Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-18"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Movimentação de Cargas SuspensasPublication . Pedrosa, Daniela Sofia Duarte; Neves, Carlos Fernando Couceiro de Sousa; Baptista, Diogo Pedro Ferreira NascimentoOs equipamentos de transporte e elevação de cargas são amplamente utilizados nos mais diversos setores industriais. Podem ser classificados em vários tipos de acordo com a sua configuração de movimento, nomeadamente ponte rolante, sendo este o mais comum em instalações produtivas, e que será o principal em estudo no presente trabalho. Estes equipamentos requerem um controlo manual rigoroso, para evitar oscilações nas cargas. Tais oscilações que, para além de diminuírem a eficiência e produtividade da tarefa, também representam um risco de segurança. Portanto, surge a motivação do estudo de movimentação de cargas suspensas, com o objetivo de demonstrar a viabilidade de controlar este tipo de equipamento de forma a reduzir o ângulo de oscilação da carga e a posicionar a carga com precisão no local desejado, horizontalmente e verticalmente Para o presente trabalho foi essencial rever a literatura relacionada com o tema, e estudar os conceitos teóricos relacionados com mecânica e sistemas de controlo. Através do projeto, foram realizadas modificações ao equipamento já existente no Laboratório de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes no Instituto Politécnico de Leiria, para possibilitar a elevação de cargas. Um modelo simplificado do equipamento foi criado e modelado, sendo definido em espaço de estados para implementação de um sistema de controlo, neste caso o controlo de realimentação de estados, aplicando o método de colocação de pólos, e adição de um observador. Este sistema de controlo foi implementando em software MATLAB para executar simulações, de modo a prever o comportamento do sistema. Através das simulações realizadas selecionou-se uma matriz de ganho adequada, conforme prioridades para o controlo do sistema, de modo a realizar testes experimentais. Analisando os resultados obtidos, de forma geral, o tempo de acomodação das três variáveis de saída, foi semelhante entre a simulação e a realidade, apesar das diferenças observadas nos gráficos. Comparando o movimento não controlado com o movimento controlado verificou-se que há uma melhoria no tempo de acomodação do ângulo de oscilação da carga: Enquanto a oscilação converge para 0º nos primeiros 10 segundos no movimento controlado, no movimento sem controlo a oscilação é aproximadamente 8º. De seguida, foi pré-definida uma trajetória para a carga suspensa, dividindo os seus troços numa equação paramétrica, e obtiveram-se resultados semelhantes entre o comportamento simulado e o experimental. Além disso, foi possível limitar o ângulo de oscilação a valores inferiores 0,6º. No último teste, foi considerado que o modelo do sistema era linear por troços, ou seja, o modelo do sistema varia conforme a medição do comprimento do cabo. Concluindo-se que esse modelo está mais próximo do modelo não linear do sistema, e verificou-se que, quando há variação do comprimento do cabo, o controlo com este modelo possui melhores resultados, sendo que o ângulo de oscilação teve uma amplitude entre [-1,1º;1º]. Pelos resultados obtidos, observou-se a diminuição do ângulo de oscilação da carga, e controlo da posição do carro e comprimento do cabo. Assim, confirma-se a possibilidade de controlo de equipamentos de transporte e elevação de cargas.
- A Atitude Face à Saúde-Doença dos Imigrantes: O Projeto ENGAGE como Promotor do Empoderamento ComunitárioPublication . Duarte, Silvia Maria Margarido; Nascimento, Tiago Filipe Rodrigues doO presente relatório resulta da conclusão do Mestrado em Enfermagem Comunitária: Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Tem como objetivos realizar uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, em contexto de Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade, ao longo do Estágio de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública com relatório final, e descrever, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, o projeto de intervenção comunitária ENGAGE, usando como referenciais teórico o Modelo de Madeleine Leininger e como modelo de intervenção o Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário. Para sustentar a intervenção, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura. Definido para o Projeto como questão de partida “Quais são os determinantes de saúde que afetam os imigrantes da Índia que residem no concelho da Marinha Grande?”, e tendo como objetivos: determinar os dados sociodemográficos dos imigrantes da Índia residentes na Marinha Grande; avaliar a perceção dos participantes quanto aos fatores determinantes da sua saúde e a dimensão que prioritariamente necessita de abordagem no empoderamento comunitário e identificar o nível de empoderamento comunitário da comunidade imigrante. População alvo os imigrantes provenientes da Índia, residentes no concelho da Marinha Grande. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, tendo-se identificado como prioridade a atitude face ao estado de Saúde-Doença comprometida, associada à cultura. Posteriormente foi desenvolvido um grupo focal, para avaliar o nível de empoderamento da comunidade imigrante, através da Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário, chegando-se à conclusão de que esta comunidade tem um nível de empoderamento baixo em sete domínios. O desenvolvimento do empoderamento da comunidade imigrante indiana poderá contribuir para o aumento da sua literacia e capacitação, sendo estes promotores do acesso aos serviços de saúde, para isso é fundamental, no futuro, continuar a intervir nesta comunidade adequando os cuidados às necessidades reais e sentidas, obtendo ganhos em saúde.
- Relatório Final de Estágio – Desenvolvimento Web em Ação: Uma Jornada de EstágioPublication . Mota, Joana Salomé Astorga da; Gonçalves, Dulce Cristina dos Santos IriaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito do estágio curricular, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado Engenharia Informática – Computação Móvel pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O estágio curricular, realizado no ano letivo 2022/2023 e com uma duração de nove meses, desenvolveu-se na empresa Digito Solutions. Ao longo do estágio foi permitido realizar uma vasta panóplia de atividades relacionadas com o desenvolvimento web. Foram utilizadas ferramentas como: Wordpress; OpenCart; Figma e Notion. Assim, foi possível criar websites, landing pages, lojas de e-commerce, prestar apoio a empresas que possuem contratos de assistência com a Digito Solutions e efetuar o processo de deploy de sites. Foi possível experienciar e colocar em prática a metodologia Scrum adotada pela empresa, e anteriormente estudada no mestrado. Em suma, o estágio realizado forneceu a oportunidade de trabalhar com ferramentas novas que, consequentemente, permitiram ampliar as competências na área do desenvolvimento web. Para além disso, proporcionou a vivência da primeira atividade no mundo do trabalho, apresentando toda a logística requerente na prestação de serviços web, desde o início do desenvolvimento de cada projeto.
- ARCAS – Arte de Recordar e Celebrar Acontecimentos Significativos: Intervenção baseada na terapia da reminiscênciaPublication . Lopes, Nancy Baptista; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório evidencia o percurso crítico-reflexivo no desenvolvimento e aquisição de competências de Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP). Na primeira parte, contextualiza-se a aprendizagem desenvolvida nos diversos contextos de prática clínica, descrevendo e analisando as práticas e competências comuns, específicas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Na segunda parte, explana-se o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado: ARCAS – Arte de Recordar e Celebrar Acontecimentos Significativos. Este projeto, visou analisar o impacto de um programa baseado na Terapia da Reminiscência, em pessoas idosas institucionalizadas. Frequentemente, a institucionalização da pessoa idosa envolve processos de elevada carga emocional, ocasionadas não só pelo desenraizamento do seu meio ambiente natural, mas também, pelas vulnerabilidades físicas e psicológicas inerentes ao envelhecimento. Este processo pode afetar a sua saúde mental, predispondo as pessoas idosas a fenómenos de solidão e depressão, que comprometem muitas vezes o seu bemestar, com outcomes de maiores níveis de comorbilidades e mortalidade. O projeto ARCAS, foi elaborado de acordo com o ciclo de Deming. Trata-se de um estudo pré-experimental, de grupo único com uma avaliação pré e pós-intervenção. Recorreu-se à terapia da reminiscência de revisão da vida mediante a estimulação das memórias autobiográficas de valência emocional positiva. Para o efeito, foram planeadas 8 sessões grupais as quais seguiram a sequência cognitivo-comportamental. Na sua globalidade, os dados obtidos revelaram uma diminuição dos níveis de depressão e uma melhoria do bem-estar pós-intervenção. Não obstante, apenas foram identificadas diferenças estatisticamente significativas (p=0.042) em relação à variável solidão. Estes dados reforçam a relevância da intervenção do EEESMP em contexto das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas. Ressalva-se a necessidade de investir em estudos futuros de natureza experimental, com amostras de maior dimensão para aferir os ganhos em saúde.
- Enfermeiro / Família: parceiros no cuidar – Importância da FamíliaPublication . Maiorgas, Sónia Cristina Silva; Frade, João Manuel GraçaEnquadramento: As políticas de saúde evidenciam a prática dos cuidados de enfermagem centrado na família. A saúde dos indivíduos é influenciada pelo seu sistema familiar, logo a prática desenvolvida pelos enfermeiros especialistas em Enfermagem Familiar no processo de cuidados, deverá ser em parceria colaborativa com a família, sendo esta o seu foco de cuidados, com ganhos significativos em saúde. Assim, é essencial perceber qual a importância atribuída à família pelos enfermeiros no processo de cuidados e quais os fatores que podem influenciar, de modo a promover a saúde familiar. Objetivos: Compreender qual a importância atribuída à família como parte integrante nos cuidados de enfermagem e perceber se existem variáveis (sociodemográficas e profissionais) que influenciam as atitudes dos enfermeiros face à importância da família nos cuidados. Metodologia: Estudo transversal, descritivo-correlacional de cariz quantitativo, numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por enfermeiros a exercerem funções em Cuidados de Saúde Primários. Foi aplicado um questionário para caracterização sociodemográfica e profissional e a escala “Importância das famílias nos cuidados de enfermagem – Atitudes dos enfermeiros” (IFCE-AE). Resultados: Amostra constituída por 55 enfermeiros com uma média de idades de 45,87 anos, a maioria casados/união de facto (76,4%). O nível de escolaridade predominante é o mestrado (43,6%). O título profissional que impera é o enfermeiro especialista (49,1%), sendo a área de especialização com maior predomínio a Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. O contexto de trabalho são Cuidados de Saúde Primários (CSP), sendo que a tipologia de unidade é que difere. A maioria dos inquiridos desempenha funções na Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), com uma média de exercício profissional de 21,69 anos. 72,7% dos enfermeiros não teve formação na área da Enfermagem Saúde Familiar (ESF), sendo que os que realizaram formação foi em contexto académico (16,4%) maioritariamente. As atitudes dos enfermeiros da amostra são de suporte face à família, identificando a relevância da mesma no processo de cuidados, mostrando um score total da escala, para a totalidade da amostra, uma média de respostas de 81,5636. Conclusão: Os enfermeiros inquiridos apresentam atitudes de apoio à família, com evidência estatisticamente significativa da relação entre a importância atribuída à família no processo de cuidados e o estado civil e o título profissional do enfermeiro.
- Cuidados de Enfermagem à Família com Ferida Crónica em contexto de USF/UCSPPublication . Monteiro, Diana Inês Santos; Nascimento, Tiago Filipe Rodrigues doO presente Relatório de Estágio foi realizado para obter o grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Comunitária, ramo de Enfermagem de Saúde Familiar, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. É um relatório critico-reflexivo que apresenta o que foi desenvolvido em contexto de estágio em duas unidades de saúde, nomeadamente uma Unidade de Saúde Familiar e uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, de setembro de 2023 a janeiro de 2024. O terceiro estágio apresentou objetivos específicos sempre numa ótica de desenvolvimento das competências especializadas desta área da Enfermagem, estabelecidas pela Ordem dos Enfermeiros. Cada unidade de saúde apresenta características próprias, permitindo uma prestação de cuidados aos utentes e famílias das suas comunidades, pelo que é representada uma breve caracterização das unidades em termos de espaço físico, recursos humanos e serviços à comunidade. São apresentados os problemas de saúde de cada unidade, bem como alguns indicadores, que permitem analisar os resultados em saúde obtidos com o trabalho realizado. As consultas de Enfermagem abrangem a população ao longo do ciclo vital, sendo realizadas de forma autónoma, mas mantendo presente a existência e importância da equipa multidisciplinar. A Enfermagem Especializada apresenta um conjunto de conceitos todos ligados entre si, criando uma definição do que são os cuidados prestados à família, sendo este o foco principal. Os modelos teóricos e instrumentos de avaliação e intervenção familiar constituem-se como pontos focais para realizar um plano de cuidados de acordo com o que são as necessidades da família. São apresentados vários conceitos nomeadamente: Enfermagem de Família, Enfermeiro Especialista, Modelo Teórico de Afaf Meleis, entre outros. O futuro Enfermeiro Especialista deve desenvolver um conjunto de competências para poder prestar cuidados especializados, nomeadamente competências comuns a todos os Enfermeiros Especialistas e competências específicas de cada área de especialidade. São apresentadas neste relatório e encontra-se espelhado de que forma foram desenvolvidas durante os estágios, sendo a família a nossa unidade de cuidados, focando a prevenção da doença e a promoção da saúde. É apresentado um estudo de investigação, nomeadamente uma Revisão Scoping, com base na metodologia do Joanna Briggs Institute com o título: “A atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e Familiar no cuidado à ferida crónica em contexto de Cuidados de Saúde Primários - Revisão Scoping”. É representado primeiramente o Protocolo deste estudo e posteriormente o estudo propriamente dito em forma de artigo. Foi realizada uma pesquisa em bases de dados a partir da plataforma EBSCO, obtendo um conjunto de artigos relativamente ao tema em estudo. Após a sua análise foi possível compreender que a ferida crónica apresenta atualmente uma elevada prevalência a nível mundial e que influencia o individuo e a família, em diversos níveis. Foi possível comprovar que uma prática baseada em evidência científica por parte da classe de Enfermagem é a chave para obter melhores resultados em saúde, diminuindo também o que são os custos do tratamento de feridas. É apresentada uma conclusão do relatório, explicando de forma breve de que maneira as experiências vivenciadas se constituíram como mais valias para a minha formação, apesar das limitações e dificuldades que senti durante o percurso. Toda a componente teórica e prática deste Mestrado foi essencial para o desenvolvimento de competências e para um crescimento pessoal e profissional.
- Empoderamento comunitário dos imigrantes no Acesso aos Cuidados de SaúdePublication . Soares, Raquel Pires; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelA continuidade do percurso formativo culminou com a aquisição de competências comuns e especificas na área de especialização de Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, académico e profissional. A migração faz parte da experiência humana, sendo reconhecida como uma fonte de prosperidade, inovação e de desenvolvimento sustentável num mundo globalizado. No entanto, este processo afeta os países, as comunidades, os próprios migrantes e suas famílias em formas diferentes e imprevisíveis (ONU, 2018). Para responder à questão de investigação “Quais são os determinantes de saúde que afetam os imigrantes da Índia que residem no concelho da Marinha Grande?”, foi realizada uma revisão integrativa da literatura cujo resultado serviu de base à elaboração do guião das entrevistas semiestruturas que decorreram entre os meses de novembro de dezembro de 2023 e permitiram conhecer as necessidades sentidas pela comunidade imigrante indiana residente no concelho da Marinha Grande. No desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Comunitária e Saúde Pública, implementou-se o Projeto “Empoderamento Comunitário dos Imigrantes no Acesso aos Cuidados de Saúde: ENGAGE”, recorrendo à metodologia do Planeamento em Saúde, ao Modelo da Diversidade e Universalidade do Cuidados Cultural e ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário. Com a definição do diagnóstico de saúde, foram expressas as prioridades de intervenção quanto à avaliação do empoderamento da comunidade imigrante. Para avaliar o empoderamento comunitário da comunidade imigrante, foi realizado um grupo focal, com a aplicação da Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário para a prioridade falta de conhecimento sobre o acesso aos cuidados de saúde, cuja avaliação demonstrou que os domínios que requerem mais intervenção são a liderança local, as estruturas organizativas, a habilidade para questionar e a gestão de programas. Conclui-se que os objetivos previstos para o estágio foram atingidos e que as intervenções a desenvolver junta da comunidade imigrante em estudo se enquadram nos domínios da liderança local, das estruturas organizativas, da habilidade para questionar e da gestão de programas.
- Unravelling the Life of Lysmata debelius (Bruce, 1983): Insights into the Life Cycle, Cultivation Strategies and Feeding DynamicsPublication . Esteves, Jessica Yara Vieira; Marques, Sónia Cristina Ferreira Cotrim; Leandro, Sérgio Miguel Franco MartinsCurrently, complete morphological descriptions of the larval stages of the genus Lysmata are known for only 3 of the 59 recorded species. Therefore, in order to fill this knowledge gap, the aim of this study was to describe the larval development of Lysmata debelius Bruce, 1983, one of the most sought-after species for the ornamental aquaculture industry, commonly known as fire shrimp and originating from the Indo-Pacific region. In addition, aspects related to the feeding diet during the larval phase of L. debelius were also evaluated. For this purpose, breeding wild-caught adults were obtained from a national retailer (TMC Portugal) and maintained in captivity, ensuring larval development until the juvenile phase. The breeding adults were fed daily with a diversified diet based on different types of frozen seafood and alternatively with Hikary Crab Cuisine pellets, and the larvae obtained from successive spawns were fed with newly hatched Artemia sp. nauplii. The breeding adults, juveniles and larvae were kept in life support systems with similar salinity conditions (34 ± 1 ppt) and a temperature of 26.5 ± 1 ºC. The larval development of L. debelius was shown to have a total of ten zoea stages plus one decapodite. The first zoeal stage is illustrated and described; it presents sessile eyes, a carapace with a pterigostomial spine and anterior-ventral marginal denticles, a long, slender, and pointed rostrum, an antennal exopod terminally articled, a pleon with five somites, the fifth one bearing 3 pairs of dorsal spines on the posterior margin, and a triangular shaped telson with 7+7 posterior processes. The decapodite resembles a smaller adult. The morphological features of L. debelius are compared with those currently available for the larval stage of the genus Lysmata. The ingestion experiment was based on ten food densities (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 12 and 16 Artemia nauplii/ml) offered to L. debelius larvae - ZI to ZIII. It was observed that the mean ingestion values varied between 7 and 116 nauplii/ml, being lower than the maximum ingestion rates (varying between 230 to 576 nauplii/ml). This indicates that nauplii density is a limiting factor for ingestion. When the nauplii concentration is lower than the optimal value, the larvae consume less Artemia than necessary.
- O PAPEL DA MEDIAÇÃO ESCOLAR NO COMBATE AO INSUCESSO E ABANDONO ESCOLARPublication . Paulino, Sara Isabel Viana; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesA escola de hoje funciona como um espaço de partilha, um autêntico palco de complexidade, transformação e de heterogeneidade, com pessoas étnica e culturalmente diferentes. No entanto, esta mesma escola parece não conseguir acompanhar a mudança, continuando num registo ainda muito cristalizado, institucional e formal, com falta de mecanismos, de técnicos, de professores e também com poucas estratégias de intervenção social mediadora com um público que se está sempre em transformação. Apesar da taxa de insucesso e abandono escolares ter vindo a baixar, ela ainda persiste, sendo este um fator negativo e ainda muito acentuado nas escolas. Assim, a necessidade de combater estes dois fenómenos ainda se mantém. Este grande problema, talvez o “calcanhar de Aquiles” das nossas escolas, acaba por traçar um percurso algo obscuro nos nossos alunos, ainda para mais quando muitas vezes as famílias se tornam cúmplices deste absentismo. De forma a combater este problema surge, em algumas escolas, a Mediação Escolar, com a intervenção de técnicos de Mediação Escolar, professores e assistentes operacionais. Todos eles têm um papel preponderante face à necessidade de mudança que tanto requerem as nossas escolas. Neste sentido, senti a necessidade de tentar compreender o papel da mediação escolar no combate ao insucesso e abandono escolar numa escola do Agrupamento de Escolas da Amadora, de modo a tentar perceber o impacto e o papel que a Mediação Escolar pode ter no combate ao insucesso e abandono escolar. Esta investigação inseriu-se no paradigma fenomenológico/compreensivo, com uma abordagem qualitativa e surgiu ainda pela necessidade de perceber e compreender as interpretações dos sujeitos do estudo, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a alunos, educador social e professora e, ainda, à observação participante. Foi possível perceber a diferença que este gabinete faz, todos os dias, na vida dos alunos que, muitas das vezes por iniciativa própria, acabam por recorrer a ele. Também foi possível perceber que a mediação, na maioria das vezes, não é feita no gabinete, mas sim, fora, através de uma grande proximidade, cumplicidade, empatia, escuta ativa e respeito entre os envolvidos. A presente dissertação inicia-se com um enquadramento teórico que aborda vários temas como: a escolaridade obrigatória, a cultura escolar e familiar, tensões, indisciplina e o insucesso e abandono escolar, passando, ainda, pela mediação escolar e o seu papel no combate ao insucesso e abandono escolar e as consequências deste insucesso e abandono para os alunos. Termina com a análise, interpretação e discussão dos resultados e as respetivas conclusões.