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Advisor(s)
Abstract(s)
O XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e a 10.ª
Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social, a realizar conjuntamente
na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLEIRIA)
nos dias 20 e 21 de outubro de 2022, cruzam dois domínios simultaneamente distintos, mas,
também, inegavelmente associados na intervenção social empoderadora: a Pedagogia Social e a
Mediação Intercultural.
Há, ainda, uma grande lacuna de estudos sobre a relação da Pedagogia Social e, em parte, de todas
as profissões sociais, com a Mediação Intercultural que aposta no interventor que age dialogando,
negociando, [mediando], empoderando, autonomizando, com práticas sempre de natureza
relacional, no trabalho com sujeitos que pensam sobre si e sobre os outros.
Este trabalho relacional, seja do educador social, seja de outros profissionais do trabalho social, só
pode ocorrer com recurso a competências em mediação intercultural, para a transformação do(s)
outro(s), a partir de si próprios, com vontades renovadas, sonhos emergentes, projetos elaborados
ou reelaborados na interação com o interventor. Este é, assim, um mediador intercultural que põe
em prática a Pedagogia Social mais empoderadora e educadora no sentido mais amplo e
antropológico do termo e que, antes da resolução de choques de culturas, tensões ou mesmo
conflitos, aposta na prevenção e transformação social para uma cultura de paz, para uma
(com)vivência versus coexistência, e para a construção de uma sociedade glocal mais intercultural
e inclusiva.
É para debater, discutir e aprofundar estas questões que a SIPS - Sociedade Iberoamericana de
Pedagogia Social - e o CICS.Nova.IPLeiria - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais: Polo de Leiria
- convidam os interessados a apresentar e partilhar experiências de Pedagogia Social e de Mediação
Intercultural, em torno dos seguintes eixos temáticos:
1 - Teoria e Prática em:
- Comunidades (“reais” ou “imaginadas”)
- Contextos familiares
- Territórios educativos em espaços públicos e privados: escolas, associações, municípios,
instituições
2 - Conceções epistemológicas sobre pedagogia social e mediação intercultural.
O Livro de Atas, em formato e-book, com os textos completos dos 151 resumos que se apresentam
de seguida, será publicado durante o ano de 2023.
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Para além das comunicações livres, que serão apresentadas online e presencialmente, em 16
sessões, o evento contará ainda com uma comunicação de abertura, intitulada “Transformação de
conflitos na intervenção social: do provável ao possível e do possível ao preferível”, proferida por
Maria Carme Boqué Torremorell, especialista na área da mediação intercultural; uma mesa-redonda
intitulada “Pedagogia Social, Mediação Intercultural e Intervenção Socioeducativa”, que contará
com a participação de Isabel Baptista, Ariana Cosme, Jorge Camors e Paulo Delgado; e uma
conferência de encerramento, “Educação de Adultos e Mediação Intercultural: práticas
transformativas para um novo paradigma”, que será proferida por Luís Alcoforado.
No dia 21 de outubro, Licínio Gonçalves, Presidente do Conselho de Administração do Centro
Hospitalar de Leiria, apresentará o livro Vivência(s), Convivência(s) e Sobrevivência(s) em Tempos de
COVID-19: Mediação Intercultural e Intervenção Social, organizado por Ricardo Vieira, José Carlos
Marques, Pedro Silva, Ana Maria Vieira, Cristóvão Margarido, Rui Matos e Rui Santos.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
ESECS - Politécnico de Leiria e CICS.NOVA.IPLeiria
