Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-02"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Proposta de reformulação do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de TurismoPublication . Dinis, Beatriz Lavos; Dias, Francisco Teixeira PintoCom a “Cultural Turn”, a cultura passou a ser parte integrante na satisfação das necessidades básicas dos indivíduos e não um luxo a que apenas certas pessoas tinham acesso. É neste contexto que os gestores de destinos turísticos começam a apostar na cultura nas suas estratégias de promoção e diversificação da oferta. O turismo cultural tem crescido bastante nos últimos anos, sendo considerada uma das tipologias de turismo com maior potencial para a criação de oferta turística de um destino. No entanto, devido à grande diversidade de motivações dos turistas, torna-se difícil criar um único produto que satisfaça todos os turistas culturais. É neste sentido que surgem várias tipologias específicas dentro do turismo cultural, que têm vindo a ganhar grande importância quando se trata de desenvolver a oferta de um destino, como é o caso do cineturismo. O turismo e o cinema são duas atividades que sempre estiveram ligadas, mas só recentemente é que os gestores dos destinos turísticos começaram a apostar no cineturismo no desenvolvimento da sua oferta. Percebendo o potencial da sétima arte, surge a organização de festivais culturais, em particular, de festivais de cinema. No entanto, apesar de se reconhecer a importância deste tipo de evento no desenvolvimento dos territórios, ainda não existe uma grande ligação entre os festivais e o turismo. Nos últimos tempos, nota-se um maior conhecimento da área e esforço em unir a organização destes festivais à indústria do turismo. Exemplo disso é a rede CIFFT que conta com 17 festivais de cinema de turismo, nomeadamente o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, fundado em 2008, em Portugal. É neste contexto que surge este projeto, cujo principal objetivo é desenvolver uma proposta de consolidação do ART&TUR, que após sofrer uma grande transição em 2018, apresenta um grande potencial de desenvolvimento e que, no futuro, poderá tornar-se um excelente instrumento de apoio à marca Centro de Portugal. Conclui-se que apesar de o Festival ART&TUR apresentar várias forças e fraquezas, existe espaço para as consolidar e solucionar e a proposta apresentada trabalha sobre essa questão. As iniciativas e ações propostas são não só uma forma de melhorar o evento, mas também de criar uma maior ligação entre o cinema e o turismo.
- PROJETO “BEECARAMULO-APITURISMO”Publication . Ferreira, Catarina Marques; Dias, Francisco Teixeira PintoO Apiturismo, enquanto produto turístico inovador e diferenciador, vai ao encontro das necessidades dos consumidores mais exigentes, que procuram autenticidade e novas experiências como forma de satisfação e identificação pessoal; no entanto, a captação de consumidores para este novo mercado dependerá do correto planeamento de gestão, promoção, marketing e segmentação. No âmbito do mestrado em Gestão e Direção Hoteleira, será apresentado um projeto para o empreendimento turístico “Beecaramulo – Apiturismo”. O trabalho está estruturado em 8 secções principais: enquadramento teórico, análise externa ao nicho de mercado Apiturismo, contexto empresarial e geográfico, metodologia, conceito Beecaramulo-Apiturismo, plano de marketing, projeto de investimento e conclusões.
- Gabinete de Apoio ao MigrantePublication . Martins, Débora Alexandra Feleciano; Marques, José Carlos LaranjoO presente documento surge no âmbito do 2º ano curricular do Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social da Escola Superior de Ciências Socias do Instituto Politécnico de Leiria. Este trabalho aborda a temática da migração como um fenómeno inconstante, difícil de definir e prever que é passível de originar alguns dos problemas sociais atualmente vividos em Portugal. Do ponto de vista de uma assistente social merecem ser vistos ao microscópio e combatidos a nível micro, ou seja, a nível local para desencadear mudanças a nível macro, alterando assim, o panorama geral de Portugal e, também, a realidade vivida pelos migrantes, quer imigrantes a residir em Portugal quer emigrantes portugueses. Para contribuir para essa mudança a nível local decidi optar pela criação de um Gabinete de Apoio ao Migrante, no qual, através da criação física de um espaço de apoio, se crie a oportunidade para a capacitação individual através da consciencialização, da orientação e das informações indispensáveis para quem pretende sair de Portugal e, ainda, no empoderamento e orientação de quem escolhe Portugal como país para viver, independentemente do tempo que pretende ficar. Conseguindo, assim, quebrar as barreiras ao nível da integração e coesão social. Esta atividade permite criar mudança social e comprometer também a comunidade. A metodologia usada para este projeto foi-se um estudo misto, com recurso à aplicação de inquérito por questionário e entrevista estruturada, onde pude realizar uma caracterização preliminar da mesma população imigrante do concelho de Torres Novas. O presente projeto encontra-se estruturado da seguinte forma: em primeiro lugar, temos o enquadramento teórico da temática principal, a imigração e a mediação, seguido do projeto do Gabinete de Apoio ao Migrante, posteriormente encontramos a contextualização do concelho de Torres Novas. De seguida, encontramos o Desenho do Projeto que engloba os objetivos, atividades e recursos. Na última fase, existe a avaliação do projeto, tanto pelo público-alvo do projeto como pelas técnicas responsáveis pelo mesmo, existindo programados vários momentos de avaliação.
- Melhoria contínua da gestão oficinal num serviço após-venda de automóveisPublication . Agostinho, Luís Caetano; Santos, Helder Manuel Ferreira dosO presente relatório surge no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Automóvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Politécnico de Leiria. O estágio decorreu no período de 10 de outubro de 2018 a 30 de maio de 2019, com uma duração total de 1400 horas e decorreu nos serviços após-venda da Caetano Auto (CA) Santarém e Caetano Auto (CA) Caldas da Rainha. Os desafios concorrenciais que o setor dos serviços enfrenta, no qual se insere o serviço após-venda automóvel, bem como, a existência de um cliente cada vez mais informado e conhecedor do produto e do serviço, requer a implementação de uma cultura de melhoria contínua na gestão oficinal de um serviço após-venda de automóveis. Para enfrentar estes desafios, a gestão das empresas deve procurar gerir tendo por base metodologias de melhoria contínua, de modo a assegurar a sua sustentabilidade a médio e longo prazo. Deste modo, as atividades desempenhadas no decorrer do estágio incidiram principalmente na aplicação de metodologias associadas à filosofia Kaizen, com vista à melhoria contínua do serviço após-venda da CA Santarém e CA Caldas da Rainha. As atividades desempenhadas consistiram na implementação do projeto Kaizen na CA Santarém, mais concretamente no Nível 1 e Nível 2 do Kaizen Diário e na análise da eficiência da CA Santarém e implementação de contramedidas. Adicionalmente, aplicando a filosofia Kaizen foram implementadas melhorias na CA Caldas da Rainha, nomeadamente: implementação dos 5S na zona de ferramentas especiais e no posto de substituição de pneus e criação de uma bancada de consumíveis normalizada no serviço de mecânica. Foram ainda aplicados métodos de aumento de faturação na CA Caldas da Rainha. As atividades desempenhadas contribuíram para o enraizar da cultura de melhoria contínua na CA Santarém e na CA Caldas da Rainha, permitindo uma otimização do seu serviço após-venda, em ambos os concessionários tal como demonstrado pelo aumento da eficiência global dos seus serviços de mecânica e pelo aumento de faturação na CA Caldas da Rainha. Em suma, o trabalho realizado foi de encontro aos objetivos inicialmente estabelecidos proporcionando uma experiência profissional muito enriquecedora e gratificante.
- Jovens e a construção de projetos de vidaPublication . Martins, Pedro André Jesus; Vieira, Ricardo Manuel das NevesA presente investigação debruça-se sobre jovens e a construção de projetos de vida. Procura-se saber se os jovens que se encontram em fase de conclusão do ensino obrigatório mostram consciência e maturidade relativamente ao seu futuro e às escolhas que tomam, e se tal resulta de um projeto autoconstruído e hétero-construído, na interação com os seus pares, adultos, familiares e professores, ou se o projeto de vida é fundamentalmente instituído pelos outros, designadamente através de sugestões do sistema escolar, e também familiar, com base em expectativas pré-definidas. O objetivo fundamental é, assim, compreender o processo de construção do projeto de vida dos jovens que se encontram a terminar o ensino obrigatório. Ao nível dos sujeitos a estudar, seguindo a questão base apresentada na introdução, definimos um grupo de seis jovens, provenientes tanto do ensino regular como do profissional, com um intervalo de idades entre os 17 e os 18 anos, em fase de término do ensino obrigatório, com quem realizámos diversas entrevistas informais e, particularmente, entrevistas em grupo, vulgo focus-group. A investigação mostra que a escola, e o seu currículo de ensino regular, é apontada pelos jovens como um sistema de uniformização na formação dos seus alunos. Quanto aos professores, estes são vistos como atores limitados pelo tipo de ensino, apresentando-se, na voz dos sujeitos investigados, com falta de interesse sobre o futuro dos seus alunos e respetivas escolhas. Finalmente, esta dissertação aponta a mediação intercultural como uma ferramenta fundamental para o trabalho social com jovens, na ótica da transformação identitária e da capacitação na tomada de escolhas. Denotámos que os contributos dados pelos jovens ao longo da investigação dão-nos acesso a um olhar sobre a escola, mas também sobre elementos constituintes da sua vida, como a família e o mercado de trabalho, o que constitui um quadro de uma problemática bastante complexa que se apresenta como inesgotável no estudo do campo da juventude nos dias de hoje. Acreditamos que a posição de escuta-ativa e emancipadora na revelação dos jovens como atores principais das suas decisões é fundamental nesta filosofia transformadora no trabalho da educação social. Para mais, num mundo em constante mudança que se apresenta cada vez mais inconstante no traçar de projetos de vida.
- Eu, Nós, Eles e o Projeto de VidaPublication . Marques, Maria Madalena Ferreira; Vieira, Ana Maria de Sousa NevesEsta investigação, apresentada sob a forma de dissertação, foi sustentada pelo trabalho de campo que desenvolvido na instituição APEPI, mais concretamente numa das suas valências, a Casa de Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica, batizada Casa Abrigo, Teresa Morais. A investigação centrou-se na área da violência doméstica sob um olhar da mediação intercultural e intervenção social, a qual denominei de, EU, NÓS, ELES E O PROJETO DE VIDA. A problemática da investigação tem como objetivo perceber de que modo é que a Casa de Abrigo Teresa Morais contribui para a construção de um novo projeto de vida futuro das mulheres vítimas de violência doméstica que acolhe. Para concretizar o objetivo optei por um paradigma hermenêutico e de descoberta de cariz etnográfico (Amado, 2014; Faria e Vieira, 2016). Em relação às técnicas de recolha de informação, utilizei a análise documental, observação direta e observação direta participante na instituição (Pais, 2006), o que me permitiu observar a dinâmica da casa e fazer parte integrante daquela realidade, procurando sempre que a realidade não fosse alterada com a minha presença. Para complementar com mais rigor a minha investigação e, ainda falando da metodologia, escolhi fazer entrevistas individuais semiestruturadas de cariz etnográfico e etnobiográfico (Vieira 2014; Faria, S. & Vieira, R. 2016) ou em forma de «conversas» (Burgess,1997). Assim, foram entrevistadas a diretora técnica da casa abrigo, duas vítimas residentes na casa e duas vítimas que já residiram na casa Teresa Morais. Durante as visitas constantes à casa e durante as conversas que ia estabelecendo com os sujeitos da minha investigação, vítimas da casa abrigo, percebi que as práticas de mediação intercultural auxiliaram na transformação do Eu para o Nós e numa melhor perceção do Eles, numa simbiose de empoderamento das vítimas para as potenciar na construção do seu projeto de vida.
- Análise comparativa entre dois Softwares de Cálculo EstruturalPublication . Sebastião, Leandro Jorge Dionísio; Rodrigues, Hugo Filipe PinheiroA presente dissertação tem como objetivo a comparação de dois softwares muito conhecidos no mercado português, o Robot Structural Analysis e o Tricalc, programas de cálculo automático. Foi feita a conceção estrutural de uma moradia unifamiliar, tendo sido modelada de forma semelhante dentro do que os dois programas permitiam, com as mesmas cargas e secções. Apesar das diferenças entre os dois programas, tanto na modelação como na forma como distribuíam as cargas, observou-se que no caso das lajes a diferença não foi significativa, apesar do Tricalc utilizar o método de grelha e o Robot utilizar o método de elementos finitos. No entanto, para as vigas, pilares, muro de suporte de terras e sapatas, a diferença nos esforços já foi mais significativa, implicando até mesmo reforços diferentes nas vigas e pilares. Outra diferença que se verificou foi a diferença nas frequências para os modos de vibração. Apesar do primeiro modo de vibração ser muito semelhante, o Tricalc apresenta frequências muito superiores às do Robot a partir do terceiro modo. A nível de desenhos das armaduras, o Tricalc apresenta desenhos com qualidade. No entanto, os comprimentos de amarração são muito generalizados, não seguindo exatamente o proposto pela norma do Eurocódigo 2.