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Abstract(s)
O artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.
Description
Keywords
Portugal Oportunidades educacionais Educação de adultos Acesso à educação superior
Citation
Mangas, C., Lopes, S., Ferreira, P., & Beato, I. (2021). Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 36–52. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5943