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- Desenvolvimento de jogos em plataforma de social gamingPublication . Caetano, Rafael Vieira; Silva, Catarina Helena Branco Simões; Marcelino, Luís Filipe Fernandes SilvaUm dos problemas dos dias de hoje na área do marketing é que as marcas têm grandes problemas em conseguir chegar aos consumidores, especialmente nas gerações mais jovens. Isto dá-se ao facto de estes serem constantemente bombardeadas com conteúdo publicitário uma vez que, com o surgimento da Internet, o acesso aos media tornou-se algo trivial, sendo a população jovem cada vez mais exposta a este tipo de conteúdo. Este contacto constante faz com que rapidamente aprendam a filtrar o que lhes é importante, tornando especialmente difícil criar campanhas publicitarias de sucesso recorrendo aos tradicionais métodos uma vez que estas são completamente ignoradas. Uma das industrias que tem vindo a crescer cada vez mais é a dos videojogos, especialmente no mercado móvel. Isto deve-se ao facto de os jogos móveis serem uma forma de entretenimento extremamente acessível. Existe, portanto, neste mercado, uma possibilidade de se juntar o mundo do marketing como forma de oferecer às marcas novas formas de criar experiências atrativas para o seu público alvo com o objetivo de captar a sua atenção. É nesta oportunidade de negócio que se insere a CashYT que oferece uma plataforma de social gaming onde as marcas podem criar campanhas atraentes através de conteúdo patrocinado ou oferecer recompensas (por exemplo, em forma de códigos que podem ser ativados na plataforma) após os consumidores interagirem com a mesma. É neste âmbito que se insere este trabalho, tendo como objetivo principal desenvolver um jogo a ser incluído numa das aplicações (chamada Birdy Bytes) que integra esta plataforma. Pretende-se com isto introduzir conteúdo adicional que visa atrair utilizadores, aumentando assim a viabilidade da plataforma. No final, foi possível criar um jogo completamente de raiz, atravessando todas as fases de conceção desde o estudo do mercado até à sua implementação, tendo em conta um conjunto de requisitos característicos da plataforma em causa. O trabalho desenvolvido foi integrado na aplicação anteriormente referida, encontrando-se atualmente no mercado.
- Uma implementação opensource de um serviço de cloud do tipo IaaSPublication . Silva, João Vitória; Antunes, Mário João GonçalvesA Internet é uma das infraestruturas à escala global de tecnologias de informação e comunicação, usada para pesquisa, trabalho, alojamento de conteúdos e visualização de conteúdos multimédia, tornando-se assim num dos principais focos tanto no mundo empresarial, como para o utilizador comum. A forma como interagimos com todos os serviços disponíveis na Internet, e a própria forma como estes estão estruturados, está em constante mudança e reinvenção. Podemos observar esta evolução no modo como comunicamos pela Internet ao longo dos anos. Começou pela troca de emails de texto simples, estando atualmente num ponto em que há comunicação por videochamadas através do Skype, comunicação contínua pelo Facebook, publicação de fotos pelo Instagram, ou então conversação por fotos como acontece com o SnapChat. A cada vinte minutos no Facebook são partilhados um milhão de links, enviados dois milhões de pedidos de amizade e são enviadas três milhões de mensagens[1]. Cada vez há mais serviços deste tipo e estes mesmos serviços são cada vez mais utilizados no quotidiano dos utilizadores, gerando um aumento significativo de tráfego na rede, passando de 3.4 Zettabyte (ZB) em 2014 para 10.4 ZB em 2019 segundo dados da Cisco[2]. Este constante aumento de tráfego, de aplicações e de serviços implica remodelações constantes nas infraestruturas dos Internet Service Provider (ISP), de modo a que estas tenham capacidade de suportar o aumento constante do mesmo, apresentando soluções escaláveis, redundantes e seguras. Atualmente, já existem várias soluções de várias companhias a oferecer e a implementar medidas que prometem colmatar estes desafios. Estas soluções, baseadas em tecnologias cloud em diversos Data Center (DC)s geograficamente distintos, não seguem uma linha única de desenvolvimento, oferecendo assim soluções proprietárias e comerciais dispares. Esta realidade criou uma incompatibilidade nos vários serviços que constituem a cloud, tornando assim o processo de integração e interoperabilidade entre as mesmas um desafio. Com o objetivo de superar este desafio surgem várias soluções baseadas em tecnologias opensource e standard, tendo como objetivo oferecer uma solução cloud flexível, interoperável e dinâmica capaz de responder às necessidades do mercado e garantir a compatibilidade entre os mais diversos serviços que constituem a cloud. Nesta dissertação, o objetivo é apresentar uma solução privada cloud Infrastructure as a Service (IaaS) que responda a este desafio, usando tecnologias totalmente opensource e standard de modo a provar a sua interoperabilidade e compará-la com uma solução proprietária e comercial, aplicando-a ao atual paradigma das pequenas e médias empresas portuguesas. Após a apresentação da arquitetura testada para a implementação da plataforma privada cloud IaaS e posteriormente à comparação efetuada com uma solução equivalente proprietária e comercial, concluímos que apesar das potencialidades do uso de tecnologias standard e opensource, esta não é por vezes a escolha adequada para cenários com recursos humanos e tecnológicos limitados. Esta é uma realidade comum nas pequenas e médias empresas portuguesas e uma solução deste tipo traz um aumento de complexidade, quer de implementação quer de manutenção, incomportável para este prisma.
- Chronic toxicity of nanomaterials used in antifouling coatings for the aquaculture sectorPublication . Gastão, Cristiana Isabel dos Santos; Ferreira, Susana Margarida de FreitasA aquacultura e a biotecnologia são duas áreas que, quando integradas sinergicamente, contribuem para o progresso e desenvolvimento da produção de peixes. AquaBioTech Group é um exemplo de uma empresa capaz de integrar estas vertentes, de forma a maximizar os seus serviços. Localizada em Mosta (Malta), a empresa opera de forma sustentável, utilizando sistemas de recirculação aquícola na manutenção de espécies de aquacultura. Em colaboração com outras empresas e instituições, a AquaBioTech Group está envolvida no apoio e desenvolvimento de importantes projetos internacionais de investigação. O presente relatório centra-se em duas componentes essenciais do estágio realizado durante 6 meses. Inicialmente abordará o funcionamento e a constituição da empresa AquaBioTech Group, descrevendo as rotinas e técnicas desenvolvidas. Em seguida, apresenta uma componente científico-prática, no âmbito da toxicidade crónica de nanomateriais utilizados nos revestimentos anti incrustantes no sector da aquacultura. Este estágio serviu para aprofundar conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação académica, desenvolver habilidades profissionais e dar a conhecer novas oportunidades de emprego existentes no mercado.
- Business plan for the wilderness guide cooperative ÄesPublication . Pöysä, Antti Emil; Santos, Luís Filipe Marinho LimaThesis in Finnish is opinnäytetyö, a word that can be translated as "showcasing of what has been learned". Firstly, this business plan is written to apply, as versatilely as possible, what I have learned in the University of Applied Sciences for Engineering and Economics Berlin's Bachelor in International Business program and later in the Polytechnic of Leiria's Master in Sustainable Tourism Management program. Secondly, the business plan utilises my experience and networks in organising up to three week wilderness tours, which I have done in more or less wild environments in Finland, Portugal, and Russia. The reasoning and justifications in this plan are possibly more thorough than a regular business plan would have, since this one is done partly for academic purposes. Despite the academic approach, the business plan is still a functional and flexible decision making tool. One of the goals was to write a plan that can be easily understood and followed by the internal stakeholders of the business. The business plan is for a company that offers one to two weeks guided, self–sustained wilderness tours in the Finnish Lapland, which are done by hiking, paddling, or skiing. The business is sustainable by practice, not just by policy. The tour packages are all inclusive, with first and last night with indoor accommodation, while the rest are spent camping. Food is cooked and enjoyed out in the wild as well. The natural environment is the main attraction of the tours. The tours are planned and organised by professional wilderness guides, using the service development framework created for the business. As described in the plan, the Finnish Lapland has optimal natural environment for multiday wilderness tours, and the business environment is favourable as well. The operation area of the business can be conveniently expanded to Sweden and the rest of the Finland. Potential markets for wilderness tours in Lapland are primarily in Europe, in Germany, France, and the United Kingdom, not forgetting the domestic tourists. The value based, relatively high price of the tours limits the potential market, but according to the market research, sustainable and experiential nature tourism service is considered something worth paying for by a modern traveller.