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Livro de Atas : 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências''

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A 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizada online, nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, teve por tema “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências”. O vírus SARS-CoV-2, que origina a doença da COVID-19, chegou à Europa no início do ano 2020 e abalou todos os países, mesmo os que se consideravam mais preparados do ponto de vista médico-sanitário. Neste contexto, tornou-se inevitável pensar esta pandemia na Conferência Internacional anual de Mediação Intercultural e Intervenção Social. A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o CICS.NOVA.IPLeiria convidaram mediadores interculturais, professores, profissionais da saúde, educadores, investigadores, cientistas sociais, da educação, da saúde e do desporto, educadores sociais, assistentes sociais, animadores e outros interventores sociais a debater Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19: Relatos e Experiências. O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez na China, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan. Este novo agente, que nunca tinha sido identificado em seres humanos, rapidamente atravessa fronteiras físicas e sociais e se instala em todos os territórios, povos e nações. À medida que os diferentes países vão sendo afetados pela doença sucedem-se os confinamentos, de forma a evitar os contactos físicos e, consequentemente, a disseminação do vírus e seu crescimento exponencial. Ainda que o avanço tecnológico e as novas tecnologias permitam novas e rápidas formas de comunicação, não permitiram recuperar o toque, o abraço, o beijo, o calor humano, 14 fundamentais às sociabilidades e à qualidade de vida subjetiva. A modernidade foi de novo abalada e as formas de comunicação tecnologicamente avançadas permitiram a comunicação virtual, mantendo algumas interações, quer em termos laborais, quer em termos pessoais e sociais, obrigando, contudo, à manutenção de distanciamento físico entre as pessoas e ao confinamento pessoal, grupal, familiar e social. Foi necessário reinventar formas de trabalho, de interação, de intervenção. As necessidades de combate a um novo inimigo invisível estimularam a ciência e a indústria a produzir, em tempo recorde, máscaras, gel desinfetante, zaragatoas, testes, vestuário adequado para os profissionais de saúde, que passaram a ser elementos quotidianos nos mais diversos espaços, públicos e privados. A ciência médica colocou, também em tempo recorde, à disposição dos vários Governos, vacinas, que geraram quer procuras massivas, quer comportamentos negacionistas de pessoas que, ou rejeitaram a vacinação, ou continuaram a negar a existência desta pandemia. Reinventaram-se novas formas de convivência, de socialização e de mediação para uma sociedade que está, afinal, em permanente mudança, face ao risco que o mundo global expõe e oferece aos humanos. Os contextos da pandemia COVID-19 alteraram vivências que se traduziram em novas formas de convivência(s) e que, no limite, e muitas vezes, implicaram estratégias de sobrevivência(s), como foi apresentado nas diversas comunicações científicas cujos textos integram esta publicação. Esta Conferência Internacional, anual, tem sido realizada, desde 2014, nos auditórios da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, que atingiu Portugal a partir do mês de março de 2020, a 9.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, cujo Livro de Atas agora se apresenta, foi totalmente realizada em formato online. Para além das comunicações livres, cujos resumos foram divulgados e publicados atempadamente no site da Conferência – https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4- media/documents/Livro_de_resumos_FINAL.pdf –, divididos em nove sessões temáticas, tornamos agora públicos os textos completos das várias apresentações, neste Livro de Atas, publicado digitalmente e que ficará disponível no site da da 9.ª Conferência MIIS (https://conferencia-miis.eventqualia.net/pt/2021/inicio/). 15 Relativamente à estrutura do livro, este encontra-se dividido em 14 partes, a saber: • Parte I – Abertura; • Parte II – “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19”: A pandemia em contextos diversificados; • Parte III - Comunicações Livres: Práticas Educativas em contexto de COVID-19; • Parte IV - Comunicações Livres: Ensino Superior e (Sobre)vivências Académicas em contexto de COVID-19; • Parte V - Comunicações Livres: Velhice(s) e Saúde; • Parte VI - Comunicações Livres: Crianças e Jovens; • Parte VII - Comunicações Livres: Artes e Literatura;
• Parte VIII - Comunicações Livres: Pandemias: Enquadramento Legal e Direitos Humanos; • Parte IX - Comunicações Livres: Práticas de Investigação, Relatos e Biografias em tempos de pandemia COVID-19; • Parte X - “Intemporalidade Intelectual: Relatos e Experiências na Primeira Pessoa” – Um diálogo com Pierre Tap em contexto de COVID-19; • Parte XI - Comunicações Livres: Comunicação Social e Redes Sociais em tempos de Covid-19; • Parte XII - Comunicações Livres: Associativismo e Práticas Comunitárias em tempos de pandemia COVID-19; • Parte XIII – Apresentação pública de livros; • Parte XIV – Sessão de Encerramento.
Os dois livros mencionados na Parte XIII foram apresentados publicamente no segundo dia da Conferência. Carlos Alberto Ferreira Neto, Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL) e atualmente Presidente da Casa da Praia - Centro Doutor João dos Santos, apresentou o livro Ócio, Jogo e Brincadeira: Mediação Intercultural e Intervenção Social, organizado por Ricardo Vieira, José Carlos Marques, Pedro Silva, Ana Maria Vieira, Cristóvão Margarido e Rui Matos. Américo Peres, Professor Associado com Agregação da UTAD, apresentou o livro Temas e Contextos de Pedagogia-Educação Social, organizado por Ana Maria Vieira, Ricardo Vieira e José Carlos Marques. De ambos se publica a respetiva Introdução, na Parte XIII.

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CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.Politécnico de Leiria

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