ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural
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- CReO Design: o design como alavanca para a sustentabilidade do território das Caldas da Rainha e ÓbidosPublication . Ferreira, Maria de Fátima Roque de Jesus; Silva, José Luís de Almeida eVista do espaço, a Lagoa de Óbidos sobressai no território desta região e liga fisicamente os concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos. Com características naturais ímpares e com uma importância relevante ao longo da História, a Lagoa poderá ser, no futuro, o elemento agregador para fazer emergir um território sustentável, tendo o design como ferramenta estratégica. Subaproveitada nos tempos atuais, aquela que é uma das maiores lagoas com ligação ao mar que existe na Europa, poderá vir a ter um lugar de destaque com o projeto proposto, e criar emprego, riqueza, valor acrescentado e mais-valias com alta intensidade no conhecimento. Tendo por objeto de estudo deste território, pretende-se desenvolver um projeto que, assente nos conceitos da criatividade e inovação associados ao design, possa contribuir para o desenvolvimento económico e social desta região, numa perspetiva de sustentabilidade. Este trabalho faz uma “radiografia” do território, com uma caracterização do meio no que se refere aos dois concelhos e suas instituições, mas também faz uma ligação do território com as suas instituições e profissionais, através de entrevistas realizadas a empresários, designers e responsáveis políticos e da ESAD.CR. Esta abordagem pareceu-nos uma mais-valia para o estudo no sentido de dar a conhecer o que sentem e defendem os vários atores, permitindo assim obter alguns contributos para a definição futura de uma estratégia integrada para este espaço. Procurámos também mostrar alguns bons exemplos internacionais feitos ao nível do design, com enfoque em cidades de diferente dimensão, desde Helsínquia, que foi Capital Mundial do Design, passando por algumas cidades do design reconhecidas pela Unesco e, Kortrijk, uma pequena cidade localizada na região da Flandres (Bélgica), que alia a criatividade, inovação e design. Propomos um projeto cultural centrado no design que tem a Lagoa de Óbidos como elemento agregador, tirando partido da criação de um cluster criativo, que tenha enfoque nas indústrias criativas, que vão desde a criação de objetos e conceitos para a casa, à criação de food design com os produtos da Lagoa e cozinha de fusão e percursos pedestres. Deverá ainda também ser criada uma política de comunicação estruturada que inclua uma nova sinalética específica e um Centro Interpretativo Ecológico e de Ecodesign nas antigas cabanas dos pescadores, que permita um maior conhecimento biodiversidade existente na Lagoa. Com o propósito de divulgar o trabalho já realizado, contribuir para o desenvolvimento do tecido empresarial e de novos produtos, e valorizar do território, julgamos que será importante criar uma bienal de Design Sustentável ou de Eco Design. Acreditamos que o design é o valor diferenciador que trará valor e riqueza e esta região.
- Teatros Municipais e o envolvimento da comunidade local nos seus programasPublication . Sousa, Ana Rita Bastos; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaEm Portugal, nas últimas décadas, surgiram um pouco por todo o país vários lugares onde se vê o espetáculo, os Teatros Municipais (Teatros, Cine-teatros e Centros Culturais), foram, construídos ou reabilitado estimulados sobretudo pelos programas governativos, Rede de Teatros Históricos, Rede Nacional de Teatros e Cine-teatros e Rede Municipal de Espaços Culturais. Estes programas pretenderam recuperar espaços que marcavam fortemente a memória coletiva das cidades onde estavam implantados, quer pelo seu valor social, quer pelo seu valor arquitetónico, mas também pretenderam servir de impulso à prática das artes e à fruição cultural um pouco por todo o país. O trabalho de investigação com a temática: “Teatros Municipais e o envolvimento da comunidade local nos seus programas” pretendeu estudar estes equipamentos culturais, e a forma como envolvem as comunidades locais na sua programação. Pretendeu refletir sobre o que são os Teatros Municipais, a sua história, as suas características, os seus modelos de funcionamento e a sua função social de acordo com as suas missões. Assim como perceber de que forma as comunidades locais e estes equipamentos se envolvem e a importância desse envolvimento, partindo de três questões basilares: o envolvimento das comunidades em espetáculos profissionais juntamente com artistas profissionais; o envolvimento das comunidades na programação do T.M. – através da apresentação de espetáculos promovidos pela comunidade; o envolvimento em projetos conjuntos (não só espetáculos “isolados” mas projetos continuados). Para concretizar este estudo foram seguidas as duas estratégias de recolha de informação: a consulta a fontes documentais e bibliográficas, em livros, sítios na internet, programas e artigos de jornal; e a realização de um inquérito por questionário, dirigido a responsáveis por cinco teatros, previamente selecionados, pertencentes a uma rede de programação. Os resultados obtidos permitiram-nos perceber que os Teatros Municipais, apesar de apresentarem missões e objetivos semelhantes são espaços bastante diferentes entre si, essas diferenças são sentidas a vários níveis: físicos (espaços), técnicos (equipamentos), humanos (equipas), financeiros (modelos de gestão e financiamento), programáticos (programação e projetos) e também no envolvimento com a comunidade.
- Impactos culturais, sociais e económicos do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da RainhaPublication . Pereira, Ana Maria Fernandes; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaO Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha é um edifício construído em 2008 ao abrigo do Programa Operacional de Lisboa e Vale do Tejo. É considerado um equipamento com condições únicas para o acolhimento do que de mais sofisticado se pode produzir ao nível da criação artística em matéria do espectáculo ao vivo (dança, teatro e música). O estudo de caso adoptou assim uma pergunta de partida: “Quais os impactos culturais, sociais e económicos do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha”. A investigação foi realizada a partir da inquirição do público que o frequenta e dos seus funcionários como primeiros fruidores e pessoas capazes de identificar a interacção da programação cultural e artística com a população ao nível: 1) da evolução da literacia cultural e artística dos públicos; 2) dos benefícios sociais da sua implantação na concretização de um bom ambiente social; 3) como elemento dinamizador do comércio local e da captação turística. O CCC, depois de 18 anos de um interregno de actividades de uma sala de espectáculos em Caldas da Rainha, assumiu-se como o elemento estruturador de uma política cultural da autarquia para a cidade, tendo, no entanto, que concretizar ao mesmo tempo uma estratégia regional uma vez que a sua construção teve como objectivo a criação de uma região euro-atlântica comparável a outras regiões europeias com o objectivo de romper com as assimetrias existentes entre as regiões no território português em matérias de fruição e criação cultural e artística. A edificação do CCC representa assim – potencialmente, como desígnio –, uma mais-valia para a região Oeste pela contribuição – assumida no seu documento de missão –, para a valorização territorial e do potencial humano.
- O serviço Educativo como mediador entre a Colecção António Cachola e os públicos - Programa ''Uma obra para todos''Publication . Ezequiel, Cátia Silvia Martins; Serra, João José de Sousa BonifácioEnquadrada num Quadro Estratégico Europeu, a Cultura é uma das áreas de importância nas políticas de futuro do país, contribuindo para a competitividade e internacionalização da economia, para o aumento do emprego e para o seu desenvolvimento e coesão social. Contida na Europa, será na sua expressão que a Cultura se apresenta como elemento estratégico, passando pela valorização do seu capital humano, social e criativo. Sem deixar de contar com a marca e efeito da ausência de políticas culturais que se traduziram no “apagamento” do que o Ministério da Cultura, desde a sua vigência de 1995 considerou como aspectos prioritários de democratização do sector. Com a redução de departamentos de trabalho da Cultura e extinção do Ministério da Cultura em 2011, no que se refere a esta matéria foi desenhado o caminho da ilusão e negligência. Pelo menosprezo sobre esta realidade em Portugal, e pela desconsideração sobre o trabalho de actuação no campo das políticas culturais, é natural que tenhamos perdido oportunidade de um diálogo actual, informado e necessário com outros países europeus, sobre quem somos, para onde vamos e/ou pretendemos ir e também sobre o que temos para partilhar. Assim, proponho-me com este estudo, participar da discussão sobre a estrutura em que assenta a problemática de afirmação dos serviços educativos em museus, e através da recolha de informação neste contexto de possibilidades, fundamentar a sua importância e permitir-me uma crítica sobre esta realidade. Por isso, apresenta-los-ei como mediadores culturais entre a arte e os públicos e para isso tratarei do caso particular do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, onde realizei estágio curricular de 15 de Maio a 29 de Agosto, em 2014. Aprofundarei aspectos de interesse sobre a realidade dos museus em Portugal, os agentes culturais envolvidos, as metodologias, as audiências/públicos e a sua relação de acção com a educação, a cidadania, impactos económicos e emprego. Declararei o estágio, que se constituiu, numa fase inicial, pelo levantamento de informação para caracterização do concelho de Elvas e o museu de arte contemporânea aí instalado. Apresentarei informações sobre a distribuição de pessoal nos vários sectores do museu, sobre a sua formação e funções, a sua origem, a obra, as instalações, equipamento, objectivos/função e expectativas criadas, regulamento, com especial atenção à natureza da Colecção António Cachola no contexto da arte contemporânea e no coleccionismo de arte, em Portugal. Darei conhecimento sobre os públicos do museu e apresentarei resultados de um inquérito (questionário em português, inglês e espanhol entregue aos visitantes) sobre as motivações de visita ao museu e entrevistas sobre as várias expectativas acerca deste. Referir-me-ei à programação e oficinas do serviço educativo para o período de férias de verão (de 17 de Junho a 13 de Setembro), apresentando os materiais de comunicação produzidos e usados para a sua divulgação, tal como todos os resultados reais e impactos das práticas pedagógicas aplicadas pelo serviço educativo nos participantes e meio envolvente, através do ensino informal, dentro e fora do museu (paiol, castelo, outros equipamentos culturais e ruas da cidade).
- Buzzle : (play with the) architectures of the worldPublication . Libório, Clara Isabel Barroso Ramos Campos; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloBuzzle – (Play with the) Architectures of the world (at home), é um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão Cultural, realizado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Este conduziu à criação de um objecto: um puzzle tridimensional dedicado ao património arquitectónico, nomeadamente o considerado icónico e excepcional. A investigação aborda a estreita relação entre o significado cultural da arquitectura e a sua importância tanto para o campo do turismo como para o do conhecimento. O projecto procura aliar o saber e a experiência específicos da arquitectura à concepção de um jogo de construção. Ao ambicionar-se a valorização do património construído através do entretenimento educativo, o resultado final é um Conceito lúdico. Para chegar a um produto cultural original, realizou-se um estudo de múltiplos factores determinantes para o sucesso do Projecto, nomeadamente estratégias para a sua produção/manufacturação/produção em massa e consequentemente eventual implantação no mercado enquanto Marca. Identificam-se alternativas em termos de produção, estudo de materiais e técnicas de produção, bem como a tecnologia e equipamentos específicos necessários à sua produção, processo que implicou contactos com investigadores, profissionais e empresas do domínio da impressão 3D. Todo o estudo encaminhou-se em dada altura para a produção de um protótipo, realizado com o apoio da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha; uma vez concretizada a peça – uma micro-arquitectura em forma de jogo de encaixes – passa a poder ser possível aperfeiçoar, no futuro, não apenas pormenores construtivos em função de diferentes contextos, como também aspectos do desempenho da obra enquanto objecto convidando à participação e ao conhecimento. Considera-se que o presente trabalho atinge um patamar de concreção conceptual e problemática que abre vias para um conceito cultural de excelência, que, no entanto, passa a estar disponível, desde já, de acordo com diversos modos de abordar as indústrias culturais. Em síntese, a abrangência etária e cultural do Buzzle é assaz vasta e a sua aplicação lúdico-pedagógica não menos. É compromisso da sua autora lutar pela sua disseminação, em tempo próprio e recorrendo aos parceiros adequados. Em todo o caso, uma das possibilidades de concretização deste jogo – talvez a mais aliciante – é aliás a sua propagação através da Internet em rede aberta, funcionando como um serviço de Open Design e não necessariamente, pelo menos a curto prazo, como um produto final. Esta opção posiciona o Buzzle como produto decisivo para o estabelecimento de parcerias com diversas entidades, instituições e empresas, nomeadamente espaços museológicos, estabelecimentos de ensino. O Buzzle abre amplo espaço de manobra à Gestão Cultural para fazer a diferença, no que diz respeito a uma sempre necessária mediação entre a produção cultural lato senso e a sua disseminação como acontecimento participado. Buzzle, nestes termos, permite que joquemos à arquitectura, mas em casa.
- O papel crítico da gestão cultural no seio do dispositivo da moda e da indústria do têxtil e do vestuário : O caso de PortugalPublication . Sacramento, Ephanie Erriquez; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloA Moda será talvez o dispositivo que melhor consegue transportar o que é a Modernidade, ilustrando o imaginário humano sempre em devir. Em paralelo com a perspetiva humanística, na sua abordagem, têm de se equacionar questões de técnica e, forçosamente, todo um ecossistema cultural. O sistema atual da Moda e do vestuário culmina visivelmente nos progressos atuais da tecnologia e tensões presentes nas principais áreas científicas, de que é expressão o fenómeno da obsolescência. É neste campo operativo, sistema complexo, maduro nos seus equilíbrios e paradigmas, mas também, contradições e colapsos, que se levantam problemas particulares e transversais a outros setores. A UNESCO e outras influentes instituições internacionais preconizam a sustentabilidade e assumem o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Neste enquadramento, enfrentam-se questões de nível global como a sustentabilidade e a(s) crise(s) dos modelos económicos prevalecentes no Ocidente contemporâneo. Relativamente às prioridades definidas na planificação de projetos no setor da Moda, do têxtil e do vestuário, quando nos circunscrevemos ao território português, urgia realizar-se uma investigação com o objetivo de entender as relações entre as entidades, atores e instituições ativas neste campo. A intenção é aferir possibilidades de Gestão Cultural, partindo de três questões charneiras. Qual o entendimento da sustentabilidade por parte desses intervenientes? Que pontos fracos e oportunidades caracterizam o sistema? Como é que toda esta problematologia se comporta enquanto rede? Em conformidade com o desígnio supra, a metodologia usada para resolver os objetivos consistiu numa conjugação de métodos e de técnicas que atingem atores representativos, graças a um acesso privilegiado ao setor. Concretizou-se uma análise qualitativa através da técnica da entrevista livre acompanhada de guião premeditando desvios, acrescida de duas discussões com grupos focais, dois estágios de observação participativa, a participação em duas conferências e ainda em duas ações de formação. Paralelamente trabalhou-se na divulgação de um inquérito online visando a recolha de dados quantitativos que ajudaram a validar as interpretações da análise qualitativa. O corpus foi dividido em três grupos: o primeiro para a esfera da decisão, o segundo relativo à dos Tecnólogos e o terceiro para a dos Criativos, todos representados num estudo comparativo através de gráficos dimensionais Radar. Observou-se que os atores dos três grupos estão geralmente isolados na sua especificidade. Numa síntese possível, os Criativos aspiram a mais poder, os Engenheiros reconhecem o seu défice de originalidade e os Decisores revelam-se afastados do quotidiano social. Para a Gestão Cultural, abordagem teórico-prático relativamente recente no panorama atual, é crucial reconhecer-se territórios para a sua ação. Assim, nesta investigação, individualizaram-se terrenos concretos onde a Gestão Cultural poderá desenvolver a sua interpretação numa visão pluralista e holística – um ecumenismo cultural – necessária e importante para o ativar ou reativar compromissos no seio do dispositivo da Moda, isto é, novos modos de fazeres e de seres desta dinâmica social. O presente estudo diz respeito a um setor específico e ao caso português, podendo, no entanto, a metodologia desta investigação ser adaptada a qualquer outro âmbito cultural. Aspira-se, em última análise, a uma reversão de comportamentos consuetudinários num setor essencial da economia portuguesa: parar de fazer para melhor projetar e gerir processos, equipamentos e recursos.
- O Projeto Sete VillasPublication . Querido, Catarina Teixeira Simões; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaA crescente valorização dos recursos patrimoniais tem adotado uma importância particular nas últimas décadas, especialmente no que diz respeito às áreas rurais. Estas áreas são vítimas de processos de descaracterização devido à ausência de dinamismo económico e à consequente perda significativa de população. A conceção de novas estratégias implica um conhecimento aprofundado do potencial endógeno destes territórios para que seja possível perceber até que ponto os elementos da paisagem e o seu substrato natural podem ser entendidos e valorizados patrimonialmente, contribuindo desta forma para o desenvolvimento local sustentável através do aproveitamento turístico. Apesar de nos últimos anos ter sido verificado um crescente interesse pelas áreas rurais, tanto para viver como para visitar, ainda persiste uma imagem negativa destes territórios. E é necessário, portanto, pensar imagens de marca fortes e coerentes que apostem no carácter diferenciador destes espaços. O objetivo desta investigação passa pela avaliação da importância que o marketing territorial pode representar no desenvolvimento de pequenos territórios com potencialidades culturais. Estas constituem uma estratégia de promoção destes locais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos próprios territórios, uma vez que para o aumento da atratividade territorial poderá induzir a um maior investimento e a um maior número de visitantes. A área de estudo selecionada para uma avaliação mais aprofundada será a região do Alentejo, que desembocará num projeto cultural criativo com ênfase no distrito de Portalegre. Este Projeto tem como fundo de base, a promoção turístico-cultural de um conjunto de pequenas vilas tradicionais pertencentes ao distrito, agrupando as mesmas numa rede coletiva de identidade comum. Este processo exige um estudo elaborado no que diz respeito aos recursos de vertente e potencialidade cultural destes territórios de modo a que consigamos transformá-las numa nova imagem de marca. Mais importante que o próprio património material e imaterial já previamente reconhecido são as pequenas narrativas locais que nos esclarecem quanto à sua história e identidade dos próprios residentes. O produto final será a construção de uma nova rede turístico-cultural que agrupe estas pequenas vilas num só roteiro. Para tal, é necessária a construção de um guia cultural criativo, onde a nova imagem destes locais se constrói pelas pequenas histórias e narrativas de interesse cultural. Na prática este produto será concretizado de três formas, impresso, online, e sob a forma de uma aplicação para mobile phone.
- Cartografia da ArtePublication . Neves, Belize de Melo; Caeiro, Mário Jorge da Câmara de MeloO presente trabalho apresenta as bases teórico-conceituais que fundamentam o processo de construção de um objeto gráfico de comunicação sobre o mercado de arte na contemporaneidade e apresenta o desenvolvimento de sua concretização, assim como seu produto final. Trata-se da elaboração de uma ferramenta de gestão cultural com características cartográficas: A Cartografia do Sistema de Arte na Contemporaneidade – CA, é um objeto de comunicação teórico-imagético sobre o mercado de arte que tem como objetivo comunicar - de forma sintética e sinérgica, rápida, intuitiva e totalizadora - a complexidade desse sistema de arte. O método utilizado para seu desenvolvimento envolveu pesquisa bibliográfica sobre bases teóricas nas áreas de gestão, filosofia, design e comunicação (dentre outras). Envolveu também a elaboração de uma análise sobre os elementos recolhidos, os modos de operação e o estabelecimento de nexos dentro do mercado contemporâneo das artes; além da elaboração de estudos prévios e diretrizes para a construção do objeto comunicacional: Por fim, incluiu o acompanhamento e concretização do projeto em parceria com uma profissional do design. Como produto, foi desenvolvida a CA, um objeto impresso que representa graficamente a estrutura e o funcionamento do sistema. Durante a execução do projeto, identificou-se a possibilidade de construir uma complementação para detalhamento do conteúdo da CA e disponibilizá-lo ao público interessado no sistema do mercado de arte na contemporaneidade, em formato eletrônico, na world wide web, para o qual o mapa direciona seus leitores. Concluiu-se que este é um campo aberto a novos estudos, inovações e empreendimentos e continua-se a acreditar, principalmente agora que adquiriu materialidade, que a CA possa ser útil a estudantes, ao público, aos profissionais das artes e da gestão cultural que desejam conhecer o funcionamento do mercado de arte contemporâneo.
- O monumento gótico como suporte da prática artística contemporâneaPublication . Almeida, Patrícia Virgílio de; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaA presente investigação de tese de mestrado em gestão cultural tem como objetivo propor um projeto de intervenção contemporânea no Mosteiro de Santa Maria da Vitória – Batalha, onde realizei o meu estágio. O contexto arquitetónico, espacial, cultural e social como suporte da prática artística, assim como a consciência e tentativa de criação de intimidade entre um monumento gótico e um objeto artístico contemporâneo são o fio condutor deste projeto. Também tem a intenção de entender qual a importância deste género de projetos no património e na sua gestão e dinamização. Enquanto projeto, foi proposto a dois artistas plásticos contemporâneos a conceção de uma instalação artística através de uma abordagem ao lugar no seu contexto arquitetónico, histórico e também social: a perceção do espaço, assim como a desmistificação da experiência dos artistas no monumento surgem como a ilustração que inicia a proposta prática deste projeto. Desta forma, procuro o envolvimento de profissionais da gestão cultural, e das artes plásticas num processo colaborativo em que cada saber é operacionalizado dialogicamente. O Mosteiro da Batalha ganha um carater de instalação experimental relevando diferentes fazeres num todo definido coletivamente; o espetador torna-se parte integrante da obra. A experiência sensorial dos artistas no Mosteiro da Batalha é a base de todo o desenvolvimento do processo construtivo da obra, no final pretende-se criar um diálogo entre o monumento e a arte contemporânea, respeitando-se mutuamente. Com o tema O monumento gótico como suporte da prática artística contemporânea pretende-se desenvolver um estudo em especial sobre o Mosteiro de Santa Maria da Vitória e intervenções site-specific nesse contexto espacial em duas perspetivas, de um lado do artista e do outro da gestão do património. Será também uma reflexão acerca da arte contemporânea como expoente simbólico do lugar.
- A importância dos eventos para as instituições culturaisPublication . Ferreira, Ana Catarina Coelho; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre a experiência vivida durante o estágio realizado na Fundação de Serralves no âmbito do Mestrado em Gestão Cultural pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. O estágio curricular decorreu entre 18 de Abril e 30 de Junho de 2016 e consistiu na colaboração da produção do evento “Serralves em Festa”, o maior evento organizado pela Fundação de Serralves. Durante o estágio foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado e conhecer melhor a Instituição e a importância do seu trabalho no panorama cultural português. Foi também possível aprender e observar todo o trabalho necessário para a organização de um evento cultural de grande dimensão. Este estágio foi uma ótima experiência pessoal e profissional e um importante marco na transição de estudante para o mercado de trabalho. Este relatório de estágio apresenta o percurso teórico e prático realizado durante o estágio curricular aplicando os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado.
