Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.44 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Num mundo cada vez mais globalizado, fornecedores e clientes - não necessariamente com a
mesma nacionalidade - enrentam cada vez mais desafios e mais diversos. A oferta para um
mesmo produto/serviço aumenta, seja no mercado nacional, seja no mercado externo. Por seu
lado, os clientes estão cada vez mais informados e, consequentemente, mais exigentes.
Desta complexa relação surgem seguramente consequências para a imagem da marca e para a
confiança que se vai estabelecendo entre o fornecedor e o cliente. Este estudo procurou
determinar se a experiência de internacionalização das empresas e a distância cultural entre os
mercados exige ou não uma adaptação dos elementos do marketing-mix e que influência é que
essa adaptação (ou ausência dela) tem sobre a imagem da marca e a confiança que, ao longo do
tempo, se vai estabelecendo entre fornecedores e clientes de nacionalidades diferentes.
Com base no estudo de uma amostra de 117 empresas, concluiu-se que as empresas com maior
experiência de internacionalização são mais propensas a adaptar alguns dos elementos do
marketing-mix, nomeadamente os benefícios do produto e o elemento Pessoas, representado
aqui pelos colaboradores das empresas.
A partir dos resultados obtidos são feitas recomendações às empresas já internacionalizadas
que, contudo, podem ser seguidas por empresas que estejam no momento de considerar a
possibilidade da internacionalização.
Description
Keywords
Internacionalização Distância cultural Adaptação Standardização Imagem de marca Confiança