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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução:Uma metodologia de ensino em Enfermagem em crescimento é a Simulação
de Alta-Fidelidade permitindo aos estudantes a melhoria das suas competências, da
prática clínica, melhoria do julgamento clínico e da segurança do doente.
Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico com o objetivo de traduzir e
validar transculturalmente para a população portuguesa a ESEE-SAF, do instrumento
original de Roh, Lee, Chung e Park (2013) – Learner Satisfaction with Simulation Tool. A
validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica
do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com
recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de
acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax.
Resultados: Com uma amostra de 139 estudantes de Enfermagem, foi possível atestar
a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde
o valor de correlação mínimo foi de 0,633. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach
de 0,969, que através do método de condensação em componentes principais e segundo
a regra de Kaiser, obtém-se uma escala composta por dois fatores: Utilidade da Simulação
( = 0,956) e Funcionamento da Simulação ( = 0,912).
Conclusão: A Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à
Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF) apresenta uma adequada validade e fidelidade,
permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial
para a sua utilização em investigação.
Description
Keywords
Simulação de Alta-Fidelidade Estudantes de enfermagem Satisfação pessoal
Citation
Duarte, H.; Sousa, P. & Dixe, M. (2017). Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF). In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 185-196). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Unidade de Investigação em Saúde, Escola Superior de Saúde de Leiria