Browsing by Issue Date, starting with "2017-07"
Now showing 1 - 10 of 30
Results Per Page
Sort Options
- O efeito da publicação científica do orientador na publicação dos seus orientadosPublication . Falaster, Christian; Ferreira, Manuel Portugal; Gouvea, Daniela Modolo Ribeiro deNeste artigo analisamos o efeito da orientação na produção científica dos alunos de doutorado em Administração. A questão essencial de pesquisa é como a competência em produção científica (publicação de artigos) do professor orientador pode influenciar a produção dos orientados doutorados. Por meio de um estudo empírico quantitativo realizado com dados secundários numa base de 313 orientados e 127 professores orientadores de quatro universidades brasileiras, analisamos a relação entre o volume e qualidade das publicações do professor orientador com o volume e qualidade das publicações do orientado, utilizando regressões lineares múltiplas. Analisamos, assim, o impacto da orientação como preditor da competência de publicação futura dos doutores. Encontramos evidência de que há uma relação significativa entre a qualidade das publicações do orientador e a qualidade das publicações do orientado, mas não houve evidência de que exista uma influência sobre a quantidade de publicações do orientado doutorado. Este estudo contribui ao demonstrar que a produção científica do orientador – em termos de qualidade e quantidade - está diretamente ligada à do estudante, com implicações para os programas doutorais e para os estudos sobre a produção científica.
- The academic performance of student-workers in higher education – increasing rapidly regions’ intellectual capitalPublication . Carreira, Pedro; Lopes, Ana SofiaAlthough in recent years access to higher education in Portugal has expanded, there are still some people who interrupt their academic progression and enter the labour market not because of lack of skills but because of monetary constraints. Thus, returning to school is considered of great importance to mitigate this discrimination and, at the same time, to reinforce regions’ intellectual capital and workers’ qualification, promoting labour productivity and firms’ competitiveness in the short run – being therefore important for both dimensions of equity and efficiency. Even though the determinants of academic performance, as a proxy for the effective acquisition of skills and growth of intellectual capital, have been deeply studied for the traditional students, the different characteristics, the lack of time and the multiple motivations of adult student-workers justify them to receive an independent treatment. In particular, it is expected for adult student-workers that job characteristics play an important role determining their academic success. Therefore, based on an extended set of observed attributes, which allow us to control for individual and degree characteristics, we develop two regression models to find out how job characteristics affect the academic performance (measured by the final grade point average – GPA, and by the completion time) of adult student-workers in higher education. We use a longitudinal dataset constituted by 332 student-workers that have enrolled in an undergraduate program at Leiria Polytechnic Institute (IPLeiria) in 2008 or 2009 and have completed it until 2015. The data was obtained by matching an internal dataset of IPLeiria with data from the Ministry of Education and Science, Portugal. The results show that student-workers who finish their degrees behave similarly to the non-worker students in their academic performance, but with different determinants explaining it, especially in the case of final GPA, where job characteristics play a more important role than individual and degree characteristics. In detail, we found that self-employment and enrolling in a degree from a scientific field unrelated with the professional activity have a positive effect in the final GPA of male student-workers, and that exercising a qualified job or being employed in the private sector may limit academic performance as these workers tend to choose more demanding degrees. In addition, flexible professional schedules, peer effects, higher average grades within-degree and improved academic integration all seem to contribute positively to the academic performance of student-workers. We expect that our work contributes to develop policies that improve the academic success of student-workers and increase the participation of adult workers in higher education, thus enhancing regions’ intellectual capital, labour productivity and firms’ competitiveness in the short run.
- Experiência do utilizador em pacotes de software de análise qualitativa: da usabilidade à (auto)aprendizagemPublication . Freitas, Fábio; Ribeiro, Jaime; Brandão, Catarina; Souza, Francislê Neri de; Costa, António PedroNo processo de desenvolvimento de um software não se pode abdicar de um dos principais responsáveis pela eficiente utilização de uma aplicação, nesta circunstância a Usabilidade. Neste sentido, a Usabilidade apresenta-se como um elemento associado ao Design de Interação entre um utilizador e um determinado produto. Com este intento, alguns reputados designers, como Dieter Rams, chegam mesmo a afirmar que o recurso ao bom design deverá tornar um produto tão compreensível, ao ponto de o mesmo ser autoexplicativo (Vitsoe, 2016). Mas será que o uso dos princípios de bom design pode tornar os produtos tecnológicos tão intuitivos que dispensem o recurso a ferramentas de (auto)aprendizagem? Este facto não impede que o consumidor/utilizador, quando adquire um novo produto, procure informações de como utilizar convenientemente este mesmo produto. Neste âmbito, os Manuais de Utilizador podem assumir-se como um dos principais elos de informação entre as empresas que desenvolvem os produtos e o utilizador (Ferreira, Machado, & Romanowski, 2013). No que concerne à utilização de pacotes de software, estudos indicam que um dos fatores decisivos para a insatisfação de um utilizador está relacionado com a dificuldade em aprender a trabalhar com um software (Pinho, Rodrigues, Souza, & Lopes, 2014). Neste contexto, as empresas de software procuram cada vez mais desenvolver recursos que possam dotar os seus produtos de boa Usabilidade, diminuindo dessa forma a curva de aprendizagem das suas ferramentas por parte dos utilizadores. Entre essas empresas encontram-se as que desenvolvem Qualitative Data Analysis Software (QDAS), aplicações específicas para a análise qualitativa de dados que integram funcionalidades para transcrição de entrevistas, codificação e interpretação de textos (e outro tipo de material qualitativo), análise e pesquisa de conteúdo, entre outras. O número crescente de pacotes de software de análise qualitativa e a sua diversidade, levou-nos a perscrutar os recursos de apoio disponibilizados pelos principais pacotes de software de análise qualitativa, comparando-os ao nível das suas particularidades, tais como: suporte e tipologia do Manual de Utilizador; formações; tutoriais; fóruns; espaço de perguntas frequentes (FAQ´s); e workshops. Pretende-se com esta análise apresentar as singularidades dos recursos de apoio à (auto)aprendizagem dos diferentes pacotes de software, de forma a sistematizar as ofertas que cada utilizador poderá encontrar, possibilitando-lhe assim a seleção do pacote que lhe ofereça as soluções que melhor respondam ao seu estilo de aprendizagem e proporcionem uma melhor Experiência de Utilizador (UX).
- Respiratory diseases in children attending kindergartens: Health-related variables and mothers’ psychological, parental, and marital functioningPublication . Pedro, Catarina R.; Freitas, Paula P.; Papoila, Ana L.; Dias, Sara S.; Caires, Iolanda; Martins, Pedro; Neuparth, NunoThis study aimed to examine the differences between mothers of children with and without respiratory problems in variables related to psychological, parental, and marital functioning and to determine which contributed more to parenting stress, because there is a lack of information in this field. Participants were 459 mothers of children attending kindergartens, who accepted to participate. The instruments were The International Study of Asthma and Allergies in Childhood questionnaire, Hospital Anxiety and Depression Scale, Parenting Stress Index–Short Form, Parenting Stress Index–Long Form, and Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal. Anxiety, depression, and parenting stress were higher in the more symptomatic children and parenting stress was associated with anxiety, depression, and marital satisfaction. Findings support the relevance of children’s respiratory-related variables to mothers’ psychological, parental, and marital functioning.
- Applying the method of fundamental solutions to harmonic problems with singular boundary conditionsPublication . Valtchev, Svilen; Alves, Carlos J. S.The method of fundamental solutions (MFS) is known to produce highly accurate numerical results for elliptic boundary value problems (BVP) with smooth boundary conditions, posed in analytic domains. However, due to the analyticity of the shape functions in its approximation basis, theMFS is usually disregarded when the boundary functions possess singularities. In this work we present a modification of the classical MFS which can be applied for the numerical solution of the Laplace BVP with Dirichlet boundary conditions exhibiting jump discontinuities. In particular, a set of harmonic functions with discontinuous boundary traces is added to the MFS basis. The accuracy of the proposed method is compared with the results form the classical MFS.
- Um olhar sobre a educação de infância: refletindo sobre o percurso de aprendizagem da creche ao jardim de infânciaPublication . Silva, Sara Catarina Santos; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório surgiu no âmbito das Práticas Pedagógicas do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em três partes. A primeira parte está relacionada com as vivências em contexto de Creche, a segunda parte está relacionada com as vivências em contexto de Jardim de Infância numa Instituição Particular de Solidariedade Social, e a última parte é referente ao contexto em Jardim de Infância do ensino público. A primeira parte do relatório, direcionada para o contexto de Creche apresenta uma dimensão reflexiva baseada em momentos vivenciados, referindo quais as aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do processo, o papel do educador e ainda o desenvolvimento das crianças. A segunda parte do relatório encontra-se dividida em duas partes, sendo que uma se direciona para a dimensão reflexiva do contexto em Jardim de Infância e a outra parte diz respeito à abordagem de um projeto intitulado por As Tartarugas, realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto. Por último, a terceira parte do relatório está repartida pela dimensão reflexiva tendo em conta as vivências em Jardim de Infância do ensino público, na abordagem de um projeto segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto intitulado por Corpo Humano, e ainda um ensaio investigativo relacionado com as ideias que as três crianças no Pré-escolar têm sobre o conceito de mistura.
- Identidade Profissional em Construção: Um Percurso da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Pina, Fátima Maria Neta; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e apresenta-se dividido em duas partes principais, a primeira parte relacionada com as vivências em contexto de Creche e a segunda com as vivências em contexto de Jardim-de-Infância (I e II). Relativamente à primeira parte, divide-se em três pontos. Primeiramente é apresentado o ambiente educativo em que decorreu a Prática em contexto de Creche, seguindo-se uma dimensão reflexiva, na qual estão retratados os momentos mais significativos vivenciados neste contexto. Por último apresenta-se o ensaio investigativo realizado neste mesmo contexto, que tem como título “Reconhecimento de propriedades dos materiais por crianças entre os 16 e os 24 meses”. Este estudo segue uma metodologia qualitativa, de índole interpretativa, uma vez que se pretende observar, descrever e analisar as ações das crianças na sua interação com os materiais. Os resultados mostram que a maioria das crianças participantes neste estudo reconhece algumas propriedades físicas dos materiais, o que lhes permite agrupa-los adequadamente. Foi também evidente que algumas destas crianças revelam ter emergente a competência de classificação de objetos. A segunda parte deste relatório está dividida em quatro tópicos. Inicia-se com a apresentação dos contextos educativos em que decorreram as Práticas em JI I e JI II, ao que se segue uma dimensão reflexiva onde é apresentado aquilo que de mais relevante foi vivenciado em contexto de JI I. De seguida dá-se a conhecer o trabalho realizado neste contexto, intitulado “Descobrindo as Lulas”, tendo por base a metodologia de trabalho de projeto. Apresenta-se, depois, a dimensão reflexiva relativa ao que de mais significativo foi vivenciado em contexto de JI II. Por fim apresenta-se a conclusão do presente relatório, onde se faz uma retrospetiva do trabalho desenvolvido ao longo do período de PES.
- O impacto da corrupção arbitrária e generalizada nos influxos de IDE e o efeito moderador da distância da corrupção. Evidências da América latinaPublication . Pessegueiro, Daniel Ramos Mendes; Ferreira, Manuel Aníbal Silva Portugal Vasconcelos; Reis, Nuno Manuel Rosa dosA qualidade do ambiente institucional dos países é um fator fulcral na capacidade de atração de investimento direto estrangeiro (IDE), ao reduzir as incertezas nas transações e os custos envolvidos nas operações e nos investimentos. Um dos elementos chave usados na avaliação do ambiente institucional na literatura de negócios internacionais é a corrupção. A corrupção emerge, e é um reflexo, de insuficiências institucionais. A literatura existente não é, no entanto, consensual sobre a prevalência de uma relação negativa entre a capacidade de atracão de IDE de um país e o nível de corrupção existente. Há, também, evidências que alguns países, notavelmente economias emergentes e em transição, apresentam simultaneamente altos níveis de corrupção e substanciais influxos de IDE. Para aprofundar a questão, parece relevante considerar o tipo de corrupção existente no país recetor de investimento. Para além disso, as EMNs poderão ter diferentes sensibilidades perante os níveis e os diferentes tipos de corrupção dos países onde pretendem investir, caso estejam sedeadas em países mais ou menos corruptos que o país recetor do IDE. Nesta dissertação analiso o impacto da corrupção arbitrária e corrupção generalizada nos influxos de IDE, considerando o papel moderador da distância da corrupção entre o país investidor e recetor do IDE. O estudo contribui assim para reforçar a compreensão sobre a importância do tipo de corrupção na captação de IDE, testando se diferentes tipos de corrupção têm também diferentes influências. Contribui ainda para avaliar uma dimensão menos estudada que é o papel moderador da distância da corrupção entre o país investidor e o país recetor de IDE, ao salientar que não é só a distância per se mas sim o sentido dessa distância que influencia o investimento. Empiricamente sustentado nos influxos de IDE para os países da América Latina, entre 2010 e 2014, concluí que a distância da corrupção ameniza o efeito negativo da relação entre corrupção arbitrária do país recetor do IDE e os influxos de IDE. Adicionalmente, quer quando existe um fluxo de investimento de países menos corruptos para os mais corruptos, quer quando o fluxo de investimento é inverso, só a corrupção generalizada dos países recetores de investimento tem um efeito negativo sobre os IDE. Assim, os resultados sugerem que é a corrupção organizada e recorrente – ou generalizada - que reduz os influxos de IDE.
- Da Creche ao Jardim de Infância: um percurso de descobertas, aprendizagens e partilhasPublication . Salada, Cristiana Santos; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO relatório que se apresenta foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e encontra-se dividido em duas partes. A primeira refere-se à prática de ensino supervisionada em contexto de Creche e a segunda às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. Na primeira parte abordam-se assuntos relacionados com a creche: a sua definição, a sua legislação, o papel do educador de infância nesse contexto e a documentação; assim como acontecimentos, vivências e experiências significativas e enriquecedoras tanto profissional e pessoal, como socialmente, fruto da aplicação prática de conhecimentos nesse ambiente. Paralelamente o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os 19 e os 22 meses encontrar-se-á também nesta parte. Este estudo de índole qualitativo visa analisar as interações de 5 crianças com os objetos dos cestos dos tesouros, entre si e com o adulto. Desta forma, tentou-se compreender: quais foram as interações que as crianças com idades entre os 19 e os 22 meses estabeleceram a partir do contacto com objetos dos cestos dos tesouros, qual foi o cesto que despoletou maior interesse e refletiu-se sobre as interações em contexto de Creche. Os dados recolhidos demonstraram que as crianças interagiram com os objetos, com os pares e com os adultos através dos seus órgãos dos sentidos, de palavras/sons e do contacto físico. As crianças interagiram com os objetos maioritariamente através do tato e com os pares e adulto estabeleceram interações predominantemente através do olhar. A segunda parte é alusiva às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Jardim de Infância I e II. São abordados assuntos relacionados com o Jardim de Infância como: a sua legislação, o que é a educação pré-escolar, o papel do educador nesse contexto e a documentação existente, assim como as experiências significativas. Vivenciada a metodologia de trabalho por projeto em ambos os contextos, é apresentado um breve relato de cada uma das experiências e uma reflexão acerca das aprendizagens realizadas com as crianças/comunidades educativas.
- Análise de folgas/desgaste em rótulas de suspensãoPublication . Carvalho, Luís André Fernandes; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Santos, Sérgio Pereira dosCom a elaboração deste documento pretende-se realizar um trabalho que se destina à obtenção do Mestrado em Engenharia Automóvel lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Instituto Politécnico de Leiria. Como objetivo do projeto pretende-se criar um mecanismo que permita implementar um teste quantitativo na análise do nível de folga/desgaste em componentes do automóvel. Pretende-se desta forma, substituir a análise visual que normalmente é realizada em muitos componentes de desgaste nos atos de manutenção e inspeção automóvel. O sistema de aquisição de dados foi projetado partindo do princípio da transmissibilidade: são adquiridos valores com dois acelerómetros e é calculada a sua razão. Espera-se conseguir construir um sistema de aquisição de dados portátil, de fácil utilização e com capacidade para recolha e armazenamento de informação. No final, obtendo sucesso na realização do projeto, pretende-se que a sua implementação possa ser uma mais valia na ajuda ao aumento da segurança rodoviária.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »