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Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia, aplicada ao
ensino de Enfermagem, que facilita a aquisição de competências como o aumento do conhecimento
clínico e da segurança do doente e a melhoria do julgamento clínico.
Metodologia: Este estudo metodológico envolveu 139 estudantes de Enfermagem que
praticaram SAF, com o objetivo de validar para a população portuguesa a EPAEE-SAF, do
instrumento original de Kuznar (2007) – Nursing Students’ Perceptions of Learning Using a
High-fidelity Human Patient Simulator. A validação do instrumento teve por base a
realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua
fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de
Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida
de rotação ortogonal do tipo Varimax.
Resultados: Foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de
cada item com a escala total, onde o valor de correlação mais baixa foi de 0,507. O instrumento
revelou um Alpha de Cronbach de 0,942, numa escala unifatorial, pelo método
de condensação em componentes principais segundo Kaiser e ao método de rotação
Varimax.
Conclusão: A EPAEE-SAF apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a
sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua
utilização em investigação.
Description
Keywords
Simulação de Alta-Fidelidade Estudantes de enfermagem Perceção de aprendizagem
Citation
Duarte, H.; Dixe, M. & Sousa, P. (2017). Validação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF). In M. Dixe; P. Sousa & P. Gaspar (Coords.), Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica (pp. 173-184). Leiria: Instituto Politécnico de Leiria
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Unidade de Investigação em Saúde, Escola Superior de Saúde de Leiria