Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de
novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF).
Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a
satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo
correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que
responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos,
pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF
(EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à
SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem
relativamente à SAF.
Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de
aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um
nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia
positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se
ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos
clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004),
assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de
aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de
Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem
apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e
evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação
e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à
SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos
estudantes de Enfermagem.
Description
Keywords
Simulação de Alta-Fidelidade Estudantes de enfermagem Perceção de aprendizagem Satisfação pessoal Autoeficácia
Citation
Duarte, H.; Sousa, P. & Dixe, M. (2017). A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem. In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 147-160). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Unidade de Investigação em Saúde, Escola Superior de Saúde de Leiria