Mestrados da ESTG
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Browsing Mestrados da ESTG by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Economia e Gestão"
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- O controlo de gestão aplicado na hotelaria: modelização do sistema integrado para a gestãoPublication . Jaulino, Inês de Oliveira; Carvalho, Henrique AmadoA constante turbulência que envolve o mundo empresarial requer instrumentos e sistemas capazes de acompanhar as mudanças repentinas nos mercados financeiros e nos comportamentos dos consumidores. A propagação da informação a uma velocidade instantânea veio, de igual modo, fomentar desafios às empresas, uma vez que as suas vantagens competitivas são facilmente copiáveis e de pouca duração. Como tal, surgiu a necessidade das empresas se restruturarem internamente para poder vingar junto dos concorrentes. Os sistemas de informação para a gestão ganham relevância junto das empresas na tentativa de se reorganizarem e se destacarem dos seus concorrentes. Assim, este projeto consiste em reestruturar a contabilidade de uma empresa na tentativa de se apurar a contribuição que cada centro de responsabilidade tem nos resultados da mesma. O facto de Portugal ser um país cujo turismo é a engrenagem para o crescimento da economia foi um fator que influenciou a escolha de uma empresa hoteleira para a criação e modelização das bases de um do sistema integrado de gestão. Deste modo, o projeto apresentado tem como principal objetivo a reorganização da contabilidade de gestão e a estruturação da base do sistema de informação para a gestão de uma empresa da área hoteleira tendo sempre em consideração as características do setor em causa. Serão desenvolvidos os conceitos relacionados com a medição do valor e com a análise de segmentos da empresa, dando especial enfâse à organização dos centros de responsabilidade e à visão multidimensional da contabilidade que permite observar os resultados em diferentes dimensões.
- Divulgação de informação e o custo de capital nas empresas cotadas em PortugalPublication . Santos, Inês Rodrigues dos; Martins, José Luís PereiraEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar a relação existente entre a divulgação de informação e o custo de capital próprio das empresas portuguesas cotadas no PSI 20. Em outras palavras, pretende-se examinar o impacto da divulgação voluntária no custo de capital próprio das empresas no ponto de vista do mercado de capitais. Para testar esta hipótese, foram recolhidos e analisados Relatórios de Gestão, Relatórios sobre o Governo das Sociedades e as Contas anuais de 21 empresas, no período de 2000 a 2012. Para avaliação do nível de disclosure das empresas, foi utilizado um índice composto por 41 itens relevantes. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o CAPM e testado por meio de regressão com dados em painel. Os resultados evidenciam que existe uma relação negativa entre o custo de capital próprio e o nivel de divulgação de informação.
- Efeito dimensão no mercado europeuPublication . Mendes, Ismaela Maisa Olegário; Duarte, Elisabete Fernanda MendesEste estudo analisa o efeito dimensão no mercado europeu. Procurou-se verificar, se as pequenas empresas conseguem ter rendibilidade maior do que as grandes empresas. Para a concretização do estudo, utilizou-se uma amostra de 375 empresas europeias pertencentes ao Índice Stoxx Europe 600. O estudo abrange um período de 10 anos, compreendido entre maio de 2004 a dezembro de 2014, como os dados são mensais compreende um período de 128 meses. Como metodologia foi inicialmente utilizada a estatística descritiva e o modelo dos efeitos fixos. A nossa amostra foi dividida, de acordo com a capitalização de mercado em dois grupos, um de grandes empresas e outro de pequenas empresas, e posteriormente cada grupo foi subdividido em duas partes, ficando assim a amostra dividida em quatro grupos. Para além da análise do efeito dimensão per si, neste estudo foi igualmente analisado o seu comportamento nos períodos pré e pós crise. Quando utilizamos a estatística descritiva, dividida a amostra em dois grupos, existe indício do efeito dimensão durante o período da amostra, tanto pela comparação de médias como pelas medianas. Analisando os dois subperíodos (antes e pós crise), o efeito dimensão está presente apenas no período depois da crise, quando analisado através de rendibilidade média. Antes da crise ambos os grupos apresentaram resultados negativos, porém as pequenas empresas tiveram pior desempenho. Feita a análise pela comparação de medianas, o efeito dimensão indicia estar presente tanto antes da crise como no período pós crise. Dividindo a amostra em quatro grupos, existe indício de que o efeito dimensão esteve presente. Este resultado surge tanto na comparação de médias como através da mediana. Nos dois subperíodos, não se encontrou indícios do efeito dimensão antes da crise, nem pela análise à mediana, nem pela média. No entanto, depois da crise, volta a existir indício do efeito dimensão. Com a utilização do modelo de regressão de efeitos fixos, este não confirma a existência do efeito dimensão. Estes resultados podem ser explicados pela diferença de comportamentos das pequenas e grandes empresas nos períodos pré e pós crise.
- O efeito janeiro: Uma análise comparativa entre mercados de economias desenvolvidas e emergentesPublication . Paiva, Sandra Cristina Ramos; Duarte, Elisabete Fernanda MendesEste estudo tem como objetivo identificar a presença de uma anomalia de mercado conhecida por efeito janeiro nos mercados desenvolvidos e emergentes. Para esta análise foram utilizados os índices MSCI World e MSCI Emergents Markets dos últimos 20 anos (1994-2015). Foi adotada a metodologia de power ratio e a regressão linear com recurso a variáveis dummy. Os resultados do estudo apontam para a presença do efeito janeiro quer nos mercados desenvolvidos quer nos mercados emergentes, apresentando-se como mais persistente no tempo nos mercados desenvolvidos e mais forte nos mercados emergentes. Para os dois tipos de mercado observa-se, igualmente, um declínio do efeito janeiro, no tempo.
- Estratégias e processo de internacionalização nos mercados polaco e romeno: Estudo de casoPublication . Matias, Paula Cristina Pereira; Ferreira, Vítor Hugo SantosA internacionalização é um fenómeno frequente nas empresas, impulsionado pela globalização, pela necessidade de crescimento e de sobrevivência face a um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, as estratégias adotadas no processo de internacionalização variam tendo em conta a empresa, o tipo de atividade, os recursos disponíveis e o país para o qual se pretende internacionalizar. Este é um procedimento meticuloso e demorado na medida em que é necessário calcular os custos e riscos associados à internacionalização e implica um estudo prévio aprofundado sobre o país e o mercado de destino para que a internacionalização se efetue com sucesso. O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever o processo de internacionalização e as estratégias adotadas por uma empresa portuguesa, para os mercados da Polónia e da Roménia. Para o efeito foi utilizada a metodologia do estudo caso por ser o método de pesquisa qualitativa mais adequado. Neste estudo é feita uma caracterização da empresa e dos mercados, e analisada a escolha destes países, as motivações, modos de entrada e obstáculos associados à expansão internacional. São analisados também os objetivos internacionais atuais e futuros do caso em estudo e realizado um contraponto sobre a relação entre algumas das teorias da internacionalização e as estratégias utilizadas pela empresa, onde se verificaram semelhanças com a Teoria de Uppsala, da Vantagem Competitiva e das Redes. Por fim, procura ainda descrever o período de 1620 horas de estágio na Índice ICT & Management, Lda., onde são apresentados os objetivos propostos e as tarefas desenvolvidas.
- Gestão do risco cambial – caso de estudo em PMEPublication . Seixas, Ana Rute de Jesus; Duarte, Elisabete Fernanda MendesOs dias de hoje são marcados pela eliminação de barreiras na comunicação e nas trocas a nível internacional, através da constante inovação das tecnologias de informação e comunicação. Para além dos riscos internos, é importante o estudo, a análise e a gestão dos riscos inerentes à internacionalização. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é apresentar ferramentas para proteção do risco cambial do grupo inCentea (grupo este com a principal área de atuação nas tecnologias de informação e comunicação). Para o efeito foram analisados os relatórios e contas das entidades envolvidas no mercado internacional, bem como mapas internos, documentos contabilísticos e práticas internas de relacionamento com o mercado externo e de definição de taxas de câmbio. Apesar dos resultados positivos, conclui-se que a evolução das taxas de câmbio não está a ser devidamente aproveitada, definindo-se um conjunto de meios e técnicas que o grupo poderá utilizar por forma a aumentar os resultados.
- O impacto da adaptação do marketing-mix na imagem da marca e na confiança dos clientes internacionaisPublication . Mendes, Martine Ribau Cardoso; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesNum mundo cada vez mais globalizado, fornecedores e clientes - não necessariamente com a mesma nacionalidade - enrentam cada vez mais desafios e mais diversos. A oferta para um mesmo produto/serviço aumenta, seja no mercado nacional, seja no mercado externo. Por seu lado, os clientes estão cada vez mais informados e, consequentemente, mais exigentes. Desta complexa relação surgem seguramente consequências para a imagem da marca e para a confiança que se vai estabelecendo entre o fornecedor e o cliente. Este estudo procurou determinar se a experiência de internacionalização das empresas e a distância cultural entre os mercados exige ou não uma adaptação dos elementos do marketing-mix e que influência é que essa adaptação (ou ausência dela) tem sobre a imagem da marca e a confiança que, ao longo do tempo, se vai estabelecendo entre fornecedores e clientes de nacionalidades diferentes. Com base no estudo de uma amostra de 117 empresas, concluiu-se que as empresas com maior experiência de internacionalização são mais propensas a adaptar alguns dos elementos do marketing-mix, nomeadamente os benefícios do produto e o elemento Pessoas, representado aqui pelos colaboradores das empresas. A partir dos resultados obtidos são feitas recomendações às empresas já internacionalizadas que, contudo, podem ser seguidas por empresas que estejam no momento de considerar a possibilidade da internacionalização.
- O impacto do governo das sociedades na manipulação dos resultados na EuropaPublication . Reis, Tiago André Antunes Pereira; Jorge, Maria João da SilvaO presente estudo tem como objetivo a análise do impacto do governo das sociedades nas práticas de manipulação dos resultados. Estes dois conceitos encontram-se interligados, uma vez que o principal objetivo do governo das sociedades é atenuar os conflitos de agência entre gestores e detentores de capital. Deste modo, o governo das sociedades traduz-se num conjunto de mecanismos que procuram alterar o comportamento oportunista dos gestores, a fim de que as decisões tomadas maximizem o valor da empresa para os acionistas. Por outro lado, a manipulação dos resultados corresponde à alteração propositada das demonstrações financeiras por parte da gestão com o intuito de obter benefícios privados. Consideramos uma amostra constituída por 252 empresas não financeiras, cotadas nos principais índices europeus no ano de 2013, num total de 16 países. Para mensurar a qualidade de governo das sociedades foi utilizado o Corporate Governance Quickscore, ao passo que considerámos os accruals discricionários como variável representativa das práticas de manipulação dos resultados. Concretamente, foi utilizado o modelo de Larcker e Richardson (2004) para estimação dos accruals discricionários. Através de um modelo de regressão linear, apresentamos evidência empírica significativa de que existe uma relação negativa entre o governo das sociedades e a manipulação dos resultados. Assim, um maior nível de qualidade de governo das sociedades está associada a um baixo nível de manipulação dos resultados. Verifica-se também que a variável representativa das oportunidades de crescimento apresenta uma relação positiva e significativa com a manipulação dos resultados, ou seja, quanto maiores forem as oportunidades de crescimento ao dispor da empresa maior será o nível de manipulação dos resultados.
- A influência dos sistemas de informação na gestão de doentes do Centro Hospitalar de LeiriaPublication . Conceição, Cristiana Patrícia Pereira; Ascenso, Rita Margarida TeixeiraO número diário de doentes que recorrem às urgências é uma constante preocupação por parte dos Conselhos de Administração dos hospitais públicos, e o hospital de Leiria não é exceção. O principal objetivo deste trabalho é identificar toda a cadeia de gestão de marcação de Consultas Externas, de modo a entender se existem motivos para que os utentes/ doentes recorram a uma urgência em vez de preferirem consultas agendadas. As principais metas concretizadas durante o estágio curricular foram: reconhecimento dos sistemas de informação utilizados no processo de marcação de consulta externa; identificação de problemas existentes com os mesmos; verificação do cumprimento dos Tempos Máximos de Resposta Garantida (TMRG) nos pedidos do programa Consulta a Tempo e Horas; verificação da satisfação do utente perante o Short Message Service (SMS) e análise de faltas às consultas agendadas por parte dos utentes, procurando a sua associação com o envio de SMS. Concluiu-se que apesar de existirem algumas limitações nos sistemas de informação utilizados no Serviço de Gestão de Doentes do hospital referido que não são propriamente a causa pela qual os utentes recorrem à urgência. Ao nível das consultas externas foi observada a existência de grande número de faltas pelo que foi verificado o impacto dos SI nas faltas. No geral, existe satisfação dos utentes perante o serviço de envio de SMS mas a população mais idosa não o utiliza. Uma proposta de melhoria seria a implementação de chamadas automáticas. Os principais motivos de faltas às consultas recolhidos nos questionários foram imprevistos e confusão de data/ hora de consulta, surgindo apenas um caso em que não tinha recebido SMS, e na simulação de dados foi a existência de faltas numa especialidade nos hospitais que não têm ainda o serviço de SMS podendo inferir uma relação entre os SI e a admissão dos utentes.
- A lealdade à marca enquanto fator determinante da fidelização de clientes: estudo comparativo aplicado às marcas comercializadoras de combustívelPublication . Ribeiro, Maria Inês Pontes; Moreira, Jacinta Raquel MiguelHoje em dia, os consumidores estão em constante mutação e perante a concorrência altamente competitiva é imperativo tomar as melhores decisões no que diz respeito às estratégias de marketing para fidelização de clientes, pois a lealdade é um pilar das empresas para a obtenção de lucro. O objetivo deste estudo é verificar quais as variáveis que têm impacto no Word-of-mouth negativo e na lealdade à marca das marcas comercializadoras de combustíveis. Deste modo, foram estudadas as variáveis preço no seu papel negativo, mais propriamente os constructos sensibilidade ao preço, sensibilidade às promoções, sensibilidade aos cupões de desconto e price mavenism, como também a conveniência, a publicidade e a qualidade percebida. Os resultados mostraram que apenas a qualidade percebida influencia tanto a variável WOM negativo como a lealdade à marca.