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Authors
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Abstract(s)
O aumento da esperança de vida conduz um aumento da incidência de doenças
crónicas tais como a diabetes, cancro e doenças cardiovasculares (associadas a
problemas com colesterol).
De uma forma geral, os consumidores estão cada vez mais preocupados em evitar o
consumo de alimentos que podem ser prejudiciais ao organismo e ao mesmo tempo,
aumentar o consumo de alimentos que podem contribuir para uma melhoria da
qualidade de vida.
Com o objetivo de minimizarem os custos associados à saúde, os governos de
diversos países promovem o desenvolvimento de estudos sobre produtos que
possuam efeitos benéficos para a saúde, para além dos seus efeitos nutricionais
básicos. Exemplo disso, são os alimentos funcionais
Um alimento funcional é similar em aparência a um alimento convencional ou pode
mesmo ser mesmo um, que é consumido como parte de uma dieta usual. Por outro
lado, está demostrado que um alimento funcional pode ter benefícios fisiológicos e/ou
reduzir o risco de doenças crónicas (para além das funções nutricionais básicas).
Estes contêm compostos bioativos que podem melhorar as condições gerais do corpo
(como é o caso dos prebióticos e probióticos), diminuir o risco de algumas doenças
(como por exemplo na redução do colesterol) ou até mesmo mitigar o progresso de
algumas patologias.
Com este trabalho pretendeu-se estudar o impacto da rotulagem no comportamento
do consumidor face aos alimentos funcionais cujo o objetivo é reduzir o colesterol.
Deste modo, foi possível percecionar como é que a informação nutricional é
apreendida pelo consumidor, tendo em conta a apresentação e a clareza do rótulo,
bem como tal o influencia no ato da compra e/ou consumo continuado.
Com base nos resultados obtidos, verifica-se que o género feminino é o grande
consumidor deste tipo de alimentos funcionais, com incidência na faixa etária que
abrange os 26 aos 45 anos. São consumidores que têm Índice de Massa Corporal que
os categoriza como saudáveis, com habilitações literárias médias-altas.
Maioritariamente não consomem uma marca fixa. Relativamente ao comportamento
deste tipo de consumidores perante a rotulagem, verificou-se que lêem a rotulagem
nutricional dos produtos. Porém, têm dificuldades em compreendê-la devido,
principalmente, à utilização de linguagem muito técnica e à pouca informação
nutricional utilizada. Não consideram o design do rótulo adequado e apesar de o
lerem, não o consideram importante.Com base nestes resultados, pode afirmar-se que a rotulagem desempenha um papel
importante no comportamento do consumidor, no momento da compra, para escolher
o produto a consumir. Mas o consumidor de alimentos funcionais com o objetivo de
reduzir o colesterol considera que a rotulagem tem algumas questões, (como as que
foram referidas anteriormente) que têm de ser melhoradas, de forma a tornar o rótulo
mais percetível e completo a nível de informação nutricional.
Description
Keywords
Colesterol alimentos funcionais rotulagem informação nutricional comportamento do consumidor