresce ainda a necessidade de cumprirem a sua função de agentes de investigação científica e divulgação das coleções à sua guarda e junto das comunidades locais enquanto polos dinamizadores de cultura. É neste enquadramento que surge o projeto para a constituição do Museu do Burgo Alcobacense (MBA). Este projeto visa propor um modelo de criação e de gestão de um museu local, constituído como cooperativa, que sirva como polo de divulgação da história e cultura da cidade de Alcobaça. Aqui se equacionam também as dificuldades que se prendem com a implantação de um novo museu de natureza cooperativa no que diz respeito à sua sustentabilidade e gestão.
- De - Composição, Artefactos que Exploram a HabitaçãoPublication . Francisco, Diogo Carlos Pereira; Baptista, Miguel Nuno Lopes Vieira; Dias, Rui Humberto de MatosEsta investigação centra-se num projeto de carácter experimental no qual se desenvolveu uma coleção de objetos que incitam o utilizador, um conjunto de interpretações e de relações entre os objetos e o espaço arquitetónico interior.Durante o tempo de vida de interação entre o utilizador e os objetos desenvolvidos deverão ser desencadeados estímulos, pois estes objetos foram pensados para provocar alterações ao nível da sua performance e comportamento material, ajudando a modificar o espaço arquitetónico, promovendo momentos performativos, como se a habitação fosse encarada como um local performativo. O mesmo objeto pode/deve desencadear renovados estímulos.Sendo o espaço doméstico um “palco”, para a relação com quem o usa, propõem-se que os objetos desenvolvidos funcionem como objetos performativos, criando ligações fortes com os utilizadores, impelidos a participar na dinâmica entre estes e o espaço onde habitam.Com este projeto pretende-se que o utilizador se relacione com os objetos, que estes perdurem no tempo em diferentes contextos e o acompanhem. Pretende-se que a DE-COMPOSIÇÃO não seja apenas formal e funcional, mas também seja motivadora de uma relação afetiva entre o utilizador e os vários componentes que constituem os objetos e que esta evolua no tempo através do dinamismo e do modo como abordamos a vida contemporânea.
- COPD profiles and treatable traits using minimal resources: Identification, decision tree and stability over timePublication . Marques, Alda; Souto-Miranda, Sara; Machado, Ana; Oliveira, Ana; Jácome, Cristina; Cruz, Joana; Enes, Vera; Afreixo, Vera; Martins, Vitória; Andrade, Lília; Valente, Carla; Ferreira, Diva; Simão, Paula; Brooks, Dina; Tavares, Ana HelenaBackground and objective: Profiles of people with chronic obstructive pulmonary disease (COPD) often do not describe treatable traits, lack validation and/or their stability over time is unknown. We aimed to identify COPD profiles and their treatable traits based on simple and meaningful measures; to develop and validate a decision tree and to explore profile stability over time. Methods: An observational, prospective study was conducted. Clinical characteristics, lung function, symptoms, impact of the disease (COPD Assessment Test—CAT), health-related quality of life, physical activity, lower-limb muscle strength and functional status were collected cross-sectionally and a subsample was followed-up monthly over six months. A principal component analysis and a clustering procedure with k-medoids were applied to identify profiles. A decision tree was developed and validated cross-sectionally. Stability was explored over time with the ratio between the number of timepoints that a participant was classified in the same profile and the total number of timepoints (i.e., 6). Results: 352 people with COPD (67.4 ± 9.9 years; 78.1% male; FEV1 = 56.2 ± 20.6% predicted) participated and 90 (67.6 ± 8.9 years; 85.6% male; FEV1 = 52.1 ± 19.9% predicted) were followed-up. Four profiles were identified with distinct treatable traits. The decision tree included CAT (< 18 or ≥ 18 points); age (< 65 or ≥ 65 years) and FEV1 (< 48 or ≥ 48% predicted) and had an agreement of 71.7% (Cohen’s Kappa = 0.62, p < 0.001) with the actual profiles. 48.9% of participants remained in the same profile whilst 51.1% moved between two (47.8%) or three (3.3%) profiles over time. Overall stability was 86.8 ± 15%. Conclusion: Four profiles and treatable traits were identified with simple and meaningful measures possibly available in low-resource settings. A decision tree with three commonly used variables in the routine assessment of people with COPD is now available for quick allocation to the identified profiles in clinical practice. Profiles and treatable traits may change over time in people with COPD hence, regular assessments to deliver goal-targeted personalised treatments are needed.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância: A utilização de plataformas digitais durante a pandemia e o envolvimento parental em contexto de Jardim de InfânciaPublication . Santos, Diana Cristina Ferreira dos; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada faz referência a todo o meu percurso de setembro de 2019 a fevereiro de 2021, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar, e pretende evidenciar os acontecimentos, vivências e as experiências mais significativas vividas ao longo deste percurso. Este relatório encontra-se dividido em 2 partes: a primeira é referente à dimensão reflexiva e a segunda à dimensão investigativa. Na primeira parte deste relatório, reflete-se sobre as experiências vivenciadas em contexto de Creche e Jardim de Infância I e II. Relativo a este aspeto, apresenta-se uma pequena contextualização da Prática Pedagógica, uma breve caracterização do contexto educativo, uma reflexão desde o processo de observação à intervenção, referindo os processos de avaliação, todas as aprendizagens conseguidas, a relação com as crianças/famílias e ainda uma breve síntese de toda a prática. Na segunda parte do relatório, alusiva à dimensão investigativa, apresenta-se o estudo desenvolvido que visou analisar o modo como a implementação da plataforma digital ChildDiary no Jardim de Infância promoveu o envolvimento parental e a relação instituição-família em contexto de pandemia. Quanto à metodologia recorreu-se a uma investigação qualitativa onde as técnicas de recolha de dados foram a análise documental e a entrevista. Os resultados obtidos demonstram que a implementação da plataforma foi uma mais-valia para as famílias, tendo 85% utilizado com frequência a plataforma para acompanhar o dia a dia dos seus educandos e as suas aprendizagens.
- Os Benefícios das Redes Sociais para os Festivais de Música de Pequena DimensãoPublication . Laranjeira, Maria Inês de Abreu Califórnia; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaEste estudo tem como principal objetivo conhecer e perceber os benefícios que a comunicação através das redes sociais pode trazer aos festivais de música portugueses de pequena dimensão. Pretende-se analisar a comunicação de festivais de pequena dimensão, com maior incidência na comunicação feita através das redes sociais, e compará-la com a comunicação de festivais de média dimensão. Procurase investigar a estratégia de comunicação aplicada pelas organizações, as vantagens e desvantagens das redes sociais dessa estratégia para os festivais de pequena dimensão e se estes projetos culturais seriam sustentáveis financeiramente se a sua comunicação não fosse feita com base nas redes sociais. A estratégia metodológica consistiu na realização de um questionário online a um universo de 115 pessoas utilizadoras de redes sociais e frequentadoras ou não de festivais de música, bem como entrevistas aos organizadores dos festivais de música escolhidos para casos de estudo, sobre a sua visão da comunicação nas redes sociais e, por fim, a análise das redes sociais dos festivais escolhidos, fazendo um levantamento de publicações e interação do público, referentes às edições de 2019.
- Sabão Azul e Branco, De Macaco a Offenbach - Criação de produto, Identidade Visual e PackagingPublication . Vieira, Maria Inês Ferreira; Costa, António Alberto dos SantosO sabão é uma das descobertas mais antigas do Homem. É através dele que determinados temas assumem a sua condição histórica, tais como higiene e cuidados sanitários. O sabão é também veículo de cultura, assumindo-se dessa forma como objeto de interesse. Deste modo, surge na contemporaneidade como objeto de estudo. A presente dissertação propõe a conceção prática de um objeto intemporal tendo como base o sabão azul e branco, criando-se também a respetiva identidade visual e packaging.
