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Advisor(s)
Abstract(s)
O número diário de doentes que recorrem às urgências é uma constante preocupação por
parte dos Conselhos de Administração dos hospitais públicos, e o hospital de Leiria não é
exceção. O principal objetivo deste trabalho é identificar toda a cadeia de gestão de
marcação de Consultas Externas, de modo a entender se existem motivos para que os
utentes/ doentes recorram a uma urgência em vez de preferirem consultas agendadas.
As principais metas concretizadas durante o estágio curricular foram: reconhecimento dos
sistemas de informação utilizados no processo de marcação de consulta externa;
identificação de problemas existentes com os mesmos; verificação do cumprimento dos
Tempos Máximos de Resposta Garantida (TMRG) nos pedidos do programa Consulta a
Tempo e Horas; verificação da satisfação do utente perante o Short Message Service
(SMS) e análise de faltas às consultas agendadas por parte dos utentes, procurando a sua
associação com o envio de SMS.
Concluiu-se que apesar de existirem algumas limitações nos sistemas de informação
utilizados no Serviço de Gestão de Doentes do hospital referido que não são propriamente
a causa pela qual os utentes recorrem à urgência. Ao nível das consultas externas foi
observada a existência de grande número de faltas pelo que foi verificado o impacto dos SI
nas faltas. No geral, existe satisfação dos utentes perante o serviço de envio de SMS mas a
população mais idosa não o utiliza. Uma proposta de melhoria seria a implementação de
chamadas automáticas. Os principais motivos de faltas às consultas recolhidos nos
questionários foram imprevistos e confusão de data/ hora de consulta, surgindo apenas um
caso em que não tinha recebido SMS, e na simulação de dados foi a existência de faltas
numa especialidade nos hospitais que não têm ainda o serviço de SMS podendo inferir uma
relação entre os SI e a admissão dos utentes.
Description
Keywords
Gestão de Doentes Consulta Externa Faltas às consultas agendadas TMRG Sistemas de Informação Serviço de SMS
