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  • Clinical Decision-Making in Nursing Scale (CDMNS-PT©) in nursing students: Translation and validation
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
    to validate, for the Portuguese population, the Clinical Decision-Making Nursing Scale© (CDMNS©). Methods: this methodological study involved 496 nursing students who filled in a questionnaire created using sociodemographic and academic data, and the scale to evaluate the making of decisions in nursing. Results: the confirmatory factorial analysis showed that the adjustment of the factorial structure has good quality, being made up by three factors (X2/gl = 2.056; GFI = 0.927; CFI = 0.917; RMSEA = 0.046; RMR = 0.039; SRMR = 0.050). For the scale to be reliable, it had to include only the reliability of the scale required it to be constituted by 23 items, with correlation values that varied from 0.184 and 0.610, and a global Cronbach’s Alpha of 0.851, which showed its good reliability. Conclusions: the CDMNS-PT© is valid and reliable, showing a high potential to be used in clinical practice and investigation.
  • Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF)
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução:Uma metodologia de ensino em Enfermagem em crescimento é a Simulação de Alta-Fidelidade permitindo aos estudantes a melhoria das suas competências, da prática clínica, melhoria do julgamento clínico e da segurança do doente. Metodologia: Foi realizado um estudo metodológico com o objetivo de traduzir e validar transculturalmente para a população portuguesa a ESEE-SAF, do instrumento original de Roh, Lee, Chung e Park (2013) – Learner Satisfaction with Simulation Tool. A validação do instrumento teve por base a realização de uma caraterização psicométrica do mesmo, sendo necessário testar a sua fidelidade, através da consistência interna com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, e validade, através da análise fatorial de acordo com da regra de Kaiser, seguida de rotação ortogonal do tipo Varimax. Resultados: Com uma amostra de 139 estudantes de Enfermagem, foi possível atestar a validade do instrumento, através da correlação de cada item com a escala total, onde o valor de correlação mínimo foi de 0,633. O instrumento revelou um Alpha de Cronbach de 0,969, que através do método de condensação em componentes principais e segundo a regra de Kaiser, obtém-se uma escala composta por dois fatores: Utilidade da Simulação ( = 0,956) e Funcionamento da Simulação ( = 0,912). Conclusão: A Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à Simulação de Alta-Fidelidade (ESEE-SAF) apresenta uma adequada validade e fidelidade, permitindo a sua validação para os participantes e demonstrando um elevado potencial para a sua utilização em investigação.
  • Efetividade da simulação de alta-fidelidade na tomada de decisão dos estudantes de enfermagem: Revisão sistemática da literatura
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Baptista, Rui Carlos Negrão; Coutinho, Verónica; Oliveira, Luis; Paiva, Luis António Rodrigues
    Introdução: A simulação de alta-fidelidade (SAF) é uma ferramenta de ensino em enfermagem inserida na metodologia de ensino inovadora. Esta permite consolidar e integrar conhecimentos teóricos com a prática clínica, evidenciando uma melhoria do processo de tomada de decisão (TD; Fawaz & Hamdan Mansour, 2016). A TD encontra-se definida como um processo mental complexo, que engloba várias fases, etapas, atributos, antecedentes e consequentes, que podem ser denominados como competências não técnicas. Objetivos: Sintetizar a evidência sobre a efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem. Metodologia: Esta revisão sistemática, realizada em outubro de 2019, que pretendeu dar resposta à questão: A utilização da SAF é efetiva na TD dos estudantes de enfermagem analisou as bases de dados PubMed, Medline,Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cinahl, MedicLatina, ERIC e SCOPUS, com os termos MeSH, seus sinónimos e metodologia PICOD. A qualidade metodológica dos estudos quantitativos foi avaliada usando os instrumentos do JBI – MAStARI. Resultados: Da pesquisa realizada foram inicialmente identificados 155 artigos, dos quais 42 eram duplicados. Após leitura do título e resumo foram eliminados 61 artigos. Os restantes artigos foram lidos na íntegra, sendo que apenas três cumpriram a totalidade dos critérios de inclusão. Estes artigos, que incluíam um total de 192 estudantes de enfermagem, demonstram que a prática de SAF desenvolve a TD dos estudantes, evidenciando-se a melhoria dos conhecimentos e de vários dos componentes da TD nomeadamente do raciocínio clínico, da recolha de dados, do diagnóstico do problema, do planeamento da ação, da aprendizagem percebida e do pensamento crítico (Ismailoglu & Zaybak, 2017; Kim & Kim, 2015; Lee, Kim, & Park, 2015). Conclusões: Apesar dos resultados enunciados, que demonstram efetividade da SAF na TD dos estudantes de enfermagem e revelam competências não técnicas que podem ser desenvolvidas nos estudantes, são necessários mais estudos, com uma amostra superior, desenvolvidos em diferentes países, assim como envolvendo estudantes de enfermagem de diferentes anos do curso de licenciatura.
  • Transcultural Translation and Validation of Lasater Clinical Judgment Rubric©
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Lasater, Kathie; Dixe, Maria dos Anjos
    Objectives: to translate and cross-culturally validate the Lasater Clinical Judgment Rubric© (LCJR©) instrument for nursing students. Methods: the application of LCJR-PT© was preceded by a linguistic translation into Portuguese, based on the translation-back-translation method. This psychometric study involved 32 nursing students from a program in Portugal. Data were collected through observations of two independent observers during the performance of the practices developed by the students, through the scenarios validated by experts of high and of medium-fidelity simulation. Results: of the 64 observations obtained from the practices of nursing students, the value of intra-class correlations in the 4 aspects of the instrument exceeded 0.792. There was a global Cronbach’s alpha of LCJR-PT© of 0.921 and 0.876 in Observers 1 and 2 respectively, with a statistically significant level of agreement. Conclusions: the LCJR-PT© is a valid and reliable instrument, demonstrating a high potential for its use in clinical education and nursing research.
  • Perceção de aprendizagem, satisfação e autoeficácia dos estudantes de enfermagem sobre a simulação de alta-fidelidade
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos
    Introdução: Ao longo dos últimos anos, o ensino de Enfermagem tem caminhado na direção da utilização de novas metodologias, entre as quais salientamos a Simulação de Alta-Fidelidade (SAF), possibilitando aos estudantes ter um primeiro contacto com as práticas clínicas ainda em ambiente escolar. Metodologia: De forma a estudar a relação da SAF nos estudantes de Enfermagem, foi realizado um estudo correlacional e transversal, onde foram traduzidos e validados transculturalmente dois instrumentos: Nursing Students’ Perceptions of Learning using a High-Fidelity Human Patient Simulator e Learner Satisfaction with Simulation Tool. Para além da tradução e validação destes instrumentos este estudo teve como objetivos avaliar a perceção de aprendizagem, da satisfação e da autoeficácia de 139 estudantes de Enfermagem, de ambos os géneros, sobre a SAF. Resultados: Os resultados revelaram que a Escala de Perceção de Aprendizagem e a Escala de Satisfação dos Estudantes de Enfermagem relativamente à SAF apresentam uma adequada validade e fidelidade, permitindo a validação dos respetivos instrumentos de medida para os participantes. Os estudantes de Enfermagem apresentam uma perceção de aprendizagem positiva relativamente à prática de SAF (3,649 em 5 pontos), um nível muito bom de satisfação (7,317 em 10 pontos), assim como uma autoeficácia positiva para a prática de cenários de SAF (31,590 em 40 pontos). Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas e positivas entre o número de ensinos clínicos realizados pelos estudantes e o número de experiências com recurso à SAF, com a perceção de aprendizagem e a satisfação dos estudantes de Enfermagem relativamente à prática de SAF. Conclusão: Deverá continuar-se a investir na realização de práticas com recurso à SAF em contexto escolar, permitindo o desenvolvimento de experiências de alto valor para os estudantes de Enfermagem, complementando a prática clínica de prestação de cuidados de saúde à Pessoa num ambiente real.
  • Programa De Formação de Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa do Instituto Politécnico de Leiria
    Publication . Henriques, Carolina Miguel da Graça; Santos, Cátia Alexandra Suzano dos; Costeira, Cristina Raquel Batista; Lisboa, Felisbelo Rodrigues; Duarte, Hugo Miguel Santos; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira de
    O Instituto Politécnico de Leiria está fortemente comprometido em garantir uma comunidade académica saudável e feliz. Neste sentido e com vista a que os socorristas do IPLeiria se sintam seguros na sua atuação desenvolveu-se este manual para que seja possível a todos que possuam formação no âmbito do socorrismo sedimentarem os seus conhecimentos e competências, através de uma revisão dos conteúdos lecionados. Uma prestação de primeiros socorros de forma correta faz toda a diferença quando os acidentes acontecem. Este manual é destinado a difundir conhecimentos gerais de primeiro socorro e foi elaborado no quadro de uma política institucional de salvaguarda pela saúde e segurança da comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria.
  • Princípios éticos na prática dos estudantes de enfermagem em simulação clínica: revisão integrativa
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Pragosa, Ângela Marina; Castanheira, Joana Antunes
    Introdução: Um crescimento exponencial tem sido observado na aplicação da simulação clínica (SC) como ferramenta de aprendizagem no ensino de enfermagem (Erlam, Smythe, & Wright-St Clair, 2017). Recentemente, a SC tem sido alvo de utilização para trabalhar questões éticas, concretamente na aplicação dos princípios éticos em enfermagem (Lioce & Graham, 2017). O modelo de SC ética é composto por: padrões, conceitos, atributos, e princípios éticos – dos quais se destacam: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça (Lioce & Graham, 2017). Objetivos: Rever de forma integrativa a utilização pelos estudantes de Enfermagem dos princípios e atributos éticos durante os cenários de SC. Metodologia: Revisão de estudos empíricos, realizada em janeiro de 2020, através das bases de dados: PubMed; Cochrane Central Register of Controlled Trials; CINAHL; MedicLatina; SciELO. Os critérios de inclusão foram: estudantes de enfermagem, estudos que avaliam a utilização dos princípios e atributos éticos durante os cenários de SC, e intervenções no âmbito dos diferentes tipos de SC e fases da tomada de decisão. Dois revisores independentes foram envolvidos na triagem e avaliação de artigos e no processo de extração de dados. Os dados foram sintetizados usando o método comparativo constante de análise. Resultados: Os principais resultados encontrados são: desenvolvimento da advocacia pelo doente e segurança na prestação de cuidados (Cooper, Cant, Bogossian, Bucknall, & Hopmans, 2015); melhoria da preparação, motivação e confiança dos estudantes de Enfermagem; melhoria na competência de segurança do doente através de SC; aprendizagem de competências no desenvolvimento de comportamentos profissionais; positividade na modelação da função dos estudantes de enfermagem; identificação das lacunas de aprendizagem; abertura durante o debriefing para esclarecimento de dados, sendo o professor o mediador para uma solução orientada; transferência profissional de comportamento, através de experiências do papel do enfermeiro quando confrontados com conflitos éticos realistas (Park, 2013); desenvolvimento da confiança na tomada de decisão perante conflitos éticos, assim como uma melhor preparação dos mesmos através de soluções orientadas (Park, 2013); e centralidade nos estudantes de enfermagem, promovendo uma aprendizagem pela descoberta. Conclusões: Através dos resultados é possível constatar que apenas foram investigados atributos éticos nos diferentes artigos incluídos, necessitando de ser desenvolvida investigação no que concerne aos princípios éticos trabalhados com os estudantes de enfermagem nos cenários de SC.
  • Gestão da Doença Crónica: Revisão dos processos clínicos de utentes internados, com os Grupos de Diagnóstico Homogéneo (GDH) 96 e 97, no ano de 2012
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Fernandes, Cláudia Rafaela Gonçalves; Pereira, Fabiene Patrícia Gomes; Sousa, Inês Patrícia Gomes; Gouveia, João Carlos Venâncio
    Introdução: Em Portugal, assistimos cada vez mais ao aumento da despesa em saúde e da mortalidade relacionadas com a existência de doenças crónicas. A asma brônquica acarreta uma importância económica, pessoal e assistencial, surgindo neste contexto em quarto lugar na priorização das doenças a necessitar de uma ação estratégica: gestão da doença crónica. Objetivos: Identificar o número e tempo de internamento médio dos utentes com asma (GDH 96 e 97), em 2012, e comparar as atividades de Enfermagem registadas nos processos clínicos dos utentes com GDH 96 e 97, com as descrições de atividades de Enfermagem existentes no processo assistencial integrado da asma adotado pela Consejería de Salud da Andaluzia. Metodologia: Tipo de Estudo: Descritivo simples e retrospetivo. Amostra: Não probabilística por conveniência. Doze processos clínicos de utentes com mais de 17 anos que tenham estado internados, no hospital de referência, com o diagnóstico principal de asma, em 2012. Instrumento: Hétero-preenchimento de Checklist com observação estruturada. Procedimentos: Foi solicitado e autorizado o acesso aos processos clínicos. A confidencialidade, anonimato e utilização exclusiva dos dados para o estudo foi assegurada. Tratamento de Dados: Estatística descritiva (frequências e medidas de tendência central e de dispersão) com recurso ao SPSS. Resultados: Nos processos analisados de utentes internados no hospital de referência com GDH 96 e 97, em 2012, o número de internamentos mais comum é 1 (50% dos utentes) e a média de dias de internamento dos mesmos foi de 5,33 dias (desvio padrão de 3,34). Pudemos constatar também que a maior parte das normas preconizadas pela Consejería de Salud não foram implementadas (40,5%) e apenas 16,7% das normas foram encontradas nos processos como tendo sido realizadas. Conclusão: Muitas das intervenções realizadas pelos Enfermeiros não se encontraram registadas nos processos, concluindo desta forma que alguns itens apenas poderiam ser avaliados através da observação direta ou da verificação da presença de protocolos na instituição.
  • Nursing students’ knowledge about basic life support
    Publication . Duarte, Hugo Miguel Santos; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues
    Knowledge about basic life support (BLS) in nursing students involves both technical skills (compressions and ventilations) and non-technical skills (clinical judgment and decision-making). Objectives: To assess nursing students’ sociodemographic and academic characteristics; to assess nursing students’ theoretical knowledge about BLS and analyze the association between nursing students’ sociodemographic and academic characteristics and their theoretical knowledge about BLS. Methodology: Observational, descriptive, and correlational study with a sample of 496 nursing students selected using a nonprobability convenience sampling technique in two schools in the central region of Portugal. Results: Students demonstrated a good level of knowledge about BLS, with an average of 30.93 ± 2.29 on a scale from 0 to 37 points. They had a very good level of knowledge about safety conditions, the technical components of airway assessment, chest compressions, and ventilations. The level of knowledge is associated with age, year of undergraduate studies, and practical experience in BLS. Conclusion: Students have a good level of knowledge about BLS.