ESSLei - Capítulos de livros
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- Projecto “Pensar saudável, Viver saudável”: uma (boa) prática de Educação para a Saúde baseada na formação pelos paresPublication . Gomes, José Carlos; Cravo, Lídia Faria; Gaspar, Pedro
- Metodologia de estudo de caso em saúde: contributos para a sua qualidadePublication . Ribeiro, Jaime Moreira; Brandão, Catarina; Costa, António PedroEste capítulo debruça-se sobre a utilização da metodologia do estudo de caso no campo da saúde, apresentando perspectivas diferenciadas e justificando a sua aplicabilidade. Procura contribuir para a sistematização dos critérios de qualidade que o investigador que adota esta metodologia deve respeitar, de forma a aumentar a qualidade das inferências a realizar a partir da sua investigação. O capítulo demonstra ainda o papel dos pacotes de software de análise de dados qualitativos (QDAS) no processo de assegurar a qualidade de investigações que adotem a desafiante metodologia do estudo de caso, o que se torna particularmente relevante, dado que esta é por vezes operacionalizada sem que se observe o devido rigor.
- Spasticity Effect in Cerebral Palsy GaitPublication . Rosa, Marlene; Roque, André Gonçalo GomesA high number of children with cerebral palsy (CP) have spastic gait and consequently abnormalities in joint patterns. Several factors have been contributing to the lack of consensus on the spasticity effect in cerebral palsy gait and would be summarized and discussed in this chapter, e.g., spastic gait patterns are in constant evolution during the process of growth; there are still considerable limitations in the methodologies used to assess spasticity during gait; a wide range of rehabilitation strategies have been explored to control spasticity during gait. Spastic gait patterns are divided in hemiplegic (5 types) and diplegic (4 types) with the most prevalent joint abnormalities described in the sagittal plane. Ashworth, Tardieu, and DAROM scales and Pendulum Tests are widely used to assess spasticity but do not reliably explain the spasticity effects during gait. Orthotics, adequate exercise or handling techniques, botulinum injections, or surgical procedures have been used to manage spasticity effects.
- Experiência do utilizador em pacotes de software de análise qualitativa: da usabilidade à (auto)aprendizagemPublication . Freitas, Fábio; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; Souza, Francislê Neri de; Costa, António PedroNo processo de desenvolvimento de um software não se pode abdicar de um dos principais responsáveis pela eficiente utilização de uma aplicação, nesta circunstância a Usabilidade. Neste sentido, a Usabilidade apresenta-se como um elemento associado ao Design de Interação entre um utilizador e um determinado produto. Com este intento, alguns reputados designers, como Dieter Rams, chegam mesmo a afirmar que o recurso ao bom design deverá tornar um produto tão compreensível, ao ponto de o mesmo ser autoexplicativo (Vitsoe, 2016). Mas será que o uso dos princípios de bom design pode tornar os produtos tecnológicos tão intuitivos que dispensem o recurso a ferramentas de (auto)aprendizagem? Este facto não impede que o consumidor/utilizador, quando adquire um novo produto, procure informações de como utilizar convenientemente este mesmo produto. Neste âmbito, os Manuais de Utilizador podem assumir-se como um dos principais elos de informação entre as empresas que desenvolvem os produtos e o utilizador (Ferreira, Machado, & Romanowski, 2013). No que concerne à utilização de pacotes de software, estudos indicam que um dos fatores decisivos para a insatisfação de um utilizador está relacionado com a dificuldade em aprender a trabalhar com um software (Pinho, Rodrigues, Souza, & Lopes, 2014). Neste contexto, as empresas de software procuram cada vez mais desenvolver recursos que possam dotar os seus produtos de boa Usabilidade, diminuindo dessa forma a curva de aprendizagem das suas ferramentas por parte dos utilizadores. Entre essas empresas encontram-se as que desenvolvem Qualitative Data Analysis Software (QDAS), aplicações específicas para a análise qualitativa de dados que integram funcionalidades para transcrição de entrevistas, codificação e interpretação de textos (e outro tipo de material qualitativo), análise e pesquisa de conteúdo, entre outras. O número crescente de pacotes de software de análise qualitativa e a sua diversidade, levou-nos a perscrutar os recursos de apoio disponibilizados pelos principais pacotes de software de análise qualitativa, comparando-os ao nível das suas particularidades, tais como: suporte e tipologia do Manual de Utilizador; formações; tutoriais; fóruns; espaço de perguntas frequentes (FAQ´s); e workshops. Pretende-se com esta análise apresentar as singularidades dos recursos de apoio à (auto)aprendizagem dos diferentes pacotes de software, de forma a sistematizar as ofertas que cada utilizador poderá encontrar, possibilitando-lhe assim a seleção do pacote que lhe ofereça as soluções que melhor respondam ao seu estilo de aprendizagem e proporcionem uma melhor Experiência de Utilizador (UX).
- Validação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF)Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel LopesIntrodução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia, aplicada ao ensino de Enfermagem, que facilita a aquisição de competências como o aumento do conhecimento clínico e da segurança do doente e a melhoria do julgamento clínico. Metodologia: Este estudo metodológico envolveu 139 estudantes de Enfermagem que praticaram SAF, com o objetivo de validar para a população portuguesa a EPAEE-SAF, do instrumento original de Kuznar (2007) – Nursing Students’ Perceptions of Learning Using a High-fidelity Human Patient Simulator. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mais baixa foi de 0,507. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,942, numa escala unifatorial, pelo método de condensação em componentes principais segundo Kaiser e ao método de rotação Varimax. Conclusão: A EPAEE-SAF apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
- A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagemPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos AnjosIntrodução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF). Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos, pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF (EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF. Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004), assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos estudantes de Enfermagem.
- Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF)Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos AnjosIntrodução:Uma metodologia de ensino em Enfermagem em crescimento é a Simulação de Alta-Fidelidade permitindo aos estudantes a melhoria das suas competências, da prática clínica, melhoria do julgamento clínico e da segurança do doente. Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico com o objetivo de traduzir e validar transculturalmente para a população portuguesa a ESEE-SAF, do instrumento original de Roh, Lee, Chung e Park (2013) – Learner Satisfaction with Simulation Tool. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Com uma amostra de 139 estudantes de Enfermagem, foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mínimo foi de 0,633. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,969, que através do método de condensação em componentes principais e segundo a regra de Kaiser, obtém-se uma escala composta por dois fatores: Utilidade da Simulação ( = 0,956) e Funcionamento da Simulação ( = 0,912). Conclusão: A Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF) apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
- Validação cultural do “Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET©)” : preparação dos enfermeiros perante uma situação de catástrofePublication . Santos, Cátia Ramos; Dixe, Maria dos AnjosPortugal tem uma experiência limitada na resposta a uma catástrofe, pelo que é pertinente que haja uma preocupação acerca da preparação que os enfermeiros têm perante a mesma, uma vez que o impacto para a saúde e o impacto económico das catástrofes no mundo está a aumentar. Metodologia:O objetivo deste estudo foi validar para a população portuguesa o Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET®), um instrumento de medida válido e fiável (Khalaileh, Bond, Beckstrand, & Al-Talafha, 2010), seguindo as guidelines internacionais para a validação linguística e conceptual, tendo sido aplicado o questionário a 152 enfermeiros de um centro hospitalar de Portugal. Pretendeu-se, igualmente determinar a preparação dos enfermeiros para atuar perante uma situação de catástrofe assim como as suas necessidades de formação. Resultados: A validade de constructo dos 34 itens finais foi determinada através da análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal varimax tendo sido extraídos três fatores que explicam 53,895% da variância total: gestão pós catástrofe, competências relacionadas com “o saber” e competências relacionadas com “o fazer”. A consistência interna ficou demonstrada por um alfa de Cronbach de 0,949. Em média a preparação dos enfermeiros é baixo (87±25,3) e a área em que a maioria (90,7%) refere necessitar de formação é: “o meu papel (competências) como enfermeiro numa situação de catástrofe”. Conclusão: O DPET-PT e um instrumento fiável e válido para medir a preparação dos enfermeiros para a catástrofe e os enfermeiros necessitam de formação sobre como atuar em situações de catástrofe.
- Perfil de competências do enfermeiro no serviço de urgênciaPublication . Costa, António; Gaspar, PedroO conceito de competência em enfermagem assume destaque tanto na formação como no apoio à gestão. Todavia este conceito não reúne consenso nos especialistas. São escassos os estudos acerca da competência em serviço de urgência (SU) e não existe uma ferramenta específica para a avaliar. O objetivo deste trabalho foi aproximarmo-nos de uma determinação do perfil de competência ideal do Enfermeiro do Serviço de Urgência e averiguar como se posicionam os enfermeiros que desempenham (ou desempenharam) funções no SU, nesse perfil. Desenvolveu-se um estudo qualitativo onde foram elaboradas entrevistas a enfermeiros peritos e elaborada a análise de conteúdo e um estudo quantitativo, transversal, correlacional utilizando um questionário de autopreenchimento, numa amostra de enfermeiros. Nos resultados destacamos a construção e validação da Escala de Competências dos Enfermeiros em Serviço de Urgência, com três fatores: decisão clínica, comunicação e liderança e organização e prestação de cuidados, que convergem com as categorias que surgiram do estudo qualitativo. Este instrumento pode contribuir para a identificação e mensuração de um Perfil de Competências do Enfermeiro no SU. Observámos ainda que os enfermeiros mais velhos e com mais experiência profissional se auto percecionam mais competentes. Os enfermeiros, em relação às enfermeiras, auto percecionam-se mais competentes na Comunicação e Liderança. Os enfermeiros com “formação específica” e mais “habilitações académicas” auto percecionam-se mais competentes em todos os fatores da ECESU e os que estão em “desempenho de funções atual em SU”, auto percecionam-se mais competentes na Organização e Prestação de Cuidados, na Decisão Clínica e no total da ECESU.
- Ventilação não invasiva : uma revisão integrativa da literaturaPublication . Pinto, Carlos Jorge Cardoso; Sousa, Pedro Miguel LopesIntrodução: A ventilação não invasiva (VNI) consiste na administração de pressão positiva na via aérea utilizando uma máscara/interface. Ultimamente, tem-se destacado como opção de primeira linha no tratamento de situações de insuficiência respiratória. O objetivo da elaboração deste artigo foi sistematizar a informação existente sobre VNI. Metodologia: Inicialmente realizou-se uma pesquisa livre nas bases de dados PubMED e Google Scholar de forma a identificar palavras chave. Posteriormente, realizou-se nova pesquisa nas bases de dados PubMED, CINAHL, Medline e Nursing and Health Collection as seguintes expressões: “noninvasive ventilation” OR “non-invasive ventilation” OR “Bilevel ventilation” OR “Noninvasive Mechanical Ventilation” AND “Systematic Review” OR “Clinical Practise” OR “Guideline”. Resultados: A seleção dos utentes, fatores de risco para o insucesso e contraindicações, sedoanalgesia, seleção do interface, programação inicial realização de ajustes, a humidificação, realização de aerossolterpia e a vigilância do utente são áreas vitais a ter em consideração na implementação de VNI. O sucesso da técnica depende, fortemente, da competência do enfermeiro nomeadamente no que respeita à adaptação, vigilância/monitorização e manutenção do utente submetido a VNI. Conclusão:Uma correta aplicação da VNI e uma adequada vigilância/monitorização do utente resulta numa maior probabilidade de sucesso da técnica. Saber quais os aspetos essenciais a ter em consideração para a aplicação da VNI torna-se, assim, primordial. A elaboração deste artigo sistematiza esses mesmos pontos de forma a que a aplicação da VNI seja possível em qualquer contexto de cuidados, possibilitando, assim, tirar o máximo partido da técnica.
