Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 71
  • Student's profile vs. teacher's profile: Convergence and divergence in the 1st cycle of basic education
    Publication . Mangas, Catarina; Lopes, Sara; Sousa, Jenny
    In Portugal, Compulsory Education is for all children and young people between the ages of six and eighteen, and it is hoped that at the end of this period they will reach a specific profile, recently determined by the Ministry of Education. One of the main educational actors is undoubtedly the teacher who has a central role in the definition of strategies and methodologies which are directed towards the expected profile of the student. This means that the teacher's own profile, from the first years of schooling, should ensure that the teacher has characteristics which are conducive to the determination of a teaching-learning environment where students construct the multiple literacies that seem necessary to respond to the demands of our current society. The article intends to present an analysis of content around the documents that regulate the profile of the teacher of the 1st Cycle of Basic Education, in articulation with the profile of students leaving compulsory education, so as to look for points of convergence and divergence that foster reflection on the contribution of these two poles to the success of students and the education system itself. The results showed that it is necessary to rethink the teacher’s profile in order to be more in accordance with the Profile of students leaving compulsory education.
  • Relatório Anual (2016.2017) - 2º ano da Licenciatura em Relações Comerciais China-Países Lusófonos
    Publication . Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina; Almeida, Aurélia
    Relatório que sintetiza a forma como decorreu o ano 2016/2017, perspetivando-se como um instrumento de reflexão e análise sobre as práticas, no sentido de apontar direções para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e do consequente aumento de competências por parte dos estudantes.
  • “Jogamos tudo, Brincamos todos” – projeto piloto de promoção da inclusão através do desporto
    Publication . Antunes, Raul; Monteiro, Inês; Sereno, Micael; Matos, Rui; Mangas, Catarina; Amaro, Nuno; Frontini, Roberta
  • Competências-chave do professor do ensino superior – estudo em torno do domínio tecnológico
    Publication . Mangas, Catarina; Sousa, Jenny
    As diretrizes que apontam caminhos para a melhoria da qualidade do ensino superior têm assumido o domínio tecnológico como uma competência basilar para a docência. Esta realidade é ainda mais eminente no ensino a distância, onde ter conhecimentos e competências específicas para utilizar equipamentos técnicos e procedimentos digitais, que permitam o tratamento e a difusão de con teúdos disciplinares de forma eficaz, é imprescindível. No entanto, face à evolução dos métodos de ensino e às naturais alterações dos perfis dos estudantes que chegam ao ensino superior, é legítimo pensar se é expectável que esta capacidade seja transversal a todos os docentes, mesmo os que trabalham apenas no ensino presencial, ou se é mais decisiva nos cursos a distância. Com o estudo que aqui se apresenta, pretendeu-se conhecer a perceção de docentes do ensino superior no que se refere às competências tecnológicas que os mesmos entendem como mais valiosas para a modalidade em EaD, por comparação com o ensino presencial. Assim, seguindo-se um paradigma misto, realizou-se um estudo de caso a partir dos dados obtidos, através de inquéritos realizados a professores da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Pela sua análise, percebeu- -se que os docentes entendem que a capacidade para integrar adequadamente as tecnologias digitais na sua atividade letiva, quer esta decorra no ensino presencial quer aconteça no ensino a distância, é, de uma forma geral, de extrema importância, sendo ligeiramente superior quando se trata de cursos em que os estudantes e os docentes se encontram espacial ou temporalmente afastados.
  • Acessibilidade dos equipamentos hoteleiros: perceções dos clientes
    Publication . Sousa, Jenny; Mangas, Catarina
    A acessibilidade na prestação de serviços hoteleiros tem vindo a assumir uma importância cada vez maior, deixando de ser encarada como uma obrigação, mas antes como uma oportunidade de rentabilização e uma vantagem competitiva. Na verdade, as unidades hoteleiras têm consciência de que o segmento do mercado associado ao turismo acessível está a crescer significativamente, salientando-se como uma oportunidade de negócio que não deve ser menosprezada. Conscientes de que a capacidade de atração dos lugares passa, cada vez mais, pela forma como estes podem ser utilizados por todos, os hotéis veem no conceito de acessibilidade transversal uma oportunidade de valorização. Este conceito, o de acessibilidade transversal, tem sido particularmente usado nas áreas do turismo/cultura e traduz-se na identificação de soluções que sejam úteis ao maior número de pessoas possível, ao invés de adaptações específicas para determinado grupo de pessoas (com ou sem deficiência), que só sirvam alguns. Intimamente relacionado com o conceito de desenho universal, a acessibilidade transversal pode ser menos dispendiosa e mais lucrativa, por não implicar diversas soluções formuladas em função dos destinatários, mas apenas uma solução. Desta forma, é assegurado a todos os clientes um maior nível de autonomia na utilização das diversas valências da unidade hoteleira, no pressuposto de que quanto maior for o grau de independência, maior será a satisfação. Com este trabalho pretendemos discutir a importância da acessibilidade nos equipamentos hoteleiros e conhecer as soluções de acessibilidade mais indicadas em plataformas de apoio às pessoas que procuram espaços de alojamento inclusivos.
  • Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Lopes, Sara; Beato, Isabel
    O artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.
  • LOCAL AND REGIONAL DYNAMICS OF COOPERATION TO PROMOTE SUCCESS IN SCHOOL AN INTEGRATED AND INNOVATIVE PROJECT NETWORK
    Publication . Milhano, Sandrina; Reis, Susana; Mangas, Catarina
    This paper aims to share the experience of a university in the conception and development of a regional collaboration strategy to promote success in school. Participants in this Portuguese regional collaboration strategy are school networks, municipalities, local and regional entities, teachers, families, and the higher education institution. Portugal has been reducing the early school leaving in the last 20 years. In the agenda 2020, Portugal assumed the commitment to achieve at least a rate of less than 10% of the early school leaving until the end of this decade [1]. However, this phenomenon is still high when compared to the OECD countries [2] and has been a challenge to national and European institutions providing all students access to an inclusive and quality education relevant to the labour market. The need to promote successful cultures and mobilize society, families and schools so that they contribute not only to more educated generations, but to better educated ones is highlighted in several documents. Higher levels of educational attainment in the European Union are associated with better employment, active citizenship and individual well-being, and contribute to increase the prosperity of society as a whole [3]. Accordingly, the awareness that the reduction and prevention of school dropout and the promotion of equal access to education are critical success factors for both the development and the territorial cohesion of the regions, has been central for each of the participant in this plan. The development of a regional strategy plan to promote success in school aimed to complement schools' strategic action plans in order to contribute more significantly to enhance the success of each and every student. Been a complex factor, the promotion of success is perceived as a collective responsibility that calls for an integrated involvement and commitment from schools, families, educational communities, municipal and inter-municipal entities and partners. The conception and development of a regional strategy that aimed to promote inclusion, the educational success of students and equal access to education, underlines the commitment to education policies and to the strengthening of an early intervention, namely through the implementation of programs to combat failure and early school leaving since primary education. This process comprised 3 phases: 1) the characterization of the regional educational network and the diagnostics and analysis of the phenomena of exclusion, failure, and school dropout; 2) an inventory, characterization and analysis of educational measures that included potential projects passible of being disseminated through partners, and a proposal of an integrated and innovative plan to combat school failure and dropout in the associated Municipalities; and, 3) The plan implementation and monitoring. All this process generated new dynamics of cooperation between educational actors as well as in school lives. We aim to share these dynamics, as they are an important contribution for regional and local public policies in the area ofeducation, supporting, informing, and sustaining the development of responses and actions. Responses and actions developed in a perspective of approximation, involvement, and inclusion through the presentation, sharing, monitoring, and articulation of contributions that promotes a collective awareness about educational success.