Loading...
46 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 46
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui; CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPL
- A acção educativa : análise psico-socialPublication . Almeida, Leandro S.; Santiago, Rui A.; Silva, Pedro; Oliveira, Lúcia; Caetano, Orlando; Marques, João P.
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana; Margarido, Cristóvão
- Livro de Resumos – 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – 50 anos de 25 de Abril: Transições e TransformaçõesPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Santos, Rui; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo; Pereira, Patrícia; Arqueiro, Ana
- Livro de Atas : XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''Publication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiO XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e a 10.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizados conjuntamente na ESECS.IPL - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, cruzaram dois domínios simultaneamente distintos, mas, também, simultaneamente ‘irmãos’ na intervenção social empoderadora. Há, ainda, uma grande lacuna de estudos sobre a relação da Pedagogia Social e, em parte, de todas as profissões sociais, com a Mediação Intercultural que aposta no interventor que age dialogando, negociando, [mediando], empoderando, autonomizando, com práticas sempre de natureza relacional, no trabalho com sujeitos que pensam sobre si e sobre os outros e não com pessoas tantas vezes transformadas em objetos por parte do profissional social. A Pedagogia Social, enquanto ciência matriz quer da Educação Social, quer da Animação Sociocultural, quer mesmo do Serviço Social moderno, aponta para tudo menos para o assistencialismo e para a caridade na pretensa ajuda aos outros. Pelo contrário, alimenta profissões caraterizadas pela relação social de proximidade onde a escuta ativa, a comunicação no seu sentido lato, a empatia e o partir do outro para a construção da sua própria autonomização são fundamentais. Inevitavelmente, a Pedagogia Social desemboca nessas profissões, não raras vezes, através da Mediação Intercultural [enquanto paradigma essencialmente preventivo, transformador e socioeducativo] onde o interventor, ao contrário da mediação clássica, é tudo menos neutro. É tudo menos imparcial, como se procurará discutir e refletir neste congresso. O Pedagogo Social tem intenções de mudança, o que implica uma (trans)formação de si, da visão sobre si próprio e da visão sobre os outros.
- Identidades e interculturalidade : algumas reflexões a propósito da interacção entre escolas, famílias e comunidadesPublication . Vieira, Ricardo; Silva, PedroDois estudos etnográficos por nós levados a cabo (Silva, 2001; Vieira, 1999a) mostram como a interacção entre a pluralidade de actores que protagonizam a relação escola-família-comunidade corresponde ao urdir de teias múltiplas, donde sobressai uma clivagem sociológica que traduz relações de poder e relações entre culturas onde, para usar uma expressão de Tomaz Tadeu da Silva, a equivalência antropológica das culturas convive com a sua desigualdade sociológica. Estamos, assim, perante uma relação que equaciona não só o tipo de sociedade em que se insere, como o próprio conceito de democracia (...)
- Ethnography and education in Portugal: a brief lookPublication . Silva, PedroIn this paper I shortly consider the relationship between ethnography and education and the ethnographer and the teacher. Most of the paper, however, is dedicated to a description and analysis of what has been done in Portugal in what concerns ethnographic research on educational issues. I also point to some works on the ethnographic method made in Portugal.
- O COVID-19 como Fenómeno Social Total: Uma introduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui
- Relação Escola-Família: naturalmente, mas...Publication . Silva, Pedro
- Escola-família: o 25 de Abril e os paradoxos de uma relaçãoPublication . Silva, Pedro