Mestrados da ESTG
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- As aplicações móveis na gestão da produção : desenvolvimento de uma aplicação para a área da manutençãoPublication . Batista, Rui Pedro SoaresO aparecimento de novas tecnologias, aliado à constante evolução das infraestruturas de comunicação de redes móveis, tem possibilitado o desenvolvimento de sistemas de informação de gestão e apoio aos mais diversos sectores de actividade, como é o caso da produção industrial. Um dos factores que influencia o sector da produção, quer em termos de custos, quer em termos de rentabilidade e produtividade, é a manutenção dos sistemas de produção, nomeadamente das linhas de produção e das máquinas que as compõem. Pretende-se que a manutenção seja feita no mais curto espaço de tempo, de modo a minimizar as paragens dos equipamentos, para afectar o menos possível o processo produtivo. Uma vez que as aplicações móveis no sector da manutenção industrial ainda não ocupam um lugar de destaque, neste trabalho apresenta-se uma aplicação móvel integrada num sistema de informação ERP capaz de tornar mais eficiente o processo de manutenção. A aplicação apresentada neste trabalho reside um dispositivo móvel do tipo PDA, baseado em Windows Mobile, e permite efectuar a gestão da manutenção, on-line com um sistema ERP, ou off-line, com possibilidade de realizar a sincronização dos dados através de um webservice. Esta solução permite realizar as tarefas de monitorização, registo e acompanhamento da manutenção preventiva e correctiva com total mobilidade, assegurando a integração dos dados entre o sistema ERP e a aplicação móvel. A área da manutenção, pela importância que representa no sector produtivo, é uma área crítica, que poderá assim beneficiar das tecnologias móveis, agilizando processos que de outra forma seriam mais complexos e morosos.
- GISP Controlo : sistema de informação auxiliar para custódia de reclusosPublication . Reis, Maria José GarciaO principal objectivo deste trabalho surge da necessidade de criar um sistema que possibilite ao Grupo de Intervenção de Segurança Prisional (GISP) gerir a informação relacionada com os serviços de escoltas e de remoções. Para o caso dos serviços de remoções, o sistema tem ainda que permitir monitorizar o percurso das viaturas. Um elemento preponderante do sistema deve ser o seu baixo custo, tanto ao nível dos recursos materiais, como do software. Deste modo privilegiaram-se soluções assentes em equipamento de baixo custo e em software de código aberto. Para suporte ao sistema de informação, foram desenvolvidas três aplicações: GISP Controlo Web, GISP Controlo Mobile e GISP Controlo Server. Como o nome sugere, a aplicação GISP Controlo Web assenta em plataforma web, e visa permitir não só o agendamento dos transportes para remoções de reclusos, como também intervém ainda na monitorização das operações de transporte, possibilitando o acompanhamento dos percursos das viaturas do serviço de remoções. Para o efeito, a informação é disponibilizada via Google maps. A aplicação GISP Controlo Mobile, foi desenvolvida para um smartphone com GPS incorporado onde corra o sistema operativo Android. Esta aplicação constrói e envia, periodicamente, mensagens de texto curtas (SMS) para o modem instalado no computador dos serviços centrais. As mensagens SMS enviadas contêm a informação das coordenadas GPS correspondentes à localização do próprio equipamento que deve estar incorporado nas viaturas. Por sua vez, a aplicação GISP Controlo Server encontra-se instalada no computador dos serviços centrais, acoplado a um modem GSM. A aplicação, acede periodicamente ao modem para ler as mensagens SMS recebidas, inserindo os dados (longitude, latitude e data/hora) na base de dados. O acesso ao modem é feito através de comandos AT. Este trabalho apresenta ainda um levantamento dos estudos existentes na temática da gestão de veículos, bem como uma análise sobre os sistemas de localização em tempo real, sistemas operativos para dispositivos móveis e tecnologias envolvidas e sobre a tecnologia GSM. Apesar do sistema GISP Controlo ainda não se encontrar em produção, acredita-se que o sistema seja uma solução economicamente viável para assistir nas tarefas relacionadas com os serviços de escolta e remoções de reclusos, e de monitorização dos veículos de transportes quando esses se encontram em missão.
- Disponibilização de conteúdos LMS em dispositivos móveisPublication . Maximiano, Catarina Isabel SilvaActualmente, os dispositivos móveis estão cada vez mais presentes nas tarefas diárias das nossas vidas. Devido ao rápido desenvolvimento das tecnologias de comunicações móveis e das redes sem fio, elevando exponencialmente o número de pessoas que usam os dispositivos móveis. Neste contexto, aparece o m-learning que estende o conceito de elearning, onde alarga o conceito de mobilidade, especialmente com o uso de recursos tecnológicos. Portanto, a computação móvel concentra o paradigma do "anytime, anywhere access", oferecendo recursos para a educação à distância através dos dispositivos móveis. Este paradigma permite que a informação seja disponibilizada aos utilizadores com maior flexibilidade e diversidade. Fazendo com que a aprendizagem surja em locais e horários não convencionais. A necessidade de aprendizagem ao longo da vida, formação, mobilidade e flexibilidade do ensino e da penetração das tecnologias móveis possibilita aos dispositivos móveis, devido à sua principal característica - a mobilidade - o apoio e desenvolvimento de novas abordagens no contexto educacional como instrumentos de apoio à aprendizagem. Este estudo apresenta o trabalho realizado no âmbito da criação de uma aplicação de suporte ao ensino à distância no ensino superior. O objectivo principal consiste na utilização dos dispositivos móveis como ferramentas de apoio, com a finalidade de exibirem as informações sobre as disciplinas/conteúdos disponíveis no LMS. De forma a poder validar o estudo efectuado, foram realizados testes com os alunos do Instituto Politécnico de Leiria e sendo o Moodle a plataforma LMS escolhida para os testes.
- Arquitecturas IPTVPublication . Neto, Paulo Jorge Mendes CardosoOs operadores de telecomunicações de todo o Mundo estão a investir em novas formas de fornecer aos seus clientes serviços de TV + Voz + Internet, em redes IP unificadas, que proporcionam novas oportunidades de negócio, e serviços inovadores, onde o IPTV se encaixa na perfeição. Esta dissertação propõe um estudo na área de IPTV, com especial atenção nas arquitecturas de rede, codecs, protocolos, QoS/QoE, e redes wireless. O serviço de IPTV é extremamente sensível a perdas e atrasos de pacotes nas redes de cabo, mas nas redes wireless existem outras condicionantes que degradam o serviço ainda mais. Baseado neste estudo é testado o comportamento de live stream multicast (Live IPTV), nas redes wireless, que apresentam várias limitações quando operam com IP multicast. Os testes são realizados numa rede laboratorial, que é uma réplica dum segmento existente na rede wireless da freguesia da Memória, concelho de Leiria. São realizados testes com o mesmo vídeo codificado nas qualididades SD, HD e FHD.
- Modelo para a gestão de aplicações móveis assistida por eventosPublication . Bernardes, Sílvio
- Mobilidade urbana sustentávelPublication . Matos, Joana Raquel da CostaO aumento do tráfego rodoviário nas grandes cidades acarreta diversos factores negativos, um dos factores principais é a poluição que origina o efeito de estufa. Desta forma surge a necessidade na melhoria das condições de deslocação reduzindo o tráfego e consequentemente a poluição. Para colmatar estes factores, muitas cidades impulsionam o uso das bicicletas criando sistemas de partilha de bicicletas. Os projectos criados implicam disponibilizar bicicletas em vários pontos da cidade permitindo aos utilizadores requisitarem uma bicicleta num ponto e entrega-la no mesmo ponto ou em outro ponto. Na cidade de Leiria surgiu o sistema de partilha de bicicletas denominado Biclis (Bicicletas da Cidade de Leiria). Este trabalho visa contribuir para dinamização do projecto Biclis na disponibilização de informação sobre as estações e bicicletas. O objectivo principal passa pelo desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos Android e uma aplicação que recebe e envia mensagens escritas, que permitem a disponibilização de informações sobre as bicicletas da cidade de Leiria.
- Transparent callPublication . Antunes, Carlos Manuel Gonçalves
- Centro histórico de Leiria: mobilidade e redes de transportePublication . Sousa, Micael da Silva eO Centro Histórico de Leiria (CHL), à semelhança de outros centros históricos, pela sua vertente cultural e patrimonial, assume especial relevância na cidade e região de Leiria. Para além dos centros históricos serem âncoras urbanas que se relacionam com a identidade das populações, a reabilitação dessas zonas, enquanto espaços urbanos modernos e pujantes de vida, é essencial. As questões da mobilidade urbana nestes espaços são um dos aspectos a considerar dado que o sistema de transportes é essencial para uma revitalização urbana que se traduz no aumento de qualidade de vida. Este trabalho tem assim como objectivo principal o estudo da situação actual do CHL no que concerne à mobilidade e proposta de soluções e estratégias alternativas que possam contribuir para a melhoria global do espaço urbano em análise. Inicialmente efectuou-se uma pesquisa bibliográfica com o intuito de caracterizar o estado actual de outras realidades semelhantes nacionais e internacionais bem como o de identificar soluções e estratégias implementadas e quais os resultados a que conduziram. Posteriormente o trabalho incidiu sobre a descrição da mobilidade e sistema de transportes, do CHL bem como o seu enquadramento no sistema global de transportes da cidade. Para tal procedeu-se ao levantamento de dados relativos às vias da zona em causa, produziu-se uma base de dados uniformizada a qual foi estruturada num Sistema de Informação Geográfica (SIG). Deste modo a visualização gráfica dos dados permitida pelo SIG permitiu a pesquisa e orientação quanto às soluções e estratégias a apresentar. Após o tratamento e análise dos dados, foram elaboradas diversas soluções e propostas estratégicas que podem melhorar as condições de mobilidade e revitalizar, a todos os níveis, o CHL. As soluções propostas assentam em vários princípios estruturantes, sendo o principal: a promoção dos modos suaves, transportes públicos e coordenação intermodal da oferta de transportes, diminuindo a dependência automóvel. No entanto, reconhecendo a importância que o automóvel tem nas sociedades contemporâneas foram salvaguardadas condições para que os moradores do CHL pudessem utilizar, também, o transporte vi individual. O rumo a uma mobilidade sustentável deve ser um processo de mudança continua, fazendo-se passo a passo, sem radicalismos e envolvendo as comunidades para que a mudança surja delas mesmas, duma consciência ambiental natural e própria. A proposta de sistema de transportes teve também em conta a dimensão comercial, turística e cultural do espaço urbano em causa dado que a polifuncionalidade e aproveitamento das potencialidades naturais e intrínsecas dos espaços urbanos é essencial para a redução de tráfego automóvel e optimização da rede de transportes, sendo igualmente um factor de coesão social.
- Modelo para a gestão e controlo da entrega na distribuição logística da empresa TransbasePublication . Mota, Sérgio DuarteA evolução acentuada das tecnologias de informação e comunicação, que se tem vindo a assistir nas últimas décadas, tem permitido que estas se encontrem implementadas em praticamente todas as áreas de negócio. Assim, é com naturalidade que as tecnologias de informação tenham sido adoptadas na logística empresarial. O forte mercado concorrencial e as suas mudanças, requerem uma constante adaptação das organizações à realidade destes factores. Deste modo as organizações fazem uso das novas tecnologias de forma a retirarem o máximo partido destas, conseguindo obter vantagens competitivas face aos seus concorrentes. Com a crescente necessidade de satisfazer clientes cada vez mais exigentes, a distribuição de mercadoria na logística empresarial ganha um relevo cada vez maior. Neste sentido, um dos factores chave para o sucesso na distribuição é a entrega atempada das encomendas ao cliente. De forma a controlar a pontualidade da distribuição, é apresentado um modelo que pretende recolher e processar os movimentos de chegada e de saída aos clientes da Transbase via SMS. A Transbase é uma empresa que compõe o grupo multinacional “Os Mosqueteiros”, e assume o papel logístico de todo o grupo a nível nacional. Esta, encontra-se responsável por armazenar, distribuir e transportar a mercadoria a partir dos seus entrepostos, fazendo-a chegar a todos os Pontos De Venda. O processo de controlo logístico ocorre, ao longo de todo o percurso de distribuição, iniciando-se com a saída das mercadorias dos entrepostos. Este modelo para além de recolher informações sobre os movimentos no imediato, visa emitir notificações referentes a atrasos aos agentes envolvidos na coordenação do transporte e distribuição, assim como aos clientes em espera. Deste modo, os alertas são efectuados nos instantes imediatamente a seguir ao registo da ocorrência, permitindo uma intervenção mais atempada na resolução de eventuais problemáticas. O modelo apresenta ainda um dashboard com os principais indicadores da taxa de pontualidade.
- Interface for audit download : I. F. A. D.Publication . Pereira, Cristopher Daniel da SilvaNo decorrer dos últimos anos, tem-se assistido à proliferação de máquinas de venda auto-mática de produtos, vulgarmente denominadas por máquinas de vending. A natureza de alguns dos produtos disponibilizados por estas máquinas, associado à criação de legislação em Portugal e na restante União Europeia, com o objectivo de assegurar o correcto manu-seamento e acondicionamento de produtos frescos, congelados e ultracongelados, obriga a que os operadores económicos tenham a necessidade proceder ao registo da temperatura do ar a que os produtos estão sujeitos enquanto estão armazenados dentro das máquinas. Para-lelamente, existe ainda a necessidade de as empresas procederem à descarga periódica da auditoria financeira dos moedeiros instalados nas máquinas. Actualmente no mercado existe um vasto conjunto de soluções que permitem a recolha dos dados de auditoria ambiental e financeira remotamente. No entanto o elevado custo dessas soluções torna diminuta a sua utilização em Portugal. Pretende-se com esta dissertação criar uma solução que visa proporcionar aos operadores económicos da indústria das máquinas de vending uma solução simples e eficaz para reco-lha de dados de auditoria, e que tire partido da deslocação regular dos repositores às máquinas de vending.