Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
513.17 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a relação existente entre a divulgação
de informação e o custo de capital próprio das empresas portuguesas cotadas no PSI 20.
Em outras palavras, pretende-se examinar o impacto da divulgação voluntária no custo de
capital próprio das empresas no ponto de vista do mercado de capitais. Para testar esta
hipótese, foram recolhidos e analisados Relatórios de Gestão, Relatórios sobre o Governo
das Sociedades e as Contas anuais de 21 empresas, no período de 2000 a 2012. Para
avaliação do nível de disclosure das empresas, foi utilizado um índice composto por 41
itens relevantes. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o CAPM e
testado por meio de regressão com dados em painel. Os resultados evidenciam que existe
uma relação negativa entre o custo de capital próprio e o nivel de divulgação de
informação.
Description
Keywords
Custo de capital próprio Divulgação de informação PSI 20 Portugal