Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-15"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Passado FuturoPublication . Robens, Fredrik Christophorus; Faria, Nuno Filipe Moreira RibeiroEste trabalho explora a complexidade da identidade. É uma reflexão sobre o meu percurso pessoal e criativo, reconhecendo a dificuldade de unir as diversas facetas de conceito da identidade num único ponto. Mediante uma linguagem poética, este trabalho descreve a sensação de transformação e efemeridade, comparando o processo da criação da minha linguagem artística a um Sísifo preso num ciclo de sublimação. A descoberta de uma nova fase de fluidez permite-me conectar-me mais profundamente com o mundo, inspirando-me em pensadores como Achille Mbembe, Grada Kilomba, Giorgio Agamben e muitas e muitos mais. O trabalho destaca a importância dos espaços culturais (da casa) na formação da identidade e a busca por um entendimento mais amplo da condição humana, onde a experiência terrestre se entrelaça com a cósmica. Metáforas visuais, como, por exemplo, a do triângulo, representando a intersecção de diferentes influências culturais e artísticas, são os pilares do meu método de pesquisa relativa à história da arte. É a busca e, ao mesmo tempo, a análise de um Homecoming artístico, científico e por fim individual.
- Finanças Comportamentais: Mercado das CriptomoedasPublication . Oliveira, Wilson Domingues; Febra, Lígia Catarina Marques; Costa, Magali PedroO objetivo deste estudo é analisar a existência de enviesamentos cognitivos e comportamentais na tomada de decisão dos investidores em criptomoedas no contexto dos residentes em Portugal. A intenção é averiguar se as conclusões anteriormente evidenciadas na revisão da literatura sobre o mercado de capitais se aplicam também ao mercado das criptomoedas. Ademais, a literatura existente, demonstrou que variáveis demográficas, como a idade, o género, as qualificações académicas e a experiência/conhecimentos, podem influenciar as decisões dos investidores no mercado de capitais e pretende-se analisar se esses mesmos efeitos ocorrem no mercado de criptomoedas. Este estudo investiga quatro enviesamentos comportamentais: o excesso de confiança, a ancoragem, a representatividade e a contabilidade mental. Neste sentido, foi realizado um questionário à população geral, residente em Portugal, com mais de 18 anos, tendo-se obtido uma amostra total de 260 observações. Os dados primários recolhidos foram analisados no programa informático estatístico SPSS e no Microsoft Excel, através dos testes não paramétricos de Wilcoxon, de U de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis, bem como do coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados obtidos permitem concluir que, de um modo geral, os investidores, residentes em Portugal, do mercado de criptomoedas não demonstram os enviesamentos comportamentais estudados de excesso de confiança, contabilidade mental e representatividade. No entanto, observou-se que os investidores tendem a exibir um enviesamento de ancoragem. Observou-se que os investidores mais jovens e os que apresentavam maior experiência/conhecimento demonstraram uma maior propensão ao excesso de confiança. Em relação ao enviesamento da ancoragem foi possível corroborar que não existem diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito a este enviesamento. Relativamente à contabilidade mental e a representatividade, os dados obtidos indicaram que não foram identificadas diferenças estatisticamente relevantes entre os grupos demográficos analisados. Por fim verificou-se que não existe uma correlação positiva e forte entre os diferentes enviesamentos comportamentais.
- Empoderamento Comunitário dos Imigrantes Indianos para o Acesso aos Cuidados de SaúdePublication . Luís, Carolina Raquel Marques; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO presente relatório apresenta o percurso realizado ao longo do estágio em Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública. O relatório tem como objetivo desenvolver uma análise reflexiva sobre a aquisição das com-petências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública e expor o projeto de intervenção comunitária ENGAGE, com base na metodologia de Planeamento em Saúde, tendo como referenciais teóricos o Modelo de Avaliação e Intervenção do Empoderamento Comunitário e a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, demons-trando a importância da prática especializada baseada na evidência. O aumento do fluxo migratório e a mobilidade contínua das pessoas demandam adaptações nos sistemas de saúde, para assegurar a acessibilidade e a equidade nos serviços de saúde. Os imigrantes encontram barreiras que dificultam o acesso aos serviços de saúde, o que pode resultar num aumento de doenças evitáveis e na sobrecarga dos serviços de emergência. O investimento em políticas de saúde inclusivas melhora a qualidade de vida dos imigrantes e fortalece o sistema de saúde. Neste sentido, o projeto ENGAGE tem como objetivo promover o acesso aos cuidados de saúde dos imigrantes a residir na Marinha Grande. A amostra foi constituída por 5 imigrantes que cumpriam os critérios de inclusão. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário inicial e um questionário final para avaliar a aquisição de conhecimentos. As estratégias de intervenção utilizadas foram a promoção da saúde, através de intervenções educativas, marketing social, disponibilização de conteúdo educativo e o estabelecimento de parcerias com os stakeholders. Após análise dos dados, apurou-se que os imigrantes tinham um conhecimento reduzido sobre o acesso aos cuidados de saúde, onde foi identificada a barreira linguística como a principal causa. Com a implementação do projeto, verificou-se um aumento de 6% nos conhecimentos sobre o acesso aos cuidados de saúde e procura de ajuda para o acesso aos serviços de saúde, por quem não participou no projeto. Estes fatores contribuíram para uma melhoria contínua e consequentemente para o empoderamento co-munitário, prevenção de doenças e naturalmente obter ganhos em saúde.
- EMPODERAMENTO DA COMUNIDADE IMIGRANTE PARA A ADESÃO À VACINAÇÃO CONTRA O TÉTANOPublication . Sequeira, Pedro Miguel Dias; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelA promoção e a adesão à vacinação das comunidades imigrantes torna-se um desafio e um foco de intervenção ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública, no sentido de intervir nos grupos e comunidades como um contexto de intervenção. Melhorar ou aumentar a adesão aos imigrantes não só contribui para ganhos em saúde comunitária como previne um potencial problema grave de saúde pública. Este relatório tem como objetivos realizar uma análise reflexiva sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, em contexto de Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade, ao longo do Estágio de Natureza Profissional em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública com relatório final, e descrever, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, o projeto de intervenção comunitária ―Imigrante: Vacine-se!!!‖ implementado. O projeto de intervenção aos imigrantes tem os seguintes objetivos: avaliar e promover a adesão à vacinação contra o tétano, bem como o seu empoderamento comunitário numa população alvo de 20 imigrantes que aceitaram participar no estudo e como referencial teórico ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (Melo, 2020). Ficando sempre a tomada de decisão nos participantes do estudo. Após aplicação dos questionários, em Dezembro de 2024 e Janeiro de 2025, o diagnóstico de enfermagem priorizado foi: Conhecimento sobre a adesão à vacinação do tétano não demonstrado em 95% dos participantes do estudo, portanto, apresenta uma liderança comunitária comprometida. Para aumentar o nível de conhecimentos dos imigrantes foi estruturada e implementada uma intervenção composta por duas sessões de Educação para a Saúde no mesmo dia. Para avaliar o impacto da intervenção, foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, analítico e exploratório, com aplicação de um questionário (Tavares, 2014) validado para grupos vulneráveis comunitários e um questionário elaborado pelo investigador com aplicação prévia do pré-teste, de acordo com a Matriz Operativa do MAIEC. Como resultados encontrados, 93% dos participantes do estudo que estiveram presentes na intervenção comunitária consideraram ter aumentado o nível de conhecimentos na adesão à vacinação contra o tétano. Tinha-se uma meta de aumentar o nível de conhecimentos dos imigrantes em 70% e no final conseguiu-se uma meta de 93% dos participantes em conhecimento demonstrado na adesão à vacinação contra o tétano.
