Mestrados da ESTM
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Browsing Mestrados da ESTM by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Achieving sustainable in hotel industry by introducing more environmentally friendly eco-tourism practices and promotion green consumers and tourismPublication . Chennana, Rakesh Reddy; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaThe increased awareness and concern regarding the environmental sustainability do not only have influence on consumers' perspectives and choice but also on the businesses and their profits. Due to an increase understanding regarding environmentally friendly products and services there have been an increased demand for green tourism. Leading to an increase demand for businesses especially hotel industry industry to achieve sustainability and show level of environmental responsiveness. Resulting in a great measures taken by hotels and tourism industry to implement environmentally friendly measures and social responsiveness to achieve customer satisfaction by providing competitive edge and gain destination competitiveness in terms of green tourism. ....
- Alimentos funcionais : o impacto da rotulagem no comportamento do consumidorPublication . Silva, Maria João Marques da; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoO aumento da esperança de vida conduz um aumento da incidência de doenças crónicas tais como a diabetes, cancro e doenças cardiovasculares (associadas a problemas com colesterol). De uma forma geral, os consumidores estão cada vez mais preocupados em evitar o consumo de alimentos que podem ser prejudiciais ao organismo e ao mesmo tempo, aumentar o consumo de alimentos que podem contribuir para uma melhoria da qualidade de vida. Com o objetivo de minimizarem os custos associados à saúde, os governos de diversos países promovem o desenvolvimento de estudos sobre produtos que possuam efeitos benéficos para a saúde, para além dos seus efeitos nutricionais básicos. Exemplo disso, são os alimentos funcionais Um alimento funcional é similar em aparência a um alimento convencional ou pode mesmo ser mesmo um, que é consumido como parte de uma dieta usual. Por outro lado, está demostrado que um alimento funcional pode ter benefícios fisiológicos e/ou reduzir o risco de doenças crónicas (para além das funções nutricionais básicas). Estes contêm compostos bioativos que podem melhorar as condições gerais do corpo (como é o caso dos prebióticos e probióticos), diminuir o risco de algumas doenças (como por exemplo na redução do colesterol) ou até mesmo mitigar o progresso de algumas patologias. Com este trabalho pretendeu-se estudar o impacto da rotulagem no comportamento do consumidor face aos alimentos funcionais cujo o objetivo é reduzir o colesterol. Deste modo, foi possível percecionar como é que a informação nutricional é apreendida pelo consumidor, tendo em conta a apresentação e a clareza do rótulo, bem como tal o influencia no ato da compra e/ou consumo continuado. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que o género feminino é o grande consumidor deste tipo de alimentos funcionais, com incidência na faixa etária que abrange os 26 aos 45 anos. São consumidores que têm Índice de Massa Corporal que os categoriza como saudáveis, com habilitações literárias médias-altas. Maioritariamente não consomem uma marca fixa. Relativamente ao comportamento deste tipo de consumidores perante a rotulagem, verificou-se que lêem a rotulagem nutricional dos produtos. Porém, têm dificuldades em compreendê-la devido, principalmente, à utilização de linguagem muito técnica e à pouca informação nutricional utilizada. Não consideram o design do rótulo adequado e apesar de o lerem, não o consideram importante.Com base nestes resultados, pode afirmar-se que a rotulagem desempenha um papel importante no comportamento do consumidor, no momento da compra, para escolher o produto a consumir. Mas o consumidor de alimentos funcionais com o objetivo de reduzir o colesterol considera que a rotulagem tem algumas questões, (como as que foram referidas anteriormente) que têm de ser melhoradas, de forma a tornar o rótulo mais percetível e completo a nível de informação nutricional.
- Análise da segmentação e mercadoPublication . Coelho, Alexandra Raquel Rodrigues; Bento, Carla Isabel Santos de SousaDe modo a concluir o Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, foi realizado um estágio obrigatório de 9 meses entre setembro 2021 e junho de 2022, para a obtenção do grau de mestre em gestão e direção hoteleira pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM). A empresa escolhida foi o Hotel Radisson Blu Golden Sands em Malta. Este estágio realizou-se no departamento de reservas, onde foi dada a oportunidade de adquirir diversos ensinamentos ao nível de “Back Office” num hotel de 5 estrelas, sob as funções desempenhadas do departamento em estudo, como o atendimento ao cliente indireto e tudo o que está inerente ao mesmo, a gestão do tempo e até mesmo à melhoria do nível da língua estrangeira – o inglês. O desafio proposto no presente relatório visa demonstrar a importância das estratégias tomadas pelo hotel em relação à sua gestão, à atração de novos públicos e mercados, contribuindo assim para a maximização da receita do estabelecimento hoteleiro em estudo.
- Análise económico financeira em estabelecimentos termais portuguesesPublication . Almeida, Rute Isabel Pedro; Almeida, Anabela Clemente Elias; Gomes, Conceição Ilda da SilvaA relação do Homem com as águas termais é tão antiga quanto conturbada e sempre nos fascinou. O turismo de saúde e bem-estar, cujo conceito ao evoluir passou a contemplar o termalismo nas suas duas vertentes (clássico e de bem-estar), é, desde 2006, considerado como um produto estratégico pelo Turismo de Portugal, IP. Quisemos estudar a viabilidade económica de um grupo de estabelecimentos termais (Termas de Luso, Termas de Monfortinho, Termas de São Pedro do Sul e Termas de São Vicente) que foi selecionado com base num conjunto de características comuns, esperando que fossem dessa forma comparáveis. Procurávamos saber se as empresas: i) dispõem de meios financeiros adequados para responder às suas necessidades operacionais e às obrigações contraídas; ii) apresentam rendibilidade; iii) apresentam risco financeiro. Para tal, recorremos à técnica mais popular de análise financeira: o método dos rácios que, ao relacionar dados provenientes do balanço e da demonstração dos resultados das empresas, revela dados importantes acerca da sua situação económico-financeira. Os documentos financeiros foram descarregados da base de dados SABI e, no âmbito deste trabalho, foram analisados os anos de 2014 a 2019. Também quisemos comparar os dados das empresas em estudo com a média do setor, tendo obtido os quadros do setor da atividade económica 86905 – atividades termais, no website do Banco de Portugal. Todos os dados foram compilados num ficheiro de Excel para facilitar o tratamento e análise dos mesmos, onde também foram calculados os diversos rácios financeiros. Apesar das características comuns que elegeram as 4 empresas para o estudo, as suas características financeiras são bastante diferentes, a começar pela sua forma jurídica. Não se conseguiu estabelecer tendências de crescimento ou abrandamento superiores a 2 ou 3 anos consecutivos, exceto nos rácios de rendibilidade do setor e rotação do ativo do setor. De uma forma geral, a empresa que mais se aproxima da média do setor nos diversos rácios é as Termas de São Pedro do Sul. Consideramos que o setor pode ser interessante para os investidores, comprovado pela análise DuPont, que mostra que é o peso dos gastos de financiamento nos resultados que torna a rendibilidade das empresas negativa. Deixamos a título de sugestão para investigações futuras, a aplicação deste método de análise a outro conjunto de estabelecimentos termais que sejam reunidos sob outros critérios de seleção, por exemplo, número de frequência termal mais aproximados, o que poderá revelar algum fio condutor, se ele existir.
- Aplicação de revestimentos edíveis à base de subprodutos da indústria do pescado na preservação de atum frescoPublication . Vala, Milene Oliveira; Silva, Maria Manuel Gil de Figueiredo Leitão eHoje em dia, a indústria do pescado enfrenta muitos desafios e oportunidades, uma vez que o peixe é um alimento extremamente perecível em comparação com outros produtos. Por outro lado, este setor gera uma elevada quantidade de subprodutos, das operações tradicionais de filetagem ou de corte em postas. O aproveitamento desses subprodutos assume assim uma importância muito grande, pois minimiza os problemas de produção e custo unitário das matérias-primas. A maior justificação, porém é de ordem nutricional, pois os subprodutos são uma fonte de nutrientes de baixo custo. Estes subprodutos ou partes subvalorizadas são ricos em proteínas de alto valor biológico e ricos em ácidos gordos polinsaturados da série ómega 3. Acrescenta ainda a presente conjetura económica, desfavorável às empresas do ramo alimentar portuguesas, principalmente às empresas de pescado (devido ao aumento progressivo no preço da matéria-prima) e, urge assim, valorizar os subprodutos e aumentar o tempo de vida útil do pescado fresco, no sentido de revitalizar o mercado. A utilização de revestimentos comestíveis é um método promissor que permite proteger a qualidade dos produtos da pesca, aumentando o tempo de prateleira, sem comprometer a frescura. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de revestimentos à base de gelatina de pele de atum (Thunnus obesus) (5%) com incorporação de extrato de algas (Codium spp e Fucus vesiculosus) (1%) na qualidade físico-química e microbiológica de atum fresco, durante o armazenamento (12 dias a 4°C). Foram desenvolvidas três soluções de revestimento à base de gelatina extraída de peles de atum (G), com ou sem incorporação de extratos de macroalgas (Codium spp (GC) e Fucus vesiculosus (GF)). O método de extração de gelatina a partir de peles de atum foi selecionado com base no rendimento do processo. Os revestimentos foram aplicados por aspersão aos lombos de atum fresco. Ao longo de 12 dias de armazenamento a 4 ± 1°C foram efetuadas várias análises físicas e químicas às postas de atum para poder avaliar o efeito dos revestimentos na manutenção da qualidade do produto. O trabalho realizado demonstrou que a metodologia de extração utilizada permite obter um rendimento na ordem dos 29%. Os revestimentos desenvolvidos juntamente com uma temperatura de armazenamento de 4 °C mostram ser a boa opção para manter os parâmetros de tempo de prateleira do atum durante 12 dias. O teor de azoto básico volátil e o número total de microrganismos apresentam valores inferiores aos limites máximos recomendados, a cor vermelha mantém-se durante mais dias e o valor de pH mantém-se inferior ao controlo para as amostras com revestimento ao fim dos 12 dias. Em suma, a utilização de revestimentos à base de gelatina de peles de atum pode ser uma boa opção para prolongar o tempo de prateleira do atum refrigerado. Por outro lado, o aproveitamento dos subprodutos comestíveis das operações de transformação do atum assume uma importância muito grande, pois minimiza os problemas de produção e custo unitário das matérias-primas.
- As atitudes e perceção dos alunos do ensino secundário sobre o turismo sustentávelPublication . Ribeiro, Soraia Daniela Simões; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraA doença Covid-19 veio intensificar o debate sobre o tema da sustentabilidade. Sendo o turismo uma das maiores indústrias ao nível mundial, desempenha um papel fundamental para uma mudança de paradigma. Neste sentido, a educação assume um dever importante para o desenvolvimento de novos comportamentos. Este estudo teve como objetivo aferir qual a perceção e atitudes dos alunos do ensino secundário sobre o turismo sustentável. Os resultados indicam uma percentagem elevada de inquiridos sem opinião formada, verificando-se uma maior incidência nos alunos de ensino profissional, com valores de dispersão superiores ao ensino regular. Nas questões relativas à sustentabilidade ambiental, constatou-se uma maior consistência de resultados, revelando uma taxa de opinião superior em relação às restantes dimensões. Uma análise aos currículos é importante por forma a permitir um desenvolvimento de conhecimentos orientado para todas as dimensões do turismo sustentável. Desta forma, permitirá aos alunos um pensamento mais crítico e complexo em relação a todas as questões da sustentabilidade.
- Beyond the perfect wave : environmental awareness of surf tourism : a case study of Peniche, PortugalPublication . Springwald, Sarah,; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaThis dissertation was conducted in fulfillment of the requirements for a Master degree in Sustainable Tourism Management at the School of Tourism and Maritime Technology of the Polytechnic Institute of Leiria in Peniche, Portugal. The sustainability of surf destinations has gained considerable attention over the last decades and surfers have been identified as key stakeholders for the planning and development of sustainable surf tourism. In order to achieve changes in people’s behavior, it is important to gain insights into their beliefs and values and how these influence their decisions. Therefore, the purpose of this study is to assess surf tourists´ environmental awareness by using the revised NEP scale (Dunlap et al. 2000) and additional questions, and thus, simultaneously enlightening the contradictory relationship between the representation of surfers and the environment, and further contribute to sustainable surf tourism planning and development. A quantitative method was applied to this study by conducting a questionnaire amongst 145 surf tourists in Peniche, Portugal. The results show, contrary to other studies and the representation throughout media, that surf tourists do not identify with the term environmentalist. Nevertheless, they have a strong ecological worldview, meaning that they have an environmental awareness in a broader sense. The majority of the respondents display a mid-ecological to pro-ecological attitude. However, when it comes to surf related issues and the environment, it seems that there is a lack of awareness. Further, it shows that there is a high willingness to advocate for the environment, however, it became also evident that there is a lack of knowledge on how to advocate for the environment amongst most respondents. Thus, the findings suggest that there is a need to educate and engage surf tourists.
- Business plan for the wilderness guide cooperative ÄesPublication . Pöysä, Antti Emil; Santos, Luís Filipe Marinho LimaThesis in Finnish is opinnäytetyö, a word that can be translated as "showcasing of what has been learned". Firstly, this business plan is written to apply, as versatilely as possible, what I have learned in the University of Applied Sciences for Engineering and Economics Berlin's Bachelor in International Business program and later in the Polytechnic of Leiria's Master in Sustainable Tourism Management program. Secondly, the business plan utilises my experience and networks in organising up to three week wilderness tours, which I have done in more or less wild environments in Finland, Portugal, and Russia. The reasoning and justifications in this plan are possibly more thorough than a regular business plan would have, since this one is done partly for academic purposes. Despite the academic approach, the business plan is still a functional and flexible decision making tool. One of the goals was to write a plan that can be easily understood and followed by the internal stakeholders of the business. The business plan is for a company that offers one to two weeks guided, self–sustained wilderness tours in the Finnish Lapland, which are done by hiking, paddling, or skiing. The business is sustainable by practice, not just by policy. The tour packages are all inclusive, with first and last night with indoor accommodation, while the rest are spent camping. Food is cooked and enjoyed out in the wild as well. The natural environment is the main attraction of the tours. The tours are planned and organised by professional wilderness guides, using the service development framework created for the business. As described in the plan, the Finnish Lapland has optimal natural environment for multiday wilderness tours, and the business environment is favourable as well. The operation area of the business can be conveniently expanded to Sweden and the rest of the Finland. Potential markets for wilderness tours in Lapland are primarily in Europe, in Germany, France, and the United Kingdom, not forgetting the domestic tourists. The value based, relatively high price of the tours limits the potential market, but according to the market research, sustainable and experiential nature tourism service is considered something worth paying for by a modern traveller.
- Características Determinantes na Escolha de um Alojamento Turístico pela Geração MillennialPublication . Poseiro, Rute Alexandra Santos; Pereira, Ângela Margarida de Sousa; Esteves, Maria Micaela Gonçalves Pinto DinisA Geração Millennial apresenta uma forte ligação com as Tecnologias da Informação e Comunicação e com os novos meios de promoção. Estes indivíduos são apelidados como nativos digitais, uma vez que cresceram na era do desenvolvimento tecnológico e da globalização. Para estes é fundamental estarem conectados vinte e quatro horas por dia. Consideram as relações sociais muito importantes, a interação não se efetua apenas cara-a-cara, mas também através do mundo digital, nomeadamente através das redes sociais. Apesar de valorizarem as opiniões dos amigos e familiares, a sua rede de influenciadores foi alargada à sua rede de contactos online, nomeadamente a celebridades e indivíduos que já tenham experimentado determinado produto e/ou serviço que eles também querem usufruir. O objetivo do presente estudo é analisar quais as caraterísticas que os Millennials procuram num alojamento turístico, com o intuito de ajudar os gerentes dos alojamentos a criar uma oferta de produtos e/ou serviços que corresponda aos desejos e necessidades desta nova geração de consumidores. Para este estudo foi aplicado um questionário online obtendo-se uma amostra válida de 235 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos. Após aplicação de testes estatísticos conclui-se que os fatores que influenciam os indivíduos desta geração a optarem por determinadas unidades de alojamento são a presença em canais online, tais como agências de viagens online como o Booking, redes sociais e websites de classificações online como o Tripadvisor; o passa a palavra de amigos e/ou familiares. As classificações online dos alojamentos, nomeadamente comentários de pessoas que já tenham usufruído dos produtos e/ou serviços que eles pretendem adquirir, também é um fator que os influencia na escolha.
- Chilero Coffee: The feasibility of opening a Guatemalan specialty coffee shop with a sustainable focus in LisbonPublication . Garcia, Genesis; Oliveira, Fernanda Maria Fernandes; Eurico, Sofia TeixeiraThis project examines the feasibility of opening Chilero Coffee, a Guatemalan specialty coffee shop with a sustainable focus in Lisbon, Portugal. The investigation includes a literature review, interviews with specialty coffee stakeholders in Lisbon, as well as a SWOT analysis. The purpose of the study is to identify the potential of the specialty coffee shop concept as well as the challenges it may face. The literature review introduces the world of specialty coffee, explores culture and tourism trends in Lisbon as they relate to specialty coffee, presents relevant sustainability issues, and offers a case study on Guatemalan coffee production. Methodologically, and with the aim of better understanding local market trends and consumer preferences, an interview was conducted with a panel of 10 people, experts in specialty coffee shops and representatives of Lisbon’s Tourism and Hospitality industry. Lastly, a SWOT analysis was applied to assess how Chilero Coffee as a business concept compares to its competition, as well as to present strategies it can use to give it a competitive edge. The study’s findings reveal numerous strengths Chilero Coffee already holds as a one-of-a-kind coffee shop concept that will attract a loyal customer base. These include showcasing high-quality Guatemalan coffee, engaging in sustainable coffee production and consumption practices, offering engaging intercultural programming, and making creative use of the café’s space as an educational and cultural hub to distribute comprehensive knowledge about specialty coffee and Guatemalan culture. From the research, a few weaknesses emerged. These include high operational costs, a narrow product offer, and potential price barriers for some customers. However, the analysis also introduced compelling opportunities for Chilero, such as expanding upon Portugal’s existing coffee knowledge and Lisbon’s eveloping specialty coffee scene, cultivating cultural exchange, fostering community between foreigners and locals, and inspiring slow tourism practices. Lastly, some of the potential threats to Chilero Coffee’s success include high competition in the market, a lack of awareness of Guatemalan culture in Portugal, and unpredictable environmental conditions that could affect specialty coffee production. While Chilero Coffee may face some challenges, the café has commensurable strengths and opportunities to responsibly promote Guatemalan culture, nurture intercultural exchange, and encourage sustainable production and consumption practices in consumers and other similar business types. The findings presented in the study provide valuable insights and support for starting a Guatemalan specialty coffee shop with a sustainable focus in Lisbon, Portugal.