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- Políticas sociais, mediação intercultural e intrapessoal com jovens institucionalizadosPublication . Vieira, Ricardo; Costa, Paula; Duarte Santos, RuiNem todas as crianças e jovens têm percursos biográficos protegidos por famílias nucleares mais tradicionais onde buscam o seu suporte psicossocial. Muitas crianças são produto de famílias desestruturadas, consideradas multiproblemáticas (Alarcão, 2006) e disfuncionais (Martins, 2005), que vivem ambivalências entre os valores culturais e os direitos. É após avaliações complexas, multidisciplinares, multifatoriais e precisas que, muitas vezes, as crianças e jovens em risco são sinalizados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (CPCJ), ao abrigo da legislação em vigor – Lei 147/99 de 1 de setembro de 2001, alterada em 2003 pela lei n. .º 31/2013, de 22 de agosto, e, em 2015 pela Lei n. .º 142/2015, de 8 de setembro (LPCJP). A referida legislação prevê, no seu artigo 35.º , a existência de diferentes medidas de promoção e proteção, sendo primado pelo sistema português as medidas em meio natural de vida como, por exemplo, junto da família, seja esta nuclear ou alargada. Quando estas alternativas não existem ou, ainda, quando as mesmas não promovem os efeitos desejados para a promoção e proteção dos direitos e desenvolvimento integral do sujeito, é promovido o afastamento do seio familiar através da medida de acolhimento residencial.
- Formación y práctica en Trabajo Social - El caso de los politécnicosPublication . Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui
- A Relação entre Aprendizagem e Velhice: O ensino superior como mediador dos contextos educativos num mundo envelhecidoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Milhano, Sandrina
- Livro de Atas : 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências''Publication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, RuiA 9.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizada online, nos dias 26 e 27 de novembro de 2021, teve por tema “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia: Relatos e Experiências”. O vírus SARS-CoV-2, que origina a doença da COVID-19, chegou à Europa no início do ano 2020 e abalou todos os países, mesmo os que se consideravam mais preparados do ponto de vista médico-sanitário. Neste contexto, tornou-se inevitável pensar esta pandemia na Conferência Internacional anual de Mediação Intercultural e Intervenção Social. A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o CICS.NOVA.IPLeiria convidaram mediadores interculturais, professores, profissionais da saúde, educadores, investigadores, cientistas sociais, da educação, da saúde e do desporto, educadores sociais, assistentes sociais, animadores e outros interventores sociais a debater Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19: Relatos e Experiências. O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez na China, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan. Este novo agente, que nunca tinha sido identificado em seres humanos, rapidamente atravessa fronteiras físicas e sociais e se instala em todos os territórios, povos e nações. À medida que os diferentes países vão sendo afetados pela doença sucedem-se os confinamentos, de forma a evitar os contactos físicos e, consequentemente, a disseminação do vírus e seu crescimento exponencial. Ainda que o avanço tecnológico e as novas tecnologias permitam novas e rápidas formas de comunicação, não permitiram recuperar o toque, o abraço, o beijo, o calor humano, 14 fundamentais às sociabilidades e à qualidade de vida subjetiva. A modernidade foi de novo abalada e as formas de comunicação tecnologicamente avançadas permitiram a comunicação virtual, mantendo algumas interações, quer em termos laborais, quer em termos pessoais e sociais, obrigando, contudo, à manutenção de distanciamento físico entre as pessoas e ao confinamento pessoal, grupal, familiar e social. Foi necessário reinventar formas de trabalho, de interação, de intervenção. As necessidades de combate a um novo inimigo invisível estimularam a ciência e a indústria a produzir, em tempo recorde, máscaras, gel desinfetante, zaragatoas, testes, vestuário adequado para os profissionais de saúde, que passaram a ser elementos quotidianos nos mais diversos espaços, públicos e privados. A ciência médica colocou, também em tempo recorde, à disposição dos vários Governos, vacinas, que geraram quer procuras massivas, quer comportamentos negacionistas de pessoas que, ou rejeitaram a vacinação, ou continuaram a negar a existência desta pandemia. Reinventaram-se novas formas de convivência, de socialização e de mediação para uma sociedade que está, afinal, em permanente mudança, face ao risco que o mundo global expõe e oferece aos humanos. Os contextos da pandemia COVID-19 alteraram vivências que se traduziram em novas formas de convivência(s) e que, no limite, e muitas vezes, implicaram estratégias de sobrevivência(s), como foi apresentado nas diversas comunicações científicas cujos textos integram esta publicação. Esta Conferência Internacional, anual, tem sido realizada, desde 2014, nos auditórios da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Devido ao contexto da pandemia da Covid-19, que atingiu Portugal a partir do mês de março de 2020, a 9.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, cujo Livro de Atas agora se apresenta, foi totalmente realizada em formato online. Para além das comunicações livres, cujos resumos foram divulgados e publicados atempadamente no site da Conferência – https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4- media/documents/Livro_de_resumos_FINAL.pdf –, divididos em nove sessões temáticas, tornamos agora públicos os textos completos das várias apresentações, neste Livro de Atas, publicado digitalmente e que ficará disponível no site da da 9.ª Conferência MIIS (https://conferencia-miis.eventqualia.net/pt/2021/inicio/). 15 Relativamente à estrutura do livro, este encontra-se dividido em 14 partes, a saber: • Parte I – Abertura; • Parte II – “Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Contexto de Pandemia COVID-19”: A pandemia em contextos diversificados; • Parte III - Comunicações Livres: Práticas Educativas em contexto de COVID-19; • Parte IV - Comunicações Livres: Ensino Superior e (Sobre)vivências Académicas em contexto de COVID-19; • Parte V - Comunicações Livres: Velhice(s) e Saúde; • Parte VI - Comunicações Livres: Crianças e Jovens; • Parte VII - Comunicações Livres: Artes e Literatura;
- Experiências de acolhimento residencial e (re)construção identitária dos sujeitos acolhidosPublication . Costa, Paula; Duarte Santos, Rui; VIEIRA, RicardoEste artigo resulta de uma investigação etnobiográfica, cujo objetivo passa por compreender a perceção dos indivíduos adultos sobre a influência das experiências de acolhimento institucional na (re)construção da sua identidade. Foram feitos estudos de caso biográfico a 4 sujeitos que em algum momento da sua história de vida permaneceram em instituições de acolhimento residencial. Através da análise das entrevistas identificaram-se, nos sujeitos estudados, transformações identitárias, entre a infância e a adultez que vivem hoje, já no tempo pós-institucional. A pesquisa mostra que o acolhimento residencial permitiu aos entrevistados a aquisição de competências para se transformarem e idealizarem um futuro diferente do dos seus ascendentes.
- A Gestão de Recursos Humanos nas Organizações Sem Fins Lucrativos – um instrumento de medidaPublication . Oliveira, Márcio; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene; Duarte Santos, RuiOs recursos humanos são apontados como um importante ativo para as organizações em geral, sendo particularmente relevantes para as Organizações Sem Fins Lucrativos. É importante que estas organizações desenvolvam uma gestão cuidada dos recursos humanos, de forma a que se consigam munir de uma equipa de colaboradores adequada para cumprir a sua missão social e enfrentar os desafios da sociedade. Assim, o presente estudo pretende fundamentar e apresentar um instrumento de medida para os recursos humanos destas organizações, que permita auxiliar estas organizações na gestão dos mesmos, dotando-as de uma ferramenta de apoio à gestão das pessoas que as compõem.
- Novos paradigmas do envelhecimentoPublication . Pocinho, Ricardo; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Marques, Liliana; Trindade, Bruno; Silva, Sílvia; Gordo, SaraEste livro que dedicamos aos mais velhos e a quem deles cuida, é uma coletânea de testemunhos, de partilh a de práticas e de manifestações de ciência. Objetiva a devolução ao idoso do direito à participação ativa e identifica formas de prestação de cuidados centrados na pessoa, garantido um envelhecimento ativo, feliz, digno e bem-sucedido. Obrigado a todos os autores, por “Não quererem apenas acrescentar anos à vida, mas sim acrescentarem, vida aos anos”.
- Influência de um programa de estimulação cognitiva em idosos dependentesPublication . Gaspar, Ana; Braúna, Mônica; Duarte Santos, Rui
- Opera in Prison: Impact of an artistic project on the reintegration of young people in prisonPublication . Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Margarido, Emanuel; Milhano, Sandrina; Póvoa, VanessaThe social intervention through the artistic languages can represent in the life of each subject a great socio-educational significance, contributing to reinforce numerous personal, social, affective, emotional and relational skills. The social reintegration of young prisoners presents a great challenge for professionals, since the period of detention can indeed allow the individual a period of reflection, there are also ties (of friendship, family ...) that fall apart, and that, in most cases, it is important to reconcile. The project "Opera in Prison" searched, through music, theater and dance to promote a strategy of socio-educational intervention that catalyzes a socially framed life. This project, funded by the Calouste Gulbenkian Foundation, took place in the Leiria Prison (youth), having been promoted by Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP). Since the beginning of 2014, a group of 50 prisoners. To understand the impact of this project on the process of social reintegration of young prisoners, a research methodology was adopted based on interviews with the various stakeholders in the project. The results presented evidenced the role that artistic languages have played in the lives of young prisoners and their families and the way in which they have contributed to a more effective social reintegration.
- The use of Digital Educational Resources in the Process of Teaching and Learning in Pandemic by COVID-19Publication . Pocinho, Ricardo; Carrana, Pedro; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui; Milhano, Sandrina; Trindade, Bruno; Santos, GiselaThe Coronavirus advance is forcing schools and universities to revise their teaching methodologies. With the closure of the institutions, thousands of teachers and millions of students will have to find new ways of teaching and learning overnight, which will be a huge challenge. We cannot expect everyone to suddenly adapt to these new times. We are aware of the numerous Internet connection problems, but it is a great time to reinvent ourselves and build the courage to test the use of technological tools already available to structure alternatives in the distance education format. Thinking outside the box can help mitigate the momentary problem, as well as collaborate to strengthen digital culture and move towards a new education.The good news is that many teachers have been putting aside prejudices and are being resilient, seeking to understand the potential of available resources, not shying away from seeking and implementing technological solutions that before the virus were seen as secondary and have now become standard tools to teach synchronous and asynchronous classes, share content, correct assignments, answer questions and exchange knowledge. In the beginning, many activities that were previously carried out exclusively in person took a longer time when they started to be performed online. But as the virtual became the new real, students became more engaged and plunged headlong into relevant online learning experiences. Through applications and software, classes continued according to the school calendar.This study aimed to understand how teachers adapted to digital resources to face the limitations caused by the pandemic. It also intends to understand the impact of digital resources on the quality of teaching, as well as on motivation and academic success.