ESECS - Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social
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Browsing ESECS - Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social by advisor "Marques, José Carlos Laranjo"
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- ADOLESCENTES E JOVENS EM SITUAÇÃO DE TOXICODEPENDÊNCIA NA CIDADE DE BISSAUPublication . Cabral, Anorfan Sanquinha; Marques, José Carlos LaranjoA presente investigação científica foca-se, por um lado, na compreensão do fenómeno da toxicodependência, uma problemática de saúde pública, particularmente relevante face ao aumento do consumo de substâncias ilícitas por adolescentes e jovens, verificado recentemente na cidade de Bissau. Por outro lado, procura analisar as ações realizadas pelas organizações governamentais e não governamentais, assim como a sua mediação sociocomunitária na sensibilização acerca dos malefícios associados ao uso de drogas. Além disso, são discutidos o conceito de adição e os diferentes tipos de substâncias (drogas) que circulam na cidade de Bissau, assim como os vários tipos e níveis de dependência. A investigação também explora os efeitos sociais negativos que afetam os indivíduos dependentes, frequentemente levando à sua exclusão social e comunitária. O método utilizado para esta investigação é qualitativo, enquadrandose no paradigma interpretativo. As técnicas de investigação incluem as entrevistas semiestruturadas realizadas no terreno. Os principais resultados deste trabalho demonstram que o tráfico de droga e a instabilidade política são fatores que contribuem significativamente para o aumento do consumo de estupefacientes. Além disso, a desigualdade social, a falta de oportunidades educacionais e profissionais, e a precariedade do sistema de ensino também se revelam como impulsionadores desse consumo. O ambiente familiar, agravado pela exclusão social, dificulta o processo de recuperação e reintegração social. Por último, a limitação e falta de recursos das ONGs comprometem a eficácia dos seus trabalhos na luta contra este problema.
- Dar Voz aos Jovens InstitucionalizadosPublication . Loureiro, Diana Ferreira; Marques, José Carlos LaranjoNos últimos 16 anos, constata-se uma diminuição de 48% de crianças e jovens em situação de acolhimento, sendo o número de saídas superior ao número de entradas em instituições. Em 2022, foram acolhidas 6347 crianças e jovens, dos quais 65%, ou seja, mais de metade das crianças e jovens encontram-se na fase da adolescência ou início da idade adulta. (Departamento de Desenvolvimento Social / Unidade de Infância e Juventude, 2022). Apesar desta diminuição, continua a ser urgente procurar a mudança na sociedade face a esta problemática. Na sua generalidade continuam a existir muitas famílias que falham nas suas responsabilidades colocando a criança ou jovem em situação de perigo, proporcionando que as entidades competentes tenham de intervir para garantir não só a proteção destas crianças e jovens, como também o bem-estar e segurança das mesmas. Além disso, também em contexto institucional é percetível a existência de lacunas a diferentes níveis que, consequentemente, traduzem não só, para trajetórias de vida menos positivas na vida destas crianças e jovens acolhidas, como também, para uma falta de preparação para a integração social destes sujeitos no momento da saída da instituição. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo fundamental, conhecer de que modo os jovens institucionalizados constroem as suas perspetivas de integração na sociedade e analisar o papel da mediação intercultural neste processo de integração. Ademais, procurou-se também, compreender quais os fatores de risco/perigo que proporcionaram a institucionalização destes jovens, conhecer a perceção dos jovens face ao impacto da institucionalização nas suas vidas, conhecer o processo de construção do projeto de vida dos jovens mediante as suas narrativas de vida e, compreender o papel da mediação intercultural na autonomização dos jovens institucionalizados. A presente dissertação apresenta uma abordagem metodológica assente no paradigma interpretativo/fenomenológico, procurando conhecer, compreender e refletir sobre a temática evidenciada, tendo como método de investigação, o estudo de caso. No que concerne às técnicas de recolha de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada devido à sua pertinência neste estudo. Os resultados revelam que as experiências no acolhimento residencial são complexas e prolongadas, provocando consequências nos diferentes domínios da vida das jovens institucionalizadas. Reconhece-se que as jovens neste estudo são envolvidas nas tomadas de decisão e que as suas expetativas sobre o futuro estão relacionadas com o âmbito académico e laboral. Acresce o esforço manifestado que a instituição desempenha em proporcionar outras condições e oportunidades na vida destas jovens, mas também se identifica a necessidade de existir mais profissionais em espaços institucionais face ao número de crianças e jovens acolhidos. A mediação intercultural é apontada como uma ferramenta fundamental para a intervenção com as jovens na sua transformação identitária e integração na sociedade.
- FEMICIDIO: un llamado de ALERTA para los ADOLESCENTESPublication . Mieles, Katiuska Lissette Alcivar; Marques, José Carlos LaranjoEste trabajo de investigación se realiza con el objetivo primordial de determinar el nivel de conocimiento y sensibilización que tienen los adolescentes con respecto a la violencia de género aun presente en la sociedad contemporánea y que en el Ecuador como en muchos otros países de américa latina y el mundo se desencadena a tal punto de acabar con la vida de muchas mujeres; tomando como referencia una institución educativa específica “Alicia Vélez". Se aplicó una metodología mixta, utilizando instrumentos de recolección y análisis de datos tanto cualitativos como cuantitativos; entre estos se destacan la realización de entrevistas hacia informantes claves (Psicólogo de la institución, así como la rectora, y dos docentes de la U.E., además de informantes exógeno que tiene relación directa e indirecta con los temas principales de investigación, destacando al ministerio de educación, fundación Nuevos horizontes, consejo de la judicatura y un profesional independiente del área social). Esto se complementó con el desarrollo de encuestas a los estudiantes de séptimo, octavo y noveno nivel de educación para evaluar y conocer sus ideas previas a cualquier intervención. De acuerdo a lo que se ha investigado se obtuvo como resultados que el 80% de los estudiantes desconocen el significado del término “violencia de género” y un 45% de los mismos no reconoce a que se refiere el Femicidio, por tanto se concluiría que en cuanto al conocimiento de estos dos temas principales la mayoría de los encuestados no tienen esta sensibilización que debería; por otro lado se muestra que 71% de las adolescentes mujeres destacan que entre los comportamientos de sus compañeros que denotan probables casos de violencia de género entre adolescentes señalan las faltas de respeto (gritos, insultos, comentarios ofensivos de género), del mismo modo se aprecia una postura de sumisión por parte de las adolescentes mujeres según algunas de las respuestas que denotan este comportamiento. Por otro lado en las entrevistas de la institución educativa se mostró que no está en total cumplimiento lo dispuesto por acuerdo ministerial en cuanto a mediación, y además muestra ciertas actitudes machistas y sexista entre docentes entrevistados. Por el lado de los profesionales de área social que fue la aportación de expertos se sustenta la tesis sobre existencia de machismo en Ecuador específica Portoviejo, con aportes de experiencias sobre casos tratados y viendo el panorama actual de incremento en denuncia de violencia de género y Femicidio, donde aparece Manabí entre las 5 provincias donde estas cifras son altas.
- Gabinete de Apoio ao MigrantePublication . Martins, Débora Alexandra Feleciano; Marques, José Carlos LaranjoO presente documento surge no âmbito do 2º ano curricular do Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social da Escola Superior de Ciências Socias do Instituto Politécnico de Leiria. Este trabalho aborda a temática da migração como um fenómeno inconstante, difícil de definir e prever que é passível de originar alguns dos problemas sociais atualmente vividos em Portugal. Do ponto de vista de uma assistente social merecem ser vistos ao microscópio e combatidos a nível micro, ou seja, a nível local para desencadear mudanças a nível macro, alterando assim, o panorama geral de Portugal e, também, a realidade vivida pelos migrantes, quer imigrantes a residir em Portugal quer emigrantes portugueses. Para contribuir para essa mudança a nível local decidi optar pela criação de um Gabinete de Apoio ao Migrante, no qual, através da criação física de um espaço de apoio, se crie a oportunidade para a capacitação individual através da consciencialização, da orientação e das informações indispensáveis para quem pretende sair de Portugal e, ainda, no empoderamento e orientação de quem escolhe Portugal como país para viver, independentemente do tempo que pretende ficar. Conseguindo, assim, quebrar as barreiras ao nível da integração e coesão social. Esta atividade permite criar mudança social e comprometer também a comunidade. A metodologia usada para este projeto foi-se um estudo misto, com recurso à aplicação de inquérito por questionário e entrevista estruturada, onde pude realizar uma caracterização preliminar da mesma população imigrante do concelho de Torres Novas. O presente projeto encontra-se estruturado da seguinte forma: em primeiro lugar, temos o enquadramento teórico da temática principal, a imigração e a mediação, seguido do projeto do Gabinete de Apoio ao Migrante, posteriormente encontramos a contextualização do concelho de Torres Novas. De seguida, encontramos o Desenho do Projeto que engloba os objetivos, atividades e recursos. Na última fase, existe a avaliação do projeto, tanto pelo público-alvo do projeto como pelas técnicas responsáveis pelo mesmo, existindo programados vários momentos de avaliação.
- Identidade e Pertença: uma geração do leste da EuropaPublication . Tavares, Cláudia Sofia Bebiano Nascimento; Marques, José Carlos LaranjoIdentidade e Pertença: uma geração do leste da Europa As sociedades contemporâneas têm sofrido profundas transformações, sob o efeito de uma globalização que intensifica os movimentos migratórios e consequentemente altera a dinâmica e a coesão social das sociedades atuais. Portugal não é exceção, e à semelhança dos outros países da Europa ocidental, tem vivenciado uma intensificação dos fluxos migratórios, com especial incidência, desde o início do século XXI, para a entrada de população estrangeira oriunda do leste da Europa. Este fenómeno tem contribuído para uma diversidade social que inevitavelmente carece de uma intervenção ao nível da mediação intercultural, facilitando desta forma uma abordagem sistémica que viabilize a integração dos imigrantes e seus descendentes, ao nível das diferentes estruturas educativas, profissionais e sociais. Neste sentido, este estudo foi desenvolvido segundo um paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas pela autora a imigrantes de segunda geração do leste da Europa. Esta abordagem de proximidade permitiu compreender como os descendentes de imigrantes se integram no país de acolhimento e de que forma constroem a sua identidade e sentimentos de pertença com a sociedade portuguesa. Com base nos resultados alcançados, conclui-se que a mediação intercultural ainda não atingiu o nível de implementação social, escolar e profissional desejáveis, embora seja apontada pela maioria dos entrevistados, como um elemento facilitador da integração e da coesão social.
- A Importância da Mediação Social num Cenário Pandémico e Pós-Pandémico em Contexto AutárquicoPublication . Antunes, Jéssica Micaelo; Marques, José Carlos Laranjo9 | P á g i n a Resumo O presente estudo tem como propósito apresentar uma revisão da literatura, relativa às implicações sociais suscitadas pelo cenário pandémico, bem como o impacto do mesmo pós-covid 19, passando por uma análise da atuação do poder local em contexto social junto aos seus munícipes face aos desafios colocados pela pandemia. O estudo vai basear-se nas atuações desenvolvidas, especificamente, pela Câmara Municipal de Alcanena. O COVID-19 veio ter um impacto significativo na nossa sociedade, em particular nas dimensões do social e da saúde, originando uma verdadeira situação de calamidade a nível mundial. A realidade pandémica foi demarcada por ser um período de mudanças e transformações abruptas. As medidas de contingência impostas vieram reformular a realidade social, impondo novas formas de (con)vivência. Ao longo desta dissertação pretende-se explicitar quais os tipos de efeitos que se fizeram sentir com a pandemia, as suas consequências e a importância da mediação nas infraestruturas autárquicas, tendo em particular, atenção a atuação da Câmara Municipal de Alcanena e, em especial, da intervenção-ação da valência social da mesma neste período. O estudo desta questão incide na importância de uma atuação mediadora por parte do poder local, de forma a assegurar uma resposta de intervenção adequada, coesa, justa e sustentável junto da comunidade que comporta. Em termos científicos esta dissertação vem contribuir para o aprofundamento da compreensão da mediação no plano autárquico, bem como entender a imprescindibilidade do papel do poder local em períodos de calamidade social.
- A Integração da Etnia Cigana na cidade de AlcobaçaPublication . Coelho, Vânia Filipa Oliveira; Marques, José Carlos LaranjoEste trabalho tem como objetivo abordar e compreender melhor a cultura cigana no geral, de modo a perceber em que medida as transformações culturais ocorridas na sociedade portuguesa têm afetado a comunidade cigana em relação à comunidade alcobacense. Será estudada mais em pormenor a comunidade cigana de Alcobaça e a sua integração na comunidade alcobacense. O facto de residirem num bairro que foi construído apenas para a comunidade cigana, também será abordado, de modo a tentar perceber-se até que ponto foi benéfico ou prejudicou a etnia a nível da integração e inclusão na comunidade maioritária. Pretende-se com este estudo perceber se o processo de aculturação existente até agora, terá influência nas famílias de etnia cigana para a inclusão destes na comunidade dominante e dar a conhecer um pouco do que se “esconde” nesta etnia, ainda tão isolada na cidade de Alcobaça, de modo a desconstruir a cultura cigana perante os alcobacenses para que o preconceito por eles sentido se vá dissipando. Deste modo a investigação irá incidir no Bairro Social da Bela Vista em Alcobaça e numa pequena amostra da comunidade em geral, irei utilizar como metodologia os inquéritos por questionário e entrevista.
- A integração de imigrantes no AlgarvePublication . Bernardo, Lino Fernando Marreiros; Marques, José Carlos LaranjoO Algarve é uma região fortemente marcada pela multiculturalidade, constituindo a segunda região do país com a maior presença de população imigrante. Neste contexto, a presente investigação teve como objetivo principal perceber a existência ou não de políticas desenvolvidas pelas dezasseis Câmaras Municipais da região que promovessem o acolhimento e a integração dos imigrantes e, existindo, se propiciavam ou não a construção de um Algarve intercultural. Relativamente à metodologia empregue foi seguido uma pesquisa qualitativa, uma vez que se pretendia, essencialmente, conhecer, compreender e descrever um fenómeno de natureza social, assumindo o trabalho desenvolvido as características de estudo de caso. Como estratégia dominante na recolha de dados optou-se pela entrevista individual semiestruturada, sendo a informação complementada com pesquisa documental. Concluiu-se, principalmente, que há ainda um longo caminho a ser construído e a percorrer pela maioria das Câmaras Municipais do Algarve, cujas visões e atuações decorrem a ritmos diferentes quanto ao planeamento e desenvolvimento de políticas para acolhimento e promoção da integração dos imigrantes nos seus territórios. Evidências desta heterogeneidade de ritmos encontra-se nas políticas dirigidas à construção de um Algarve intercultural e não apenas multicultural e, por conseguinte, que procuram fomentar a coesão social no território, sem prejuízo das boas práticas identificadas onde a mediação intercultural assume um papel fulcral. Por fim, constatou-se, também, a falta de intervenção sociopolítica coerente e articulada que aponte soluções intermunicipais que abranjam toda a região do Algarve em detrimento dos atuais mosaicos políticos.
- A integração de migrantes em Portugal - estratégias e ações dos CLAIMPublication . Teixeira, Ana Sofia Rodrigues; Marques, José Carlos LaranjoO tema das migrações assume, no panorama atual, uma importância incontornável, a nível global, com a intensificação dos fluxos migratórios. Esta realidade também afetou Portugal, que nos últimos anos registou uma evolução positiva dos fluxos migratórios e uma transformação nas características dos migrantes. Portugal passou de um país com elevadas taxas de emigração, para se constituir como o país destino de vários grupos de imigração. A literatura sobre este tema, regista avanços significativos em termos de boas práticas ao nível do acolhimento e integração de migrantes, bem como no combate às diversas formas de desigualdade. Salienta-se a abertura de serviços, com a finalidade de dar resposta às necessidades desta população, entre os quais se destaca os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes. Com uma sociedade cada vez mais global e heterogénea, importa criar mecanismos de promoção do reconhecimento e valorização da diversidade, bem como da convivência intercultural. A metodologia empregue neste estudo foi de caráter qualitativo, uma vez que se pretendeu, essencialmente, conhecer, compreender e descrever um fenómeno de natureza social. Como estratégia de recolha de dados optou-se pela entrevista individual semiestruturada, complementada com pesquisa documental. Conclui-se, principalmente, que ainda há um longo caminho a percorrer no que concerne à plena integração de migrantes em Portugal. A promoção da interculturalidade é algo que não é descurado pelos técnicos. No entanto, e apesar do reconhecimento da importância da interculturalidade, as atuações e as estratégias prosseguidas pelos CLAIM assumem eixos e ritmos distintos, consoante as idiossincrasias do CLAIM, do território e dos imigrantes que nele habitam, o que se traduz numa falta de intervenção uniforme.
- A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS CABO-VERDIANOS EM PORTUGALPublication . Furtado, Bernardino Cardoso; Marques, José Carlos LaranjoEste trabalho tem como principal objetivo abordar e compreender melhor a integração dos estudantes universitários cabo-verdianos em Portugal, concretamente o caso do Instituto Politécnico de Leiria. Irá ser estudado com mais pormenor o dia-a-dia dos estudantes cabo-verdianos na comunidade académica, assim como na comunidade onde residem através de questionamentos acerca de aspetos básicos e importante do seu processo de integração. Nomeadamente, será dada atenção fundamentalmente ao processo de pedido de visto no país de origem, à viagem para Portugal, o acolhimento, interação com outras pessoas e outros estudantes através de convivências, participações nas atividades extracurriculares. Por outro lado, junto da própria escola e através dos responsáveis de cooperações internacionais procura-se ver e compreender ação do Instituto Politécnico de Leiria no acolhimento dos estudantes internacionais, e, também, o papel da mediação e da mediação intercultural neste processo, especificamente na integração dos estudantes.