Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.03 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Iniciar esta Introdução foi um pretexto para a convocação de memórias. Um
pretexto para recordar a luta pelas Artes na Educação que, na minha pessoa, já
é antiga.
Remonta, precisamente, ao ano de 1972, ano em que entrei para a Escola
Superior de Educação pela Arte, no Conservatório Nacional de Lisboa. Estávamos
em plena ditadura, mas a famosa reforma do Conservatório transformou
este espaço numa espécie de oásis de liberdade… um espaço de pensamento
livre e de criação…
As ideias que se discutiam sobre educação e arte, os professores com perspetivas
tão novas e arejadas que nos punham a pensar de formas tão intensas e
sem medo… a proximidade da experiência artística… tudo isto proporcionava
um ambiente inesquecível…
Entrar no edifício da Rua dos Caetanos, que é ainda hoje o edifício do Conservatório
Nacional, era entrar num outro mundo! E, para quem tinha 18 anos
era, para a época, absolutamente fascinante e revolucionário a todos os níveis…
e pouco a pouco começámos a perceber a luta destemida daqueles docentes por
aquilo em que acreditavam… que era a educação pela arte!
Se convoco estas memórias, foi porque o percurso de vida das pessoas que
criaram esta Escola de Educação pela Arte muito contribuiu para transformar
pessoas e para um modo diferente de ser professor. Pessoas que não se intimidaram
nem com regimes, nem com políticas adversas. Pessoas que se nortearam
pela investigação que se fazia, não só no estrangeiro, nomeadamente na
pessoa de Herbert Read, que afirmava que a base de toda a educação deveria
ser as artes, mas também pela investigação que eles próprios faziam em Portugal
no Centro de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. Pessoas que
compreenderam a importância da educação artística para o desenvolvimento
das crianças e para o desenvolvimento das sociedades.
Description
Keywords
Educação Artística Intervenção Artística Intervenção Cultural
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais