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Authors
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Abstract(s)
Este estudo analisa o efeito dimensão no mercado europeu. Procurou-se verificar, se as
pequenas empresas conseguem ter rendibilidade maior do que as grandes empresas. Para a
concretização do estudo, utilizou-se uma amostra de 375 empresas europeias pertencentes ao
Índice Stoxx Europe 600.
O estudo abrange um período de 10 anos, compreendido entre maio de 2004 a dezembro de
2014, como os dados são mensais compreende um período de 128 meses. Como
metodologia foi inicialmente utilizada a estatística descritiva e o modelo dos efeitos fixos.
A nossa amostra foi dividida, de acordo com a capitalização de mercado em dois grupos, um
de grandes empresas e outro de pequenas empresas, e posteriormente cada grupo foi
subdividido em duas partes, ficando assim a amostra dividida em quatro grupos.
Para além da análise do efeito dimensão per si, neste estudo foi igualmente analisado o seu
comportamento nos períodos pré e pós crise.
Quando utilizamos a estatística descritiva, dividida a amostra em dois grupos, existe indício
do efeito dimensão durante o período da amostra, tanto pela comparação de médias como
pelas medianas. Analisando os dois subperíodos (antes e pós crise), o efeito dimensão está
presente apenas no período depois da crise, quando analisado através de rendibilidade
média. Antes da crise ambos os grupos apresentaram resultados negativos, porém as
pequenas empresas tiveram pior desempenho. Feita a análise pela comparação de medianas,
o efeito dimensão indicia estar presente tanto antes da crise como no período pós crise.
Dividindo a amostra em quatro grupos, existe indício de que o efeito dimensão esteve
presente. Este resultado surge tanto na comparação de médias como através da mediana. Nos
dois subperíodos, não se encontrou indícios do efeito dimensão antes da crise, nem pela
análise à mediana, nem pela média. No entanto, depois da crise, volta a existir indício do
efeito dimensão. Com a utilização do modelo de regressão de efeitos fixos, este não
confirma a existência do efeito dimensão. Estes resultados podem ser explicados pela
diferença de comportamentos das pequenas e grandes empresas nos períodos pré e pós crise.
Description
Keywords
Eficiência do mercado Efeito dimensão Modelo de efeitos fixos