Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 16
  • Perception of learning, satisfaction and self-efficacy of nursing students about High-Fidelity Simulation
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel Lopes
    Background Over the last years the teaching of nursing has been progressively directed to the use of new methodologies, among which we highlight the High-Fidelity Simulation (HFS), which allows nursing students to have their first contact with the clinical practice within the academic environment. Objective: To evaluate and correlate the perception of learning, satisfaction and self-efficacy of nursing students about HFS. Methods A correlational study with 139 nursing students was developed, using the Portuguese version of the Nursing Students’ Perceptions of Learning and Learner Satisfaction with Simulation Tool. Results Nursing students reveal a moderated perception of learning about the HFS (3.649 ± 0.513 out of 5 points), a good level of satisfaction (7.317 ± 1.065 out of 10 points) and a self-efficacy for the practice of HFS (31.590 ± 3.974 out of 40 points). All correlations between perception of learning, satisfaction and self-efficacy of the students regarding HFS were positive and highly significant (p ≤ 0.001), with values between 0.991 and 0.385. Conclusions This study reveals that nursing students are satisfied with the practice of HFS, as well as shows a positive perception of learning and self-efficacy about HFS. The fact that the correlations among these three variables are highly significant and positive, demonstrate the importance of the practice of HFS within the school environment, which allows the development of experiences of high value for the nursing students.
  • Gestão da Doença Crónica: Revisão dos processos clínicos de utentes internados, com os Grupos de Diagnóstico Homogéneo (GDH) 96 e 97, no ano de 2012
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Fernandes, Cláudia Rafaela Gonçalves; Pereira, Fabiene Patrícia Gomes; Sousa, Inês Patrícia Gomes; Gouveia, João Carlos Venâncio
    Introdução: Em Portugal, assistimos cada vez mais ao aumento da despesa em saúde e da mortalidade relacionadas com a existência de doenças crónicas. A asma brônquica acarreta uma importância económica, pessoal e assistencial, surgindo neste contexto em quarto lugar na priorização das doenças a necessitar de uma ação estratégica: gestão da doença crónica. Objetivos: Identificar o número e tempo de internamento médio dos utentes com asma (GDH 96 e 97), em 2012, e comparar as atividades de Enfermagem registadas nos processos clínicos dos utentes com GDH 96 e 97, com as descrições de atividades de Enfermagem existentes no processo assistencial integrado da asma adotado pela Consejería de Salud da Andaluzia. Metodologia: Tipo de Estudo: Descritivo simples e retrospetivo. Amostra: Não probabilística por conveniência. Doze processos clínicos de utentes com mais de 17 anos que tenham estado internados, no hospital de referência, com o diagnóstico principal de asma, em 2012. Instrumento: Hétero-preenchimento de Checklist com observação estruturada. Procedimentos: Foi solicitado e autorizado o acesso aos processos clínicos. A confidencialidade, anonimato e utilização exclusiva dos dados para o estudo foi assegurada. Tratamento de Dados: Estatística descritiva (frequências e medidas de tendência central e de dispersão) com recurso ao SPSS. Resultados: Nos processos analisados de utentes internados no hospital de referência com GDH 96 e 97, em 2012, o número de internamentos mais comum é 1 (50% dos utentes) e a média de dias de internamento dos mesmos foi de 5,33 dias (desvio padrão de 3,34). Pudemos constatar também que a maior parte das normas preconizadas pela Consejería de Salud não foram implementadas (40,5%) e apenas 16,7% das normas foram encontradas nos processos como tendo sido realizadas. Conclusão: Muitas das intervenções realizadas pelos Enfermeiros não se encontraram registadas nos processos, concluindo desta forma que alguns itens apenas poderiam ser avaliados através da observação direta ou da verificação da presença de protocolos na instituição.
  • Eficácia da Simulação de Alta-Fidelidade na Melhoria dos Cuidados à Pessoa em Situação Crítica
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos
    Introdução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é um dos vários tipos de Simulação Clínica que existe e que tem vindo cada vez mais a ser desenvolvida para a melhoria da prestação de Cuidados de Saúde. Este tipo de simulação permite desenvolver várias competências nos Profissionais de Saúde, tais como, melhoria da comunicação, melhoria do trabalho de Equipa e melhoria do julgamento clínico, e tem sido amplamente recomendada por organizações de renome internacionais – Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations e International Liaison Committee on Resuscitation. Questão de Investigação: A prática de Simulação de Alta-Fidelidade por parte dos Enfermeiros e Médicos é eficaz para a melhoria da prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica? Estratégia PICOD: Participantes (P): Enfermeiros e Médicos; Intervenção (I): Pártica de SAF; Comparação (C): Prática ou não de SAF; Resultados (O): Maior Segurança; Melhor Comunicação; Melhor Julgamento Clínico; Menor Tempo de Resposta; Melhor Trabalho em Equipa; Padronização de Intervenções; Menor Número de Erros; Melhor Competência Clínica; Desenho do Estudo (D): Todos os Estudos. Resultados: Os Enfermeiros e Médicos, depois da prática de SAF, apresentam melhor comunicação dentro da Equipa, melhor colaboração, desenvolvendo um melhor trabalho em Equipa, revelando que ambas as profissões são influentes no processo de tomada de decisão, melhorando assim o seu julgamento clínico. Conclusões: A prática de SAF por parte dos Enfermeiros e Médicos é eficaz para a melhoria da prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica.
  • Validação da versão portuguesa da escala de perceção de aprendizagem dos estudantes de enfermagem com a utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (EPAEE-SAF)
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel Lopes
    Introdução: A Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia, aplicada ao ensino de Enfermagem, que facilita a aquisição de competências como o aumento do conhecimento clínico e da segurança do doente e a melhoria do julgamento clínico. Metodologia: Este estudo metodológico envolveu 139 estudantes de Enfermagem que praticaram SAF, com o objetivo de validar para a população portuguesa a EPAEE-SAF, do instrumento original de Kuznar (2007) – Nursing Students’ Perceptions of Learning Using a High-fidelity Human Patient Simulator. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mais baixa foi de 0,507. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,942, numa escala unifatorial, pelo método de condensação em componentes principais segundo Kaiser e ao método de rotação Varimax. Conclusão: A EPAEE-SAF apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
  • A Simulação de Alta-Fidelidade no ensino de enfermagem : perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução:O ensino de Enfermagem tem caminhado no sentido da implementação de novas metodologias, entre as quais se salienta a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF). Metodologia: Para estudar a relação da SAF com a perceção de aprendizagem, a satisfação e a autoeficácia dos estudantes de Enfermagem, realizou-se um estudo correlacional e transversal, com a participação de 139 estudantes de Enfermagem que responderam a um questionário constituído por dados sociodemográficos e académicos, pela Escala de Perceção de Aprendizagem dos Estudantes de Enfermagem sobre a SAF (EPAEE-SAF), pela Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF (ESEE-SAF) e pela Escala de Autoeficácia dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF. Resultados: Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649±0,513 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317±1,065 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590±3,974 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes de Enfermagem e a satisfação (r=0,242; p=0,004), assim como entre o número de experiências com recurso à SAF e a perceção de aprendizagem (r=0,276; p=0,001) e satisfação (r=0,290; p=0,001) dos estudantes de Enfermagem sobre a prática de SAF. Conclusão: Com este estudo foi possível demonstrar que os estudantes de Enfermagem apresentam interesse no desenvolvimento de aprendizagens com recurso à SAF e evidenciam que um número superior de experiências em SAF, aumenta a sua satisfação e melhora a sua perceção de aprendizagem. O ensino de Enfermagem com recurso à SAF deverá ser uma realidade a curto prazo, complementando os ensinos clínicos dos estudantes de Enfermagem.
  • Nursing students’ knowledge about basic life support
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
    Knowledge about basic life support (BLS) in nursing students involves both technical skills (compressions and ventilations) and non-technical skills (clinical judgment and decision-making). Objectives: To assess nursing students’ sociodemographic and academic characteristics; to assess nursing students’ theoretical knowledge about BLS and analyze the association between nursing students’ sociodemographic and academic characteristics and their theoretical knowledge about BLS. Methodology: Observational, descriptive, and correlational study with a sample of 496 nursing students selected using a nonprobability convenience sampling technique in two schools in the central region of Portugal. Results: Students demonstrated a good level of knowledge about BLS, with an average of 30.93 ± 2.29 on a scale from 0 to 37 points. They had a very good level of knowledge about safety conditions, the technical components of airway assessment, chest compressions, and ventilations. The level of knowledge is associated with age, year of undergraduate studies, and practical experience in BLS. Conclusion: Students have a good level of knowledge about BLS.
  • Validation of the Portuguese versions of the nursing students’ perceptions of learning and learner satisfaction with simulation tool
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos; Sousa, Pedro Miguel Lopes
    Background One of the new methodologies applied to the teaching of nursing is High-Fidelity Simulation (HFS). This type of simulation allows the nursing students to develop their clinical practice by using technological and sophisticated simulators. Recent investigations have studied the importance of HFS, through the level of perception of learning and of satisfaction of the students. Since there is a lack of instruments in Portuguese, we felt the necessity to translate and validate two evaluation scales of HFS. Objectives: Translate, validate transculturally and analyse the psychometrics features of two instruments: “Nursing Students’ Perceptions of Learning using a High- Fidelity Human Patient Simulator” and the “Learner Satisfaction with Simulation Tool”. Methods A linguistic and cultural translation was conducted with 139 Portuguese nursing students. Internal consistency reliability and exploratory factor analysis were performed. Results The Scale of Perception of Learning of the Nursing Students about HFS (SPLNS-HFS) has a Cronbach's Alpha of 0.942 and the Scale of Satisfaction of the Nursing Students about HFS (SSNS-HFS) of 0.969. Values of correlation of each item with the SPLNS-HFS are over 0.507, and of the SSNS-HFS over 0.633. The SPLNS-HFS shows a satisfactory factorial analysis’, with unifactorial structure, and the SSNSHFS revealed two factors – Utility of Simulation (α = 0.956) and Functionality of Simulation (α = 0.912). Conclusions The Portuguese versions of both scales are psychometrically reliable, cross-culturally valid, and useful measurement instruments for assessing the impact of High-Fidelity Simulation in nursing students.
  • Clinical Decision-Making in Nursing Scale (CDMNS-PT©) in nursing students: Translation and validation
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
    to validate, for the Portuguese population, the Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Methods: this methodological study involved 496 nursing students who filled in a questionnaire created using sociodemographic and academic data, and the scale to evaluate the making of decisions in nursing. Results: the confirmatory factorial analysis showed that the adjustment of the factorial structure has good quality, being made up by three factors (X2/gl = 2.056; GFI = 0.927; CFI = 0.917; RMSEA = 0.046; RMR = 0.039; SRMR = 0.050). For the scale to be reliable, it had to include only the reliability of the scale required it to be constituted by 23 items, with correlation values that varied from 0.184 and 0.610, and a global Cronbach’s Alpha of 0.851, which showed its good reliability. Conclusions: the CDMNS-PT© is valid and reliable, showing a high potential to be used in clinical practice and investigation.
  • Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF)
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução:Uma metodologia de ensino em Enfermagem em crescimento é a Simulação de Alta-Fidelidade permitindo aos estudantes a melhoria das suas competências, da prática clínica, melhoria do julgamento clínico e da segurança do doente. Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico com o objetivo de traduzir e validar transculturalmente para a população portuguesa a ESEE-SAF, do instrumento original de Roh, Lee, Chung e Park (2013) – Learner Satisfaction with Simulation Tool. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Com uma amostra de 139 estudantes de Enfermagem, foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mínimo foi de 0,633. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,969, que através do método de condensação em componentes principais e segundo a regra de Kaiser, obtém-se uma escala composta por dois fatores: Utilidade da Simulação ( = 0,956) e Funcionamento da Simulação ( = 0,912). Conclusão: A Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF) apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.