Browsing by Issue Date, starting with "2015-01"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Seismic vulnerability of vernacular buildings in urban centres-the case of vila real de santo antónioPublication . Vasconcelos, G.; Lourenço, P.B.; Rodrigues, H.; Varum, H.Following detailed studies of Portuguese vernacular building typologies, this paper deals with buildings located in historical urban centres. An analysis of the history of the urban centre and, in particular, of some vernacular buildings is enhanced. Additionally, a discussion on the influence of changes of the geometry, and on added built volumes to original buildings in the seismic vulnerability of the buildings is also provided.
- Desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Alexandre, Mónica Raquel Silva Ramos; Menino, Hugo Alexandre LopesEste estudo teve como objetivo principal investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 1.º ciclo do ensino básico, procurando compreender o impacto da implementação de uma sequência de tarefas de cunho exploratório, envolvendo o estudo de padrões e sequências. As tarefas foram implementadas, no letivo 2013/2014, em quatro turmas do 1.º ciclo do ensino básico, uma de cada ano de escolaridade. A sequência de tarefas foi organizada em seis tarefas envolvendo padrões e sequências de repetição e de crescimento, privilegiando os contextos visuais/figurativos. Os alunos realizaram as tarefas, interagindo socialmente através do trabalho em pequeno grupo, e em grupo-turma durante os momentos da discussão coletiva. Procurou-se clarificar as estratégias e representações utilizadas, as generalizações formuladas e as dificuldades sentidas. A metodologia adotada foi qualitativa de natureza interpretativa, com uma organização de estudo de caso (casos múltiplos ou comparativos), dando ênfase à investigação sobre a prática. A recolha de dados teve como principais instrumentos o diário de bordo, as produções escritas dos alunos, a observação participante e as gravações de áudio e vídeo.Os resultados mostraram, que nos diferentes anos de escolaridade, os alunos usaram uma diversidade de representações e de estratégias, que se revelou essencial na capacidade de generalização e de aprendizagens algébricas. A linguagem natural foi uma representação privilegiada em todos os anos de escolaridade, permitiu a expressão, explicação e justificação de ideias, raciocínios, dificuldades e generalização de sequências. No estudo de caso do 1.º ano, dado a faixa etária dos alunos, foram realizadas generalizações próximas com concretização. Nos estudos de caso dos 3.º e 4.º anos, atendendo à idade, maturidade, capacidade de abstração e conhecimentos, observaram-se estratégias mais complexas e formais, proporcionando uma maior diversidade no estabelecimento de conexões e de generalizações desconstrutivas. As generalizações construtivas próximas foram observadas nos estudos de caso do 1.º e do 2.º anos. As generalizações desconstrutivas e distantes foram observadas no caso do 2.º ano e não foram visíveis no do 1.º ano. Os alunos revelaram compreensão algébrica, desenvolveram o estabelecimento de conexões, tendo-se aferido uma maior profundidade nos dois últimos anos de ciclo. A exploração de tarefas envolvendo padrões e sequências permitem a transversalidade dentro da própria Matemática. Desta forma, é fundamental continuar a explorar este tipo de tarefas, desde os primeiros anos de escolaridade, de modo a desenvolver o pensamento algébrico.
- A terapia ocupacional e a intervenção precoce na infância : de mãos dadas com as famíliasPublication . Bargão, PedroAs crianças que se desenvolvem de uma forma harmoniosa e saudável são o melhor garante de futuro para qualquer sociedade.Os números relativos a crianças vítimas ou em risco de negligência, maus tratos, atrasos de desenvolvimento psicomotor ou dificuldade de integração social continuam, ainda hoje, a ser muito impressionantes e reveladores da nossa incapacidade enquanto sociedade para cuidar dos mais novos.Para ajudar estas crianças e suas famílias a superarem ou diminuírem as limitações que resultam dos atrasos de desenvolvimento é recomendado um Programa de Intervenção Precoce na Infância, uma intervenção transdisciplinar que inclua a prestação de serviços educativos, sociais e terapêuticos a estas crianças e às suas famílias, onde se inclui a Terapia Ocupacional. Com este trabalho pretende-se demonstrar a experiência especializada e a contribuição do Terapeuta Ocupacional na implementação do Projecto de Intervenção Precoce (PIP) de Torres Novas e a importância deste modelo de intervenção junto das crianças e suas famílias.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: das interações com os livros ao Projeto dos DinossaurosPublication . Taveira, Inês Catarina Filipe; Rodrigues, Marina Vitória Valdez FariaEste relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é composto por duas partes: Prática Pedagógica em Creche e Prática Pedagógica em Jardim de Infância. A parte correspondente à Prática Pedagógica em Creche inclui uma reflexão e um ensaio investigativo. Na reflexão são evidenciados os aspetos que considerei mais significativos como as minhas aprendizagens ou a minha relação com as crianças. O ensaio investigativo tinha como finalidade perceber o tipo de interações que duas crianças, com 29 e 32 meses de idade, estabeleciam com os livros, no momento de brincadeira livre, sendo que, para tal, recorri a uma metodologia qualitativa descritiva. Os resultados alcançados mostram que as crianças estabeleceram, maioritariamente, interações verbais com os livros, utilizando palavras soltas e frases, e interações não-verbais com os seus pares através dos livros, tirando os livros que outras crianças estavam a ver ou sorrindo para as outras crianças. A parte relativa à Prática Pedagógica em Jardim de Infância é composta por duas partes. Uma relativa à reflexão sobre a prática, evidenciando também os aspetos mais significativos, como as minhas aprendizagens e dificuldades ou a importância do espaço exterior. A outra parte diz respeito à descrição e reflexão sobre um trabalho de projeto desenvolvido com as crianças. Com o trabalho de projeto, em conjunto, descobrimos aspetos relativos à velocidade de locomoção, à reprodução, à alimentação e ao cérebro dos dinossauros.
- Impactos culturais, sociais e económicos do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da RainhaPublication . Pereira, Ana Maria Fernandes; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaO Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha é um edifício construído em 2008 ao abrigo do Programa Operacional de Lisboa e Vale do Tejo. É considerado um equipamento com condições únicas para o acolhimento do que de mais sofisticado se pode produzir ao nível da criação artística em matéria do espectáculo ao vivo (dança, teatro e música). O estudo de caso adoptou assim uma pergunta de partida: “Quais os impactos culturais, sociais e económicos do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha”. A investigação foi realizada a partir da inquirição do público que o frequenta e dos seus funcionários como primeiros fruidores e pessoas capazes de identificar a interacção da programação cultural e artística com a população ao nível: 1) da evolução da literacia cultural e artística dos públicos; 2) dos benefícios sociais da sua implantação na concretização de um bom ambiente social; 3) como elemento dinamizador do comércio local e da captação turística. O CCC, depois de 18 anos de um interregno de actividades de uma sala de espectáculos em Caldas da Rainha, assumiu-se como o elemento estruturador de uma política cultural da autarquia para a cidade, tendo, no entanto, que concretizar ao mesmo tempo uma estratégia regional uma vez que a sua construção teve como objectivo a criação de uma região euro-atlântica comparável a outras regiões europeias com o objectivo de romper com as assimetrias existentes entre as regiões no território português em matérias de fruição e criação cultural e artística. A edificação do CCC representa assim – potencialmente, como desígnio –, uma mais-valia para a região Oeste pela contribuição – assumida no seu documento de missão –, para a valorização territorial e do potencial humano.
- Gestão operacional de Design: contributos da Gestão Operacional de Design para a eficácia de projectosPublication . Baptista, Margarida Afonso Cardoso Góis Costa; Silva, Paulo Jorge Soares daO presente documento, tem como principal objectivo a descrição e análise do projecto foco desenvolvido no decorrer do estágio curricular, realizado na empresa IFE - International Faculty for Executives no âmbito do Mestrado de Design Gráfico da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Esta investigação, incidirá sobre duas abordagens que se complementam, uma sobre o processo de estágio e projecto, e outra sobre o enquadramento teórico do mesmo. A primeira abordagem remete à prática de estágio, caracterização da empresa, objectivos do estágio e cronograma do mesmo. Associado a esta parte, encontramos o foco da dissertação: a exposição e análise do desenvolvimento do projecto principal do estágio - Expo RH'14 - onde encontraremos um descritivo detalhado das fases de processo. A segunda abordagem contextualiza o tema, tendo este diversos sub-temas de essencial compreensão para o entendimento do desenvolvimento. Serve assim, de enquadramento teórico específico para cada ponto do processo de estágio, colocando estas abordagens em constante paralelo. Assim, as duas abordagens - estágio e enquadramento teórico - apoiam-se mutuamente para um melhor entendimento do tema, onde se descreve um acontecimento real em paralelo com a teoria estudada, de modo a que a presente dissertação seja entendida como uma reflexão crítica do desenvolvimento do projecto em processo de estágio.
- Conservação de bacalhau salgado seco em condições de abuso de temperaturaPublication . Caramalho, Márcia Isabel Mascote; Rodrigues, Maria José Ribeiro Machado; Silva, Maria Manuel Gil de Figueiredo Leitão e; Campos, Maria Jorge GeraldesAlgumas empresas de produção de bacalhau salgado pretendem iniciar a comercialização no mercado africano e/ou aumentar o mercado neste continente. Contudo, a rede de frio é frequentemente escassa, implicando grandes perdas económicas para as empresas nacionais. É possível atrasar a degradação do pescado através, por exemplo, do seu embalamento em vácuo e até em atmosfera modificada. Como tal, pretendeu-se embalar o bacalhau salgado seco a vácuo, e sobretudo em atmosfera modificada, de forma a aumentar o seu período de vida útil de prateleira em condições de abuso de temperatura. Foram estudados diferentes tipos de embalagem: (i) apenas com ar, (ii) embalagem a vácuo [com e sem a adição de metabissulfito de sódio (E223)] e (iii) em atmosfera modificada (EAM), 20% de CO2: 80% de N2, com e sem adição de E223; todos os tipos em condições de abuso de temperatura (15, 25 e 35ºC). O presente trabalho mostrou que o embalamento de bacalhau salgado seco a vácuo e, principalmente, emEAM poderá incrementar o tempo de vida útil de prateleira A temperatura de armazenamento mais uma vez comprovou ser um fator crucial uma vez que a menores temperaturas de armazenamento, o bacalhau apresentou um aspeto mais favorável, e maior foi o período de conservação, independentemente do tipo de embalamento do produto. O E223 beneficiou o produto armazenado a temperaturas mais baixas, mas não aparentou introduzir melhorias no bacalhau conservado a temperaturas acima de 25ºC. Em condições de abuso de temperatura (15, 25 e 35ºC), a preferência dos consumidores recai sobre a EAM (80%N2:20%CO2).