Browsing by Issue Date, starting with "2024-10"
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- Manual de Marketing Pessoal e Procura de EmpregoPublication . Pedrosa, AntónioNum ambiente global cada vez mais competitivo, tanto empresas quanto indivíduos enfrentam o desafio de se destacarem. No mercado de trabalho atual, os profissionais precisam de antecipar necessidades e de se evidenciar para conquistar boas oportunidades e definir um plano de carreira. Para os estudantes que se aproximam do início da vida profissional, é fundamental construir e gerir uma reputação sólida que garanta uma empregabilidade duradoura. É, por isso, importante, que estes jovens compreendam a sua identidade, desenvolvam o conhecimento de si próprios e saibam comunicar ao mercado de trabalho o que os distingue pessoal e profissionalmente dos restantes candidatos a emprego. Nos últimos anos, o interesse pela marca pessoal cresceu, especialmente na área do marketing. Marcas são atribuídas a produtos e serviços para melhorar sua competitividade, e as mesmas técnicas podem ser aplicadas para ajudar indivíduos a estabelecer uma identidade forte e uma reputação positiva. Políticos, celebridades, cientistas, e empreendedores são exemplos de como uma marca pessoal pode ser benéfica. Com a crescente competitividade no mercado de trabalho, a seleção de candidatos torna-se mais rigorosa, com um foco nas competências que permitem maior adaptação às dinâmicas do setor. Os alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e de Licenciatura, estão na fase de desenvolvimento dessas competências e a elaboração de um plano de marca pessoal é vital para o seu sucesso profissional. Este manual foi desenvolvido para apoiar estudantes da Unidade Curricular de Integração na Profissão dos Cursos TeSP do Politécnico de Leiria, com o objetivo de capacitá-los na criação de um plano estratégico de marca pessoal que os auxilie na tomada de decisões sobre o mercado de trabalho. O primeiro capítulo aborda o conceito e a importância da marca pessoal. O segundo capítulo descreve as etapas de desenvolvimento de um plano estratégico de marca pessoal. Por fim, são discutidos os desafios na gestão da marca pessoal, acompanhados de um exercício prático para a elaboração de um plano de marca pessoal.
- Os Museus no Século XXI: da sua Relevância para a Sociedade ContemporâneaPublication . Magalhães, Fernando; Franca, Margarida; Santos, Maria da Graça Poças; Vieira, Ricardo; Ferreira, BrunoAs sociedades atuais, tal como noutros períodos da história, enfrentam desafios crescentes. O desenvolvimento acelerado de meios e de vias de comunicações tornou as sociedades mais fluidas culturalmente. Não são só as imagens do “outro”, do culturalmente diverso, que entram diariamente nas nossas casas através da televisão, da rádio e da internet, mas é também o “outro”, que está presente nas nossas vidas diariamente. Aprender a retirar a riqueza dos encontros multiculturais atuais, de forma a promover uma educação intercultural, é uma tarefa de todos nós, professores, investigadores, museólogos, e em geral de todos aqueles profissionais ligados às ciências sociais. Os museus atuais são fundamentais não só para aprendermos a viver e a retirar frutos destes contactos multiculturais acelerados, mas também para, em conjunto com as populações locais, se assumirem como agentes dinamizadores das comunidades locais. Os museus são meios de afirmação identitária de uma comunidade, mas, em tempos em que os movimentos globais de pessoas, ideias, bens e capital atingiram proporções inimagináveis, assumem-se também como motores económicos locais. São cada vez mais os turistas que procuram experiências culturais únicas, mas também indivíduos que buscam, num mundo em aceleradas mudanças, respostas para o seu “eu”, da sua comunidade ou mesmo da sua integração no grupo que o acolheu. Esta publicação surgiu da reflexão que atualmente se faz em torno das questões sociais que atravessam o nosso mundo, e que encontram reflexo nas ideias e práticas museológicas. Agradecendo aos investigadores que contribuíram para esta obra e para uma reflexão aprofundada do papel dos museus na atualidade, perante os desafios colocados pelas sociedades multiculturais, apresentamos, de seguida, os seus textos, resumidamente.
- Musealizando narrativas pedagógicas. Vozes da memória de professoras e educadorasPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, AnaNa Unidade Curricular (UC) de Multiculturalidade e Diversidade Educativa (MDE) dos Mestrados em Pré Escolar; Mestrado em Pré Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Matemática e Ciências; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Português, História e Geografia da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS IPLeiria), foi proposto às estudantes aderir ao projeto FYT-ID “Cinquenta anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais (https://fytid.net/), financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/1039/2021), tornando-se, assim, também investigadoras do projeto. As conclusões da análise das vozes dos entrevistadores de professores que começaram a sua atividade próximo do 25 de abril de 74, mostram que a organização de seminários regulares, a par das práticas pedagógicas, com antigos professores, professoras e educadoras, poderia ser uma forma de estreitar ainda mais os conhecimentos e saberes intergeracionais e evitar o esquecimento de tanto saber prático acumulado e não partilhado. Seminários ou encontros intergeracionais mais informais, tipo “rodas de conversa” com antigos professores, professoras, e educadores e educadoras parece ser vital para colmatar as descontinuidades entre as práticas pedagógicas de ontem, hoje e amanhã e para minimizar o desperdício do saber pedagógico não partilhado.
- Prophecia por Dois Poetas - encontros e desencontros entre Afonso Lopes Vieira e Teixeira de Pascoais.Publication . Nobre, CristinaFolheto raro, a Prophecia por Dois Poetas [PDP] , onde Lopes Vieira e Teixeira de Pascoaes publicam, respetivamente, duas composições poéticas inéditas — "A Prophecia" e "Á India" [PDP: 3-4 e 8]; "Á Irlanda" e "Epitaphio que se lê no tumulo onde jaz a Inglaterra" [PDP: 5-7 e 9] — relaciona-se com a supremacia inglesa na questão colonial. Estes poemas profetizam o fim dessa supremacia, glosando as palavras de Bismark, e associando-se à Irlanda, outro parceiro irmanado no ódio à Inglaterra.
- Emoções, Artes e Intervenção - Abordagens Colaborativas e Participação em Espaços EducativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria João; Magueta, Lúcia; Lopes, Maria de São Pedro; Brites, Leonel
- Prosa & Verso VIPublication . Nobre, Cristina; Ferreira, Paula; Nobre, Cristina; Ferreira, PaulaTextos de prosa e poesia vencedores do Concurso Prosa & Verso VI Luz, 2024, do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
- Prevenir o erro de medicação em cuidados intensivos: um estudo de casoPublication . Coelho, Fábio Alexandre Dinis; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deOs erros de medicação são a tipologia de erros mais comuns e revelam-se especialmente críticos pois podem agravar a condição clínica dos doentes, aumentar os custos de tratamento, prolongar a hospitalização e elevar as taxas de mortalidade e morbidade. As unidades de cuidados intensivos registam mais erros devido à complexidade e criticidade dos cuidados. Os enfermeiros têm um papel essencial na prevenção desses erros, necessitando de estratégias e condutas promotoras de segurança. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma intervenção complexa de boas práticas e de segurança, para minimizar o erro de medicação por enfermeiros em contexto de cuidados intensivos. Optou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizou-se uma scoping review utilizando a metodologia JBI, conduzida através das bases de dados PubMed via MEDLINE e CINAHL e reportada pelas guidelines PRISMA-ScR, para explorar quais as estratégias que permitam mitigar os erros de medicação por parte dos enfermeiros. Os resultados da revisão levaram à planificação de uma intervenção complexa para minimizar o erro de medicação por enfermeiros, que foi posteriormente validade quanto à adequabilidade e exequibilidade a um contexto específico de cuidados intensivos, através de grupo focal. Os erros de medicação cometidos pelos enfermeiros identificam-se nas áreas de preparação, administração e documentação. Os fatores organizacionais, relacionados com o sistema, procedimentais, pessoais e de conhecimento e formação são fatores predisponentes para o erro. A intervenção educativa, os métodos de verificação e segurança, as mudanças organizacionais e a notificação de erros são as áreas estratégicas identificadas para mitigar os erros de medicação e que constituíram as componentes da intervenção. Para resolver problemas complexos e melhorar os resultados na área da enfermagem, o desenvolvimento de intervenções complexas revelam-se fundamentais. Esse processo requer um planeamento cuidadoso para garantir que a intervenção seja eficaz e sustentável. A implementação desta intervenção revela-se crucial para a mitigação do erro de medicação e para obtenção de ganhos em saúde.
- TRILHANDO CAMINHOS DE (RE)DESCOBERTA NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIAPublication . Costa, Inês Sofia Cardoso da; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi produzido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Como tal, o propósito central deste relatório centra-se não só na reflexão sobre as experiências e vivências adquiridas ao longo das três Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos, assim como apresentar um estudo de investigação com foco na relevância da voz e agência da criança no momento do planeamento e avaliação da sua ação educativa. Desta forma, o relatório está estruturado em três seções distintas. A primeira parte é constituída por uma dimensão reflexiva e fundamentada da minha prática em contexto de Creche, focada nos tópicos que mais se salientaram ao longo da mesma. Desta, destacam-se aprendizagens essenciais como respeitar a criança, tornar a planificação mais flexível, criar estratégias para possíveis adaptações no decorrer da prática, assim como a consciencialização para a importância da participação da família no processo educativo da mesma e a importância da observação para uma prática mais focada assertiva. Este capítulo inclui uma breve descrição do contexto, uma reflexão sobre o ciclo pedagógico, assim como a importância das rotinas e gestão do tempo, a importância da ligação do Jardim de Infância com a família, e o respeito que se deve ter pela criança. A segunda parte diz respeito à minha vivência em contexto de Jardim de Infância na rede privada. Este contém uma dimensão reflexiva fundamentada que recai sobre a caracterização do contexto e do grupo, a importância da planificação, o trabalho de projeto, a importância do envolvimento da família e da comunidade no processo educativo das crianças, assim como o poder da documentação através das mini-histórias e a avaliação por portefólio. Esta parte inclui, ainda, um questionário realizado aos pais das crianças relativo às suas perceções sobre a integração da voz das crianças em contexto Jardim de Infância. Inclui, igualmente, dois projetos desenvolvidos pelas crianças intitulados de “Cultivando a beleza das flores: Vamos semear?” e “Os meios de transporte: Uma viagem de exploração, pesquisa e criatividade”. A inclusão da avaliação sustentada, uma melhoria significativa na documentação pedagógica, o envolvimento não só da família, como também da comunidade, a integração da voz das crianças nos momentos de planeamento, avaliação e decisão, assim como o trabalho seguindo a lógica projetual, foram aprendizagens essenciais que se destacaram nesta Prática Pedagógica. A terceira parte deste relatório é constituída por dois capítulos fundamentais. O primeiro capítulo contém uma dimensão reflexiva e fundamentada da experiência em contexto de Jardim de Infância na rede pública, que integra pontos como a caracterização do contexto, a escuta das crianças, a criação de vínculos e a importância da relação com as crianças e com as famílias, o trabalho de projeto, o ciclo educacional e o portefólio como meio de avaliação, assim como um dos projetos desenvolvidos em sala denominado de “Nas asas do saber: Um projeto de conhecimento sobre aves”. Nesta prática, destacaram-se aprendizagens fundamentais como a criação e evolução de um portefólio que refletisse plenamente a voz das crianças, a criação de planificações mais diversificadas e ricas em conteúdo, assim como a importância e os benefícios de existirem grupos heterogéneos em sala. Colocar a criança no centro do seu processo educativo é uma forma de a respeitar. Assim sendo, o último capítulo contém uma dimensão investigativa relativamente à Voz e Agência da Criança nos momentos do planeamento e avaliação da sua ação educativa. Este conta com um enquadramento teórico, descrição da metodologia, apresentação, análise e discussão dos dados obtidos, assim como as considerações finais. Com o presente estudo, torna-se evidente a importância da participação das crianças, não só para os educadores, como acima de tudo, para elas mesmas, permitindo-lhes terem autoestima e confiança para colaborarem no seu desenvolvimento e aprendizagem. Através da participação, a sua motivação e predisposição para adquirirem e explorarem novos conhecimentos, aumenta significativamente, tornando a sua aprendizagem mais holística e relevante para a sua vida futura. Conseguimos, com o estudo, ter uma perspetiva da evolução da escuta da criança, mostrando que a formação está direcionada para a integração da voz da criança, estando esta o centro do seu processo educativo. Por fim, serão apresentados a conclusão do relatório, a bibliografia referente ao mesmo, e os respetivos Anexos.
- Dietary patterns drive loss of fiber-foraging species in the celiac disease patients gut microbiota compared to first-degree relativesPublication . Roque, Ana; Zanker, Joyce; Brígido, Sara; Tomaz, Maria Beatriz; Gonçalves, André; Barbeiro, Sandra; Benítez-Páez, Alfonso; Pereira, Sónia GonçalvesBackground Celiac disease is an autoimmune disorder triggered by dietary gluten in genetically predisposed indi‑viduals that primarily afects the small intestine. Studies have reported diferentially abundant bacterial taxa in the gut microbiota of celiac patients compared with non-celiac controls. However, fndings across studies have inconsisten‑cies and no microbial signature of celiac disease has been defned so far. Results Here, we showed, by comparing celiac patients with their non-celiac 1st-degree relatives, that bacterial com‑munities of related individuals have similar species occurrence and abundance compared with non-relatives, regard‑less the disease status. We also found in celiac patients a loss of bacterial species associated with fber degradation,and host metabolic and immune modulation, as ruminiclostridia, ruminococci, Prevotella, and Akkermansia muciniphila species. We demonstrated that the diferential abundance of bacterial species correlates to diferent dietary pat‑terns observed between the two groups. For instance, Ruminiclostridium siraeum, Ruminococcus bicirculans, and Bacteroides plebeious, recognized as fber-degraders, appear more abundant in non-celiac 1st-degree relatives, which havea vegetable consumption pattern higher than celiac patients. Pattern of servings per day also suggests a possible link between these species’ abundance and daily calorie intake. Conclusions Overall, we evidenced that a kinship approach could be valuable in unveiling potential celiac disease microbial traits, as well as the signifcance of dietary factors in shaping microbial profles and their infuence on dis‑ease development and progression. Our results pave the way for designing and adopting novel dietary strategies based on gluten-free fber-enriched ingredients to improve disease management and patients’ quality of life.
- Da Teoria à Prática em Educação de Infância. ANALISAR(TE): Comunicar e Criar Aprendizagens Através das ArtesPublication . Antunes, Ana Margarida Baptista; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves deO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, pertencente à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. O seu objetivo principal é mostrar vivências colhidas nas diferentes Práticas Pedagógicas, em cada um dos contextos atribuídos, demonstrando, ainda, um estudo incidindo sobre as aprendizagens adquiridas através de criações de cariz artístico. Este relatório encontra-se, assim, dividido em três partes. Na primeira parte do relatório é apresentada uma dimensão reflexiva relativamente à Prática Pedagógica em contexto de creche. Este capítulo inclui uma breve caracterização do contexto e das crianças pertencentes ao mesmo, aprendizagens adquiridas pelas crianças e pelos adultos, e algumas competências significativas a ter em conta. Neste contexto foi possível reconhecer dificuldades e torna-las em aprendizagens, como a transformação de dúvidas em confiança e a observação atenta do grupo e das suas necessidades. A segunda parte refere-se ao contexto de jardim-de-infância de rede privada, e encontra-se subdividida em dois capítulos. O primeiro retrata uma breve dimensão reflexiva, devidamente fundamentada, acerca das aprendizagens obtidas pelas crianças através das artes visuais, explicando pontos como os comportamentos das crianças perante certos momentos e situações artísticas criadas pelas mesmas. Aqui foi possível adquirir aprendizagens relativamente à criação e implementação de projetos de acordo com as necessidades e interesses demonstrados pelas crianças. O segundo abrange o estudo proveniente das experiências vivenciadas e resultados recolhidos no mesmo contexto, de forma a se perceber como as artes visuais influenciam as aprendizagens adquiridas pelas crianças. Com este estudo aprendeu-se a colocar questões ao grupo selecionado e a observar a evolução nos conhecimentos de cada criança através das suas respostas. Numa terceira parte apresenta-se um capítulo com uma dimensão reflexiva, que diz respeito à Prática Pedagógica em contexto de jardimde- infância de rede pública. Este último capítulo refere assuntos como a breve caracterização de um jardim-de-infância em contexto público, as diferentes formas de abordar o grupo, e ainda como a família se integra nos projetos da sala. Esta foi uma das grandes aprendizagens adquiridas neste contexto, tal como a forma como as crianças aprendem mais facilmente quando as próprias famílias participam no desenvolvimento das suas capacidades e conhecimentos. Por fim, retiraram-se algumas conclusões relativamente ao estudo concretizado, aos contextos e ao que cada um transmitiu enquanto aprendizagens e vivências a relembrar e levar para a vida futura. A maior conclusão retirada deste estudo foi precisamente o facto de se conseguir captar a evolução das aprendizagens das crianças através do uso de diferentes técnicas nas artes.