Browsing by Issue Date, starting with "2020-03-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Biblioteca Digital Infantil “Ícones da cidade”Publication . Ferreira, Verónica Alexandra Norte Agostinho; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaA biblioteca, o livro infantil, o digital e as novas tecnologias são os termos que resumem a temática do projeto tese que apresento de seguida, e que me encaminham ao longo de um projeto para a criação de uma Biblioteca digital infantil, uma coleção de cinco livros digitais em que a memória é enaltecida. Uma coleção de livros Digitais não digitalizados, feitos originalmente para o digital, cinco livros sobre cinco ícones da Cidade das Caldas, de cinco autores e ilustradores das Caldas ou com ligações à cidade. É na infância que as crianças começam a criar uma relação com o mundo e com os objetos que a rodeiam. Os livros são um desses objetos, considerados ferramentas fundamentais para o seu desenvolvimento. A presença do livro no universo onde a criança se movimenta, principalmente no meio familiar e escolar, sempre com a orientação de um adulto, desempenha um papel de enorme relevância no percurso a percorrer no seu futuro (Bastos, 1999). Também Alice Vieira defende que as histórias e personagens que levam ao sonho e ao imaginário ajudam “as crianças a tornarem-se adultos” (Santos, 2007). Em plena era digital, em que todos estamos em rede e em que as novas tecnologias fazem parte do nosso quotidiano, torna-se um desafio para os pais e educadores incentivarem os mais jovens para a leitura. Perante crianças e jovens que nasceram e crescem com o apelo tecnológico fará todo o sentido utilizálo para os incentivar à leitura. Com o acompanhamento dos pais em casa e dos educadores na sala de aula, a utilização de livros digitais pode revelar-se uma forma interessante de envolver os mais jovens com os livros. Na obra intitulada “Learning to Live” de 2009, Jane Finnis ressalta a importância de o mundo digital ser utilizado como um meio de atração para a cultura, a tecnologia está cada vez mais a evoluir devendo ser utilizada pelas instituições culturais (como os museus e as bibliotecas), para chegar a mais público. A autora diz que não quer viver num mundo online sem cultura, considerando que deve estar disponível para consumo em todos os meios possíveis, e nos meios que as crianças e os jovens mais frequentam, o digital (Bellamy & Oppenheim, 2009). O projeto tese divide-se em duas fases, uma teórica e de investigação, relacionada com o estudo do tema e estudos de caso. A segunda fase de componente mais prática, consiste na conclusão do estudo elaborado, onde será criado o projeto a partir de todas as fases de programação do mesmo. A programação de uma biblioteca digital infantil com o objetivo de incentivar à leitura, proporcionando às crianças uma experiência diferente de ler um livro, considerando que são duas experiências diferentes e que não se anulam, acabando por coexistir, o livro digital e o livro impresso.
- Artifícios e Ofícios – Coleção João Maria Ferreira : Um projeto curatorialPublication . Sáez, Rita Maria Elias; Faria, Nuno Filipe Moreira Ribeiro deA dissertação de mestrado incide sobre uma proposta de gestão cultural para a coleção de João Maria Ferreira. Trata-se de um ensaio sobre curadoria, na conceção e organização da exposição temporária Artifícios e Ofícios – Coleção João Maria Ferreira, que apresenta cerâmica de Caldas da Rainha dos séculos XIX e XX, e pretende dar a conhecer ao público a coleção e a figura do colecionador através de um filme, concebida com uma narrativa própria e idealizada para dois espaços culturais: Museu da Cerâmica e Museu Leopoldo de Almeida.
- As novas expressões na Dança Tradicional Portuguesa: Folclore MinhotoPublication . Cunha, Flávia Mafalda Pedro da; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaDecidimos desenvolver, ao longo deste trabalho, um tema muito particular, o Folclore Minhoto, particularmente da cidade de Viana do Castelo. Pela forte ligação que temos a esta área, especificamente à dança folclórica, pretendemos estudar a sua evolução ao longo dos últimos tempos. Queremos ainda, ao longo do processo de estudo, criar um projeto que nos ajude a aproximar públicos e a divulgar esta atividade, trazendo a dança e a música folclórica para o palco da contemporaneidade, através da dança contemporânea. Queremos com este projeto divulgar junto da sociedade a cultura do folclore, demonstrando que é possível desenvolver novos projetos a partir desta cultura ancestral. Serve ainda esta dissertação como meio de desmistificar o estereótipo do folclore enquanto cultura “parola”, conceito perpetuado ao longo das últimas décadas e inscrito nas gerações mais jovens. Existe uma predileção das camadas mais jovens pelas artes contemporâneas, especialmente a dança contemporânea, deixando as tradições e a cultura dos seus antepassados, muitas vezes esquecida. Este menosprezo é detetável através da observação da audiência de eventos e espetáculos folclóricos. É importante que os grupos folclóricos se façam representar também com novas gerações, que permitam garantir e sustentar o futuro desta cultura. Usamos este objetivo como principal foco deste projeto e é, neste sentido que pretendemos desenvolver este projeto artístico e cultural, onde possamos desenvolver uma colaboração entre os grupos folclóricos de Viana do Castelo e os artistas contemporâneos selecionados, tanto na dança como na música.
- O papel do teatros no desenvolvimento de espetadores emancipadosPublication . Fernandes, Tiago Filipe Oliveira Santos Pereira; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaNesta dissertação, pretendo explorar qual a importância de um teatro de serviço público na construção e desenvolvimento de espectadores e públicos emancipados. Um teatro de serviço público é um equipamento com uma missão comum e que deve oferecer uma programação variada nas mais diversas expressões artísticas. Deve servir de suporte aos espectadores do território em que se insere e a todos aqueles que de uma ou de outra forma, não pertencendo ao território, assistem a objetos artísticos nos espaços físicos do teatro ou em espaços que o teatro municipal apropria como seus para dinamizar certa iniciativa. Assim sendo, serve os espectadores para que possam desenvolver, construir e solidificar as suas linguagens artísticas, as que já conhecem e as que ainda não, para assim poderem descodificar cada vez com mais facilidade as propostas artísticas apresentadas pelo teatro público. Hoje, cada vez mais, deparamo-nos com o crescimento de espectadores mais exigentes nas suas escolhas de objetos artísticos. Por outro lado, existe uma camada de público que não releva nem atenta especialmente ao conteúdo e ao conceito das propostas artísticas oferecidas pelos equipamentos. Importa então cruzar informações para que mais facilmente possamos entender os desafios que um equipamento desta importância apresenta.