Mestrados da ESSLei
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Browsing Mestrados da ESSLei by advisor "Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel"
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- CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES ESCOLARES RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1Publication . Silva, Lídia Maria Pinto da; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelIntrodução: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido, as competências adquiridas e os resultados obtidos, durante o Estágio do Mestrado em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública com relatório final. A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica que surge como um problema à nível mundial. A doença não afeta apenas as faixas etárias mais velhas, mas também afeta as crianças/ jovens e a sua sobrevivência depende da adequada gestão da sua diabetes. A Escola é um local de inclusão, devendo ser mobilizado os recursos para a gestão de situações intercorrentes da doença. É imprescindível a implementação de programas e estratégias que garantam um ambiente seguro da criança. Objetivo: Capacitar os educadores escolares para a apropriada gestão da diabetes tipo 1, em contexto escolar. Método: O projeto de intervenção teve por base a metodologia do planeamento em saúde, garantindo uma gestão adequada em todo o processo de planeamento, e ainda articulado com o referencial teórico de Enfermagem da Promoção da Saúde de Nola Pender. Procedeu-se a aplicação de um instrumento de recolha de dados aos educadores de criança com diabetes tipo1 antes e após as sessões de educação para a saúde. Foi também realizada uma revisão integrativa da literatura, o que permitiu incorporar e aplicar os novos conhecimentos obtidos, reforçando e suportando, assim, a intervenção numa prática baseada na evidência e utilizando bases de dados como uma ferramenta de procura de conhecimento rápida e fidedigna. Resultados: Verificou-se défice de conhecimento na gestão da diabetes: controle de sintomas, alimentação e regime terapêutico. A intervenção comunitária obteve resultados positivos, aumentando o nível de conhecimentos sobre diabetes, dos educadores escolares. Conclusão: Educar para a saúde é implementar atividades de aprendizagem, promover e desenvolver habilidades, consciencializando as pessoas para fazer escolhas informadas sobre os seus comportamentos de saúde e mudança de atitudes, de forma voluntaria. A educação para saúde é uma estratégia de intervenção eficaz no empoderamento e capacitação das pessoas, grupos ou comunidades. O caminho é longo, muito há ainda por fazer. A mudança tem de acontecer a nível do poder político, com reforço económico e de recursos humanos, ao nível das escolas, e com a devida regulamentação da formação da diabetes.
- Capacitação dos Enfermeiros de Saúde Escolar para o suporte a crianças e jovens com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Santos, Mafalda Mariana Correia; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO relatório apresenta-se como um processo de construção de saberes profissionais baseados na autorreflexão e análise, constituindo-se como um caminho para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista e do enfermeiro especialista em saúde comunitária e de saúde pública. Numa abordagem inicial, no primeiro campo de estágio, procedeu-se à elaboração do diagnóstico de saúde da comunidade, emergindo como área problemática a Diabetes Mellitus. Partindo de uma necessidade já identificada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, a inexistência de formação dos enfermeiros de saúde escolar, integrou-se o Projeto DARE+ para colmatar essas necessidades. A Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença metabólica e crónica que pode afetar pessoas de qualquer idade, a mesma desenvolve-se mais em crianças e jovens, tornando-se uma das doenças mais prevalentes em contexto escolar. A permanência da criança e jovem na escola abrange um período alargado do dia, neste sentido as recomendações internacionais orientam para que seja garantida a gestão adequada da doença neste contexto. O Projeto de Intervenção Comunitária, Projeto DARE+, segundo a metodologia do Planeamento em Saúde, teve como objetivo melhorar os conhecimentos dos Enfermeiros de saúde escolar através da formação avançada. Recorreu-se ao referencial teórico de enfermagem Modelo Sistémico de Betty Neuman para a tomada de decisão em enfermagem, que nos conduziu à intervenção comunitária. Desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura com a seguinte questão de investigação: Quais são as intervenções de enfermagem dirigidas a enfermeiros de saúde escolar na área da diabete Mellitus tipo 1? Nas evidências obtidas identificou-se a importância da formação avançada aos respetivos enfermeiros. A avaliação da intervenção realizada teve lugar no segundo campo de estágio, que nos permitiu concluir que a formação reforçou as linhas de defesa dos enfermeiros de saúde escolar criando barreira aos stressores, isto é, à falta de conhecimento. Os resultados apontam para um aumento de conhecimentos médio de 86,6%, demonstrando o impacte positivo na formação deste grupo profissional. É essencial continuar a intervir com os Enfermeiros de saúde escolar com vista à uniformização dos conhecimentos e intervenções adequadas às crianças e jovens com as necessidades identificadas.
- CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA POR COVID-19 NA SOBRECARGA E SENTIDO DE VIDA DO CUIDADOR INFORMALPublication . Lopes, Sandra Maria Ferreira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelVerifica-se, atualmente, uma elevada preocupação no que concerne ao impacto da pandemia por COVID-19 no bem-estar geral da população. Esta pandemia constitui-se como uma crise global, não só ao nível de saúde pública e de estabilidade económica, mas também de bem-estar familiar. Ao evocar questões acerca do sentido de vida, a pandemia constitui-se como uma oportunidade para a (re)descoberta de valores humanos e universais. Numa sociedade cada vez mais envelhecida, a pandemia por COVID-19 veio acentuar, ainda mais, as dificuldades vivenciadas no quotidiano dos cuidadores a vários níveis, designadamente, profissional, pessoal, financeiro e social. Perspetivada não só como a unidade básica da sociedade, mas também como foco dos cuidados de enfermagem, a família apresenta como função prioritária, o suporte e a proteção dos seus membros. Pela sua proximidade, o enfermeiro de saúde familiar conhece as singularidades de cada família, o seu potencial, as suas competências e fragilidades. Com o seu saber técnico, científico e humanístico, define estratégias de índole sistémica que potenciam a ação da família, face às necessidades específicas de cada um dos seus constituintes. Todavia, urge compreender quais são os desafios, as respostas e as adaptações que emergiram a partir desta nova realidade, visto o cenário pandémico ter condicionado a interação entre enfermeiros e famílias. Tendo por base este intuito, efetuou-se uma revisão sistemática de literatura, subjacente à seguinte questão de investigação: Quais são as consequências da Pandemia por COVID 19 na sobrecarga e sentido de vida do cuidador informal? Os objetivos definidos para a pesquisa são: 1) Avaliar a sobrecarga do cuidador informal durante o período de pandemia por COVID-19 e 2) Identificar a relação entre o sentido de vida e a sobrecarga do cuidador informal. A partir da questão PI[C]O, foram definidas palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos na base de dados da plataforma B-On no mês de novembro de 2021. Na Revisão Sistemática da Literatura, incluíram-se artigos, publicados nos últimos seis anos e disponíveis gratuitamente nas bases de dados Academic Search Complete, Complementary Index e Medline, através dos seguintes descritores: Informal “caregiver burden”, “COVID-19 or coronavirus or 2019-ncov or sars-cov-2 or cov-19”, “life purpose” or “meaning in life” or “purpose in life”, utilizando o operador booleano AND. Da aplicação dos critérios de inclusão, foram identificados, no total, 58 artigos, dos quais, após análise dos títulos e resumos, foram selecionados cinco artigos como elegíveis e incluídos. Relativamente aos resultados, constatou-se que a sobrecarga do cuidador variava de acordo com a doença da pessoa cuidada, sendo que as evidências comprovaram que os cuidadores de pessoas com demência e doença oncológica relataram uma maior sobrecarga de cuidados, principalmente as mulheres. Também a ansiedade, o stress crónico e a depressão (angústia e sofrimento existencial) foram geradores do sentimento de sobrecarga do cuidador, durante a pandemia por COVID-19. Registou-se que a promoção da resiliência reduz significativamente a angústia associada aos cuidados. Conclui-se que a presença da espiritualidade, da esperança e de um sentido de vida, a par da resiliência, reduzia significativamente a angústia associada aos cuidados. É fundamental que os cuidadores sejam devidamente treinados e capacitados para que alcancem maiores níveis de resiliência como a capacidade de aceitar a situação diariamente, suprindo a necessidade de a pessoa não perder a sua essência e restaurar a esperança. Torna-se crucial que os enfermeiros desenvolvam competências para identificar e intervir nos processos de transição saúde - doença, orientando os cuidadores para atingirem o nível de mestria, promotor da resiliência e de esperança.
- Empoderamento comunitário dos idosos para promoção da literacia sobre a segurança na utilização da medicaçãoPublication . Gaspar, Tânia Oliveira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel
- Empoderamento comunitário dos imigrantes no Acesso aos Cuidados de SaúdePublication . Soares, Raquel Pires; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelA continuidade do percurso formativo culminou com a aquisição de competências comuns e especificas na área de especialização de Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, académico e profissional. A migração faz parte da experiência humana, sendo reconhecida como uma fonte de prosperidade, inovação e de desenvolvimento sustentável num mundo globalizado. No entanto, este processo afeta os países, as comunidades, os próprios migrantes e suas famílias em formas diferentes e imprevisíveis (ONU, 2018). Para responder à questão de investigação “Quais são os determinantes de saúde que afetam os imigrantes da Índia que residem no concelho da Marinha Grande?”, foi realizada uma revisão integrativa da literatura cujo resultado serviu de base à elaboração do guião das entrevistas semiestruturas que decorreram entre os meses de novembro de dezembro de 2023 e permitiram conhecer as necessidades sentidas pela comunidade imigrante indiana residente no concelho da Marinha Grande. No desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Comunitária e Saúde Pública, implementou-se o Projeto “Empoderamento Comunitário dos Imigrantes no Acesso aos Cuidados de Saúde: ENGAGE”, recorrendo à metodologia do Planeamento em Saúde, ao Modelo da Diversidade e Universalidade do Cuidados Cultural e ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário. Com a definição do diagnóstico de saúde, foram expressas as prioridades de intervenção quanto à avaliação do empoderamento da comunidade imigrante. Para avaliar o empoderamento comunitário da comunidade imigrante, foi realizado um grupo focal, com a aplicação da Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário para a prioridade falta de conhecimento sobre o acesso aos cuidados de saúde, cuja avaliação demonstrou que os domínios que requerem mais intervenção são a liderança local, as estruturas organizativas, a habilidade para questionar e a gestão de programas. Conclui-se que os objetivos previstos para o estágio foram atingidos e que as intervenções a desenvolver junta da comunidade imigrante em estudo se enquadram nos domínios da liderança local, das estruturas organizativas, da habilidade para questionar e da gestão de programas.
- Empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde de um grupo de idososPublication . Rodrigues, Solange Domingues; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública detém competências específicas que lhe permite um elevado grau de adequação dos cuidados às necessidades de saúde de grupos e comunidades (Regulamento n.º 428/2018, 2018). A segurança dos cuidados de saúde é uma prioridade de Saúde Pública, fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde (Direção-Geral da Saúde, 2022). O baixo nível de Literacia em Saúde é um dos principais obstáculos da participação do utente na melhoria da segurança dos cuidados de saúde e no seu processo de saúde/doença (Longtin et al., 2010). Este relatório tem como objetivos realizar uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, em contexto de Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade, ao longo do Estágio de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública com relatório final, e descrever, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, o projeto de intervenção comunitária “EnvelheSer com Literacia – ELit” desenvolvido. O projeto de intervenção comunitária ELit tem os seguintes objetivos: avaliar e promover a Literacia em Saúde e o empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde numa população-alvo de vinte e cinco idosos de uma freguesia do Centro do País. Recorreu-se ao questionário LitSCuida (Figueiredo, 2018) e como referencial teórico ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário para orientar a tomada de decisão em enfermagem (Melo et al., 2018). Após aplicação do questionário, em outubro de 2022, o diagnóstico de enfermagem priorizado foi: “liderança comunitária comprometida por conhecimento sobre a utilização da medicação não demostrado.” Para aumentar o nível de conhecimentos dos idosos sobre a utilização da medicação foi estruturada e implementada uma intervenção composta por duas sessões de Educação para a Saúde. Para avaliar ao impacto da intervenção, foi realizado um estudo quasi-experimental, com aplicação de pré e pós-testes de avaliação dos conhecimentos. Considerando a reduzida dimensão da população-alvo, e apesar do efeito positivo da intervenção (aumento de 21% das respostas corretas), não é possível concluir quanto ao impacto da intervenção no empoderamento comunitário.
- Enfermagem transcultural no cuidado de Famílias ciganas: olhar do enfermeiro de famíliaPublication . Parreira, Paula Cristina do Vale Brito; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO presente relatório enquadra o Curso de Mestrado de Saúde Familiar conducente à atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Saúde Comunitária na área de Saúde Familiar. A cultura é um fenómeno universal, com impacto na sociedade moderna, que impõe reajustes nomeadamente ao nível dos cuidados de enfermagem às famílias, considerando-as unidades sistémicas e em desenvolvimento. As famílias de cultura cigana são consideradas uma minoria étnica, com padrões culturais distintos; nem sempre compreendidas e aceites pela sociedade considerada maioritária. Os cuidados de enfermagem culturais às famílias ciganas assumem expressões e significados, que podem ser significativos na relação terapêutica enfermeiro-utente, fundamentada no respeito pela diferença, valores e crenças. Os enfermeiros de família têm a perceção de que precisam melhorar os cuidados e identificam determinantes que influenciam e promovem os cuidados culturalmente competentes. A Revisão Integrativa (II Parte) constitui uma estratégia de pesquisa subjacente à questão de investigação: quais os determinantes aos cuidados culturalmente competentes a desenvolver pelo enfermeiro de família, junto de famílias de cultura diversa, em especial cigana? Cujo objetivo configura da seguinte forma: identificar os determinantes da prática de enfermagem transcultural pelos enfermeiros de família, junto de famílias de cultura diversa, em especial cigana. A Revisão integra quatro estudos, publicados entre 2016 e 2022. Os resultados revelam que existem determinantes que condicionam os cuidados de enfermagem culturalmente competentes, uns que os condicionam outros que os promovem, conduzindo à discussão com base no Modelo de Sunrise de Madeleine Leininger. O Modelo de Sunrise relaciona-se com os determinantes promotores dos cuidados culturais e permite descobrir, conhecer e explicar a interdependência dos fenómenos culturais com os cuidados de enfermagem, conferindo satisfação das famílias, numa base de preservação, negociação e/ou RE padronização.
- O ENFERMEIRO DE FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DE FAMÍLIAS COM ELEMENTOS ADULTOS OU IDOSOSDEPENDENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: EXPETATIVAS DOS CUIDADORES INFORMAISPublication . Serra, Catarina Isabel Pires; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelEnquadramento: Este relatório reporta-se à prática clínica desenvolvida na Unidade de Saúde Familiar (USF) CampuSaúde. Numa abordagem inicial caraterizaram-se as famílias do ficheiro da enfermeira especialista (EE) orientadora, tendo-se constatado que a maioria dos utentes são adultos ou idosos, alguns dos quais com diabetes mellitus (DM) tipo 2 e dependentes de cuidados prestados por familiares seus cuidadores informais (CI). Para que o EE em Enfermagem de Saúde Familiar (ESF) possa intervir de forma mais eficaz junto destes CI, implementou-se um estudo de investigação sobre as expetativas dos CI quanto aos cuidados a prestar pelo enfermeiro de família (EF) no acompanhamento das famílias com elementos adultos ou idosos dependentes com DM tipo 2. Objetivos: Caracterizar os CI e as famílias de elementos adultos ou idosos dependentes com DM tipo 2; determinar quais são as expetativas dos CI de elementos da família adultos ou idosos dependentes com DM tipo 2 quanto aos cuidados a prestar pelo EE em ESF; e conhecer o contributo dos cuidados prestados pelo EE em ESF no acompanhamento das famílias com elementos adultos ou idosos dependentes com DM tipo 2. Metodologia: Foram utilizados 2 métodos de investigação complementares, a revisão integrativa da literatura (RIL) e o estudo de casos múltiplos com 3 famílias, tendo como base o modelo de Calgary de avaliação e intervenção familiar e como referencial teórico o modelo de sistemas de Neuman. Resultados: A RIL identificou, como expetativas dos CI, que o EE em ESF tenha conhecimentos e experiência no estabelecimento de uma comunicação eficaz, na continuidade de cuidados e no acompanhamento regular, e que os cuidados contemplem a educação em saúde, tenham em conta a língua e a cultura dos destinatários e incluam a família como um todo. O estudo de casos múltiplos permitiu constatar o contributo positivo dos cuidados prestados pelo EE em ESF, uma vez que, após a sua intervenção, o número de stressores diminuiu, os status dos diagnósticos melhoraram e a grande maioria dos objetivos foram alcançados. Conclusão: O desenvolvimento das competências do EE em ESF em contexto de USF e o estudo do acompanhamento de famílias com adultos ou idosos dependentes com DM tipo 2, baseado em instrumentos e modelos de avaliação e intervenção familiar, facilitaram o estabelecimento de parcerias colaborativas, a valorização das forças familiares e a resposta às necessidades específicas das famílias, permitindo concluir que foram atingidos os objetivos propostos no início do estágio.
- O Enfermeiro Especialista em Saúde Familiar na promoção da comunicação no casalPublication . Francisco, Paula Filipe Guarda; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel
- Estágio de natureza profissional em Enfermagem de cuidados de saúde à família em contexto de USF/UCSP com relatório finalPublication . Carvalho, Beatriz Isabel Ferreira de; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelENQUADRAMENTO: Em pleno estado de emergência devido à pandemia por Covid-19, emergiu, no desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde familiar em contexto de numa UCSP, a preocupação com o crescente número de famílias com elementos com sintomatologia depressiva. O sofrimento mais relatado era a incapacitados de experienciar momentos de bem-estar e de olhar o seu futuro, acompanhado de alteração do humor, ideação suicida e alienação pelo recurso a dependências. Os estudos de Viktor Frankl e investigadores existenciais logoterapeutas têm comprovado a relação entre, grande parte, desta sintomatologia e o vazio existencial ou ausência de sentido de vida, sendo a CoCIP uma competência de enfermagem que orienta na descoberta de sentido de vida. OBJETIVOS: Os objetivos definidos para a pesquisa são: 1) Mapear o conhecimento existente sobre o sentido de vida das pessoas/famílias com depressão; 2) Identificar as intervenções junto da família com um elemento com depressão. METODOLOGIA: Efetuou-se uma revisão da literatura, subjacente à seguinte questão de investigação: Qual é o conhecimento que existe sobre a importância do Sentido de vida na Pessoa com Depressão? A partir da questão PCC, foram definidas palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos na base de dados da plataforma B-On. Na Revisão da Literatura, incluíram-se artigos, publicados nos últimos cinco anos e disponíveis gratuitamente, através dos seguintes descritores: “meaning in life” or “life purpose”, “depression”, “nurs*” or “family nurs*”, “hospital” utilizando o operador booleano AND, OR e NOT. Da aplicação dos critérios de inclusão, foram identificados, no total, 12 artigos, dos quais, após análise dos títulos e resumos, foram selecionados quatro artigos como elegíveis e incluídos. RESULTADOS: Os resultados constataram que os sintomas depressivos diminuem a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos e das famílias que sofrem desta patologia, pondo a sua vida em risco com ideações suicidas. Registou-se que a promoção do sentido de vida com intervenções do EEESF, reduz, com significância estatística, os sintomas depressivos e a forma de encarar os acontecimentos de vida. CONCLUSÃO: É fundamental que os profissionais de saúde, em especial os Enfermeiros de Família, estejam despertos e capacitados para promover a esperança e o sentido de vida das suas famílias e indivíduos. Os enfermeiros devem implementar mudanças na prática com vista à melhoria dos cuidados, procurando personalizar os cuidados às necessidades de cada família. Torna-se crucial que os enfermeiros desenvolvam competências para identificar e intervir nos processos de transição saúde - doença, orientando os cuidadores para atingirem o nível de mestria, promotor da resiliência e de esperança.
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