Loading...
251 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 251
- Da factualidade da multiculturalidade às pedagogias diferenciadas: o papel da mediação Intercultural e sociopedagógicaPublication . VIEIRA, RicardoA multiculturalidade é um facto. E a escola portuguesa é, cada vez mais, multicultural o que a torna mais complexa, aliada à ideia da construção de uma escola para todos. Perante tal facto, as pedagogias multiculturais, por si só, não serão a melhor resposta para a aprendizagem da convivência, para a construção de grupos, comunidades e sociedades mais inclusivas e interculturais. Pelo contrário, podem contribuir para a guetização das diferenças culturais na escola. Por outro lado, a interculturalidade assenta, essencialmente, numa atitude que vê a troca cultural não como empobrecimento das sociedades, mas, bem pelo contrário, como uma maior completude de um pensamento e culturas mais plurais e inevitavelmente mais compósitos e mestiços. A escola enquanto ensina a aprender, mesmo querendo ser neutra, como alguns discursos racionalistas sublinham, nunca o é. Se não quisermos ser cegos, culturalmente, monoculturalistas e impositivos de um único processo civilizatório, teremos de assumir pedagogias interculturais que não destruam identidades, mas que, antes, as reforcem e reconstruam na interação com a alteridade. Tal processo, mais inclusivo que integracionista, passa pela mediação intercultural e sociopedagógica, não só de professores que sejam mais mediadores, mas, também, de técnicos superiores de trabalho social e de mediação socioeducativa a trabalhar, em rede, com outros professores, agentes e instituições da comunidade educativa.
- Educação proibida e pedagogias da transformaçãoPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- Dar e receber: conteúdo, forma e mudança na vida dos professores em BolonhaPublication . Vieira, Ricardo
- O Instituto Politécnico de Leiria: Da formação de professores à construção de uma identidade regionalPublication . Vieira, Ricardo; Magalhães, Fernando Paulo Oliveira; Trindade, José; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui; CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPL
- Globalização, processo histórico ou fenómeno recentePublication . Vieira, Ricardo
- Os saberes da antropologia da educação e a emergência de novos papéis sociais em escolas portuguesasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana MariaA escola sempre foi um lugar de encontros e desencontros de pessoas, de diferentes culturas, de diferentes pontos de vista, de vários saberes, de continuidades e descontinuidades entre a escola e o lar. Contudo, a “escola para todos” trouxe mais gente para dentro do mesmo espaço, das mesmas regras, da mesma cultura hegemónica do Estado-Nação. Por isso a educação, mesmo a educação escolar, para ser performativa, não pode ser senão um processo de mediação entre sujeitos, mundos e saberes. E não será o professor, qualquer que seja, por definição, um mediador? Mas é-o na prática? Todos o são? O professor é um mediador de aprendizagens ou, também, de tensões sociais, de conflitos, de culturas, um mediador intercultural, portanto e um mediador sociopedagógico? O Professor pode ser isto tudo? Nesta comunicação apresentar-se-á parte de uma pesquisa em curso sobre o trabalho social realizado num programa TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, e num GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, onde professores, psicólogos, antropólogos, sociólogos, assistentes sociais, animadores e educadores sociais têm trabalhado, em conjunto, usando teoria e metodologia da antropologia da educação para construir estratégias de resolução de tensões sociais que, tantas vezes, se transformam em indisciplina escolar e na exclusão de muitos alunos no acesso à cultura hegemónica.
- Envelhecimento, trajetórias sociais e mediação intercultural: vidas revividas e sentidasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria
- Immigrants in Portugal : embracing diversity and inclusionPublication . Vieira, Ricardo; Margarido, CristóvãoWe will present here a study about immigrants in Leiria, Portugal, in order to understand the personal identity‟s creation process in people who cross social and cultural frontiers.
- Epistemologia e metodologia em mediação e ciências sociaisPublication . Faria, Susana; Vieira, Ricardo