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- Sim, (também) sou capaz Projeto Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - Relatório anual 2018-2019. Relatório Técnico no âmbito territorial dos municípios integrados na Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.Publication . Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Reis, Susana Alexandre dos; Mangas, Catarina
- O pensamento crítico no sujeito linguísticoPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina
- Relatório Anual (2019.2020) - 2º ano da Licenciatura em Relações Comerciais China-Países LusófonosPublication . Mangas, Catarina; Milhano, Sandrina; Almeida, AuréliaRelatório que sintetiza a forma como decorreu o ano 2019/2020, perspetivando-se como um instrumento de reflexão e análise sobre as práticas, no sentido de apontar direções para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e do consequente aumento de competências por parte dos estudantes.
- Potenciar a fruição cultural de pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais: práticas e recursos formativosPublication . Santos, Catarina; Mangas, Catarina; Sousa, JennyO estudo, de carater Qualitativo, analisa dinâmicas e recursos usados por espaços culturais junto de adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, a partir das práticas atualmente recomendadas e tendo em conta a perspetiva das próprias pessoas com esta condição. Inclui a observação de visitas virtuais ao Museu Nacional de Machado de Castro e ao Convento São Francisco e entrevistas semiestruturadas a dezoito participantes que frequentam três Centros de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (Portugal). Os resultados indicam que as pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais usufruem destas experiências quando são aplicadas respostas que atendam aos seus perfis, destacando-se a importância de um trabalho de parceria entre os espaços culturais e as instituições de apoio, na procura de soluções conjuntas que permitam uma fruição plena por parte destas pessoas. Esta colaboração deve ter início numa fase prévia à realização das visitas, para partilha de informação sobre os objetos culturais e os perfis dos visitantes e criação de soluções que permitam às pessoas com deficiência uma fruição de qualidade, em igualdade de oportunidades com a população em geral.
- Inclusão sociocultural e intervenção comunitáriaPublication . Sousa, Jenny; Mangas, Catarina
- Inclusão e acessibilidade em ação : diferentes percursos, um rumoPublication . Mangas, Catarina; Freire, Carla; Francisco, Manuela“Inclusão e Acessibilidade em Ação: Diferentes percursos, um rumo” é a primeira publicação do Centro de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) e tem como principal objetivo contribuir para a divulgação científica de práticas e estudos realizados nas áreas da inclusão e acessibilidade. Pretendese, desta forma, partilhar conhecimento com todos os interessados nestas temáticas, assumindo os artigos, aqui incluídos, como uma fonte de reflexão para ações futuras (...)
- Multiplos Olhares sobre a Dis.lexiaPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Fonseca, Marta; Pinto, Carina; Tavares, DinaMúltiplos Olhares sobre a DIS.lexia surge com o intuito de partilhar conhecimento teórico-prático sobre as Perturbações da Aprendizagem Específicas, mais especificamente sobre o tema da Dislexia. Constituída por vários textos que, em conjunto, visam apresentar perspetivas de profissionais de educação e saúde sobre o tema, a presente publicação pretende veicular conhecimentos e mover mentalidades, assumindo sempre uma perspetiva multidisciplinar e inclusiva. No seu interior pode obter-se informação que vai desde a sistematização de conceitos até à perspetiva prática de quem trabalha com crianças e adolescentes com Dislexia, passando por sistematizações e revisões da literatura, bem como por estudos exploratórios.
- A pessoa com deficiência como sujeito holístico: um olhar multi, inter e transdisciplinarPublication . Mangas, Catarina; Sousa, JennyA deficiência não pode ser estudada como uma área independente ou como uma incapacidade biológica que condiciona a vida de alguns sendo, portanto, necessariamente limitativa. Não é, neste sentido, possível abordar a deficiência sem considerar a pessoa que tem essa característica específica, enquanto sujeito ativo e cidadão de pleno direito. Por outro lado, o direito à participação implica olhar para a sociedade como um dos elementos que contribui para melhorar ou dificultar a funcionalidade do corpo humano no seu contexto social. A inclusão implica, portanto, considerar os fatores biológicos, psicológicos e sociais da pessoa com deficiência, o que pressupõe investir em ações que estimulem as competências dos sujeitos e criem oportunidades para que estes possam desenvolver o seu potencial máximo. Essas ações são tanto mais profícuas quanto maior for a relação entre as áreas científicas envolvidas na intervenção/reabilitação do sujeito, devendo as equipas de profissionais apostar na vinculação e relação entre os seus conhecimentos. A transdisciplinaridade, mais do que a multidisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é, portanto, uma mais valia por sustentar práticas que têm em conta o sujeito e a sua individualidade, mas também tudo o que, sendo exterior a ele, o influencia, considerando-o e respeitando-o holisticamente.
- Problem-Based Learning: Prolearn4ALL Project ContributionsPublication . Freire, Carla; Mangas, Catarina; Fragata, Nuno
- Práticas de ensino-aprendizagem com base em cenários reais na formação superior em inclusãoPublication . Mangas, Catarina; Sousa, JennyEstudar a inclusão implica conhecer e explorar diversas áreas do conhecimento em função das relações e intercâmbios entre pessoas, grupos e organizações sociais. O Mestrado em Comunicação Acessível do Politécnico de Leiria (Portugal), ao olhar de forma holística para o indivíduo, procura aproximar os estudantes da realidade com que se confrontarão na sua vida profissional, apresentando uma panorâmica abrangente das perspetivas sob as quais se podem abordar questões de deficiência em todos os domínios da vida pessoal e social. Para o efeito, procura-se adotar, nas suas Unidades Curriculares, práticas de ensino-aprendizagem que permitam a exploração, reflexão e análise de problemas e cenários reais. O artigo apresenta o caso concreto da Unidade Curricular de Inclusão na Educação, Profissão e Lazer, em que, a partir dos conhecimentos teóricos adquiridos, se espera que os estudantes possam identificar as necessidades de pessoas que apresentam os quatro domínios da deficiência (motora, intelectual, auditivo e visual) e as condicionantes dos contextos que frequentam, delineando possíveis soluções. Este trabalho é realizado em pequenos grupos e tem por base um relatório descritivo das funções e estruturas do corpo, das atividades e participação e dos fatores ambientais inerentes a um jovem trabalhador-estudante que apresenta deficiência. A partir deste documento, pretende-se simular um serviço de consultoria técnico-científica que envolva profissionais de diversas áreas, tendo por base a legislação nacional e as normas internacionais que regulamentam os direitos e os deveres da pessoa com deficiência no âmbito da educação, da inclusão no mercado de trabalho e no acesso à cultura e ao lazer.
