ESSLei - Capítulos de livros
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- Abandono das Tecnologias de Apoio para a comunicação em meio familiar: capacitação de cuidadores — uma solução possívelPublication . Almeida, Ivone; Moreira, António; Ribeiro, Jaime; Décio Nascimento Guimarães; Douglas Christian Ferrari de Melo; Ribeiro, Jaime MoreiraIntrodução É indubitável que as Tecnologias de Apoio4 (TA) promovem a comunicação, a independência pessoal e social e a inclusão de crianças com limitações cognitivo-motoras. As TA para as crianças com diversidade funcional são uma ferramenta de ação fundamental, permitindo-lhes participar numa base de equidade nos ambientes em que se inserem. Podem contribuir para aumentar a motivação, o sentido de pertença ao grupo e aumentar a produtividade na sala de aula e em casa.
- Assistive Technology and Functional Diversity: Enabling EducationPublication . Ribeiro, Jaime; Faria, Graça; Abreu, Tiago; Silva, Sílvia; Bento, Lúcia; Freitas, DanielTechnological and contextual developments have been transforming society and, inevitably, education, bringing opportunities and challenges in ICT, particularly for those with diverse functioning. This chapter considers the implications of informing the professionals who support people with disabilities and summarises a set of technologies available to respond to functional diversity. It aims to discuss ways to promote accessible and inclusive education, focusing on technological tools to support involvement in learning. It presents the different concepts and culminates with a summary table, which compiles high-tech solutions to address functional diversity. It seeks to present a practical and easily accessible set of guidelines for those looking for options to enable their student’s participation in their learning. It aims to bridge the gap between a person’s potential and accomplishment, and foremost, to promote knowledge in effectively implementing assistive technologies.
- Avaliação do programa de inclusão no Ensino Superior: Estudo de caso no Politécnico de LeiriaPublication . Vicente, Luís; Pocinho, Ricardo; Migueláñez, Susana Olmos“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” (ONU, 1948). A Declaração Universal dos Direitos Humanos coloca todo e qualquer ser humano em pé de igualdade em relação a direitos e deveres, inclusive “…o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” (ONU, 1948). A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), a partir do ano letivo 2017/2018 iniciou uma investigação à evolução dos estudantes com necessidades específicas (ENE) nas instituições de ensino superior (IES). O aumento gradual do número de estudantes é a consequência do reconhecimento de que o acesso à educação superior é um direito de todos (Rodrigues, 2004) e a formação académica é basilar para a formação profissional e a empregabilidade (Correia, 2019). Este estudo surge como uma investigação de avaliação aplicada sobre um caso particular: o Projeto 100% IN® do Politécnico de Leiria que iniciou o seu desenvolvimento em setembro de 2018, numa parceria entre o Politécnico de Leiria e o Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estas parcerias entre as duas instituições resultaram num projeto-piloto, único em Portugal que pretende contribuir para a integração e inclusão dos estudantes com necessidades específicas nas instituições de ensino superior.
- Baixa Visão Adquirida Antes do Ingresso no Ensino Superior – Estudo de CasoPublication . Faria, Inês; Vicente, LuísA nível nacional, foram encontradas dificuldades na obtenção de informação estatística relativa a pessoas com deficiência visual no ensino superior, uma vez que o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos Censos de 2021, utilizou o modelo de recolha e apuramento dos resultados sobre a prevalência de incapacidade, designado “Washington Group Short Set on Functioning” em conformidade com o recomendado pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). Este modelo carateriza as limitações das pessoas através da observação do grau de dificuldade que estas sentem na execução de determinadas atividades, ou seja, considera a funcionalidade e a incapacidade como resultado das ações entre a pessoa e os contextos, excluindo a avaliação baseada em diagnósticos médicos de deficiência. A investigação baseia-se no estudo de caso de um jovem com Baixa Visão (BV) sendo que com este estudo pretende-se identificar quais os produtos de apoio que melhor auxiliam um estudante do ensino superior com baixa visão, bem como a adaptação e desenvolvimento do mesmo aos dispositivos e novo ambiente. Encontra-se ainda numa fase prematura, pelo que não será possível apresentar os resultados deste estudo.
- Circadian and Biological Rhythms in Shift Workers—A Firefighter’s StudyPublication . Duarte, I.F.; Pereira, J.; Lima, JPM.; Simões, H.; Pereira, T.; Conde, J.Shift Work contribute to dysregulation of the typical sleep and awake periods that cause circadian distortions, increasing the risk of cardiovascular mortality and morbidity and developing metabolic diseases. Firefighting is a career that demands much of individuals and has a great impact on their health, making it a high-risk job. Objectives: This study aims to characterize shift workers’ blood pressure profiles in an attempt to understand the repercussions of shift work on the circadian blood pressure rhythm in a sample of professional firefighters. Materials and methods: Participants were classified based on their dipping status: dipper drop of 10–20%; non-dipper 0–10%; invert-dipper when there is a rise in BP; extreme-dipper superior to 20%. Results: Abnormal dipping was found in 55.6% of the participants, and there was a marked difference in gender in percentage where dipping is concerned, with 66.7% of women having abnormal dipping against 50% of the men. It was proved that men had a slower heart rate than women (p-value = 0.029) and that dippers had a higher 24 h DBP compared with those of abnormal dipping (p-value = 0.049). Conclusions: Shift work is a high-risk module of labor, and its consequences require a more thorough examination. Abnormal dip- ping prevailed in firefighters, and the differences between genders need to be better characterized in future studies. © The Author(s), under exclusive license to Springer Nature Switzerland AG 2024.
- Competência em suporte básico da vida nas comunidades escolares : uma perspectiva de cidadaniaPublication . Branquinho, Christine; Gaspar, PedroA paragem cardíaca súbita é uma importante causa de morte no mundo. Qualquer pessoa pode e deve aprender as manobras de SBV o que facilita o início vital precoce das mesmas, pois os serviços de emergência raramente conseguem aceder à vítima nos primeiros minutos após o colapso, pois grande parte das PCR ocorrem num ambiente pré-hospitalar. A escola é um bom local para a introdução do ensino em SBV pois a maioria da população passa pelo sistema de ensino. A Assembleia da República resolve a 15 de março 2013, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que: “Introduza nas escolas nacionais (…) uma formação de frequência obrigatória dirigida aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e com uma duração total de seis a oito horas” denominada de SBV. Este estudo analisa o nível de conhecimentos em SBV e a motivação para SBV da comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares de ação educativa) e o reconhecimento que estes têm do Enfermeiro como formador nesta área. Estudou-se também um padrão de formação em SBV para as profissões de Saúde nas Escolas Superiores de Saúde. Com base numa amostra acidental de 951 indivíduos de três escolas e de uma amostra de 11 Escolas Superiores de Saúde concluiu-se que 90,1% da comunidade escolar não tem formação em SBV. Os alunos evidenciam um maior nível de conhecimentos em SBV em relação aos professores e aos auxiliares de ação educativa. As competências nos fatores de Reconhecimento e Ativação de Socorro são tendencialmente mais elevadas do que nos fatores Execução de Manobras de Reanimação. A comunidade escolar no seu geral reconhece mais competência ao Enfermeiro para ser formador em SBV. Todas as Escolas Superiores de Saúde referiram ministrar SBV numa média de 15 horas com aulas teóricas, práticas e teórico-práticas.
- Cuidar da Saúde MentalPublication . Faísca, Bruna Carolina Rosa; Vidal Barrantes, Francisco Javier; Costa, Mônica Braúna Leão daO terapeuta ocupacional em saúde mental atua como promotor do empoderamento, justiça ocupacional e inclusão comunitária. Desta forma, conclui-se que a Terapia Ocupacional deve intervir junto de pessoas com experiência em doença mental por uso de substâncias psicoativas, de forma a trabalhar na reorganização do dia a dia destas pessoas.
- Desenvolvimento de uma app para regulação das crianças com PEA entre os 3-6 anos de idade, em contexto de casaPublication . Reis, Helena; Eusébio, Inês; Sousa, Margarida; Ferreira, Mariana; Pereira, RaquelIntrodução: Crianças com PEA são caracterizadas por apresentarem respostas atípicas aos estímulos sensoriais, tendo impacto no envolvimento e na participação funcional. O presente estudo descreve o processo de desenvolvimento de uma app com o intuito de ajudar as famílias a regular as crianças com PEA, entre os 3-6 anos, através da aplicação de estratégias sensoriais, para melhorar a participação nas rotinas diárias em contexto de casa. Material e Métodos: Para o estudo foi selecionado um focus group composto por quatro terapeutas ocupacionais com vários anos de experiência em trabalhar com crianças com PEA e com formação especializada na área da Integração Sensorial, de forma a desenvolver e a analisar o conteúdo da app. Estabeleceu-se uma colaboração com o Departamento de Engenharia Informática, e através de reuniões quinzenais conjuntas, foi possível desenvolver toda a configuração e programação da app de forma articulada. Resultados: “Regul-A” foi o nome atribuído à app, uma vez que apresenta como principal finalidade ajudar na regulação de crianças com PEA. Os resultados abrangem as diversas estratégias sensoriais selecionadas pelo focus group, assim como, a estrutura da app, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática. Conclusões: Acredita-se que a app “Regul-A” venha a constituir-se uma potencial ferramenta para reunir, analisar e gerir dados da criança relativos ao seu desempenho ocupacional, facilitando a implementação de estratégias e a partilha de informação entre os pais e os terapeutas ocupacionais.
- Dificuldades na assistência à paragem cardiorrespiratória intra-hospitalar : a perceção dos profissionais de saúdePublication . Catalão, Maria José Martins; Gaspar, PedroEnquadramento: A Assistência Intra-Hospitalar dos eventos de Paragem Cardiorrespiratória, constitui um momento de alto stresse emocional, bem como exige por parte dos profissionais envolvidos rapidez, eficiência, conhecimento técnicocientífico, habilidade e perícia técnica. A perceção dos profissionais envolvidos na assistência à Paragem Cardiorrespiratória Intra-hospitalar indicia as principais dificuldades/necessidades sentidas ou vividas, que devem ser normalizadas e ajustadas, por forma a minimizar o seu impacto no resultado da sua intervenção em todos os doentes assistidos. Objetivos:Analisar as dificuldades percecionadas pelos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) na Assistência à Paragem Cardiorrespiratória, e identificar fatores condicionantes como interferências desfavoráveis na Reanimação Cardiorrespiratória. Metodologia: Estudo quantitativo, transversal e correlacionado, onde foi aplicado um questionário com questões do tipo Likert para estudo das variáveis e construção e validação de uma Escala de Perceção de Dificuldades na Assistência à PCR Intra- Hospitalar – EPDAPI, numa amostra não probabilística de 109 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) de um hospital distrital. Resultados:A análise fatorial exploratória permitiu a extracção de 5 fatores que explicam 61,81% da variância total da Escala EPDAPI. A fiabilidade estimou-se pelo coeficiente Alfa de Cronbach, (escala global =0,927). A Escala EPDAPI revelou boa validade e fiabilidade, para análise psicométrica. Conclusões: Na perceção dos profissionais, os atuais sistemas de assistência hospitalar à Paragem Cardiorrespiratória são insuficientes na sua atuação e os profissionais de saúde que pertencem a serviços sem monitorização adequada, com défices de formação e/ou competência em Suporte Básico e Avançado de Vida, têm maior dificuldade na referida assistência. A equipa de enfermagem detém uma perfeita integração com a equipa médica, desenvolvendo igual competência técnica na Reanimação Cardiorrespiratória, no entanto os profissionais de saúde pertencentes ao Serviço Unidade de Cuidados Intensivos, são a melhor Ajuda Diferenciada, pois detêm todos os recursos humanos e materiais, bem como formação adequada, para dar a melhor assistência possível aos episódios de Paragem Cardiorrespiratória Intra-Hospitalares.
- Disorders of ConsciousnessPublication . Teixeira, Liliana; Blacker, Danielle; Rocha, NunoA disorder of consciousness (DoC) is a state where consciousness has been affected by damage to the brain. DoC range in the form of a hierarchy, including coma, vegetative state and minimally conscious state. The most common way to assess consciousness is to observe their responses to stimulation. However, observing these responses and detecting purposeful behaviours is extremely challenging. Several studies have shown that misdiagnosis is common. It is crucial to optimise the way consciousness assessments are performed. Clinical management of DoC patients, from treatment of pain to end-of-life decisions, depends on behavioural observations. In the present chapter, we review the challenges posed by the assessment of consciousness and the importance of combining clinical assessment with complementary methods of assessment, such as positron emission tomography, functional magnetic resonance imaging and electroencephalography. According to the diagnosis established, the patient will follow different care pathways. Although therapeutic options of DoC are still limited, basic therapies include artificial nutrition and hydration, physical and occupational therapies as well as sensory stimulation. Pharmacologic trials, deep brain stimulation and multisensory stimulations are some of the therapeutic options for DoCs. Recently, it was removed the requirement to obtain legal sanction for every decision to withdraw clinically assisted nutrition and hydration from people in DoCs. This has led to an entire paradigm shift, from a focus on the diagnosis to a focus on the patient's best interest. Although these decisions will spare the courts' involvement, one should never disregard reaching a correct diagnosis for this vulnerable population.
