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- Estágio curricular em sistemas de informação geográfica (SIG) e gestão da manutenção das infraestruturas da empresa SIMLIS, S.A.Publication . Pinto, Pedro Miguel Barbosa; Gonçalves, Luísa Maria SilvaEste relatório tem como principal objetivo descrever de forma detalhada todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular inserido no plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil, Construções Civis para a obtenção do Grau de Mestre na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Este estágio decorreu na empresa SIMLIS, Saneamento Integrado dos Municípios do Lis, S.A., na estação de tratamento de águas residuais das Olhalvas, Leiria, durante o período de 14 de setembro de 2014 e 27 de fevereiro de 2015. Durante o estágio foram realizados trabalhos na área dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e na implementação de um armazém de materiais de construção que contribui para a gestão e manutenção das infraestruturas. Na área dos SIG havia a necessidade na empresa de atualizar a base de dados com as últimas modificações na rede através da edição prévia de projetos de construção da rede em desenho assistido por computador (CAD), a importação através de ferramentas SIG ou então pela introdução manual dos atributos de cada elemento, e, por fim, disponibilizar esta informação sob a forma de mapas impressos e em plataforma WEB pela exportação de dados para um fácil acesso à informação atualizada. Na segunda parte deste relatório é descrito todo o processo de implementação de um armazém de materiais de construção, toda a metodologia adotada e procedimentos inerentes ao seu funcionamento, assim como a catalogação do seu conteúdo em base de dados e a realização de um inventário de modo a validar o trabalho feito. São apresentadas duas propostas como desenvolvimentos futuros que permitem fazer um melhor uso das ferramentas SIG agora que existe o armazém. É proposto um estudo do fluxo dos materiais como maneira de gerir melhor o stock existente em armazém e também a modelação do armazém com todo o seu conteúdo em SIG e BIM para permitir o acesso de qualquer pessoa às informações do armazém.
- Subjective assessment of 3D still images using attention modelsPublication . Arruda, Auridélia Moura de; Assunção, Pedro António AmadoThe subjective process associated with image quality evaluation is endorsed by human psychophysical and physiological measurements. In the human visual system (HVS), the visual attention (VA) is a crucial element, which quickly identifies the notable regions of the images, subjectively linked to Regions of Interest (ROI). These are represented by a binary mask, indicating whether a pixel in the corresponding image belongs to the ROI. Subjective mechanisms dominate eye movements in the first two seconds of viewing and, due to the high relation between the eye actions and the VA, eye-tracking tests are used to validate 2D attention models: eye movements are recorded and processed to generate a Fixation Density Map (FDM). In the 3D domain, an essential factor for VA among the additional parameters of visual dimension is the scene depth. The main objective of this work was to study the impact of a particular ROI on the subjective quality perception of 3D still images, considering different types and level of noise (or distortion) in and out of the ROI. The 3DGaze images and eye movement database, obtained from an eye tracking experiment described in [1] and specifically created for performance evaluation of stereoscopic 3D attention models was used. Besides the full public availability, this database has original images in various HD sizes, all in PNG format and with natural content. Binary masks were generated for each FDM and different types and intensities of noise was added to each corresponding image according to the ROIs. By using the generated binary masks and image pixels positions in the ROI, the noise was added in the image regions located inside or outside the ROI. Subjective testing with users observing the images and scoring their quality was done to verify the importance of these regions in the subjective quality evaluation. The images were classified according to whether the noise was added inside or outside the ROI, the noise type (Gaussian, Speckle), parameter values (intensity level) and the noisy image view (left or right). The results have shown that Gaussian noise has less impact on the quality than Speckle, with higher intensity level and also when the noise is added to the right view and inside the ROI. This is justified due to the fact that viewers fix their eyes over the ROI during more time, thus perceiving higher distortion. As the amount of different image content was small, the information about the dominant eye appears to be inconclusive. Changing some parameters is suggested for future works, in such a way that there is more certainty on the results without interferences between analyses. As this work was limited to data contained in the image (bottom-up visual interest), some concepts related to the visualization context (top-down visual interest), such as rarity or surprise, may naturally be included in future works, as well as the characteristic of looking primarily for human faces or humanoid things.
- A lealdade à marca enquanto fator determinante da fidelização de clientes: estudo comparativo aplicado às marcas comercializadoras de combustívelPublication . Ribeiro, Maria Inês Pontes; Moreira, Jacinta Raquel MiguelHoje em dia, os consumidores estão em constante mutação e perante a concorrência altamente competitiva é imperativo tomar as melhores decisões no que diz respeito às estratégias de marketing para fidelização de clientes, pois a lealdade é um pilar das empresas para a obtenção de lucro. O objetivo deste estudo é verificar quais as variáveis que têm impacto no Word-of-mouth negativo e na lealdade à marca das marcas comercializadoras de combustíveis. Deste modo, foram estudadas as variáveis preço no seu papel negativo, mais propriamente os constructos sensibilidade ao preço, sensibilidade às promoções, sensibilidade aos cupões de desconto e price mavenism, como também a conveniência, a publicidade e a qualidade percebida. Os resultados mostraram que apenas a qualidade percebida influencia tanto a variável WOM negativo como a lealdade à marca.
- Estudo e análise das várias linhas de montagem, propostas de melhoria e de resolução de problemas. Apresentação e implementação da proposta escolhidaPublication . Silva, Luís Carlos Henriques da; Neves, Carlos Fernando Couceiro de SousaNa Iber-Oleff houve a oportunidade de realizar um estágio integrando-o no plano de estudos do Mestrado de Engenharia Eletrotécnica. O estágio tem como título “Estudo e análise das várias linhas de montagem, propostas de melhoria e de resolução de problemas. Apresentação e implementação da proposta escolhida”, título esse que, só por si, é representativo do que foi o desenrolar do estágio. Este documento retrata todo o percurso realizado na empresa durante o tempo de estágio bem como a explicação das tarefas realizadas e o seu desenvolvimento, tanto na área da manutenção como na de resolução de problemas. No decorrer do documento é feita uma breve apresentação da empresa e das tarefas lá realizadas. É apresentada uma breve introdução sobre manutenção, são explicadas as tarefas realizadas a nível das impressoras térmicas e a reformulação dos planos de manutenção e de alguns processos de manutenção, especificamente em robôs scara. No capítulo dedicado à resolução de problemas escreve-se sobre a necessidade de modificação e substituição de sensores para poupança de recursos, reconhecimento de contornos através de câmaras dedicadas a esse efeito e aumento da sua eficiência para um caso específico: o recondicionamento de uma linha de montagem e soldadura. É também apresentado um estudo feito às forças existentes no movimento de uma determinada peça e avaliada a necessidade de colocar um lubrificante específico, bem como melhoramentos gerais feitos em duas linhas de montagem com alterações a nível mecânico e a nível de software. O penúltimo capítulo contém a explicação do processo de criação de uma base de dados num determinado programa fornecido pela empresa bem como do seu funcionamento. Para finalizar criou-se um capítulo reservado às conclusões e resultados obtidos ao longo do estágio e ideias para desenvolvimentos futuros no decorrer do trabalho na empresa.
- Motion-based remote control device for interaction with multimedia contentPublication . Rasteiro, Miguel António da Cunha; Castro, Hugo Filipe Costelha deThis dissertation describes the development and implementation of techniques to enhance the accuracy of low-complexity lters, making them suitable for remote control devices in consumer electronics. The evolution veri ed in the last years, on multimedia contents, available for consumers in Smart TVs and set-top-boxes, is not raising the expected interest from users, and one of the pointed reasons for this nding is the user interface. Although most current pointing devices rely on relative rotation increments, absolute orientation allows for a more intuitive use and interaction. This possibility is explored in this work as well as the interaction with multimedia contents through gestures. Classical accurate fusion algorithms are computationally intensive, therefore their implementation in low-energy consumption devices is a challenging task. To tackle this problem, a performance study was carried, comparing a relevant set of professional commercial of-the-shelf units, with the developed low-complexity lters in state-of-the-art Magnetic, Angular Rate, Gravity (MARG) sensors. Part of the performance evaluation tests are carried out under harsh conditions to observe the algorithms response in a nontrivial environment. The results demonstrate that the implementation of low-complexity lters using low-cost sensors, can provide an acceptable accuracy in comparison with the more complex units/ lters. These results pave the way for faster adoption of absolute orientation-based pointing devices in interactive multimedia applications, which includes hand-held, battery-operated devices.
- Fatores determinantes da intenção de compra mediada pelos social media: um estudo exploratório sobre o consumo de Moda em PortugalPublication . Ferreira, Diana Rita Coutinho; Moreira, Jacinta Raquel MiguelAtualmente, os social media constituem uma peça fundamental para o mercado de Moda, pelas novas oportunidades trazidas e pelas alterações ocorridas ao nível do comportamento do consumidor. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar os fatores determinantes da intenção de compra de produtos de Moda, mediada pelos social media, tendo por base as consumidoras portuguesas. Esta pesquisa surge da necessidade de compreender a relação entre as consumidoras de produtos de Moda e os social media, com especial enfoque nas motivações destas na utilização destes. Apesar da existência de enúmero estudos sobre o comportamento do consumidor, só mais recentemente os académicos se têm debruçado sobre a sua aplicação no ambiente digital. Os resultados do estudo realizado junto de 421 indivíduos do sexo feminino, sugerem que a suscetibilidade destes à influência social online e à UGC influenciam positivamente a intenção de compra mediada pelos social media. Por sua vez, também a inovatividade e o envolvimento com Moda são capazes de influenciar positivamente a intenção de compra. Ainda, a inovatividade parece influenciar o envolvimento com Moda, e a suscetibilidade do indivíduo à influência social online e à UGC, uma vez que quanto maior for o grau de inovatividade do indivíduo, maior será a sua predisposição a adoptar novas tendências e tecnologias. Também o envolvimento com Moda apresenta um papel fulcral face à suscetibilidade à influência social online, à UGC uma vez que quanto maior for o envolvimento do consumidor com Moda, maior será a sua predisposição a procurar e acompanhar conteúdos sobre os produtos deste mercado. Deste modo, quanto mais inovadores e envolvidos forem os consumidores, maior será a sua suscetibilidade à influência de terceiros, assim como à criação de conteúdos, apresentando uma maior probabilidade de ocorrer intenção de compra mediada pelos social media. Também a idade dos indivíduos parece influenciar alguns aspetos do seu comportamento nos social media. É a partir destes resultados que são apresentadas algumas recomendações de atuação para empresas face aos novos desafios dos social media.
- Levantamento e caracterização das patologias da Capela do Fundador do Mosteiro da Santa Maria da VitóriaPublication . Vazão, Flávio José Mota; Gaspar, Florindo José MendesO Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, é um dos mais belos exemplos de arquitetura em Portugal e na Europa, fazendo parte da lista do Património Mundial da UNESCO desde Dezembro de 1983. A sua construção levou 150 anos, ao longo de diversas fases e composto por vários estilos: gótico, manuelino e uns toques de renascentista. Foram feitas algumas alterações ao projeto inicial, resultando num grandioso e complexo Monástico que hoje inclui uma igreja, dois claustros com divisões anexas e dois panteões reais, a capela do fundador e as capelas imperfeitas. O património construído reúne patologias e defeitos derivados da deterioração dos materiais, cargas repetidas, falta de manutenção e eventos excecionais. Dentro deste processo, as técnicas de inspeção e diagnóstico desempenham um papel importante, fornecendo informações e permitindo a definição de medidas de reparação adequadas. Para iniciar este levantamento no Mosteiro de Santa Maria da Vitória a Capela do Fundador foram efetuadas campanhas de inspeção não destrutiva, ou seja, a termografia, teste ultrassónico, diagnóstico preliminar com mapeamento das patologias, varrimento laser scanning e esclerómetro. Verificaram-se diferenças significativas nos resultados obtidos com os ultrassons e o esclerómetro segundo a orientação e patologias, que parecem estar associadas à degradação superficial da pedra. Da análise do varrimento laser foram verificados alguns deslocamentos horizontais da estrutura. Os resultados alertam para a necessidade de monitorização do Mosteiro como meio de prevenir a sua degradação. Da análise ao mapeamento, as crostas negras é a patologia mais comum na Capela do Fundador e no Mosteiro em geral. A pátina é também uma patologia que abrange a CF em larga escala.