Loading...
11 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 11
- Emoções, Artes e Intervenção - Abordagens Colaborativas e Participação em Espaços EducativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
- Livro de atas da 4.ª Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, LeonelA Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria tem o prazer de apresentar a 4.ª Edição da Conferência Internacional Emoções, Artes e Intervenção, este ano com um enfoque especial nas abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. Esta 4.ª edição da Conferência Internacional Emoções, Arte e Intervenção assume-se novamente como um espaço de investigação, reflexão e divulgação. Conta com a par ticipação de especialistas de diferentes áreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, a sua relação com a arte, e as múltiplas dimensões de uma intervenção socioeducativa que considera a participação do indivíduo. Assim, procura-se conhecer e divulgar processos libertadores das potencialidades ex pressivas, interpretativas e reconfiguradoras das práticas de intervenção e dos novos âmbitos operativos que se apoiam numa pedagogia participativa. No contexto atual, as abordagens colaborativas e a participação ganham importância como metodologias de intervenção social, educativa e cultural, e materializam-se em projetos de desenvol vimento da comunidade para maximizar a participação dos diversos destinatários, tor nando-se lugares de aprendizagem ativa, de encontro e de convivência cidadã. Valoriza-se, portanto, uma perspetiva multidisciplinar, potenciadora de sinergias de matérias científicas ou reflexivas, que impulsionem a discussão e a construção do co nhecimento acerca do pensamento emocional e o seu papel na ação humana e no de senvolvimento de comportamentos promotores da adoção de estratégias que estimu lem a participação.
- Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; Lobão, Catarina; Serrano, LuisDesde o ano letivo 2012/2013, o Politécnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas práticas promovidas pelos seus docentes, nos vários ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque às práticas pedagógicas decorrentes do regime a distância. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangência, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, as Jornadas Pedagógicas que visam promover a partilha de experiências e a reflexão em torno das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino – presencial e a distância. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das práticas partilhadas no evento, intitulado “3T´s - Teachers Teaching Teachers”, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estão histórias e reflexões que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensões pedagógicas, científicas, metodológicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estão compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulário próprio, não constando todas as práticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas Pedagógicas os momentos de partilha acabam, ficam disponíveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.
- Emoções, artes e intervençãoPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Lopes, Maria de São Pedro
- 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artísticaPublication . Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina; Lopes, Maria de São PedroO livro «2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística» inclui onze textos relativos a diferentes perspetivas de ação, investigação e reflexão sobre intervenção e animação artísticas, nas suas diversas vertentes e contextos de realização. Transversalmente, esta coletânea salienta a importância da vivência da experiência artística para o desenvolvimento individual e coletivo e (in)forma sobre modos para a sua concretização
- Relatório do Projeto Laboratório de Criação ArtísticaPublication . Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Andrzej; Magueta, Lúcia; Leão, Clara; Antunes, Sílvia; Barreira, Catarina Fernandes; Fortunato, Albertina; Kowalski, Maria; Carreira, Ana Margarida D´Aires Pinto Basto; Milhano, Sandrina
- Educação artística : Intervenção e Investigação em Contextos EscolaresPublication . Sousa, Jenny; Kowalski, Maria; Lopes, Maria de São Pedro
- Emoções, artes e intervenção: crianças e jovens em riscoPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
- Reflexões sobre Património e Intervenção ArtísticaPublication . Magalhães, Fernando Paulo Oliveira; Sousa, Jenny; Lopes, Maria de São Pedro
- Intervenção Cultural e Educação ArtísticaPublication . Lopes, Maria de São Pedro; Barreira, Catarina FernandesIniciar esta Introdução foi um pretexto para a convocação de memórias. Um pretexto para recordar a luta pelas Artes na Educação que, na minha pessoa, já é antiga. Remonta, precisamente, ao ano de 1972, ano em que entrei para a Escola Superior de Educação pela Arte, no Conservatório Nacional de Lisboa. Estávamos em plena ditadura, mas a famosa reforma do Conservatório transformou este espaço numa espécie de oásis de liberdade… um espaço de pensamento livre e de criação… As ideias que se discutiam sobre educação e arte, os professores com perspetivas tão novas e arejadas que nos punham a pensar de formas tão intensas e sem medo… a proximidade da experiência artística… tudo isto proporcionava um ambiente inesquecível… Entrar no edifício da Rua dos Caetanos, que é ainda hoje o edifício do Conservatório Nacional, era entrar num outro mundo! E, para quem tinha 18 anos era, para a época, absolutamente fascinante e revolucionário a todos os níveis… e pouco a pouco começámos a perceber a luta destemida daqueles docentes por aquilo em que acreditavam… que era a educação pela arte! Se convoco estas memórias, foi porque o percurso de vida das pessoas que criaram esta Escola de Educação pela Arte muito contribuiu para transformar pessoas e para um modo diferente de ser professor. Pessoas que não se intimidaram nem com regimes, nem com políticas adversas. Pessoas que se nortearam pela investigação que se fazia, não só no estrangeiro, nomeadamente na pessoa de Herbert Read, que afirmava que a base de toda a educação deveria ser as artes, mas também pela investigação que eles próprios faziam em Portugal no Centro de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. Pessoas que compreenderam a importância da educação artística para o desenvolvimento das crianças e para o desenvolvimento das sociedades.
