Browsing by Issue Date, starting with "2017-09"
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Validação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF)Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel LopesIntrodução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia, aplicada ao ensino de Enfermagem, que facilita a aquisição de competências como o aumento do conhecimento clínico e da segurança do doente e a melhoria do julgamento clínico. Metodologia: Este estudo metodológico envolveu 139 estudantes de Enfermagem que praticaram SAF, com o objetivo de validar para a população portuguesa a EPAEE-SAF, do instrumento original de Kuznar (2007) – Nursing Students’ Perceptions of Learning Using a High-fidelity Human Patient Simulator. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mais baixa foi de 0,507. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,942, numa escala unifatorial, pelo método de condensação em componentes principais segundo Kaiser e ao método de rotação Varimax. Conclusão: A EPAEE-SAF apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
- A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagemPublication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos AnjosIntrodução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF). Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos, pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF (EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF. Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004), assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos estudantes de Enfermagem.
- Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF)Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos AnjosIntrodução:Uma metodologia de ensino em Enfermagem em crescimento é a Simulação de Alta-Fidelidade permitindo aos estudantes a melhoria das suas competências, da prática clínica, melhoria do julgamento clínico e da segurança do doente. Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico com o objetivo de traduzir e validar transculturalmente para a população portuguesa a ESEE-SAF, do instrumento original de Roh, Lee, Chung e Park (2013) – Learner Satisfaction with Simulation Tool. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Com uma amostra de 139 estudantes de Enfermagem, foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mínimo foi de 0,633. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,969, que através do método de condensação em componentes principais e segundo a regra de Kaiser, obtém-se uma escala composta por dois fatores: Utilidade da Simulação ( = 0,956) e Funcionamento da Simulação ( = 0,912). Conclusão: A Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF) apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
- Validação cultural do “Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET©)” : preparação dos enfermeiros perante uma situação de catástrofePublication . Santos, Cátia Ramos; Dixe, Maria dos AnjosPortugal tem uma experiência limitada na resposta a uma catástrofe, pelo que é pertinente que haja uma preocupação acerca da preparação que os enfermeiros têm perante a mesma, uma vez que o impacto para a saúde e o impacto económico das catástrofes no mundo está a aumentar. Metodologia:O objetivo deste estudo foi validar para a população portuguesa o Disaster Preparedness Evaluation Tool (DPET®), um instrumento de medida válido e fiável (Khalaileh, Bond, Beckstrand, & Al-Talafha, 2010), seguindo as guidelines internacionais para a validação linguística e conceptual, tendo sido aplicado o questionário a 152 enfermeiros de um centro hospitalar de Portugal. Pretendeu-se, igualmente determinar a preparação dos enfermeiros para atuar perante uma situação de catástrofe assim como as suas necessidades de formação. Resultados: A validade de constructo dos 34 itens finais foi determinada através da análise fatorial em componentes principais com rotação ortogonal varimax tendo sido extraídos três fatores que explicam 53,895% da variância total: gestão pós catástrofe, competências relacionadas com “o saber” e competências relacionadas com “o fazer”. A consistência interna ficou demonstrada por um alfa de Cronbach de 0,949. Em média a preparação dos enfermeiros é baixo (87±25,3) e a área em que a maioria (90,7%) refere necessitar de formação é: “o meu papel (competências) como enfermeiro numa situação de catástrofe”. Conclusão: O DPET-PT e um instrumento fiável e válido para medir a preparação dos enfermeiros para a catástrofe e os enfermeiros necessitam de formação sobre como atuar em situações de catástrofe.
- Perfil de competências do enfermeiro no serviço de urgênciaPublication . Costa, António; Gaspar, PedroO conceito de competência em enfermagem assume destaque tanto na formação como no apoio à gestão. Todavia este conceito não reúne consenso nos especialistas. São escassos os estudos acerca da competência em serviço de urgência (SU) e não existe uma ferramenta específica para a avaliar. O objetivo deste trabalho foi aproximarmo-nos de uma determinação do perfil de competência ideal do Enfermeiro do Serviço de Urgência e averiguar como se posicionam os enfermeiros que desempenham (ou desempenharam) funções no SU, nesse perfil. Desenvolveu-se um estudo qualitativo onde foram elaboradas entrevistas a enfermeiros peritos e elaborada a análise de conteúdo e um estudo quantitativo, transversal, correlacional utilizando um questionário de autopreenchimento, numa amostra de enfermeiros. Nos resultados destacamos a construção e validação da Escala de Competências dos Enfermeiros em Serviço de Urgência, com três fatores: decisão clínica, comunicação e liderança e organização e prestação de cuidados, que convergem com as categorias que surgiram do estudo qualitativo. Este instrumento pode contribuir para a identificação e mensuração de um Perfil de Competências do Enfermeiro no SU. Observámos ainda que os enfermeiros mais velhos e com mais experiência profissional se auto percecionam mais competentes. Os enfermeiros, em relação às enfermeiras, auto percecionam-se mais competentes na Comunicação e Liderança. Os enfermeiros com “formação específica” e mais “habilitações académicas” auto percecionam-se mais competentes em todos os fatores da ECESU e os que estão em “desempenho de funções atual em SU”, auto percecionam-se mais competentes na Organização e Prestação de Cuidados, na Decisão Clínica e no total da ECESU.
- Ventilação não invasiva : uma revisão integrativa da literaturaPublication . Pinto, Carlos Jorge Cardoso; Sousa, Pedro Miguel LopesIntrodução: A ventilação não invasiva (VNI) consiste na administração de pressão positiva na via aérea utilizando uma máscara/interface. Ultimamente, tem-se destacado como opção de primeira linha no tratamento de situações de insuficiência respiratória. O objetivo da elaboração deste artigo foi sistematizar a informação existente sobre VNI. Metodologia: Inicialmente realizou-se uma pesquisa livre nas bases de dados PubMED e Google Scholar de forma a identificar palavras chave. Posteriormente, realizou-se nova pesquisa nas bases de dados PubMED, CINAHL, Medline e Nursing and Health Collection as seguintes expressões: “noninvasive ventilation” OR “non-invasive ventilation” OR “Bilevel ventilation” OR “Noninvasive Mechanical Ventilation” AND “Systematic Review” OR “Clinical Practise” OR “Guideline”. Resultados: A seleção dos utentes, fatores de risco para o insucesso e contraindicações, sedoanalgesia, seleção do interface, programação inicial realização de ajustes, a humidificação, realização de aerossolterpia e a vigilância do utente são áreas vitais a ter em consideração na implementação de VNI. O sucesso da técnica depende, fortemente, da competência do enfermeiro nomeadamente no que respeita à adaptação, vigilância/monitorização e manutenção do utente submetido a VNI. Conclusão:Uma correta aplicação da VNI e uma adequada vigilância/monitorização do utente resulta numa maior probabilidade de sucesso da técnica. Saber quais os aspetos essenciais a ter em consideração para a aplicação da VNI torna-se, assim, primordial. A elaboração deste artigo sistematiza esses mesmos pontos de forma a que a aplicação da VNI seja possível em qualquer contexto de cuidados, possibilitando, assim, tirar o máximo partido da técnica.
- Dificuldades na assistência à paragem cardiorrespiratória intra-hospitalar : a perceção dos profissionais de saúdePublication . Catalão, Maria José Martins; Gaspar, PedroEnquadramento: A Assistência Intra-Hospitalar dos eventos de Paragem Cardiorrespiratória, constitui um momento de alto stresse emocional, bem como exige por parte dos profissionais envolvidos rapidez, eficiência, conhecimento técnicocientífico, habilidade e perícia técnica. A perceção dos profissionais envolvidos na assistência à Paragem Cardiorrespiratória Intra-hospitalar indicia as principais dificuldades/necessidades sentidas ou vividas, que devem ser normalizadas e ajustadas, por forma a minimizar o seu impacto no resultado da sua intervenção em todos os doentes assistidos. Objetivos:Analisar as dificuldades percecionadas pelos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) na Assistência à Paragem Cardiorrespiratória, e identificar fatores condicionantes como interferências desfavoráveis na Reanimação Cardiorrespiratória. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e correlacionado, onde foi aplicado um questionário com questões do tipo Likert para estudo das variáveis e construção e validação de uma Escala de Perceção de Dificuldades na Assistência à PCR Intra- Hospitalar – EPDAPI, numa amostra não probabilística de 109 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) de um hospital distrital. Resultados:A análise fatorial exploratória permitiu a extracção de 5 fatores que explicam 61,81% da variância total da Escala EPDAPI. A fiabilidade estimou-se pelo coeficiente Alfa de Cronbach, (escala global =0,927). A Escala EPDAPI revelou boa validade e fiabilidade, para análise psicométrica. Conclusões: Na perceção dos profissionais, os atuais sistemas de assistência hospitalar à Paragem Cardiorrespiratória são insuficientes na sua atuação e os profissionais de saúde que pertencem a serviços sem monitorização adequada, com défices de formação e/ou competência em Suporte Básico e Avançado de Vida, têm maior dificuldade na referida assistência. A equipa de enfermagem detém uma perfeita integração com a equipa médica, desenvolvendo igual competência técnica na Reanimação Cardiorrespiratória, no entanto os profissionais de saúde pertencentes ao Serviço Unidade de Cuidados Intensivos, são a melhor Ajuda Diferenciada, pois detêm todos os recursos humanos e materiais, bem como formação adequada, para dar a melhor assistência possível aos episódios de Paragem Cardiorrespiratória Intra-Hospitalares.
- Acrescentos a … um longo ataque de melancolia mansa… Correspondência e autógrafos (1909-1945) de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de CamposPublication . Nobre, CristinaCompletar o volume epistolar de Nobre, Cristina (2001): …um longo ataque de melancolia mansa… Correspondência e Autógrafos (1909-1945) de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de Campos, com 5 postais e 3 cartões de Afonso Lopes Vieira a Artur Lobo de Campos, inéditos até agora. Reconstituir a sequencialidade da troca epistolar, colmatando brechas.
- Intervenções de enfermagem ao doente com traumatismo crânio-encefálico : construção e validação de um protocoloPublication . Pereira, Inês de Oliveira; Coelho, José Carlos QuaresmaO traumatismo crânio-encefálico é reconhecido como um sério problema de saúde pública com importante impacto económico e social. Pela nossa experiencia e pela análise de bibliografia disponível surgiu a necessidade de se uniformizar um conjunto de intervenções de enfermagem para uma atuação rápida e eficaz ao doente com traumatismo crânio-encefálico em sala de emergência A presente publicação apresenta um protocolo de intervenção de enfermagem ao doente com traumatismo crânio-encefálico, baseado nas recomendações do Advanced Trauma Life Support do American College of Surgeons e do Trauma Nursing Core Course da Emergency Nurses Association. A técnica Delphi, através de aplicação de questionários, por rondas, a um grupo de peritos, foi a metodologia utilizada para atingir o consenso desejado relativo à pertinência e compreensibilidade das intervenções de enfermagem elaboradas. O painel foi constituído por 13 peritos e foram efetuadas duas rondas. Foi definido como critério que para obtenção de consenso, as intervenções tinham que obter pelo menos 80 % de concordância dos peritos em cada uma das intervenções. O protocolo final apresenta as intervenções de enfermagem válidas e consensuais entre peritos, para uma abordagem adequada ao doente com traumatismo crânio-encefálico em sala de emergência.
- Mediación y arbitraje de consumo: una visión comparada de los modelos portugués y españolPublication . Cebola, Cátia MarquesEl presente artículo analiza los modelos de resolución extrajudicial de conflictos de consumo en Portugal y España, indicándose las principales características distintivas de los dos sistemas. Esta materia está siendo objeto de cambios en virtud de la Directiva n.º 2013/11/UE, de 21 de mayo de 2013 (Directiva RAL) y del Reglamento (UE) n.º 524/2013, de 21 de mayo de 2013, respecto de la resolución de conflictos en línea, por lo que resulta de interés percibir el impacto de estas normas europeas en Portugal y España.