CICS.NOVA.IPLeiria - Livro
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Recent Submissions
- Valorizar a diversidade: inclusão que une, tecnologia que transformaPublication . Mangas, Catarina; Sousa, Jenny; Mónico Lopes, SaraColetânea que reúne estudos e experiências sobre a importância da inclusão social e da tecnologia como ferramentas para a transformação educacional e social. Organizado por Catarina Mangas, Jenny Sousa e Sara Mónico Lopes, o livro apresenta um conjunto diversificado de pesquisas e práticas que abordam desde a inclusão de pessoas com deficiência no ensino e no mercado de trabalho, até o impacto das novas tecnologias na acessibilidade e na aprendizagem.
- Livro de Resumos – 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – 50 anos de 25 de Abril: Transições e TransformaçõesPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Santos, Rui; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo; Pereira, Patrícia; Arqueiro, Ana
- Os Museus no Século XXI: da sua Relevância para a Sociedade ContemporâneaPublication . Magalhães, Fernando; Franca, Margarida; Santos, Maria da Graça Poças; Vieira, Ricardo; Ferreira, BrunoAs sociedades atuais, tal como noutros períodos da história, enfrentam desafios crescentes. O desenvolvimento acelerado de meios e de vias de comunicações tornou as sociedades mais fluidas culturalmente. Não são só as imagens do “outro”, do culturalmente diverso, que entram diariamente nas nossas casas através da televisão, da rádio e da internet, mas é também o “outro”, que está presente nas nossas vidas diariamente. Aprender a retirar a riqueza dos encontros multiculturais atuais, de forma a promover uma educação intercultural, é uma tarefa de todos nós, professores, investigadores, museólogos, e em geral de todos aqueles profissionais ligados às ciências sociais. Os museus atuais são fundamentais não só para aprendermos a viver e a retirar frutos destes contactos multiculturais acelerados, mas também para, em conjunto com as populações locais, se assumirem como agentes dinamizadores das comunidades locais. Os museus são meios de afirmação identitária de uma comunidade, mas, em tempos em que os movimentos globais de pessoas, ideias, bens e capital atingiram proporções inimagináveis, assumem-se também como motores económicos locais. São cada vez mais os turistas que procuram experiências culturais únicas, mas também indivíduos que buscam, num mundo em aceleradas mudanças, respostas para o seu “eu”, da sua comunidade ou mesmo da sua integração no grupo que o acolheu. Esta publicação surgiu da reflexão que atualmente se faz em torno das questões sociais que atravessam o nosso mundo, e que encontram reflexo nas ideias e práticas museológicas. Agradecendo aos investigadores que contribuíram para esta obra e para uma reflexão aprofundada do papel dos museus na atualidade, perante os desafios colocados pelas sociedades multiculturais, apresentamos, de seguida, os seus textos, resumidamente.
- Livro de atas da 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelA Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria tem o prazer de apresentar a 4.ª Edição da Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, este ano com um enfoque especial nas abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. Esta 4.ª edição da Conferência Internacional Emoções, Arte e Intervenção assume-se novamente como um espaço de investigação, reflexão e divulgação. Conta com a par ticipação de especialistas de diferentes áreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, a sua relação com a arte, e as múltiplas dimensões de uma intervenção socioeducativa que considera a participação do indivíduo. Assim, procura-se conhecer e divulgar processos libertadores das potencialidades ex pressivas, interpretativas e reconfiguradoras das práticas de intervenção e dos novos âmbitos operativos que se apoiam numa pedagogia participativa. No contexto atual, as abordagens colaborativas e a participação ganham importância como metodologias de intervenção social, educativa e cultural, e materializam-se em projetos de desenvol vimento da comunidade para maximizar a participação dos diversos destinatários, tor nando-se lugares de aprendizagem ativa, de encontro e de convivência cidadã. Valoriza-se, portanto, uma perspetiva multidisciplinar, potenciadora de sinergias de matérias científicas ou reflexivas, que impulsionem a discussão e a construção do co nhecimento acerca do pensamento emocional e o seu papel na ação humana e no de senvolvimento de comportamentos promotores da adoção de estratégias que estimu lem a participação.
- Projetos de Inovação Pedagógica Skills4Future: Innovative practicesPublication . Santos, Maria da Graça Mouga Poças; Reis, Susana; Cardoso, Paula; Rosa, Marlene
- Teoria e Prática da Pedagogia Social, da Mediação Intercultural e da Intervenção SocialPublication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, Rui
- Vivência(s), Convivências e Sobrevivências em Tempo de COVID-19: Mediação Intercultural e Intervenção SocialPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiA problemática da COVID-19 remete, pois, para um fenómeno que a todos toca, um Fenómeno Social Total, como nos ensinou Marcel Mauss, uma vez que atravessa e abala toda a sociedade e que impactou sobre o quotidiano de todos. A pandemia que atravessamos, a do contágio devido ao SARS-CoV-2, que provoca o COVID-19 e suas múltiplas implicações médico-sociais, não é apenas uma questão de saúde. Ouvir e conhecer experiências dos mais variados campos da sociedade sobre os modos como vive(ra)m, convive(ra)m e muitos sobrevive(ra)m é fundamental enquanto partilha de conhecimentos e é um dos objetivos centrais desta obra.
- Livro de Resumos – 11.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – Territórios, Municípios, Redes e Parcerias: Mediação Intercultural e Intervenção SocialPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiNa 11.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e o CICS.NOVA.IPLeiria convidam mediadores interculturais, educadores, profissionais da intervenção comunitária, investigadores, cientistas sociais, assistentes sociais, educadores sociais, animadores e outros interventores sociais a debater o tema “Territórios, Municípios, Redes e Parcerias”. A mediação intercultural na intervenção social parte de uma escuta ativa e almeja uma prática dialogante entre os principais atores comunitários, sejam eles autarquias, associações de desenvolvimento local, escolas, IPSS, serviços de saúde, entre outros, valorizando um trabalho comunitário com o outro, ao invés de uma intervenção comunitária apenas para o outro, promovendo, assim, uma parceria genuína e participativa na construção de comunidades económica e socialmente inclusivas, promotoras da diversidade, sustentáveis e de justiça social. Este compromisso com a mediação intercultural assenta numa estratégia de envolvimento comunitário orientado para a capacidade de transformar os cidadãos em agentes de mudança. Esta conferência procurará refletirsobre a complexidade de redes e parcerias, desenvolvidas dentro de territórios, de municípios, que criam espaços de verdadeira convivência, ao invés de coexistência, que sejam facilitadores de iniciativas locais, promotoras de empowerment e acessibilidade a processos de participação comunitária, influenciando, assim, as políticas sociais a nível local, regional ou nacional.
- Processos e Estratégias de inclusão para jovens em risco de abandono escolar precoce no ensino profissional. Resultados do projeto Orienta4YEL no contexto portuguêsPublication . Mangas, Catarina; Freire, Carla; Milhano, Sandrina; Lopes, Sara
- Turismo, património e interculturalidadePublication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira; Franca, Margarida; Santos, Maria da Graça Mouga Poças; Vieira, Ricardo; Ferreira, BrunoEste livro agrega vários capítulos, unidos sobre a temática geral do turismo, património e interculturalidade. São três conceitos que se cruzam, no contexto das sociedades em que vivemos neste século XXI. São, também, centrais na conjuntura sociocultural atual, uma vez que constituem produtos e, simultanemante, produtores da globalização. As origens do turismo, tal como o concebemos na atualidade, remontam aos séculos XVIII e XIX. O turismo deve o seu desenvolvimento ao aparecimento de uma modernidade assente no novo quadro iluminista, em que a partir do paradigma técnico-científico, as atividades económicas tiveram um desenvolvimento sem precedentes, transformando a acumulação de capital e o tempo livre, em bens ao alcance das massas populacionais. A partir daqui, desenvolvem-se as viagens turísticas incrementando, num movimento sem precedentes, os contactos interculturais. Todo o tipo de turismo, cultural, balnear, ou outro, acaba por envolver encontros entre populações diversas, cujas marcas identitárias estão gravadas no seu património cultural, material ou imaterial. O conceito de património cultural é, também, moderno e surge no século XVII, como ferramenta desenvolvida e utilizada pelas elites políticas, que o passam a utilizar para construir a noção de identidade nacional e da cidadania.