Loading...
41 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 41
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui; CICS.NOVA.IPLeiria e ESECS.IPL
- Immigrants in Portugal : embracing diversity and inclusionPublication . Vieira, Ricardo; Margarido, CristóvãoWe will present here a study about immigrants in Leiria, Portugal, in order to understand the personal identity‟s creation process in people who cross social and cultural frontiers.
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana; Margarido, Cristóvão
- Livro de Resumos – 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – 50 anos de 25 de Abril: Transições e TransformaçõesPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Santos, Rui; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo; Pereira, Patrícia; Arqueiro, Ana
- Livro de Atas : XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - ''Pedagogia Social e Mediação Intercultural: Teoria e Prática na Intervenção Socioeducativa''Publication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, RuiO XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e a 10.ª Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, realizados conjuntamente na ESECS.IPL - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 20 e 21 de outubro de 2021, cruzaram dois domínios simultaneamente distintos, mas, também, simultaneamente ‘irmãos’ na intervenção social empoderadora. Há, ainda, uma grande lacuna de estudos sobre a relação da Pedagogia Social e, em parte, de todas as profissões sociais, com a Mediação Intercultural que aposta no interventor que age dialogando, negociando, [mediando], empoderando, autonomizando, com práticas sempre de natureza relacional, no trabalho com sujeitos que pensam sobre si e sobre os outros e não com pessoas tantas vezes transformadas em objetos por parte do profissional social. A Pedagogia Social, enquanto ciência matriz quer da Educação Social, quer da Animação Sociocultural, quer mesmo do Serviço Social moderno, aponta para tudo menos para o assistencialismo e para a caridade na pretensa ajuda aos outros. Pelo contrário, alimenta profissões caraterizadas pela relação social de proximidade onde a escuta ativa, a comunicação no seu sentido lato, a empatia e o partir do outro para a construção da sua própria autonomização são fundamentais. Inevitavelmente, a Pedagogia Social desemboca nessas profissões, não raras vezes, através da Mediação Intercultural [enquanto paradigma essencialmente preventivo, transformador e socioeducativo] onde o interventor, ao contrário da mediação clássica, é tudo menos neutro. É tudo menos imparcial, como se procurará discutir e refletir neste congresso. O Pedagogo Social tem intenções de mudança, o que implica uma (trans)formação de si, da visão sobre si próprio e da visão sobre os outros.
- O COVID-19 como Fenómeno Social Total: Uma introduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Duarte Santos, Rui
- Formação e prática em serviço social – estratégias de aproximação às realidades institucionais - “social on-line”Publication . Duarte Santos, Rui; Margarido, CristóvãoOs poucos momentos formativos de cariz prático são uma das lacunas permanentemente mencionadas nos inquéritos de avaliação pedagógica, preenchidos pelos alunos do curso de serviço social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPLeiria), no final do ano letivo. Este será, certamente, um problema comum a várias das escolas que lecionam o curso de serviço social, em Portugal. Este fator pode ser explicado, em grande parte, pela insuficiência de recursos materiais para assegurar deslocações em visitas de estudo e planos curriculares com pouca margem para integrar mais momentos de aproximação à prática institucional. Para minimizar esse problema, uma das alternativas utilizadas no curso de Licenciatura em serviço social da ESECS, no ano letivo 2016/2017, foi o lançamento do projeto “social on-line” que pretende promover a aproximação às práticas profissionais com visitas de estudo on-line , realizadas em contexto de sala de aula, via internet para qualquer lugar do mundo onde as práticas em serviço social se desenvolvem. Neste sentido, este estudo tem como principal objetivo analisar o impacto de uma visita de estudo on-line, a uma ERPI (Estrutura Residencial Para Idosos), em alunos do terceiro ano da Licenciatura em serviço social da ESECS-IPL. Esta é uma investigação-ação realizada no distrito de Leiria, no curso de serviço social, da ESECS-IPL. A visita de estudo on-line foi realizada no 1º semestre do ano letivo 2016/2017, a uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), a “Eira da Torre” e contou com a participação de 36 alunos do terceiro ano da Licenciatura em serviço social. A avaliação da atividade ocorreu através da aplicação de um questionário de satisfação aos alunos participantes e duas entrevistas semiestruturadas, uma a um aluno e outra à Assistente Social, Diretora Técnica da instituição, que acompanhou a visita de estudo on-line. Através dos resultados foi possível avaliar a satisfação e envolvimento dos participantes e compreender as principais vantagens e limitações desta metodologia de ensino à distância na formação de futuros assistentes sociais.
- Reflexão sobre a construção de um doutoramento internacional em redePublication . Vieira, Ricardo; Marques, José Carlos; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Magalhães, Fernando
- Brazilian immigrants in Portugal, living between equals and diferentes: life stories and the construction of the third personPublication . Vieira, Ricardo; Margarido, Cristóvão
- IntroduçãoPublication . Vieira, Ricardo; Pérez de Guzmán Puya, María Victoria; Marques, José Carlos Laranjo; Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Margarido, Cristóvão; Matos, Rui; Santos, Rui