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- CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES ESCOLARES RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1Publication . Silva, Lídia Maria Pinto da; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelIntrodução: O presente relatório tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido, as competências adquiridas e os resultados obtidos, durante o Estágio do Mestrado em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública com relatório final. A Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crónica que surge como um problema à nível mundial. A doença não afeta apenas as faixas etárias mais velhas, mas também afeta as crianças/ jovens e a sua sobrevivência depende da adequada gestão da sua diabetes. A Escola é um local de inclusão, devendo ser mobilizado os recursos para a gestão de situações intercorrentes da doença. É imprescindível a implementação de programas e estratégias que garantam um ambiente seguro da criança. Objetivo: Capacitar os educadores escolares para a apropriada gestão da diabetes tipo 1, em contexto escolar. Método: O projeto de intervenção teve por base a metodologia do planeamento em saúde, garantindo uma gestão adequada em todo o processo de planeamento, e ainda articulado com o referencial teórico de Enfermagem da Promoção da Saúde de Nola Pender. Procedeu-se a aplicação de um instrumento de recolha de dados aos educadores de criança com diabetes tipo1 antes e após as sessões de educação para a saúde. Foi também realizada uma revisão integrativa da literatura, o que permitiu incorporar e aplicar os novos conhecimentos obtidos, reforçando e suportando, assim, a intervenção numa prática baseada na evidência e utilizando bases de dados como uma ferramenta de procura de conhecimento rápida e fidedigna. Resultados: Verificou-se défice de conhecimento na gestão da diabetes: controle de sintomas, alimentação e regime terapêutico. A intervenção comunitária obteve resultados positivos, aumentando o nível de conhecimentos sobre diabetes, dos educadores escolares. Conclusão: Educar para a saúde é implementar atividades de aprendizagem, promover e desenvolver habilidades, consciencializando as pessoas para fazer escolhas informadas sobre os seus comportamentos de saúde e mudança de atitudes, de forma voluntaria. A educação para saúde é uma estratégia de intervenção eficaz no empoderamento e capacitação das pessoas, grupos ou comunidades. O caminho é longo, muito há ainda por fazer. A mudança tem de acontecer a nível do poder político, com reforço económico e de recursos humanos, ao nível das escolas, e com a devida regulamentação da formação da diabetes.
- Capacitação dos Enfermeiros de Saúde Escolar para o suporte a crianças e jovens com Diabetes Mellitus Tipo 1Publication . Santos, Mafalda Mariana Correia; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO relatório apresenta-se como um processo de construção de saberes profissionais baseados na autorreflexão e análise, constituindo-se como um caminho para o desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista e do enfermeiro especialista em saúde comunitária e de saúde pública. Numa abordagem inicial, no primeiro campo de estágio, procedeu-se à elaboração do diagnóstico de saúde da comunidade, emergindo como área problemática a Diabetes Mellitus. Partindo de uma necessidade já identificada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, a inexistência de formação dos enfermeiros de saúde escolar, integrou-se o Projeto DARE+ para colmatar essas necessidades. A Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença metabólica e crónica que pode afetar pessoas de qualquer idade, a mesma desenvolve-se mais em crianças e jovens, tornando-se uma das doenças mais prevalentes em contexto escolar. A permanência da criança e jovem na escola abrange um período alargado do dia, neste sentido as recomendações internacionais orientam para que seja garantida a gestão adequada da doença neste contexto. O Projeto de Intervenção Comunitária, Projeto DARE+, segundo a metodologia do Planeamento em Saúde, teve como objetivo melhorar os conhecimentos dos Enfermeiros de saúde escolar através da formação avançada. Recorreu-se ao referencial teórico de enfermagem Modelo Sistémico de Betty Neuman para a tomada de decisão em enfermagem, que nos conduziu à intervenção comunitária. Desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura com a seguinte questão de investigação: Quais são as intervenções de enfermagem dirigidas a enfermeiros de saúde escolar na área da diabete Mellitus tipo 1? Nas evidências obtidas identificou-se a importância da formação avançada aos respetivos enfermeiros. A avaliação da intervenção realizada teve lugar no segundo campo de estágio, que nos permitiu concluir que a formação reforçou as linhas de defesa dos enfermeiros de saúde escolar criando barreira aos stressores, isto é, à falta de conhecimento. Os resultados apontam para um aumento de conhecimentos médio de 86,6%, demonstrando o impacte positivo na formação deste grupo profissional. É essencial continuar a intervir com os Enfermeiros de saúde escolar com vista à uniformização dos conhecimentos e intervenções adequadas às crianças e jovens com as necessidades identificadas.
- Saber mais, Viver Melhor: Empoderamento dos indivíduos com 65 anos ou mais, sobre a Hipertensão ArterialPublication . Freitas, Sandrina Marina Rodrigues; Louro, Maria Clarisse Carvalho MartinsA Hipertensão Arterial constitui-se um problema de saúde pública, sendo a patologia crónica mais frequente e responsável por uma elevada taxa de mortalidade e morbilidade em Portugal, tornando-se emergente a identificação e a criação de estratégias de intervenção nesta problemática. O enfermeiro, mais concretamente o enfermeiro especialista, tem na génese das suas competências especificas, o papel fulcral na capacitação e empoderamento dos indivíduos, de modo, a que estes adotem hábitos de vida saudáveis, com vista a obterem ganhos em saúde. O presente relatório pretende apresentar o projeto, Saber mais, Viver melhor, que teve como objetivo promover o aumento dos conhecimentos sobre a hipertensão arterial e adoção de comportamentos saudáveis, em indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos de idade, da turma do Desporto Sénior, de Almeirim, através de sessões de educação para a saúde. Este projeto de intervenção comunitário desenvolveu-se tendo por base a metodologia do Planeamento em Saúde, em que o Diagnóstico de Enfermagem foi elaborando, segundo o Modelo de Promoção da Saúde (MPS), de Nola Pender. Ao aumentar a literacia dos indivíduos sobre a Hipertensão Arterial, permite um maior controlo da doença e a redução das complicações associadas, pelo que a promoção da saúde e a prevenção da doença deve ser uma intervenção prioritária.
- Projeto de intervenção "Queda off - Capacitação do cuidador formal na prevenção de quedas."Publication . Almeida, Ana Catarina da Costa; Louro, Maria Clarisse Carvalho MartinsO Inverno demográfico é hoje uma realidade portuguesa, conjugado com o aumento da esperança média de vida existe uma área de atuação bastante abrangente para o trabalho do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária: área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O trabalho descrito neste relatório serve para a aprendizagem e enraizamento das competências comuns e específicas descritas no colégio da especialidade de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública colmatando com a pretensão da obtenção do grau de Mestre e Especialista. Para o alicerce das intervenções de Enfermagem seleciono o Modelo de Promoção da saúde de Nola Pender a nível da prevenção e promoção da saúde dos indivíduos. Os focos e diagnósticos dessas intervenções estão de acordo com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e em consonância com a parametrização nacional. Descrevo as competências comuns e específicas em interligação com os Padrões de Qualidade de Enfermagem. Apresento o Planeamento em Saúde do projeto de intervenção “Queda off – Capacitação do cuidador formal na prevenção de quedas”. Para que o trabalho tenha evidência para a prática de cuidados de Enfermagem realizada uma revisão sistemática da literatura. Uma das principais conclusões é que as intervenções a nível da prevenção e promoção da saúde podem ter ganhos em saúde para os indivíduos pertencentes à comunidade alvo, mas indiretamente existem ganhos, devido a ausência de gastos nos cuidados diferenciados promovendo assim uma gestão em saúde mais eficiente. Uma sugestão futura seria a capacitação de infraestruturas similares onde se verificam inconformidades major na aplicação de algumas escalas, com o intuito de apoio, na fase inicial da equipa de Enfermagem, mediante as orientações do PNS e dos programas em execução perspetivando sempre que esta se torne capaz de continuar a sua capacitação no futuro, tornando-a assim empoderada.
- Relatório de Estágio - Programa de intervenção para promover a Saúde dos EnfermeirosPublication . Martins, Susete Vieira; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelEnquadramento: O stresse é uma resposta do organismo às exigências do dia-a-dia, que desencadeiam, nos indivíduos reações, de fuga ou de adaptação. Os Enfermeiros, pela natureza da sua profissão, experienciam constantemente momentos de stresse, sendo fundamental compreender o que é, como se manifesta e acima de tudo, que estratégias permitem uma gestão eficaz do Stresse Laboral. Com vista a desenvolver competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública e após identificação de causas potenciais de stresse numa comunidade constituída por Enfermeiros foi realizado um Projeto de Intervenção Comunitária baseado na metodologia do Planeamento em Saúde, com a designação “Enfermeiros Firmes ↔ Saúde Comunitária”, que permitiu chegar ao diagnóstico de situação dessa comunidade. A partir daqui, e à luz do modelo teórico de Betty Neuman, perspetivaram-se estratégias capazes de empoderar a comunidade, fazendo-a caminhar no sentido de conseguir uma harmonia ou equilíbrio funcional e manter a integridade do seu sistema. Metodologia: Realização, a partir da aplicação de questionários, da avaliação do estado de saúde de uma comunidade com base na metodologia do Planeamento em Saúde, tendo como suporte teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman. Resultados: Na prática diária de cuidados, 100% da amostra relata, pelo menos uma causa potencial de stresse laboral. Conclusão: Perante os resultados obtidos desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária com vista à promoção de um ambiente saudável no local de trabalho desta comunidade.
- Empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde de um grupo de idososPublication . Rodrigues, Solange Domingues; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro HüttelO Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública detém competências específicas que lhe permite um elevado grau de adequação dos cuidados às necessidades de saúde de grupos e comunidades (Regulamento n.º 428/2018, 2018). A segurança dos cuidados de saúde é uma prioridade de Saúde Pública, fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde (Direção-Geral da Saúde, 2022). O baixo nível de Literacia em Saúde é um dos principais obstáculos da participação do utente na melhoria da segurança dos cuidados de saúde e no seu processo de saúde/doença (Longtin et al., 2010). Este relatório tem como objetivos realizar uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, em contexto de Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade, ao longo do Estágio de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública com relatório final, e descrever, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, o projeto de intervenção comunitária “EnvelheSer com Literacia – ELit” desenvolvido. O projeto de intervenção comunitária ELit tem os seguintes objetivos: avaliar e promover a Literacia em Saúde e o empoderamento comunitário para a segurança dos cuidados de saúde numa população-alvo de vinte e cinco idosos de uma freguesia do Centro do País. Recorreu-se ao questionário LitSCuida (Figueiredo, 2018) e como referencial teórico ao Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário para orientar a tomada de decisão em enfermagem (Melo et al., 2018). Após aplicação do questionário, em outubro de 2022, o diagnóstico de enfermagem priorizado foi: “liderança comunitária comprometida por conhecimento sobre a utilização da medicação não demostrado.” Para aumentar o nível de conhecimentos dos idosos sobre a utilização da medicação foi estruturada e implementada uma intervenção composta por duas sessões de Educação para a Saúde. Para avaliar ao impacto da intervenção, foi realizado um estudo quasi-experimental, com aplicação de pré e pós-testes de avaliação dos conhecimentos. Considerando a reduzida dimensão da população-alvo, e apesar do efeito positivo da intervenção (aumento de 21% das respostas corretas), não é possível concluir quanto ao impacto da intervenção no empoderamento comunitário.
- Projeto de Intervenção Comunitária “PI.Come”Publication . Rainho, Ana Rita Reis Marques Henriques; Costa, Catarina Inês AfonsoO excesso de peso apresenta-se como um dos principais fatores de risco para a mortalidade e incapacidade, sendo responsável por mais de 10% do total de mortes na Europa. Em 2019, cerca de 29,6% das crianças portuguesas apresentavam excesso de peso e 12% obesidade, sendo considerado um grave problema de saúde pública. Aliada ao excesso de peso, a baixa literacia em saúde dos portugueses, contribui de forma significativa para a não adoção de comportamentos saudáveis que promovam a saúde. Através da elaboração de um diagnóstico de situação, para aferir as reais necessidades da população de uma comunidade da região centro percebeu-se que, localmente, os dados iam ao encontro dos apresentados a nível nacional. Numa perspetiva de responder às necessidades, com base na problemática identificada, nomeadamente, o défice de conhecimentos acerca da alimentação saudável, que se priorizou em primeiro lugar, procedeu-se a uma Scoping Review, identificando-se na evidência obtida, a necessidade de aumento do conhecimento dos pais acerca de alimentação saudável e prevenção da obesidade, através de programas que ainda que sejam de âmbito comunitário, atendam às características de cada família. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde e alicerçado no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, foi elaborado um Projeto de Intervenção Comunitária de forma a aumentar os conhecimentos dos pais acerca da alimentação infantil. Após a implementação do projeto, os resultados demonstram um aumento dos conhecimentos, passando de 20% dos participantes com bom conhecimento acerca da alimentação infantil, para 50%, traduzindo o impacto positivo do projeto. O desenvolvimento deste Relatório, surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária: Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, e tem como objetivo descrever o processo reflexivo para a aquisição de competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária – Área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
- Relatório de Estágio: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde PúblicaPublication . Bento, Joana Filipa Agostinho; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel
- Capacitar para Cuidar – Projeto de Intervenção Comunitária dirigido a cuidadores informais de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC)Publication . Moreira, Maria Emília Teixeira da Silva; Costa, Catarina Inês AfonsoO envelhecimento demográfico, que marca a atualidade a nível global, tem-se traduzido num aumento progressivo das taxas de doenças crónicas, resultando num número cada vez mais expressivo de pessoas em situação de dependência no autocuidado e paralelamente, faz com que os cuidadores informais sejam um grupo vulnerável. É neste contexto que se apresenta este documento, que segue uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva, espelhando todo o caminho percorrido para a aquisição e desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Comunitária na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública (EEECSCSP), com foco na capacitação dos cuidadores, através do treino de conhecimentos. Os ensinos clínicos decorreram numa Unidade de Saúde Pública (USP) da Administração Regional do Centro e numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Região Centro, sob a visão da Teoria de Dorothea E. Orem (2001), recorrendo à metodologia do planeamento, tendo seguido sequencialmente as suas etapas designadamente: diagnóstico da situação, definição das prioridades, delineamento dos objetivos, escolha das estratégias, elaboração e execução do projeto e avaliação, que se traduziu no desempenho e implementação de um Projeto de Intervenção Comunitária dirigido a cuidadores informais, com a designação “Capacitar para Cuidar.” Esta intervenção foi sustentada com a realização de uma revisão integrativa da literatura, com vista a uma prática baseada na evidência. O grande objetivo deste projeto é o de promover a capacitação dos cuidadores informais para a prestação de cuidados com foco na aquisição de conhecimentos através de um projeto de intervenção numa UCC. Foi operacionalizado num grupo de seis cuidadores informais, tendo sido aplicado o Questionário de Avaliação das Capacidades do Cuidador Informal (Dixe, 2021), antes e após a implementação do mesmo. Com a aplicação do projeto os cuidadores informais ficaram mais capacitados em todas as áreas do cuidar, sobressaindo o aumento de competências nas áreas mais problemáticas: Cuidar: Mobilidade passou de um score médio de 1,99±1,07 para 3,15±0,58; Cuidar: Transferências passou de um score médio de 2,10±1,10 para 3,61±0,52; Cuidar: Higiene Sanitária passou de um score médio de 2,17±0,99 para 3,68±0,46; Cuidar: Alimentação passou de um score médio de 2,57±0,85 para 3,62±0,50; Cuidados de higiene e conforto passou de um score médio de 2,88±0,92 para 3,75. Estes resultados reforçam a relevância do EEECSCSP na aposta em ganhos em saúde dirigidos a grupos vulneráveis, nomeadamente os cuidadores informais.