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- CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA POR COVID-19 NA SOBRECARGA E SENTIDO DE VIDA DO CUIDADOR INFORMALPublication . Lopes, Sandra Maria Ferreira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelVerifica-se, atualmente, uma elevada preocupação no que concerne ao impacto da pandemia por COVID-19 no bem-estar geral da população. Esta pandemia constitui-se como uma crise global, não só ao nível de saúde pública e de estabilidade económica, mas também de bem-estar familiar. Ao evocar questões acerca do sentido de vida, a pandemia constitui-se como uma oportunidade para a (re)descoberta de valores humanos e universais. Numa sociedade cada vez mais envelhecida, a pandemia por COVID-19 veio acentuar, ainda mais, as dificuldades vivenciadas no quotidiano dos cuidadores a vários níveis, designadamente, profissional, pessoal, financeiro e social. Perspetivada não só como a unidade básica da sociedade, mas também como foco dos cuidados de enfermagem, a família apresenta como função prioritária, o suporte e a proteção dos seus membros. Pela sua proximidade, o enfermeiro de saúde familiar conhece as singularidades de cada família, o seu potencial, as suas competências e fragilidades. Com o seu saber técnico, científico e humanístico, define estratégias de índole sistémica que potenciam a ação da família, face às necessidades específicas de cada um dos seus constituintes. Todavia, urge compreender quais são os desafios, as respostas e as adaptações que emergiram a partir desta nova realidade, visto o cenário pandémico ter condicionado a interação entre enfermeiros e famílias. Tendo por base este intuito, efetuou-se uma revisão sistemática de literatura, subjacente à seguinte questão de investigação: Quais são as consequências da Pandemia por COVID 19 na sobrecarga e sentido de vida do cuidador informal? Os objetivos definidos para a pesquisa são: 1) Avaliar a sobrecarga do cuidador informal durante o período de pandemia por COVID-19 e 2) Identificar a relação entre o sentido de vida e a sobrecarga do cuidador informal. A partir da questão PI[C]O, foram definidas palavras-chave e realizada uma pesquisa de artigos científicos na base de dados da plataforma B-On no mês de novembro de 2021. Na Revisão Sistemática da Literatura, incluíram-se artigos, publicados nos últimos seis anos e disponíveis gratuitamente nas bases de dados Academic Search Complete, Complementary Index e Medline, através dos seguintes descritores: Informal “caregiver burden”, “COVID-19 or coronavirus or 2019-ncov or sars-cov-2 or cov-19”, “life purpose” or “meaning in life” or “purpose in life”, utilizando o operador booleano AND. Da aplicação dos critérios de inclusão, foram identificados, no total, 58 artigos, dos quais, após análise dos títulos e resumos, foram selecionados cinco artigos como elegíveis e incluídos. Relativamente aos resultados, constatou-se que a sobrecarga do cuidador variava de acordo com a doença da pessoa cuidada, sendo que as evidências comprovaram que os cuidadores de pessoas com demência e doença oncológica relataram uma maior sobrecarga de cuidados, principalmente as mulheres. Também a ansiedade, o stress crónico e a depressão (angústia e sofrimento existencial) foram geradores do sentimento de sobrecarga do cuidador, durante a pandemia por COVID-19. Registou-se que a promoção da resiliência reduz significativamente a angústia associada aos cuidados. Conclui-se que a presença da espiritualidade, da esperança e de um sentido de vida, a par da resiliência, reduzia significativamente a angústia associada aos cuidados. É fundamental que os cuidadores sejam devidamente treinados e capacitados para que alcancem maiores níveis de resiliência como a capacidade de aceitar a situação diariamente, suprindo a necessidade de a pessoa não perder a sua essência e restaurar a esperança. Torna-se crucial que os enfermeiros desenvolvam competências para identificar e intervir nos processos de transição saúde - doença, orientando os cuidadores para atingirem o nível de mestria, promotor da resiliência e de esperança.
- Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do BrincarPublication . Martins, Carolina Soares; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso académico durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição Privada e a terceira parte referente ao Contexto de Jardim de Infância da Rede Pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em contextos de Creche, mais especificamente o papel do educador e a rotina. Numa segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado, como a relevância do ciclo interativo e a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Nesta segunda parte, é apresentado o ensaio investigativo sobre o Brincar e a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que visou: i) Conhecer as brincadeiras escolhidas pelas crianças; ii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras na sala; iii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras no exterior; iv) Conhecer as conceções das crianças, do educador e dos pais acerca do brincar enquanto estratégia de aprendizagem; v) Refletir sobre a importância do brincar enquanto estratégia de aprendizagem. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de sete crianças, uma educadora e 19 pais. Os dados foram recolhidos através de observação direta com recurso a gravações audiovisuais, questionários e entrevistas. Os resultados revelaram que as conceções dos pais, da educadora e das crianças indicam que a aprendizagem e o desenvolvimento estão intimamente interligados com o brincar. Na terceira parte, reflete-se sobre a metodologia de trabalho por projeto, o envolvimento das famílias e a diferenciação pedagógica. Por último, apresentam-se a conclusão final, referências bibliográficas e os apêndices.