Browsing by Issue Date, starting with "2022-10"
Now showing 1 - 10 of 56
Results Per Page
Sort Options
- Report on PCC Core Experiment 1.1: Performance of the Verification Model under ConsiderationPublication . Guarda, André F. R.; Rodrigues, Nuno M. M.; Pereira, FernandoThis document reports the performance results of the first version of the JPEG Pleno Point Cloud Coding Verification Model under Consideration, following the Call for Proposals on JPEG Pleno Point Cloud Coding issued in January 2022 [1].
- Experiência pedagógica na UC de Programa de Intervenção em Comportamentos Aditivos – Uma aprendizagem multidisciplinarPublication . Barrantes, JavierNo ano acadêmico 2019/2020, iniciou na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, a Unidade Curricular Optativa de “Programas de Intervenção em Comportamentos Aditivos”, tendo como objetivo fundamental, a aquisição de conhecimentos gerais no âmbito dos comportamentos aditivos, integrar conceitos específicos, estratégias e ferramentas para a elaboração de planos de intervenção e prevenção, em contexto comunitário, com base na evidência científica atual. Os métodos pedagógicos utilizados têm por objetivos promover, em contexto de aula, o envolvimento e participação dos estudantes na reflexão crítica, no trabalho em equipa, na motivação, no desempenho, sendo utilizadas estratégias ativas para uma melhor aquisição dos conteúdos programáticos.
- Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análisesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla; Barbeiro, CéliaTeorias Discursivas em Diálogo: Perspetivas e Análises oferece um olhar reflexivo sobre os textos escolares e académicos, numa perspetiva simultaneamente teórica e prática. O livro aborda a relação entre os textos e o contexto social; explora caminhos de análise segundo parâmetros discursivos; problematiza a organização dos textos em classes e apresenta propostas para a sua didatização. Adota, para o efeito, um enquadramento teórico múltiplo, convocando várias correntes linguísticas de pendor discursivo, com destaque para o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional, a Análise do Discurso, a Análise Textual dos Discursos e a Sociolinguística Interacional. Esta abordagem heterogénea visa potenciar um entendimento mais aprofundado dos textos escolares e académicos, ao mesmo tempo que promove o diálogo entre teorias. O livro resulta de um percurso de reflexão e de escrita conjunta de sete investigadores do grupo Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. As reflexões aqui reunidas constituem-se relevantes para todos os investigadores, professores e estudantes que se interessam pelo discurso por meio do qual se constrói o processo de ensino-aprendizagem.
- The Fisherman's Route - Project of sustainability and pedagogical practicesPublication . Carvalho, Milena; Martins, Susana; Santos, Eleonora; Carvalho, Ana Branca Soeiro deThe Fisherman's Route is a collaborative project implemented through training and pedagogical innovation and the integration of final year students from LCTDI (ISCAP-P.Porto) in the curricular unit of Internship for the application of the skills of the Information Professional (IP) for the 21st century. Informational heritage makes it possible to create and enrich tourist activities based on local culture, promoting sustainable and local economic development, as well as safeguarding heritage, through the transfer of knowledge from the IP skills acquired at LCTDI. Through semi-structured interviews with members of the fishing communities of Caxinas and Poça da Barca and the analysis of documents, a survey of the informational heritage linked to fishing practices was carried out. The results of the project are presented, which is assumed as a model for local development, valuing traditions and preserving the informational heritage linked to the fishing activity. The importance of the competences that the IP holds in different work realities is inferred.
- Géneros escolares e aprendizagensPublication . Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Silva, Paulo Nunes da
- A tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da MatemáticaPublication . Santos, E.; Oliveira, M. F.; Tavares, F. O.As experiências que o ser humano vivencia em sociedade ao longo da sua vida desempenham um papel muito importante na construção do seu conhecimento. A aprendizagem é, portanto, uma atividade socialmente mediada por diferentes intervenientes, entre os quais se destacam, os professores, os colegas de turma e o uso de tecnologias. Deste modo, pretende-se averiguar se o uso do software GeoGebra é um elemento facilitador na aprendizagem e de melhoria do desempenho dos estudantes na área de Matemática. Participaram neste estudo, 80 estudantes da licenciatura de Educação Básica. Os estudantes realizaram atividades em grupos com e sem a utilização de software e, participaram também no preenchimento de um questionário que analisava a sua perceção acerca do uso do referido software, no estudo de funções. Os resultados evidenciam que a perceção dos estudantes sobre a utilização do software é positiva e que o seu desempenho melhora significativamente quando o utilizam para a resolução de atividades em grupo, havendo interação entre o professor e os estudantes. Assim, constata-se que, no ensino com recurso a software, o professor desempenha um papel de facilitador do processo de aprendizagem e que, os estudantes enquanto futuros professores consideram também utilizar o software no ensino, pois consideram-no um instrumento potencializador da aprendizagem. Perante estes resultados, espera-se que os futuros professores recorram à utilização de tecnologias atuais, em contexto de sala de aula, de modo a melhorar a confiança e o entusiasmo dos estudantes na Matemática.
- Classificações textuais e documentos programáticos de PortuguêsPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís; Caels, Fausto
- Escritas : ManifestosPublication . Baraona, Isabel
- IT/IST/IPLeiria Response to the Call for Proposals on JPEG Pleno Point Cloud CodingPublication . Guarda, André F. R.; Rodrigues, Nuno M. M.; Ruivo, Manuel; Coelho, Luís; Seleem, Abdelrahman; Pereira, FernandoThis document describes a deep learning (DL)-based point cloud (PC) geometry codec and a DL-based PC joint geometry and colour codec, submitted to the Call for Proposals on JPEG Pleno Point Cloud Coding issued in January 2022 [1]. These proposals have been originated by research developed at Instituto de Telecomunicações (IT), in the context of the project Deep-PCR entitled “Deep learning-based Point Cloud Representation” (PTDC/EEI-COM/1125/2021), financed by Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).