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- O meu percurso da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Santos, Rita Isabel Mariano dos; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Apresenta-se dividido em duas partes, a primeira refere-se às vivências em contexto de Creche e a segunda está direcionada para as vivências em contexto de Jardim de Infância. A parte I é dividida em dois pontos. Em primeiro lugar apresento uma componente reflexiva sobre o meu percurso ao longo da Prática Pedagógica em contexto de Creche, onde reflito sobre expectativas, ligação com as crianças, dificuldades sentidas, aspetos positivos e mudança de atitude. O segundo ponto consiste na apresentação de um ensaio investigativo intitulado “Que explorações livres três crianças de idades compreendidas entre os 15 e os 19 meses estabelecem quando manipulam materiais propostos pelo adulto?”. Os resultados mostram que as crianças participantes no estudo, quando exploravam livremente os materiais faziam classificações, tentavam formar padrões, utilizavam os sentidos e faziam jogos simbólicos. A parte II é igualmente dividida em dois pontos. Inicialmente dou a conhecer uma dimensão reflexiva onde exponho tudo o que de mais relevante vivenciei no contexto de Jardim de Infância, evidenciando expectativas, observação, intervenção, aspetos positivos, dificuldades e a realidade. Segue-se o trabalho baseado na metodologia de trabalho de projeto, realizado no contexto de Jardim de Infância que tem como título “Os Caracóis”.
- O Marketing relacional e a comunicação integrada de marketingPublication . Santos, Diogo André Marques; Simão, Lídia Maria BarrosoNo presente trabalho são apresentadas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio curricular no Grupo Movicortes, bem como, a sua análise crítica e sugestões de futuras melhorias que possam a vir ser implementadas no Grupo Movicortes. Numa perspetiva teórica, este trabalho analisa o marketing relacional e a comunicação integrada, nomeadamente os respetivos conceitos, a sua importância, a forma como devem ser aplicados nas organizações e alguns pressupostos para o sucesso da sua aplicabilidade. O marketing relacional revela nos dias de hoje uma grande relevância no que toca à forma como as organizações interagem com os seus públicos internos e externos. A aplicação de uma estratégia de marketing relacional tem obrigatoriamente que incluir uma estratégia de comunicação integrada. Através da comunicação integrada é possível adaptar novas formas de comunicar, que promovem a partilha de informação, de emoções, de valores, de experiências, etc., através de um canal de comunicação bidirecional. Criar relações duradouras e de extrema qualidade é fundamental para a retenção e valorização de clientes nas organizações, sendo necessário existir uma cultura organizacional direcionada para este tipo de marketing. Hoje-em-dia as organizações que não tenham como objetivo a retenção de clientes e a criação de valor para estes, terão muitas dificuldades em criar uma vantagem competitiva devido ao facto de existir uma grande e rápida mudança nos mercados e à concorrência existente. A presença deste tipo de marketing no Grupo Movicortes é de extrema importância para a melhoria nas relações entre o grupo e os seus clientes.
- inCentea MI – a união do marketing e da inovação para o sucesso de uma nova marcaPublication . Rodrigues, Diana Alexandra dos Santos; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroSabe-se que a mudança é, cada vez mais, uma constante, e que os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso, é necessário tomar medidas para continuar a satisfazer as suas necessidades, definindo novas estratégias de marketing e comunicação e apostando na inovação. As novas marcas já são criadas para poderem adaptar-se a estas condições, de modo a continuarem a ser processos de criação de diferenças e continuarem a ser distintivas, valorizadas, entregues de forma constante e mantidas ao longo do tempo. Tendo isto em conta, a inCentea decidiu criar uma nova área de negócio, que nasce da fusão de duas empresas que integravam o Grupo inCentea, capaz de atuar neste mercado. Abrangendo o marketing e a inovação, a inCentea MI está preparada para reagir aos estímulos do mercado e apresentar soluções para os desafios apresentados por ele. O objetivo deste trabalho é apresentar a nova marca lançada pela empresa inCentea, local do Estágio Curricular, fazendo referência às atividades desenvolvidas durante o período de estágio e algumas sugestões de melhoria.
- O impacto da adaptação do marketing-mix na imagem da marca e na confiança dos clientes internacionaisPublication . Mendes, Martine Ribau Cardoso; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesNum mundo cada vez mais globalizado, fornecedores e clientes - não necessariamente com a mesma nacionalidade - enrentam cada vez mais desafios e mais diversos. A oferta para um mesmo produto/serviço aumenta, seja no mercado nacional, seja no mercado externo. Por seu lado, os clientes estão cada vez mais informados e, consequentemente, mais exigentes. Desta complexa relação surgem seguramente consequências para a imagem da marca e para a confiança que se vai estabelecendo entre o fornecedor e o cliente. Este estudo procurou determinar se a experiência de internacionalização das empresas e a distância cultural entre os mercados exige ou não uma adaptação dos elementos do marketing-mix e que influência é que essa adaptação (ou ausência dela) tem sobre a imagem da marca e a confiança que, ao longo do tempo, se vai estabelecendo entre fornecedores e clientes de nacionalidades diferentes. Com base no estudo de uma amostra de 117 empresas, concluiu-se que as empresas com maior experiência de internacionalização são mais propensas a adaptar alguns dos elementos do marketing-mix, nomeadamente os benefícios do produto e o elemento Pessoas, representado aqui pelos colaboradores das empresas. A partir dos resultados obtidos são feitas recomendações às empresas já internacionalizadas que, contudo, podem ser seguidas por empresas que estejam no momento de considerar a possibilidade da internacionalização.