Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Gestão e direção após-venda no setor autoPublication . Navega, Emídio Miguel Póvoas; Santos, Hélder Manuel Ferreira; Pereira, António Mário HenriquesHoje em dia o mundo empresarial está cada vez mais desafiante, o que leva as organizações a procurarem novas oportunidades de inovar e tornar os seus processos cada vez mais eficientes, tendo como objetivo a satisfação constante dos seus clientes. O presente trabalho relata as principais atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel, que decorreu num serviço após-venda de uma organização do setor automóvel, que trabalha especificamente em motociclos e que procura a melhoraria contínua e a satisfação dos seus clientes e trabalhadores. No decorrer do estágio foram implementadas algumas metodologias. Entre elas destacam-se: o pensamento lean, 5S, Benchmarking. A implementação destas metodologias permite à organização gerar mais valor usando menos recursos, através da eliminação de desperdícios ao longo de toda a cadeia de valor do produto ou serviço, numa perspetiva de melhoria contínua. O presente relatório apresenta as atividades desempenhadas no departamento técnico e de peças. No caso do departamento técnico são expostos em pormenor os procedimentos de garantia, as campanhas de serviço, entre outros. Relativamente ao departamento de peças é realizado um estudo à organização do armazém e uma prospeção de mercado com dados relativos a anos anteriores e a marcas concorrentes.
- Identidade e Pertença: uma geração do leste da EuropaPublication . Tavares, Cláudia Sofia Bebiano Nascimento; Marques, José Carlos LaranjoIdentidade e Pertença: uma geração do leste da Europa As sociedades contemporâneas têm sofrido profundas transformações, sob o efeito de uma globalização que intensifica os movimentos migratórios e consequentemente altera a dinâmica e a coesão social das sociedades atuais. Portugal não é exceção, e à semelhança dos outros países da Europa ocidental, tem vivenciado uma intensificação dos fluxos migratórios, com especial incidência, desde o início do século XXI, para a entrada de população estrangeira oriunda do leste da Europa. Este fenómeno tem contribuído para uma diversidade social que inevitavelmente carece de uma intervenção ao nível da mediação intercultural, facilitando desta forma uma abordagem sistémica que viabilize a integração dos imigrantes e seus descendentes, ao nível das diferentes estruturas educativas, profissionais e sociais. Neste sentido, este estudo foi desenvolvido segundo um paradigma interpretativo de abordagem qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas pela autora a imigrantes de segunda geração do leste da Europa. Esta abordagem de proximidade permitiu compreender como os descendentes de imigrantes se integram no país de acolhimento e de que forma constroem a sua identidade e sentimentos de pertença com a sociedade portuguesa. Com base nos resultados alcançados, conclui-se que a mediação intercultural ainda não atingiu o nível de implementação social, escolar e profissional desejáveis, embora seja apontada pela maioria dos entrevistados, como um elemento facilitador da integração e da coesão social.
- Knowledge and technology transfer between university — Industry — Society: A new crowdsourcing framework for Internet of ThingsPublication . Dias, D.; Silva, J. Sa; Boavida, F.; Ferreira, V.The emergence of the Web 2.0 created new opportunities for knowledge transfer between University – Industry – Society, such as the crowdsourcing phenomenon which has attracted great attention, and has created new possibilities for knowledge transfer that are still being evaluated. However, much of the existing academic research remains unused and unleveraged after being published, never creating the benefits for society that were expected from both the effort that was put in to produce it and the cost that was supported to allow for the research. This paper seeks to present a critical literature review evaluating the existing knowledge transfer mechanisms and pair it with the new possibilities created by Internet of Things to propose a new knowledge and technology transfer framework between University – Industry – Society that better leverages the usefulness of existing published research and applies it to the creation of new innovative solutions, thus creating an alternative knowledge transfer mechanism.